Ano / Período: | 2ª SÉRIE |
Data: | 20/04/2023 a 30/05/2023 |
Turma(s): | 23.02/EM.MAT |
Componente Curricular: | HISTÓRIA |
Metodologia: | Atividades: - Leitura e discussão de textos complementares sobre o tema - Análise de imagens e documentos históricos relacionados ao período colonial - Produção de resumos das aulas e sínteses dos principais conteúdos abordados - Debate em grupo sobre as revoltas e resistências ocorridas na colônia |
Habilidade(s)/ Objeto(s) de Conhecimento: | Identificar e combater as diversas formas de injustiça, preconceito e violência, adotando princípios éticos, democráticos, inclusivos e solidários, e respeitando os Direitos Humanos Objetivos: - Compreender o processo histórico que envolveu a colonização do Brasil pelos portugueses - Identificar as principais características econômicas, sociais e culturais do período colonial - Refletir sobre as relações de poder que se estabeleceram entre colonizadores e colonizados durante a época da colônia Tempo estimado: 2 aulas (90 minutos cada) Desenvolvimento: Aula 1: 1. Introdução: - Elicitação das ideias prévias dos alunos sobre o Brasil Colônia e apresentação do tema - Contextualização histórica: o processo de colonização e suas motivações 2. A colonização portuguesa no Brasil: - Exploração do território e a fundação das primeiras vilas e cidades - A exploração do pau-brasil e as primeiras atividades econômicas no Brasil - Características da sociedade e cultura colonial 3. As relações de poder na colônia: - A escravidão indígena e a chegada dos africanos escravizados - A "casa-grande" e a "senzala": os diferentes espaços sociais ocupados pelos colonizadores e pelos escravizados - As revoltas e resistências dos escravizados e colonizados Aula 2: 1. Revisão da aula anterior: - Retomada dos principais conceitos e temas abordados na primeira aula 2. A formação do Brasil Colonial: - Expansão territorial do Brasil e a formação do sistema colonial - O ciclo da cana-de-açúcar e a entrada do capitalismo na colônia - A Mineração e a sociedade açucareira 3. A luta pela independência: - A vinda da família real e a transferência da corte para o Brasil - A crise do sistema colonial e a luta pela independência 4. Conclusão e reflexões finais: - Síntese dos principais conceitos e temas abordados nas aulas - Discussão sobre a importância do estudo da história do Brasil Colônia para a compreensão do país atual e suas raízes históricas. |
Recursos Didáticos, Tecnológicos e outros: | Recursos didáticos: - Portfólio de imagens - Textos sobre o período colonial - Mapas e ilustrações de época - Livros didáticos ou paradidáticos - Filme/documentário sobre a temática |
Avaliação(Conceitual, Procedimental e Atitudinal): | Avaliação: - Produção de resumos e análises dos conteúdos abordados - Participação nos debates em grupo - Aplicação de questionários com questões objetivas e discursivas. |
Referências: | Referências Bibliográficas: - VAINFAS, Ronaldo. História do Brasil: período colonial. São Paulo: Companhia das Letras, 2018. - MELLO, Evaldo Cabral de. O nome e o sangue: uma parceria de poder na América portuguesa. São Paulo: Companhia das Letras, 2018. - HOLANDA, Sérgio Buarque de. Raízes do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2018 |
Nenhum comentário:
Postar um comentário