Item |
descrição |
Ano / Período: |
1ª SÉRIE |
Data: |
03/02/2020 a 17/04/2020 |
Turma(s): |
62.03/EF.VESP |
Componente
Curricular: |
HISTÓRIA |
Metodologia: |
Trabalhar com calendários de diferentes sociedades
(Cristã, ortodoxa, muçulmana, judaica, chinesa, etc.). Elaborar uma linha do
tempo com a periodização tradicional (Idade Antiga, Média, Moderna e
Contemporânea). Pesquisar em livros didáticos antigos de História, coletar
registros de história na região ou comunidade em que se vive, literatura de
cordel, cantigas, histórias populares, anedotário, monumento histórico etc.. |
Objeto(s) de
Conhecimento: |
Compreender a historicidade no tempo e no espaço,
relacionando acontecimentos e processos de transformação e manutenção das
estruturas sociais, políticas, econômicas e culturais, bem como problematizar
os significados das lógicas de organização cronológica |
Recursos Didáticos,
Tecnológicos e outros: |
Livro didático Data Show Violão Microsistem Textos
DVDs Caixa amplificada Tablets Notebook Vídeos, filmes Documentários |
Avaliação(Conceitual,
Procedimental e Atitudinal): |
–compreender a importância da história, bem como
suas ferramentas teórico-metodológicas; -perceber que a história é a ciência
que estuda as ações humanas no tempo; -definir fontes históricas e o ofício
do historiador; -compreender como atuam os historiadores, como examinam as
fontes e como o presente orienta o trabalho que realizam; -exercitar o método
da entrevista e perceber a narrativa oral como uma ferramenta de investigação
do historiador; -destacar a importância da relação presente/passado para o
estudo da história; -reconhecer as principais ciências que auxiliam os
estudos históricos; -caracterizar os conceitos imprescindíveis nos estudos
históricos; -entender as inúmeras maneiras pelas quais o homem percebe, vive
e mede o tempo; -localizar-se no tempo e nos fatos históricos; -identificar
acontecimentos de curta, média e longa duração; -identificar as diferenças
entre os calendários judaico, cristão e muçulmano; -perceber que os
calendários e os relógios são invenções humanas feitas para medir o tempo;
-reconhecer as principais medidas de períodos de tempo, com ênfase nos séculos;
-diferenciar períodos com suas características específicas; reconhecer a
divisão tradicional da história; -reconhecer os principais elementos teóricos
que fundamentam a compreensão da origem e da evolução da humanidade; |
Referências: |
Boulos Junior, Alfredo História sociedade &
cidadania – Edição reformulada, 6º ano / Alfredo Boulos Junior. 2. ed. São
Paulo : FTD, 2018 Diretrizes Curriculares da Educação BásicaHistória Plano
Político Pedagógico |
Observações: |
Item |
descrição |
Ano / Período: |
3ª SÉRIE |
Data: |
03/02/2020 a 17/04/2020 |
Turma(s): |
33.03/EM.VESP |
Componente
Curricular: |
HISTÓRIA |
Metodologia: |
Considerar os mecanismos de poder da República
Velha, consolidados pela “política dos governadores”, o voto de cabresto e o
coronelismo. Investigar elementos da história local e regional que permitam
relacionar com aspectos da República brasileira do período. |
Objeto(s) de
Conhecimento: |
A Proclamação da República e seus primeiros
desdobramentos. Experiências republicanas e práticas autori- tárias: as
tensões e disputas do mundo con- temporâneo. República Velha. Era Vargas. O
período varguista e suas contradições. Marcha para o Oeste na política
varguista. 2º Governo de Vargas. Os Estados Unidos no Século XIX Nacionalismo
e Imperialismo Partilha da África e da Ásia A Primeira Guerra Mundial A
Revolução Russa |
Recursos Didáticos,
Tecnológicos e outros: |
leitura de obras históricas, didáticas,
paradidáticas, de divulgação, acadêmicas, imagens, textos, linguagem
corporal, músicas, esculturas, pinturas, fotografias, mapas, tabelas,
gráficos, histórias em quadrinhos (HQ), vídeos, infográficos, filmes,
documentários, entrevistas, etc |
Avaliação(Conceitual,
Procedimental e Atitudinal): |
caracterizar o processo de transição da monarquia
para a república no Brasil, destacando os fatores principais da crise do
regime monárquico; -interpretar as características do regime republicano no
Brasil em 1889; -identificar os principais pontos da 1ª Constituição da
república; -identificar as causas e os motivos das manifestações de vários
grupos sociais; -descrever as características da indústria e da classe
operária brasileira no início do séc. XX; -entender a primeira república como
processo contínuo que beneficiou e elite econômica brasileira; -apontar os
principais mercados consumidores do final do séc. XIX e início do séc. XX;
*caracterizar a estrutura política brasileira definida pela Constituição de 1891;
*diferenciar as leis abolicionistas no Brasil e reconhecer os limites da Lei
Áurea na emancipação plena dos escravos; *descrever as características da
classe operária brasileira do início do séc. XX; *explicar a guerra de
Canudos e o Cangaço, inserindo-os no quadro socieconomico e político do
sertão nordestino no início do regime republicano; *compreender os limites da
atuação política durante a Primeira República; *relacionar a pintura
modernista às mudanças socioecnomicas e políticas que marcaram a nascente
república brasileira; *reconhecer a importância do movimento operário no
início do séc. XX na conquista de muitos direitos garantidos ou ampliados
pela Constituição de 1988. |
Referências: |
1. História (Ensino médio) I. Vainfas, Ronaldo. II.
Faria, Sheila de Castro. III. Ferreira, Jorge. IV. Santos, Georgina dos. |
Observações: |
Item |
descrição |
Ano / Período: |
1ª SÉRIE |
Data: |
03/02/2020 a 17/04/2020 |
Turma(s): |
13.03/EM.VESP, 13.04/EM.VESP |
Componente
Curricular: |
HISTÓRIA |
Metodologia: |
Trabalhar com calendários de diferentes sociedades
(Cristã, ortodoxa, muçulmana, judaica, chinesa, etc.). Elaborar uma linha do
tempo com a periodização tradicional (Idade An- tiga, Média, Moderna e
Contemporânea). Pesquisar em livros didáticos antigos de História, coletar
registros de história na região ou comunidade em que se vive, literatura de
cordel, cantigas, histórias populares, anedotário, monumento histórico etc..
A invenção da escrita como marco divisor da pré-história para a história
antiga, as pinturas rupestres e os registros antigos. Destacar os conhe-
cimentos desses povos como: criação de calendários, conhecimento na
astronomia, arquitetura, engenharia, matemática etc.. |
Objeto(s) de
Conhecimento: |
Introdução ao Estudo da História: Fontes e
Conceitos O Surgimento do humano: Préhistória, Neolítico, Paleolítico e
Idade dos Metais Préhistória brasileira As primeiras civilizações da
América África geopolítica Mesopotâmia Hebreus; Fenícios e Persas |
Recursos Didáticos,
Tecnológicos e outros: |
Livros; Textos apostilados, Sala de vídeo;
Laboratório de informática; Celular, pen-drive, pincel atômico, mapas
políticos, papel ofício, quadro- giz |
Avaliação(Conceitual,
Procedimental e Atitudinal): |
Criticar, analisar e interpretar fontes documentais
de natureza diversa, reconhecendo o papel das diferentes linguagens, dos
diferentes agentes sociais e dos diferentes contextos envolvidos em sua
produção. Produzir textos analíticos e interpretativos sobre os processos
históricos, a partir das categorias e procedimentos próprios do discurso
historiográficos. Estabelecer relações entre continuidade/permanência e
ruptura/transformação nos processos históricos. Construir a identidade
pessoal e social na dimensão histórica, a partir do reconhecimento do papel
do indivíduo nos processos históricos simultaneamente como sujeito e como
produto dos mesmos. Atuar sobre os processos de construção da memória social,
partindo da crítica dos diversos “lugares de memória” socialmente
instituídos. Situar as diversas produções da cultura – as linguagens, as
artes, a filosofia, a religião, as ciências, as tecnologias e outras
manifestações sociais – nos contextos históricos de sua constituição e
significação. Comparar problemáticas atuais e de outros momentos históricos.
Posicionar-se diante de fatos presentes a partir da interpretação de suas
relações com o passado. |
Referências: |
1. História (Ensino médio) I. Vainfas, Ronaldo. II.
Faria, Sheila de Castro. III. Ferreira, Jorge. IV. Santos, Georgina dos. |
Observações: |
Item |
descrição |
Ano / Período: |
1º PERÍODO |
Data: |
03/02/2020 a 17/04/2020 |
Turma(s): |
17.01/EJA.3º SEG.NOT-SEMESTRE1 |
Componente
Curricular: |
HISTÓRIA |
Metodologia: |
Trabalhar com calendários de diferentes sociedades
(Cristã, ortodoxa, muçulmana, judaica, chinesa, etc.). Elaborar uma linha do
tempo com a periodização tradicional (Idade An- tiga, Média, Moderna e
Contemporânea). Pesquisar em livros didáticos antigos de História, coletar
registros de história na região ou comunidade em que se vive, literatura de
cordel, cantigas, histórias populares, anedotário, monumento histórico etc..
A invenção da escrita como marco divisor da pré-história para a história
antiga, as pinturas rupestres e os registros antigos. Destacar os conhe-
cimentos desses povos como: criação de calendários, conhecimento na
astronomia, arquitetura, engenharia, matemática etc.. |
Objeto(s) de
Conhecimento: |
Introdução ao Estudo da História: ¬ Fontes e
Conceitos O Surgimento do humano: ¬ Pré-história, Neolítico, Paleolítico e
Idade dos Metais ¬ Pré¬história brasileira ¬ As primeiras civilizações da
América ¬ África geopolítica ¬ Mesopotâmia ¬ Hebreus; Fenícios e Persas |
Recursos Didáticos,
Tecnológicos e outros: |
Livros; Textos apostilados, Sala de vídeo;
Laboratório de informática; Celular, pen-drive, pincel atômico, mapas
políticos, papel ofício, quadro- giz |
Avaliação(Conceitual,
Procedimental e Atitudinal): |
Criticar, analisar e interpretar fontes documentais
de natureza diversa, reconhecendo o papel das diferentes linguagens, dos
diferentes agentes sociais e dos diferentes contextos envolvidos em sua
produção. Produzir textos analíticos e interpretativos sobre os processos
históricos, a partir das categorias e procedimentos próprios do discurso
historiográficos. Estabelecer relações entre continuidade/permanência e
ruptura/transformação nos processos históricos. Construir a identidade
pessoal e social na dimensão histórica, a partir do reconhecimento do papel
do indivíduo nos processos históricos simultaneamente como sujeito e como
produto dos mesmos. Atuar sobre os processos de construção da memória social,
partindo da crítica dos diversos “lugares de memória” socialmente
instituídos. Situar as diversas produções da cultura – as linguagens, as
artes, a filosofia, a religião, as ciências, as tecnologias e outras
manifestações sociais – nos contextos históricos de sua constituição e
significação. Comparar problemáticas atuais e de outros momentos históricos.
Posicionar-se diante de fatos presentes a partir da interpretação de suas
relações com o passado. |
Referências: |
1. História (Ensino médio) I. Vainfas, Ronaldo. II.
Faria, Sheila de Castro. III. Ferreira, Jorge. IV. Santos, Georgina |
Observações: |
Item |
descrição |
Ano / Período: |
2ª SÉRIE |
Data: |
03/02/2020 a 17/04/2020 |
Turma(s): |
23.02/EM.VESP |
Componente
Curricular: |
HISTÓRIA |
Metodologia: |
Organizar debates com os estudantes sobre os temas
iluministas como: liberdade, igualdade, fraternidade influenciaram a
sociedade ocidental e fazer um paralelo com o mundo contemporâneo. É
importante destacar o surgimento de uma nova classe, os operários de fábricas
e como viviam esses trabalhadores dentro do contexto social da época. É
possível projetar a Revolução Francesa para nossa época? Qual foi o seu
legado principalmente no mundo ocidental? E os conceitos de cidadania,
democracia, respeito, direitos humanos, de que forma têm influenciado o
mundo? Criar espaços de debate, fóruns, visitas a asilos, participar de
eventos com os idosos, etc.. A Revolução Francesa e seus ideais ficaram
conhecidos na América, a In- dependência dos EUA foi outro fator determinante
para o surgimento de movimentos de libertação como a conjuração mineira e
baiana. A figura de Tiradentes e de outros líderes dos movimentos são
destaque no civismo brasileiro. |
Objeto(s) de
Conhecimento: |
O mundo contemporâneo: o Antigo Regime em crise; A
questão do iluminismo e da ilustração. Respeito e valorização do idoso.
Processo de envelhecimento; As revoluções inglesas e os princípios do
liberalismo; Revolução Industrial e seus impactos na produção e circulação de
povos, produtos e culturas; Revolução Francesa e seus desdobramentos Os
processos de independência nas Américas Rebeliões na América portuguesa: as
conjurações mineira e baiana |
Recursos Didáticos,
Tecnológicos e outros: |
Livros; Textos apostilados, Sala de vídeo;
Laboratório de informática; Celular, pen-drive, pincel atômico, mapas
políticos, papel ofício, quadro- giz |
Avaliação(Conceitual,
Procedimental e Atitudinal): |
caracterizar o antigo regime e a ilustração; –identificar
as principais características e pensadores do iluminismo; –identificar os
governos dos déspotas esclarecidos; *relacionar a tolerância religiosa com a
liberdade de expressão defendida pelo iluminismo; *identificar as diferentes
posições defendidas nas 13 colonias em relação ao rompimento com a
Inglaterra; *analisar um organograma da Constituição Francesa de 1791 e
estabelecer relações entre a estrutura de poder e o acesso ao voto;
*reconhecer na declaração do direitos do homem e do cidadão os princípios
liberais que hoje predominam no mundo ocidental; *ordenar cronologicamente os
principais momentos da revolução francesa; *compreender a complexidade da
revolução francesa, cujo andamento foi marcado pela diversidade de interesses
e objetivos, provenientes de camadas sociais heterogêneas; *perceber a
influencia da revolução nos hábitos e costumes da população francesa.
-diferenciar os tipos de colonização inglesa na América do Norte; -definir
revolução; -estudar a divisão dos poderes e funções; -relacionar a
independência dos EUA com o iluminismo; -identificar as principais Leis que
motivaram os americanos a se proclamarem independentes da Inglaterra;
-perceber a importância dos EUA para a América e Mundo; -diferenciar a
colonização do norte e do sul dos EUA; -definir independência como processo
de rompimento na relação colônia/metrópole; -analisar o processo de
emancipação dos EUA como primeiro movimento americano a obter sucesso na sua
tentativa de independência; -caracterizar a sociedade francesa às vésperas da
revolução de 1789; -identificar as fases da revolução francesa; -diferenciar
revolução francesa da industrial; -apontar as contribuições da revolução
francesa para o mundo; -estudar a Declaração Universal dos Direitos do Homem
e do Cidadão; |
Referências: |
Boulos Junior, Alfredo História sociedade &
cidadania – Edição reformulada, 7º ano / Alfredo Boulos Junior. 2. ed. São
Paulo : FTD, 2012 Diretrizes Curriculares da Educação BásicaHistória Plano
Político Pedagógico |
Observações: |
Item |
descrição |
Ano / Período: |
8º ANO |
Data: |
03/02/2020 a 17/04/2020 |
Turma(s): |
82.03/EF.VESP |
Componente
Curricular: |
HISTÓRIA |
Metodologia: |
Organizar debates com os estudantes sobre os temas
iluministas como: liberdade, igualdade, fraternidade influenciaram a
sociedade ocidental e fazer um paralelo com o mundo contemporâneo. É
importante destacar o surgimento de uma nova classe, os operários de fábricas
e como viviam esses trabalhadores dentro do contexto social da época. É
possível projetar a Revolução Francesa para nossa época? Qual foi o seu
legado principalmente no mundo ocidental? E os conceitos de cidadania,
democracia, respeito, direitos humanos, de que forma têm influenciado o
mundo? Criar espaços de debate, fóruns, visitas a asilos, participar de
eventos com os idosos, etc.. A Revolução Francesa e seus ideais ficaram
conhecidos na América, a In- dependência dos EUA foi outro fator determinante
para o surgimento de movimentos de libertação como a conjuração mineira e
baiana. A figura de Tiradentes e de outros líderes dos movimentos são
destaque no civismo brasileiro. |
Objeto(s) de
Conhecimento: |
O mundo contemporâneo: o Antigo Regime em crise; A
questão do iluminismo e da ilustração. Respeito e valorização do idoso.
Processo de envelhecimento; As revoluções inglesas e os princípios do
liberalismo; Revolução Industrial e seus impactos na produção e circulação de
povos, produtos e culturas; Revolução Francesa e seus desdobramentos Os
processos de independência nas Américas Rebeliões na América portuguesa: as
conjurações mineira e baiana |
Recursos Didáticos,
Tecnológicos e outros: |
Livros; Textos apostilados, Sala de vídeo;
Laboratório de informática; Celular, pen-drive, pincel atômico, mapas
políticos, papel ofício, quadro- giz |
Avaliação(Conceitual,
Procedimental e Atitudinal): |
caracterizar o antigo regime e a ilustração;
–identificar as principais características e pensadores do iluminismo;
–identificar os governos dos déspotas esclarecidos; *relacionar a tolerância
religiosa com a liberdade de expressão defendida pelo iluminismo;
*identificar as diferentes posições defendidas nas 13 colonias em relação ao
rompimento com a Inglaterra; *analisar um organograma da Constituição
Francesa de 1791 e estabelecer relações entre a estrutura de poder e o acesso
ao voto; *reconhecer na declaração do direitos do homem e do cidadão os
princípios liberais que hoje predominam no mundo ocidental; *ordenar
cronologicamente os principais momentos da revolução francesa; *compreender a
complexidade da revolução francesa, cujo andamento foi marcado pela
diversidade de interesses e objetivos, provenientes de camadas sociais
heterogêneas; *perceber a influencia da revolução nos hábitos e costumes da
população francesa. -diferenciar os tipos de colonização inglesa na América
do Norte; -definir revolução; -estudar a divisão dos poderes e funções;
-relacionar a independência dos EUA com o iluminismo; -identificar as
principais Leis que motivaram os americanos a se proclamarem independentes da
Inglaterra; -perceber a importância dos EUA para a América e Mundo;
-diferenciar a colonização do norte e do sul dos EUA; -definir independência
como processo de rompimento na relação colônia/metrópole; -analisar o
processo de emancipação dos EUA como primeiro movimento americano a obter
sucesso na sua tentativa de independência; -caracterizar a sociedade francesa
às vésperas da revolução de 1789; -identificar as fases da revolução
francesa; -diferenciar revolução francesa da industrial; -apontar as
contribuições da revolução francesa para o mundo; -estudar a Declaração Universal
dos Di |
Referências: |
Boulos Junior, Alfredo História sociedade &
cidadania – Edição reformulada, 7º ano / Alfredo Boulos Junior. 2. ed. São
Paulo : FTD, 2012 Diretrizes Curriculares da Educação BásicaHistória Plano
Político Pedagógico |
Observações: |
|
Item |
descrição |
Ano / Período: |
2º PERÍODO |
Data: |
03/02/2020 a 17/04/2020 |
Turma(s): |
27.01/EJA.3º SEG.NOT-SEMESTRE1 |
Componente
Curricular: |
HISTÓRIA |
Metodologia: |
Organizar debates com os estudantes sobre os temas
iluministas como: liberdade, igualdade, fraternidade influenciaram a
sociedade ocidental e fazer um paralelo com o mundo contemporâneo. É
importante destacar o surgimento de uma nova classe, os operários de fábricas
e como viviam esses trabalhadores dentro do contexto social da época. É
possível projetar a Revolução Francesa para nossa época? Qual foi o seu
legado principalmente no mundo ocidental? E os conceitos de cidadania,
democracia, respeito, direitos humanos, de que forma têm influenciado o
mundo? Criar espaços de debate, fóruns, visitas a asilos, participar de
eventos com os idosos, etc.. A Revolução Francesa e seus ideais ficaram
conhecidos na América, a In- dependência dos EUA foi outro fator determinante
para o surgimento de movimentos de libertação como a conjuração mineira e
baiana. A figura de Tiradentes e de outros líderes dos movimentos são
destaque no civismo brasileiro. |
Objeto(s) de
Conhecimento: |
O mundo contemporâneo: o Antigo Regime em crise; A
questão do iluminismo e da ilustração. Respeito e valorização do idoso.
Processo de envelhecimento; As revoluções inglesas e os princípios do
liberalismo; Revolução Industrial e seus impactos na produção e circulação de
povos, produtos e culturas; Revolução Francesa e seus desdobramentos Os
processos de independência nas Américas Rebeliões na América portuguesa: as
conjurações mineira e baiana |
Recursos Didáticos,
Tecnológicos e outros: |
Livros; Textos apostilados, Sala de vídeo;
Laboratório de informática; Celular, pen-drive, pincel atômico, mapas
políticos, papel ofício, quadro- giz |
Avaliação(Conceitual,
Procedimental e Atitudinal): |
caracterizar o antigo regime e a ilustração;
–identificar as principais características e pensadores do iluminismo;
–identificar os governos dos déspotas esclarecidos; *relacionar a tolerância
religiosa com a liberdade de expressão defendida pelo iluminismo;
*identificar as diferentes posições defendidas nas 13 colonias em relação ao
rompimento com a Inglaterra; *analisar um organograma da Constituição
Francesa de 1791 e estabelecer relações entre a estrutura de poder e o acesso
ao voto; *reconhecer na declaração do direitos do homem e do cidadão os
princípios liberais que hoje predominam no mundo ocidental; *ordenar
cronologicamente os principais momentos da revolução francesa; *compreender a
complexidade da revolução francesa, cujo andamento foi marcado pela
diversidade de interesses e objetivos, provenientes de camadas sociais
heterogêneas; *perceber a influencia da revolução nos hábitos e costumes da
população francesa. -diferenciar os tipos de colonização inglesa na América
do Norte; -definir revolução; -estudar a divisão dos poderes e funções;
-relacionar a independência dos EUA com o iluminismo; -identificar as
principais Leis que motivaram os americanos a se proclamarem independentes da
Inglaterra; -perceber a importância dos EUA para a América e Mundo;
-diferenciar a colonização do norte e do sul dos EUA; -definir independência
como processo de rompimento na relação colônia/metrópole; -analisar o
processo de emancipação dos EUA como primeiro movimento americano a obter
sucesso na sua tentativa de independência; -caracterizar a sociedade francesa
às vésperas da revolução de 1789; -identificar as fases da revolução
francesa; -diferenciar revolução francesa da industrial; -apontar as
contribuições da revolução francesa para o mundo; -estudar a Declaração
Universal dos Direitos do Homem e do Cidadão; |
Referências: |
1. História (Ensino médio) I. Vainfas, Ronaldo. II.
Faria, Sheila de Castro. III. Ferreira, Jorge. IV. Santos, Georgina dos |
Observações: |
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