sexta-feira, 20 de novembro de 2020

PLANO DE AULA HISTÓRIA 2020

 

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Ano / Período:

1ª SÉRIE

Data:

03/02/2020 a 17/04/2020

Turma(s):

62.03/EF.VESP

Componente Curricular:

HISTÓRIA

Metodologia:

Trabalhar com calendários de diferentes sociedades (Cristã, ortodoxa, muçulmana, judaica, chinesa, etc.). Elaborar uma linha do tempo com a periodização tradicional (Idade Antiga, Média, Moderna e Contemporânea). Pesquisar em livros didáticos antigos de História, coletar registros de história na região ou comunidade em que se vive, literatura de cordel, cantigas, histórias populares, anedotário, monumento histórico etc..

Objeto(s) de Conhecimento:

Compreender a historicidade no tempo e no espaço, relacionando acontecimentos e processos de transformação e manutenção das estruturas sociais, políticas, econômicas e culturais, bem como problematizar os significados das lógicas de organização cronológica

Recursos Didáticos, Tecnológicos e outros:

Livro didático Data Show Violão Microsistem Textos DVDs Caixa amplificada Tablets Notebook Vídeos, filmes Documentários

Avaliação(Conceitual, Procedimental e Atitudinal):

–compreender a importância da história, bem como suas ferramentas teórico-metodológicas; -perceber que a história é a ciência que estuda as ações humanas no tempo; -definir fontes históricas e o ofício do historiador; -compreender como atuam os historiadores, como examinam as fontes e como o presente orienta o trabalho que realizam; -exercitar o método da entrevista e perceber a narrativa oral como uma ferramenta de investigação do historiador; -destacar a importância da relação presente/passado para o estudo da história; -reconhecer as principais ciências que auxiliam os estudos históricos; -caracterizar os conceitos imprescindíveis nos estudos históricos; -entender as inúmeras maneiras pelas quais o homem percebe, vive e mede o tempo; -localizar-se no tempo e nos fatos históricos; -identificar acontecimentos de curta, média e longa duração; -identificar as diferenças entre os calendários judaico, cristão e muçulmano; -perceber que os calendários e os relógios são invenções humanas feitas para medir o tempo; -reconhecer as principais medidas de períodos de tempo, com ênfase nos séculos; -diferenciar períodos com suas características específicas; reconhecer a divisão tradicional da história; -reconhecer os principais elementos teóricos que fundamentam a compreensão da origem e da evolução da humanidade;

Referências:

Boulos Junior, Alfredo História sociedade & cidadania – Edição reformulada, 6º ano / Alfredo Boulos Junior. 2. ed. São Paulo : FTD, 2018 Diretrizes Curriculares da Educação BásicaHistória Plano Político Pedagógico

Observações:

 

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Ano / Período:

3ª SÉRIE

Data:

03/02/2020 a 17/04/2020

Turma(s):

33.03/EM.VESP

Componente Curricular:

HISTÓRIA

Metodologia:

Considerar os mecanismos de poder da República Velha, consolidados pela “política dos governadores”, o voto de cabresto e o coronelismo. Investigar elementos da história local e regional que permitam relacionar com aspectos da República brasileira do período.

Objeto(s) de Conhecimento:

A Proclamação da República e seus primeiros desdobramentos. Experiências republicanas e práticas autori- tárias: as tensões e disputas do mundo con- temporâneo. República Velha. Era Vargas. O período varguista e suas contradições. Marcha para o Oeste na política varguista. 2º Governo de Vargas. Os Estados Unidos no Século XIX Nacionalismo e Imperialismo Partilha da África e da Ásia A Primeira Guerra Mundial A Revolução Russa

Recursos Didáticos, Tecnológicos e outros:

leitura de obras históricas, didáticas, paradidáticas, de divulgação, acadêmicas, imagens, textos, linguagem corporal, músicas, esculturas, pinturas, fotografias, mapas, tabelas, gráficos, histórias em quadrinhos (HQ), vídeos, infográficos, filmes, documentários, entrevistas, etc

Avaliação(Conceitual, Procedimental e Atitudinal):

caracterizar o processo de transição da monarquia para a república no Brasil, destacando os fatores principais da crise do regime monárquico; -interpretar as características do regime republicano no Brasil em 1889; -identificar os principais pontos da 1ª Constituição da república; -identificar as causas e os motivos das manifestações de vários grupos sociais; -descrever as características da indústria e da classe operária brasileira no início do séc. XX; -entender a primeira república como processo contínuo que beneficiou e elite econômica brasileira; -apontar os principais mercados consumidores do final do séc. XIX e início do séc. XX; *caracterizar a estrutura política brasileira definida pela Constituição de 1891; *diferenciar as leis abolicionistas no Brasil e reconhecer os limites da Lei Áurea na emancipação plena dos escravos; *descrever as características da classe operária brasileira do início do séc. XX; *explicar a guerra de Canudos e o Cangaço, inserindo-os no quadro socieconomico e político do sertão nordestino no início do regime republicano; *compreender os limites da atuação política durante a Primeira República; *relacionar a pintura modernista às mudanças socioecnomicas e políticas que marcaram a nascente república brasileira; *reconhecer a importância do movimento operário no início do séc. XX na conquista de muitos direitos garantidos ou ampliados pela Constituição de 1988.

Referências:

1. História (Ensino médio) I. Vainfas, Ronaldo. II. Faria, Sheila de Castro. III. Ferreira, Jorge. IV. Santos, Georgina dos.

Observações:

 

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Ano / Período:

1ª SÉRIE

Data:

03/02/2020 a 17/04/2020

Turma(s):

13.03/EM.VESP, 13.04/EM.VESP

Componente Curricular:

HISTÓRIA

Metodologia:

Trabalhar com calendários de diferentes sociedades (Cristã, ortodoxa, muçulmana, judaica, chinesa, etc.). Elaborar uma linha do tempo com a periodização tradicional (Idade An- tiga, Média, Moderna e Contemporânea). Pesquisar em livros didáticos antigos de História, coletar registros de história na região ou comunidade em que se vive, literatura de cordel, cantigas, histórias populares, anedotário, monumento histórico etc.. A invenção da escrita como marco divisor da pré-história para a história antiga, as pinturas rupestres e os registros antigos. Destacar os conhe- cimentos desses povos como: criação de calendários, conhecimento na astronomia, arquitetura, engenharia, matemática etc..

Objeto(s) de Conhecimento:

Introdução ao Estudo da História: ­ Fontes e Conceitos O Surgimento do humano: ­ Pré­história, Neolítico, Paleolítico e Idade dos Metais ­ Pré­história brasileira ­ As primeiras civilizações da América ­ África geopolítica ­ Mesopotâmia ­ Hebreus; Fenícios e Persas

Recursos Didáticos, Tecnológicos e outros:

Livros; Textos apostilados, Sala de vídeo; Laboratório de informática; Celular, pen-drive, pincel atômico, mapas políticos, papel ofício, quadro- giz

Avaliação(Conceitual, Procedimental e Atitudinal):

Criticar, analisar e interpretar fontes documentais de natureza diversa, reconhecendo o papel das diferentes linguagens, dos diferentes agentes sociais e dos diferentes contextos envolvidos em sua produção. Produzir textos analíticos e interpretativos sobre os processos históricos, a partir das categorias e procedimentos próprios do discurso historiográficos. Estabelecer relações entre continuidade/permanência e ruptura/transformação nos processos históricos. Construir a identidade pessoal e social na dimensão histórica, a partir do reconhecimento do papel do indivíduo nos processos históricos simultaneamente como sujeito e como produto dos mesmos. Atuar sobre os processos de construção da memória social, partindo da crítica dos diversos “lugares de memória” socialmente instituídos. Situar as diversas produções da cultura – as linguagens, as artes, a filosofia, a religião, as ciências, as tecnologias e outras manifestações sociais – nos contextos históricos de sua constituição e significação. Comparar problemáticas atuais e de outros momentos históricos. Posicionar-se diante de fatos presentes a partir da interpretação de suas relações com o passado.

Referências:

1. História (Ensino médio) I. Vainfas, Ronaldo. II. Faria, Sheila de Castro. III. Ferreira, Jorge. IV. Santos, Georgina dos.

Observações:

 

 

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Ano / Período:

1º PERÍODO

Data:

03/02/2020 a 17/04/2020

Turma(s):

17.01/EJA.3º SEG.NOT-SEMESTRE1

Componente Curricular:

HISTÓRIA

Metodologia:

Trabalhar com calendários de diferentes sociedades (Cristã, ortodoxa, muçulmana, judaica, chinesa, etc.). Elaborar uma linha do tempo com a periodização tradicional (Idade An- tiga, Média, Moderna e Contemporânea). Pesquisar em livros didáticos antigos de História, coletar registros de história na região ou comunidade em que se vive, literatura de cordel, cantigas, histórias populares, anedotário, monumento histórico etc.. A invenção da escrita como marco divisor da pré-história para a história antiga, as pinturas rupestres e os registros antigos. Destacar os conhe- cimentos desses povos como: criação de calendários, conhecimento na astronomia, arquitetura, engenharia, matemática etc..

Objeto(s) de Conhecimento:

Introdução ao Estudo da História: ¬ Fontes e Conceitos O Surgimento do humano: ¬ Pré-história, Neolítico, Paleolítico e Idade dos Metais ¬ Pré¬história brasileira ¬ As primeiras civilizações da América ¬ África geopolítica ¬ Mesopotâmia ¬ Hebreus; Fenícios e Persas

Recursos Didáticos, Tecnológicos e outros:

Livros; Textos apostilados, Sala de vídeo; Laboratório de informática; Celular, pen-drive, pincel atômico, mapas políticos, papel ofício, quadro- giz

Avaliação(Conceitual, Procedimental e Atitudinal):

Criticar, analisar e interpretar fontes documentais de natureza diversa, reconhecendo o papel das diferentes linguagens, dos diferentes agentes sociais e dos diferentes contextos envolvidos em sua produção. Produzir textos analíticos e interpretativos sobre os processos históricos, a partir das categorias e procedimentos próprios do discurso historiográficos. Estabelecer relações entre continuidade/permanência e ruptura/transformação nos processos históricos. Construir a identidade pessoal e social na dimensão histórica, a partir do reconhecimento do papel do indivíduo nos processos históricos simultaneamente como sujeito e como produto dos mesmos. Atuar sobre os processos de construção da memória social, partindo da crítica dos diversos “lugares de memória” socialmente instituídos. Situar as diversas produções da cultura – as linguagens, as artes, a filosofia, a religião, as ciências, as tecnologias e outras manifestações sociais – nos contextos históricos de sua constituição e significação. Comparar problemáticas atuais e de outros momentos históricos. Posicionar-se diante de fatos presentes a partir da interpretação de suas relações com o passado.

Referências:

1. História (Ensino médio) I. Vainfas, Ronaldo. II. Faria, Sheila de Castro. III. Ferreira, Jorge. IV. Santos, Georgina

Observações:

 

Item

descrição

Ano / Período:

2ª SÉRIE

Data:

03/02/2020 a 17/04/2020

Turma(s):

23.02/EM.VESP

Componente Curricular:

HISTÓRIA

Metodologia:

Organizar debates com os estudantes sobre os temas iluministas como: liberdade, igualdade, fraternidade influenciaram a sociedade ocidental e fazer um paralelo com o mundo contemporâneo. É importante destacar o surgimento de uma nova classe, os operários de fábricas e como viviam esses trabalhadores dentro do contexto social da época. É possível projetar a Revolução Francesa para nossa época? Qual foi o seu legado principalmente no mundo ocidental? E os conceitos de cidadania, democracia, respeito, direitos humanos, de que forma têm influenciado o mundo? Criar espaços de debate, fóruns, visitas a asilos, participar de eventos com os idosos, etc.. A Revolução Francesa e seus ideais ficaram conhecidos na América, a In- dependência dos EUA foi outro fator determinante para o surgimento de movimentos de libertação como a conjuração mineira e baiana. A figura de Tiradentes e de outros líderes dos movimentos são destaque no civismo brasileiro.

Objeto(s) de Conhecimento:

O mundo contemporâneo: o Antigo Regime em crise; A questão do iluminismo e da ilustração. Respeito e valorização do idoso. Processo de envelhecimento; As revoluções inglesas e os princípios do liberalismo; Revolução Industrial e seus impactos na produção e circulação de povos, produtos e culturas; Revolução Francesa e seus desdobramentos Os processos de independência nas Américas Rebeliões na América portuguesa: as conjurações mineira e baiana

Recursos Didáticos, Tecnológicos e outros:

Livros; Textos apostilados, Sala de vídeo; Laboratório de informática; Celular, pen-drive, pincel atômico, mapas políticos, papel ofício, quadro- giz

Avaliação(Conceitual, Procedimental e Atitudinal):

caracterizar o antigo regime e a ilustração; –identificar as principais características e pensadores do iluminismo; –identificar os governos dos déspotas esclarecidos; *relacionar a tolerância religiosa com a liberdade de expressão defendida pelo iluminismo; *identificar as diferentes posições defendidas nas 13 colonias em relação ao rompimento com a Inglaterra; *analisar um organograma da Constituição Francesa de 1791 e estabelecer relações entre a estrutura de poder e o acesso ao voto; *reconhecer na declaração do direitos do homem e do cidadão os princípios liberais que hoje predominam no mundo ocidental; *ordenar cronologicamente os principais momentos da revolução francesa; *compreender a complexidade da revolução francesa, cujo andamento foi marcado pela diversidade de interesses e objetivos, provenientes de camadas sociais heterogêneas; *perceber a influencia da revolução nos hábitos e costumes da população francesa. -diferenciar os tipos de colonização inglesa na América do Norte; -definir revolução; -estudar a divisão dos poderes e funções; -relacionar a independência dos EUA com o iluminismo; -identificar as principais Leis que motivaram os americanos a se proclamarem independentes da Inglaterra; -perceber a importância dos EUA para a América e Mundo; -diferenciar a colonização do norte e do sul dos EUA; -definir independência como processo de rompimento na relação colônia/metrópole; -analisar o processo de emancipação dos EUA como primeiro movimento americano a obter sucesso na sua tentativa de independência; -caracterizar a sociedade francesa às vésperas da revolução de 1789; -identificar as fases da revolução francesa; -diferenciar revolução francesa da industrial; -apontar as contribuições da revolução francesa para o mundo; -estudar a Declaração Universal dos Direitos do Homem e do Cidadão;

Referências:

Boulos Junior, Alfredo História sociedade & cidadania – Edição reformulada, 7º ano / Alfredo Boulos Junior. 2. ed. São Paulo : FTD, 2012 Diretrizes Curriculares da Educação BásicaHistória Plano Político Pedagógico

Observações:

 

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Ano / Período:

8º ANO

Data:

03/02/2020 a 17/04/2020

Turma(s):

82.03/EF.VESP

Componente Curricular:

HISTÓRIA

Metodologia:

Organizar debates com os estudantes sobre os temas iluministas como: liberdade, igualdade, fraternidade influenciaram a sociedade ocidental e fazer um paralelo com o mundo contemporâneo. É importante destacar o surgimento de uma nova classe, os operários de fábricas e como viviam esses trabalhadores dentro do contexto social da época. É possível projetar a Revolução Francesa para nossa época? Qual foi o seu legado principalmente no mundo ocidental? E os conceitos de cidadania, democracia, respeito, direitos humanos, de que forma têm influenciado o mundo? Criar espaços de debate, fóruns, visitas a asilos, participar de eventos com os idosos, etc.. A Revolução Francesa e seus ideais ficaram conhecidos na América, a In- dependência dos EUA foi outro fator determinante para o surgimento de movimentos de libertação como a conjuração mineira e baiana. A figura de Tiradentes e de outros líderes dos movimentos são destaque no civismo brasileiro.

Objeto(s) de Conhecimento:

O mundo contemporâneo: o Antigo Regime em crise; A questão do iluminismo e da ilustração. Respeito e valorização do idoso. Processo de envelhecimento; As revoluções inglesas e os princípios do liberalismo; Revolução Industrial e seus impactos na produção e circulação de povos, produtos e culturas; Revolução Francesa e seus desdobramentos Os processos de independência nas Américas Rebeliões na América portuguesa: as conjurações mineira e baiana

Recursos Didáticos, Tecnológicos e outros:

Livros; Textos apostilados, Sala de vídeo; Laboratório de informática; Celular, pen-drive, pincel atômico, mapas políticos, papel ofício, quadro- giz

Avaliação(Conceitual, Procedimental e Atitudinal):

caracterizar o antigo regime e a ilustração; –identificar as principais características e pensadores do iluminismo; –identificar os governos dos déspotas esclarecidos; *relacionar a tolerância religiosa com a liberdade de expressão defendida pelo iluminismo; *identificar as diferentes posições defendidas nas 13 colonias em relação ao rompimento com a Inglaterra; *analisar um organograma da Constituição Francesa de 1791 e estabelecer relações entre a estrutura de poder e o acesso ao voto; *reconhecer na declaração do direitos do homem e do cidadão os princípios liberais que hoje predominam no mundo ocidental; *ordenar cronologicamente os principais momentos da revolução francesa; *compreender a complexidade da revolução francesa, cujo andamento foi marcado pela diversidade de interesses e objetivos, provenientes de camadas sociais heterogêneas; *perceber a influencia da revolução nos hábitos e costumes da população francesa. -diferenciar os tipos de colonização inglesa na América do Norte; -definir revolução; -estudar a divisão dos poderes e funções; -relacionar a independência dos EUA com o iluminismo; -identificar as principais Leis que motivaram os americanos a se proclamarem independentes da Inglaterra; -perceber a importância dos EUA para a América e Mundo; -diferenciar a colonização do norte e do sul dos EUA; -definir independência como processo de rompimento na relação colônia/metrópole; -analisar o processo de emancipação dos EUA como primeiro movimento americano a obter sucesso na sua tentativa de independência; -caracterizar a sociedade francesa às vésperas da revolução de 1789; -identificar as fases da revolução francesa; -diferenciar revolução francesa da industrial; -apontar as contribuições da revolução francesa para o mundo; -estudar a Declaração Universal dos Di

Referências:

Boulos Junior, Alfredo História sociedade & cidadania – Edição reformulada, 7º ano / Alfredo Boulos Junior. 2. ed. São Paulo : FTD, 2012 Diretrizes Curriculares da Educação BásicaHistória Plano Político Pedagógico

Observações:

Item

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Ano / Período:

2º PERÍODO

Data:

03/02/2020 a 17/04/2020

Turma(s):

27.01/EJA.3º SEG.NOT-SEMESTRE1

Componente Curricular:

HISTÓRIA

Metodologia:

Organizar debates com os estudantes sobre os temas iluministas como: liberdade, igualdade, fraternidade influenciaram a sociedade ocidental e fazer um paralelo com o mundo contemporâneo. É importante destacar o surgimento de uma nova classe, os operários de fábricas e como viviam esses trabalhadores dentro do contexto social da época. É possível projetar a Revolução Francesa para nossa época? Qual foi o seu legado principalmente no mundo ocidental? E os conceitos de cidadania, democracia, respeito, direitos humanos, de que forma têm influenciado o mundo? Criar espaços de debate, fóruns, visitas a asilos, participar de eventos com os idosos, etc.. A Revolução Francesa e seus ideais ficaram conhecidos na América, a In- dependência dos EUA foi outro fator determinante para o surgimento de movimentos de libertação como a conjuração mineira e baiana. A figura de Tiradentes e de outros líderes dos movimentos são destaque no civismo brasileiro.

Objeto(s) de Conhecimento:

O mundo contemporâneo: o Antigo Regime em crise; A questão do iluminismo e da ilustração. Respeito e valorização do idoso. Processo de envelhecimento; As revoluções inglesas e os princípios do liberalismo; Revolução Industrial e seus impactos na produção e circulação de povos, produtos e culturas; Revolução Francesa e seus desdobramentos Os processos de independência nas Américas Rebeliões na América portuguesa: as conjurações mineira e baiana

Recursos Didáticos, Tecnológicos e outros:

Livros; Textos apostilados, Sala de vídeo; Laboratório de informática; Celular, pen-drive, pincel atômico, mapas políticos, papel ofício, quadro- giz

Avaliação(Conceitual, Procedimental e Atitudinal):

caracterizar o antigo regime e a ilustração; –identificar as principais características e pensadores do iluminismo; –identificar os governos dos déspotas esclarecidos; *relacionar a tolerância religiosa com a liberdade de expressão defendida pelo iluminismo; *identificar as diferentes posições defendidas nas 13 colonias em relação ao rompimento com a Inglaterra; *analisar um organograma da Constituição Francesa de 1791 e estabelecer relações entre a estrutura de poder e o acesso ao voto; *reconhecer na declaração do direitos do homem e do cidadão os princípios liberais que hoje predominam no mundo ocidental; *ordenar cronologicamente os principais momentos da revolução francesa; *compreender a complexidade da revolução francesa, cujo andamento foi marcado pela diversidade de interesses e objetivos, provenientes de camadas sociais heterogêneas; *perceber a influencia da revolução nos hábitos e costumes da população francesa. -diferenciar os tipos de colonização inglesa na América do Norte; -definir revolução; -estudar a divisão dos poderes e funções; -relacionar a independência dos EUA com o iluminismo; -identificar as principais Leis que motivaram os americanos a se proclamarem independentes da Inglaterra; -perceber a importância dos EUA para a América e Mundo; -diferenciar a colonização do norte e do sul dos EUA; -definir independência como processo de rompimento na relação colônia/metrópole; -analisar o processo de emancipação dos EUA como primeiro movimento americano a obter sucesso na sua tentativa de independência; -caracterizar a sociedade francesa às vésperas da revolução de 1789; -identificar as fases da revolução francesa; -diferenciar revolução francesa da industrial; -apontar as contribuições da revolução francesa para o mundo; -estudar a Declaração Universal dos Direitos do Homem e do Cidadão;

Referências:

1. História (Ensino médio) I. Vainfas, Ronaldo. II. Faria, Sheila de Castro. III. Ferreira, Jorge. IV. Santos, Georgina dos

Observações:

 

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