sexta-feira, 20 de novembro de 2020

PLANOS DE CURSOS 2020 HISTÓRIA E FILOSOFIA

 

Ano / Período:

1ª SÉRIE

Turma(s):

13.03/EM.VESP, 13.04/EM.VESP

Eixo:

TEORIA GERAL DO CONHECIMENTO

Disciplina(s):

HISTÓRIA

Conteudo:

1ª SÉRIE –

1º BIMESTRE

Introdução ao Estudo da História: ­ Fontes e Conceitos O Surgimento do humano: ­ Pré­história, Neolítico, Paleolítico e Idade dos Metais ­ Pré­história brasileira ­ As primeiras civilizações da América ­ África geopolítica ­ Mesopotâmia ­ Hebreus; Fenícios e Persas

 

1ª SÉRIE – 2º BIMESTRE Antiguidade Clássica Européia: ­Gregos ­Romanos ­Trabalho escravo e servil África Antiga: ­ Egito e Kush América Antiga: ­Maias ­Incas ­Astecas ­Tupi­guarani

 

1ª SÉRIE – 3º BIMESTRE Idade Média Oriental: ­ China e Japão Idade Média Ocidental ­ Europa, África: ­Modos de produção, sociedade e cultura 

 

1ª SÉRIE – 4º BIMESTRE História do Norte Goiano: ­ Povoamento ­ Escravidão ­ Mineração ­ Pecuária

Metodologias:

Ao professor em sala de aula • Problematização da temática a partir de imagens, fotografias, vídeos, músicas, poemas, textos • Exposição e explicação de conteúdo • Realizar síntese/resumo conceitual/topificado do conteúdo exposto Propor ao aluno: • Questões problemáticas que envolvam argumentos do texto ao assunto abordado • Produção textual • Pesquisa de campo • Pesquisa bibliográfica • Intervenção teatral • Responder no grupo questões formuladas a partir do texto em estudo • Debates em sala de aula • Juri simulado

Avaliação:

INSTRUMENTOS AVALIATIVOS • Trabalhos em grupo • Produção textual • Participação e freqüência • Para casa • Envolvimento com a escola • Provas

 

Ano / Período:

1º PERÍODO

Turma(s):

17.01/EJA.3º SEG.NOT-SEMESTRE1

Eixo:

TEORIA GERAL DO CONHECIMENTO

Disciplina(s):

FILOSOFIA

Conteudo:

1. CONTEÚDOS DO 1º BIMESTRE: I- Introdução à filosofia: a) Introdução à filosofia: origem, etimologia e conceito; b) Atitudes filosóficas; c) Reflexão filosófica; d) Mitologia grega; e) Narrativas mitológicas: o mito. f) Mitos da época clássica grega; g) Mitos e razão. h) A filosofia pré- socrática: - Os primeiros filósofos naturalistas: a busca da arché: Escola Jônica; Escola Pitagórica; Escola Eleática; Escola Atomista.

Metodologias:

Ao professor em sala de aula • Problematização da temática a partir de imagens, fotografias, vídeos, músicas, poemas, textos • Exposição e explicação de conteúdo • Realizar síntese/resumo conceitual/topificado do conteúdo exposto Propor ao aluno: • Questões problemáticas que envolvam argumentos do texto ao assunto abordado • Produção textual • Pesquisa de campo • Pesquisa bibliográfica • Intervenção teatral • Responder no grupo questões formuladas a partir do texto em estudo • Debates em sala de aula • Jure simulado

Avaliação:

INSTRUMENTOS AVALIATIVOS • Trabalhos em grupo • Produção textual • Participação e freqüência • Para casa • Envolvimento com a escola • Provas RECURSOS Livro didático Data Show Violão Microsistem Textos DVDs Caixa amplificada Tablets Notebook Vídeos, filmes Documentários

Bibliografia:

COTRIM, Gilberto. Fundamentos da filosofia: história e grandes temas. São Paulo: Saraiva.

 

 

 

Item

descricação

Ano / Período:

2ª SÉRIE

Turma(s):

23.02/EM.VESP

Eixo:

TEORIA GERAL DO CONHECIMENTO

Disciplina(s):

FILOSOFIA

Conteudo:

1-CONTEÚDOS 1º BIMESTRE I-A filosofia moderna: a) A revalorização do ser humano e da natureza, Renascimento; b) Razão e experiência; c) As bases da ciência moderna: Francis Bacon, Galileu Galilei, Baruch Espinosa; d) Grande racionalismo - O conhecimento parte da razão: René Descartes; e) Empirismo britânico - O conhecimento parte da experiência; Processo de conhecer; f) Thomas Hobbes; John Locke; David Hume; g) Iluminismo - A razão em busca de liberdade; Características do Iluminismo; h) Jean-Jacques Rousseau; Immanuel Kant ; i) Friedrich Hegel - O idealismo absoluto; j) Friedrich Nietzsche: Vontade de potência; Apolíneo e dionisíaco; Genealogia da moral, Niilismo. 2º Bimestre • O Contratualismo – Thomas Hobbes • O Contratualismo – John Locke • Rousseau • Kant e o Criticismo

Metodologias:

Ao professor em sala de aula • Problematização da temática a partir de imagens, fotografias, vídeos, músicas, poemas, textos • Exposição e explicação de conteúdo • Realizar síntese/resumo conceitual/topificado do conteúdo exposto Propor ao aluno: • Questões problemáticas que envolvam argumentos do texto ao assunto abordado • Produção textual • Pesquisa de campo • Pesquisa bibliográfica • Intervenção teatral • Responder no grupo questões formuladas a partir do texto em estudo • Debates em sala de aula

Avaliação:

INSTRUMENTOS AVALIATIVOS • Trabalhos em grupo • Produção textual • Participação e freqüência • Para casa • Envolvimento com a escola • Provas RECURSOS Livro didático Data Show Violão Microsistem Textos DVDs Caixa amplificada Tablets Notebook Vídeos, filmes Documentários

Bibliografia:

COTRIM, Gilberto. Fundamentos da filosofia: história e grandes temas. São Paulo: Saraiva.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Item

descricação

Ano / Período:

1ª SÉRIE

Turma(s):

13.03/EM.VESP, 13.04/EM.VESP

Eixo:

TEORIA GERAL DO CONHECIMENTO

Disciplina(s):

HISTÓRIA

Conteudo:

1ª SÉRIE – 1º BIMESTRE Introdução ao Estudo da História: ­ Fontes e Conceitos O Surgimento do humano: ­ Pré­história, Neolítico, Paleolítico e Idade dos Metais ­ Pré­história brasileira ­ As primeiras civilizações da América ­ África geopolítica ­ Mesopotâmia ­ Hebreus; Fenícios e Persas 1ª SÉRIE – 2º BIMESTRE Antiguidade Clássica Européia: ­Gregos ­Romanos ­Trabalho escravo e servil África Antiga: ­ Egito e Kush América Antiga: ­Maias ­Incas ­Astecas ­Tupi­guarani 1ª SÉRIE – 3º BIMESTRE Idade Média Oriental: ­ China e Japão Idade Média Ocidental ­ Europa, África: ­Modos de produção, sociedade e cultura 1ª SÉRIE – 4º BIMESTRE História do Norte Goiano: ­ Povoamento ­ Escravidão ­ Mineração ­ Pecuária

Metodologias:

Ao professor em sala de aula • Problematização da temática a partir de imagens, fotografias, vídeos, músicas, poemas, textos • Exposição e explicação de conteúdo • Realizar síntese/resumo conceitual/topificado do conteúdo exposto Propor ao aluno: • Questões problemáticas que envolvam argumentos do texto ao assunto abordado • Produção textual • Pesquisa de campo • Pesquisa bibliográfica • Intervenção teatral • Responder no grupo questões formuladas a partir do texto em estudo • Debates em sala de aula • Jure simulado

Avaliação:

INSTRUMENTOS AVALIATIVOS • Trabalhos em grupo • Produção textual • Participação e freqüência • Para casa • Envolvimento com a escola • Provas

Bibliografia:

Ser Protagonista

 

 

Item

descricação

Ano / Período:

6º ANO

Turma(s):

62.03/EF.VESP

Eixo:

RELAÇÕES SOCIAIS, MEMÓRIA, IMAGINÁRIO E IDEOLOGIA

Disciplina(s):

HISTÓRIA

Conteudo:

1º BIMESTRE História: tempo, espaço e formas de registros A questão do tempo, sincronias e diacronias: reflexões sobre o sentido das cronologias Introdução ao Estudo de História: Fontes e conceitos; O tempo de nossa História. Formas de registro da história e da produção do conhecimento histórico; Os sítios arqueológicos, paleontológico e espeleológicos do Tocantins; Conservação do patrimônio imaterial e material do estado do Tocantins 2º BIMESTRE A invenção do mundo clássico e o contraponto com outras sociedades Povos da Antiguidade na África (egípcios), no Oriente Médio (mesopotâmicos) e nas Américas (pré-colombianos); Os povos indígenas originários do atual território brasileiro e seus hábitos culturais e sociais; Povos indígenas do Tocantins em diferentes tempos e espaços. África Antiga: Egito Antigo e os Antigos reinos africanos; Mesopotâmia: Os Fenícios, Os Persas e os Hebreus; China, Japão e Índia na Antiguidade 3º BIMESTRE A invenção do mundo clássico e o contraponto com outras sociedades O Ocidente Clássico: aspectos da cultura na Grécia e em Roma. Lógicas de organização política As noções de cidadania e política na Grécia e em Roma. Domínios e expansão das culturas grega e romana. Significados do conceito de “império” e as lógicas de conquista, conflito e negociação dessa forma de organização política. As diferentes formas de organização política na África: reinos, impérios, cidades-estados e sociedades linhageiras ou aldeias. 4º BIMESTRE Lógicas de organização política A passagem do mundo antigo para o mundo medieval. A fragmentação do poder político na Idade Média O Mediterrâneo como espaço de interação entre as sociedades da Europa, da África e do Oriente Médio Senhores e servos no mundo antigo e no medieval. Trabalho e formas de organização social e cultural Escravidão e trabalho livre em diferentes temporalidades e espaços (Roma Antiga, Europa medieval e África). Lógicas comerciais na Antiguidade romana e no mundo medieval. O papel da religião cristã, dos mosteiros e da cultura na Idade Média. O papel da mulher na Grécia e em Roma, e no período medieval. Respeito e valorização do idoso. Processo de envelhecimento. O papel da mulher na sociedade tocantinense.

Metodologias:

Ao professor em sala de aula • Problematização da temática a partir de imagens, fotografias, vídeos, músicas, poemas, textos • Exposição e explicação de conteúdo • Realizar síntese/resumo conceitual/topificado do conteúdo exposto Propor ao aluno: • Questões problemáticas que envolvam argumentos do texto ao assunto abordado • Produção textual • Pesquisa de campo • Pesquisa bibliográfica • Intervenção teatral • Responder no grupo questões formuladas a partir do texto em estudo • Debates em sala de aula • Jure simulado

Avaliação:

Critérios de avaliação: Avaliação Bimestral será composto pela somatória da nota 4,0 (quatro vírgula zero) referente a atividades diversificadas; mais a nota 6,0(seis vírgula zero) resultante de no mínimo 02 avaliações, totalizando nota final de 10,0 (dez vírgula zero) pontos. Notas de Atividades: tarefas e em sala, provas ( descritivas, objetivas e subjetivas), trabalhos ( individuais e em grupos dependendo do período do ano letivo). Atividades de leitura compreensiva de textos, seminários ( Os alunos apresentam para seus colegas de turma em sala de aula os estudos realizados em grupo ou individualmente de textos, filmes, pesquisas, entre outros), relatórios, debates ( em sala de aula, em grupos), projeto de pesquisa bibliográfica (internet elivro didático), produção de textos, palestra/Apresentação oral, o, atividades a partir de recursos audiovisuais (vídeos), trabalho em grupo, questões discursivas e objetivas; *Instrumentos de avaliação:Provas objetivas e subjetivas, notas de Atividades: tarefas e em sala,provas ( descritivas, objetivas e subjetivas), trabalhos ( individuais e em grupos dependendo do período do ano letivo), Seminários, apresentações diversas * Recuperação de estudos: A recuperação de estudos se dará da seguinte forma: I.Será proporcionado a todos os alunos de forma concomitante a revisão dos conteúdos não assimilados no processo de ensinoaprendizagem; II. Após as revisões dos conteúdos, o aluno será submetido a uma nova avaliação com peso 10,0( dez vírgula zero), cujo resultado será somado à nota anteriormente obtida e dividido por 2 (dois), desde que o resultado dessa avaliação de recuperação superior à nota anteriormente obtida. Recuperação paralela deve possibilitar ao aluno recuperar ou aprender o conteúdo dado, para tanto é preciso repetir o conteúdo para que este aluno possa ter a oportunidade de recuperar a aprendizagem

Bibliografia:

Boulos Junior, Alfredo História sociedade & cidadania – Edição reformulada, 6º ano / Alfredo Boulos Junior. 2. ed. São Paulo : FTD, 2012 Diretrizes Curriculares da Educação BásicaHistória Plano Político Pedagógico

 

 

 

 

 

 

Item

descricação

Ano / Período:

7º ANO

Turma(s):

72.03/EF.VESP

Eixo:

RELAÇÕES SOCIAIS, MEMÓRIA, IMAGINÁRIO E IDEOLOGIA

Disciplina(s):

HISTÓRIA

Conteudo:

1º BIMESTRE O mundo moderno e a conexão entre sociedades africanas, americanas e europeias A construção da ideia de modernidade e seus impactos na concepção de História. A ideia de “Novo Mundo” ante o Mundo Antigo: permanências e rupturas de saberes e práticas na emergência do mundo moderno Saberes dos povos africanos e pré-colombianos expressos na cultura material e imaterial 2º BIMESTRE Humanismos, Renascimentos e o Novo Mundo A organização do poder e as dinâmicas do mundo colonial americano Humanismos: uma nova visão de ser humano e de mundo Renascimentos artísticos e culturais. Respeito e valorização do idoso. Processo de envelhecimento. Reformas religiosas: a cristandade fragmentada; Reforma e Contrarreforma; As manifestações religiosas no Estado do Tocantins 3º BIMESTRE A organização do poder e as dinâmicas do mundo colonial americano As descobertas científicas e a expansão marítima A formação e o funcionamento das monarquias europeias: a lógica da centralização política e os conflitos na Europa. Formação dos Estados Nacionais. A formação e o funcionamento das monarquias europeias: a lógica da centralização política e os conflitos na Europa. Formação dos Estados Nacionais. A estruturação dos vice-reinos nas Américas. Resistências indígenas, invasões e expansão na América portuguesa. Colonização portuguesa. Brasil colônia. - Ciclos econômicos (exploração do pau Brasil, cana de açúcar, mineração de ouro, prata, diamante, etc.. Revoltas coloniais. Vinda da corte portuguesa para o Rio de janeiro em 1808. 4º BIMESTRE Lógicas comerciais e mercantis da modernidade As lógicas mercantis e o domínio europeu sobre os mares e o contraponto Oriental. As lógicas internas das sociedades africanas. As formas de organização das sociedades ameríndias. A escravidão moderna e o tráfico de escravizados. Trabalho escravo na atualidade. O trabalho escravo em diversas regiões do Tocantins. A emergência do capitalismo. Povoamento do Norte goiano. Escravidão. Mineração, pecuária e comércio fluvial no antigo Norte goiano.

Metodologias:

Ao professor em sala de aula • Problematização da temática a partir de imagens, fotografias, vídeos, músicas, poemas, textos • Exposição e explicação de conteúdo • Realizar síntese/resumo conceitual/topificado do conteúdo exposto Propor ao aluno: • Questões problemáticas que envolvam argumentos do texto ao assunto abordado • Produção textual • Pesquisa de campo • Pesquisa bibliográfica • Intervenção teatral • Responder no grupo questões formuladas a partir do texto em estudo • Debates em sala de aula • Jure simulado

Avaliação:

Critérios de avaliação: Avaliação Bimestral será composto pela somatória da nota 4,0 (quatro vírgula zero) referente a atividades diversificadas; mais a nota 6,0(seis vírgula zero) resultante de no mínimo 02 avaliações, totalizando nota final de 10,0 (dez vírgula zero) pontos. Notas de Atividades: tarefas e em sala, provas ( descritivas, objetivas e subjetivas), trabalhos ( individuais e em grupos dependendo do período do ano letivo). Atividades de leitura compreensiva de textos, seminários ( Os alunos apresentam para seus colegas de turma em sala de aula os estudos realizados em grupo ou individualmente de textos, filmes, pesquisas, entre outros), relatórios, debates ( em sala de aula, em grupos), projeto de pesquisa bibliográfica (internet elivro didático), produção de textos, palestra/Apresentação oral, o, atividades a partir de recursos audiovisuais (vídeos), trabalho em grupo, questões discursivas e objetivas; *Instrumentos de avaliação:Provas objetivas e subjetivas, notas de Atividades: tarefas e em sala,provas ( descritivas, objetivas e subjetivas), trabalhos ( individuais e em grupos dependendo do período do ano letivo), Seminários, apresentações diversas * Recuperação de estudos: A recuperação de estudos se dará da seguinte forma: I.Será proporcionado a todos os alunos de forma concomitante a revisão dos conteúdos não assimilados no processo de ensinoaprendizagem; II. Após as revisões dos conteúdos, o aluno será submetido a uma nova avaliação com peso 10,0( dez vírgula zero), cujo resultado será somado à nota anteriormente obtida e dividido por 2 (dois), desde que o resultado dessa avaliação de recuperação superior à nota anteriormente obtida. Recuperação paralela deve possibilitar ao aluno recuperar ou aprender o conteúdo dado, para tanto é preciso repetir o conteúdo para que este aluno possa ter a oportunidade de recuperar a aprendizagem

Bibliografia:

Boulos Junior, Alfredo História sociedade & cidadania – Edição reformulada, 7º ano / Alfredo Boulos Junior. 2. ed. São Paulo : FTD, 2012 Diretrizes Curriculares da Educação BásicaHistória Plano Político Pedagógico

 

Ano / Período:

8º ANO

Turma(s):

82.03/EF.VESP

Eixo:

RELAÇÕES SOCIAIS, MEMÓRIA, IMAGINÁRIO E IDEOLOGIA

Disciplina(s):

HISTÓRIA

Conteudo:

HISTÓRIA – 8º ANO - 1º BIMESTRE O mundo contemporâneo: o Antigo Regime em crise; A questão do iluminismo e da ilustração. Respeito e valorização do idoso. Processo de envelhecimento; As revoluções inglesas e os princípios do liberalismo; Revolução Industrial e seus impactos na produção e circulação de povos, produtos e culturas; Revolução Francesa e seus desdobramentos Os processos de independência nas Américas Rebeliões na América portuguesa: as conjurações mineira e baiana HISTÓRIA – 8º ANO- 2º BIMESTRE Independência dos Estados Unidos da América. Independências na América espanhola. A revolução dos escravizados em São Domingo e seus múltiplos significados e desdobramentos: o caso do Haiti. Os caminhos até a independência do Brasil. HISTÓRIA - 8º ANO- 3º BIMESTRE Os processos de independência nas Américas A tutela da população indígena, a escravidão dos negros e a tutela dos egressos da escravidão. O Brasil no século XIX Brasil: Primeiro Reinado O Período Regencial e as contestações ao poder central O Brasil do Segundo Reinado: política e economia; A Lei de Terras e seus desdobramentos na política do Segundo Reinado, Territórios e fronteiras: a Guerra do Paraguai; Relatos de história oral e posse da terra por ex-escravos e a Guerra do Paraguai. O escravismo no Brasil do século XIX: plantations e revoltas de escravizados, abolicionismo e políticas migratórias no Brasil Imperial; Trabalho escravo na atualidade; O trabalho escravo em diversas regiões do Tocantins; Tráfico de Pessoas – Mercado de gente na atualidade Políticas de extermínio do indígena durante o Império. Território indígena no Tocantins – lutas locais A produção do imaginário nacional brasileiro: cultura popular, representações visuais, letras e o Romantismo no Brasil. História do Tocantins - Os Movimentos Separatistas. HISTÓRIA - 8º ANO - 4º BIMESTRE Configurações do mundo no século XIX Nacionalismo, revoluções e as novas nações europeias Uma nova ordem econômica: as demandas do capitalismo industrial e o lugar das economias africanas e asiáticas nas dinâmicas globai Os Estados Unidos da América e a América Latina no século XIX. O imperialismo europeu e a partilha da África e da Ásia. Pensamento e cultura no século XIX: darwinismo e racismo; O discurso civilizatório nas Américas, o silenciamento dos saberes indígenas e as formas de integração e destruição de comunidades e povos indígenas; Respeito e valorização do idoso; Processo de envelhecimento

Metodologias:

Ao professor em sala de aula • Problematização da temática a partir de imagens, fotografias, vídeos, músicas, poemas, textos • Exposição e explicação de conteúdo • Realizar síntese/resumo conceitual/topificado do conteúdo exposto Propor ao aluno: • Questões problemáticas que envolvam argumentos do texto ao assunto abordado • Produção textual • Pesquisa de campo • Pesquisa bibliográfica • Intervenção teatral • Responder no grupo questões formuladas a partir do texto em estudo • Debates em sala de aula • Jure simulado

Avaliação:

Critérios de avaliação: Avaliação Bimestral será composto pela somatória da nota 4,0 (quatro vírgula zero) referente a atividades diversificadas; mais a nota 6,0(seis vírgula zero) resultante de no mínimo 02 avaliações, totalizando nota final de 10,0 (dez vírgula zero) pontos. Notas de Atividades: tarefas e em sala, provas ( descritivas, objetivas e subjetivas), trabalhos ( individuais e em grupos dependendo do período do ano letivo). Atividades de leitura compreensiva de textos, seminários ( Os alunos apresentam para seus colegas de turma em sala de aula os estudos realizados em grupo ou individualmente de textos, filmes, pesquisas, entre outros), relatórios, debates ( em sala de aula, em grupos), projeto de pesquisa bibliográfica (internet elivro didático), produção de textos, palestra/Apresentação oral, o, atividades a partir de recursos audiovisuais (vídeos), trabalho em grupo, questões discursivas e objetivas; *Instrumentos de avaliação:Provas objetivas e subjetivas, notas de Atividades: tarefas e em sala,provas ( descritivas, objetivas e subjetivas), trabalhos ( individuais e em grupos dependendo do período do ano letivo), Seminários, apresentações diversas * Recuperação de estudos: A recuperação de estudos se dará da seguinte forma: I.Será proporcionado a todos os alunos de forma concomitante a revisão dos conteúdos não assimilados no processo de ensinoaprendizagem; II. Após as revisões dos conteúdos, o aluno será submetido a uma nova avaliação com peso 10,0( dez vírgula zero), cujo resultado será somado à nota anteriormente obtida e dividido por 2 (dois), desde que o resultado dessa avaliação de recuperação superior à nota anteriormente obtida. Recuperação paralela deve possibilitar ao aluno recuperar ou aprender o conteúdo dado, para tanto é preciso repetir o conteúdo para que este aluno possa ter a oportunidade de recuperar a aprendizagem

Bibliografia:

Boulos Junior, Alfredo História sociedade & cidadania – Edição reformulada, 8º ano / Alfredo Boulos Junior. 2. ed. São Paulo : FTD, 2012 Diretrizes Curriculares da Educação BásicaHistória Plano Político Pedagógico

 

 

 

Item

descricação

Ano / Período:

9º ANO

Turma(s):

92.03/EF.VESP

Eixo:

RELAÇÕES SOCIAIS, MEMÓRIA, IMAGINÁRIO E IDEOLOGIA

Disciplina(s):

HISTÓRIA

Conteudo:

1º BIMESTRE O nascimento da República no Brasil e os processos históricos até a metade do século XX A Proclamação da República e seus primeiros desdobramentos. Experiências republicanas e práticas autoritárias: as tensões e disputas do mundo contemporâneo. República Velha. Era Vargas. O período varguista e suas contradições. Marcha para o Oeste na política varguista. 2º Governo de Vargas A questão da inserção dos negros no período republicano do pós-abolição. Os movimentos sociais e a imprensa negra. A cultura afro-brasileira como elemento de resistência e superação das discriminações Primeira República e suas características. Contestações e dinâmicas da vida cultural no Brasil entre 1900 e 1930. 2º BIMESTRE O nascimento da República no Brasil e os processos históricos até a metade do século XX A emergência da vida urbana e a segregação espacial. O trabalhismo e seu protagonismo político. A questão indígena durante a República (até 1964). Situação dos povos indígenas e dos afrodescendentes no Tocantins. Movimento multicultural. Nação multirracial e pluriétnica. Anarquismo e feminismo. Totalitarismos e conflitos mundiais O mundo em conflito: a Primeira Guerra Mundial. A questão da Palestina. A Revolução Russa. A crise capitalista de 1929. A emergência do fascismo e do nazismo. A Segunda Guerra Mundial. Judeus e outras vítimas do holocausto 3º BIMESTRE O colonialismo na África. As guerras mundiais, a crise do colonialismo e o advento dos nacionalismos africanos e asiáticos. A Organização das Nações Unidas (ONU) e a questão dos Direitos Humanos. A Carta dos Direitos Humanos da ONU. Diversidade cultural, étnica. Trabalho Escravo Contemporâneo. O trabalho escravo em diversas regiões do Tocantins. Tráfico de Pessoas – Mercado de gente na atualidade. Educação em direitos humanos. Modernização, ditadura civil-militar e redemocratização: o Brasil após 1946 Os anos 1960: revolução cultural. O Brasil da era JK e o ideal de uma nação moderna: a urbanização e seus desdobramentos em um país em transformação. Golpe civil-militar de 1964 e instalação da ditadura (1964-1985). A ditadura civil-militar e os processos de resistência. As questões indígena e negra e a ditadura Guerrilha do Araguaia - 4º BIMESTRE Modernização, ditadura civil-militar e redemocratização: o Brasil após 1946 O processo de redemocratização A Constituição de 1988 e a emancipação das cidadanias (analfabetos, indígenas, negros, jovens etc.). A história recente do Brasil: transformações políticas, econômicas, sociais e culturais de 1989 aos dias atuais. Os protagonismos da sociedade civil e as alterações da sociedade brasileira, em especial no Tocantins Compreensão das causas da violência contra populações marginalizadas O Brasil e suas relações internacionais na era da globalização.

Metodologias:

Ao professor em sala de aula • Problematização da temática a partir de imagens, fotografias, vídeos, músicas, poemas, textos • Exposição e explicação de conteúdo • Realizar síntese/resumo conceitual/topificado do conteúdo exposto Propor ao aluno: • Questões problemáticas que envolvam argumentos do texto ao assunto abordado • Produção textual • Pesquisa de campo • Pesquisa bibliográfica • Intervenção teatral • Responder no grupo questões formuladas a partir do texto em estudo • Debates em sala de aula • Jure simulado

Avaliação:

Critérios de avaliação: Avaliação Bimestral será composto pela somatória da nota 4,0 (quatro vírgula zero) referente a atividades diversificadas; mais a nota 6,0(seis vírgula zero) resultante de no mínimo 02 avaliações, totalizando nota final de 10,0 (dez vírgula zero) pontos. Notas de Atividades: tarefas e em sala, provas ( descritivas, objetivas e subjetivas), trabalhos ( individuais e em grupos dependendo do período do ano letivo). Atividades de leitura compreensiva de textos, seminários ( Os alunos apresentam para seus colegas de turma em sala de aula os estudos realizados em grupo ou individualmente de textos, filmes, pesquisas, entre outros), relatórios, debates ( em sala de aula, em grupos), projeto de pesquisa bibliográfica (internet e livro didático), produção de textos, palestra/Apresentação oral, o, atividades a partir de recursos audiovisuais (vídeos), trabalho em grupo, questões discursivas e objetivas; *Instrumentos de avaliação: Provas objetivas e subjetivas, notas de Atividades: tarefas e em sala, provas ( descritivas, objetivas e subjetivas), trabalhos ( individuais e em grupos dependendo do período do ano letivo), Seminários, apresentações diversas * Recuperação de estudos: A recuperação de estudos se dará da seguinte forma: I. Será proporcionado a todos os alunos de forma concomitante a revisão dos conteúdos não assimilados no processo de ensinoaprendizagem; II. Após as revisões dos conteúdos, o aluno será submetido a uma nova avaliação com peso 10,0( dez vírgula zero), cujo resultado será somado à nota anteriormente obtida e dividido por 2 (dois), desde que o resultado dessa avaliação de recuperação superior à nota anteriormente obtida. Recuperação paralela deve possibilitar ao aluno recuperar ou aprender o conteúdo dado, para tanto é preciso repetir o conteúdo para que este aluno possa ter a oportunidade de recuperar a aprendizagem

Bibliografia:

Boulos Junior, Alfredo História sociedade & cidadania – Edição reformulada, 6º ano / Alfredo Boulos Junior. 2. ed. São Paulo : FTD, 2018 Diretrizes Curriculares da Educação BásicaHistória Plano Político Pedagógico

 

 

Ano / Período:

2º PERÍODO

Turma(s):

27.01/EJA.3º SEG.NOT-SEMESTRE1

Eixo:

TEORIA GERAL DO CONHECIMENTO

Disciplina(s):

HISTÓRIA

Conteudo:

2º SÉRIE – O Iluminismo A Revolução Industrial Independência dos Estados Unidos da América Revolução Francesa O Império Napoleônico América no século XIX O Brasil no século XIX: ­ Da Independência a crise do Império ­

Metodologias:

Ao professor em sala de aula • Problematização da temática a partir de imagens, fotografias, vídeos, músicas, poemas, textos • Exposição e explicação de conteúdo • Realizar síntese/resumo conceitual/topificado do conteúdo exposto Propor ao aluno: • Questões problemáticas que envolvam argumentos do texto ao assunto abordado • Produção textual • Pesquisa de campo • Pesquisa bibliográfica • Intervenção teatral • Responder no grupo questões formuladas a partir do texto em estudo • Debates em sala de aula • Jure simulado

Avaliação:

INSTRUMENTOS AVALIATIVOS • Trabalhos em grupo • Produção textual • Participação e freqüência • Para casa • Envolvimento com a escola • Provas

Bibliografia:

1. História (Ensino médio) I. Vainfas, Ronaldo. II. Faria, Sheila de Castro. III. Ferreira, Jorge. IV. Santos, Georgina dos.

 

Item

descricação

Ano / Período:

3º PERÍODO

Turma(s):

37.01/EJA.3º SEG.NOT-SEMESTRE1

Eixo:

TEORIA GERAL DO CONHECIMENTO

Disciplina(s):

HISTÓRIA

Conteudo:

3ª SERIE – O Brasil no século XIX: ­ Da Independência a crise do Império ­ A Instituição da República no Brasil ­ República Velha Os Estados Unidos no Século XIX Nacionalismo e Imperialismo Partilha da África e da Ásia A Primeira Guerra Mundial A Revolução Russa A crise do Capitalismo e Regimes Totalitários Era Vargas A Segunda Guerra Mundial Guerra Fria Período Democrático – De Dutra a João Goulart Descolonização da África e Ásia Ditadura Militar Redemocratização do Brasil História do Tocantins

Metodologias:

Ao professor em sala de aula • Problematização da temática a partir de imagens, fotografias, vídeos, músicas, poemas, textos • Exposição e explicação de conteúdo • Realizar síntese/resumo conceitual/topificado do conteúdo exposto Propor ao aluno: • Questões problemáticas que envolvam argumentos do texto ao assunto abordado • Produção textual • Pesquisa de campo • Pesquisa bibliográfica • Intervenção teatral • Responder no grupo questões formuladas a partir do texto em estudo • Debates em sala de aula • Jure simulado

Avaliação:

INSTRUMENTOS AVALIATIVOS • Trabalhos em grupo • Produção textual • Participação e freqüência • Para casa • Envolvimento com a escola • Provas

Bibliografia:

1. História (Ensino médio) I. Vainfas, Ronaldo. II. Faria, Sheila de Castro. III. Ferreira, Jorge. IV. Santos, Georgina dos.

 

Item

descricação

Ano / Período:

3º PERÍODO

Turma(s):

36.01/EJA.2º SEG.NOT-SEMESTRE1

Eixo:

RELAÇÕES SOCIAIS, MEMÓRIA, IMAGINÁRIO E IDEOLOGIA

Disciplina(s):

HISTÓRIA

Conteudo:

O mundo contemporâneo: o Antigo Regime em crise; A questão do iluminismo e da ilustração. Respeito e valorização do idoso. Processo de envelhecimento; As revoluções inglesas e os princípios do liberalismo; Revolução Industrial e seus impactos na produção e circulação de povos, produtos e culturas; Revolução Francesa e seus desdobramentos Os processos de independência nas Américas Rebeliões na América portuguesa: as conjurações mineira e baiana Independência dos Estados Unidos da América. Independências na América espanhola. A revolução dos escravizados em São Domingo e seus múltiplos significados e desdobramentos: o caso do Haiti. Os caminhos até a independência do Brasil.

Metodologias:

Ao professor em sala de aula • Problematização da temática a partir de imagens, fotografias, vídeos, músicas, poemas, textos • Exposição e explicação de conteúdo • Realizar síntese/resumo conceitual/topificado do conteúdo exposto Propor ao aluno: • Questões problemáticas que envolvam argumentos do texto ao assunto abordado • Produção textual • Pesquisa de campo • Pesquisa bibliográfica • Intervenção teatral • Responder no grupo questões formuladas a partir do texto em estudo • Debates em sala de aula • Jure simulado

Avaliação:

Critérios de avaliação: Avaliação Bimestral será composto pela somatória da nota 4,0 (quatro vírgula zero) referente a atividades diversificadas; mais a nota 6,0(seis vírgula zero) resultante de no mínimo 02 avaliações, totalizando nota final de 10,0 (dez vírgula zero) pontos. Notas de Atividades: tarefas e em sala, provas ( descritivas, objetivas e subjetivas), trabalhos ( individuais e em grupos dependendo do período do ano letivo). Atividades de leitura compreensiva de textos, seminários ( Os alunos apresentam para seus colegas de turma em sala de aula os estudos realizados em grupo ou individualmente de textos, filmes, pesquisas, entre outros), relatórios, debates ( em sala de aula, em grupos), projeto de pesquisa bibliográfica (internet e livro didático), produção de textos, palestra/Apresentação oral, o, atividades a partir de recursos audiovisuais (vídeos), trabalho em grupo, questões discursivas e objetivas;

Bibliografia:

Boulos Junior, Alfredo História sociedade & cidadania – Edição reformulada, 7º ano / Alfredo Boulos Junior. 2. ed. São Paulo : FTD, 2012 Diretrizes Curriculares da Educação BásicaHistória Plano Político Pedagógico

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Item

descricação

Ano / Período:

4º PERÍODO

Turma(s):

46.01/EJA.2º SEG.NOT-SEMESTRE1

Eixo:

RELAÇÕES SOCIAIS, MEMÓRIA, IMAGINÁRIO E IDEOLOGIA

Disciplina(s):

HISTÓRIA

Conteudo:

O nascimento da República no Brasil e os processos históricos até a metade do século XX A Proclamação da República e seus primeiros desdobramentos. Experiências republicanas e práticas autoritárias: as tensões e disputas do mundo contemporâneo. República Velha. Era Vargas. O período varguista e suas contradições. Marcha para o Oeste na política varguista. 2º Governo de Vargas A questão da inserção dos negros no período republicano do pós-abolição. Os movimentos sociais e a imprensa negra. A cultura afro-brasileira como elemento de resistência e superação das discriminações Primeira República e suas características. Contestações e dinâmicas da vida cultural no Brasil entre 1900 e 1930. O nascimento da República no Brasil e os processos históricos até a metade do século XX A emergência da vida urbana e a segregação espacial. O trabalhismo e seu protagonismo político. A questão indígena durante a República (até 1964). Situação dos povos indígenas e dos afrodescendentes no Tocantins. Movimento multicultural. Nação multirracial e pluriétnica. Anarquismo e feminismo. Totalitarismos e conflitos mundiais O mundo em conflito: a Primeira Guerra Mundial. A questão da Palestina. A Revolução Russa. A crise capitalista de 1929. A emergência do fascismo e do nazismo. A Segunda Guerra Mundial. Judeus e outras vítimas do holocausto

Metodologias:

Ao professor em sala de aula • Problematização da temática a partir de imagens, fotografias, vídeos, músicas, poemas, textos • Exposição e explicação de conteúdo • Realizar síntese/resumo conceitual/topificado do conteúdo exposto Propor ao aluno: • Questões problemáticas que envolvam argumentos do texto ao assunto abordado • Produção textual • Pesquisa de campo • Pesquisa bibliográfica • Intervenção teatral • Responder no grupo questões formuladas a partir do texto em estudo • Debates em sala de aula • Jure simulado

Avaliação:

Critérios de avaliação: Avaliação Bimestral será composto pela somatória da nota 4,0 (quatro vírgula zero) referente a atividades diversificadas; mais a nota 6,0(seis vírgula zero) resultante de no mínimo 02 avaliações, totalizando nota final de 10,0 (dez vírgula zero) pontos. Notas de Atividades: tarefas e em sala, provas ( descritivas, objetivas e subjetivas), trabalhos ( individuais e em grupos dependendo do período do ano letivo). Atividades de leitura compreensiva de textos, seminários ( Os alunos apresentam para seus colegas de turma em sala de aula os estudos realizados em grupo ou individualmente de textos, filmes, pesquisas, entre outros), relatórios, debates ( em sala de aula, em grupos), projeto de pesquisa bibliográfica (internet e livro didático), produção de textos, palestra/Apresentação oral, o, atividades a partir de recursos audiovisuais (vídeos), trabalho em grupo, questões discursivas e objetivas;

Bibliografia:

Boulos Junior, Alfredo História sociedade & cidadania – Edição reformulada, 6º ano / Alfredo Boulos Junior. 2. ed. São Paulo : FTD, 2018 Diretrizes Curriculares da Educação BásicaHistória Plano Político Pedagógico

 

 

 

 

Item

descricação

Ano / Período:

3ª SÉRIE

Turma(s):

33.03/EM.VESP

Eixo:

ANÁLISE LINGUÍSTICA: USOS DA LÍNGUA

Disciplina(s):

HISTÓRIA

Conteudo:

O Brasil no século XIX: ¬ Da Independência a crise do Império ¬ A Instituição da República no Brasil ¬ República Velha Os Estados Unidos no Século XIX Nacionalismo e Imperialismo Partilha da África e da Ásia A Primeira Guerra Mundial A Revolução Russa A crise do Capitalismo e Regimes Totalitários Era Vargas A Segunda Guerra Mundial Guerra Fria Período Democrático – De Dutra a João Goulart Descolonização da África e Ásia Ditadura Militar Redemocratização do Brasil História do Tocantins

Metodologias:

Ao professor em sala de aula • Problematização da temática a partir de imagens, fotografias, vídeos, músicas, poemas, textos • Exposição e explicação de conteúdo • Realizar síntese/resumo conceitual/topificado do conteúdo exposto Propor ao aluno: • Questões problemáticas que envolvam argumentos do texto ao assunto abordado • Produção textual • Pesquisa de campo • Pesquisa bibliográfica • Intervenção teatral • Responder no grupo questões formuladas a partir do texto em estudo • Debates em sala de aula • Juri simulado

Avaliação:

• Trabalhos em grupo • Produção textual • Participação e freqüência • Para casa • Envolvimento com a escola • Provas

Bibliografia:

1. História (Ensino médio) I. Vainfas, Ronaldo. II. Faria, Sheila de Castro. III. Ferreira, Jorge. IV. Santos, Georgina dos.

 

Item

descricação

Ano / Período:

2º PERÍODO

Turma(s):

27.01/EJA.3º SEG.NOT-SEMESTRE1

Eixo:

TEORIA GERAL DO CONHECIMENTO

Disciplina(s):

FILOSOFIA

Conteudo:

- Teoria do conhecimento - O problema do conhecimento - As fontes do conhecimento - Filosofia e método (Aristóteles e Descartes) - Perspectivas do conhecimento( Descartes, hume e Kant) - Filosofia política - Busca da essência da política ( os gregos, Rousseau) - A política em Maquiavel - Política e violência - A democracia

Metodologias:

Ao professor em sala de aula • Problematização da temática a partir de imagens, fotografias, vídeos, músicas, poemas, textos • Exposição e explicação de conteúdo • Realizar síntese/resumo conceitual/topificado do conteúdo exposto Propor ao aluno: • Questões problemáticas que envolvam argumentos do texto ao assunto abordado • Produção textual • Pesquisa de campo • Pesquisa bibliográfica • Intervenção teatral • Responder no grupo questões formuladas a partir do texto em estudo • Debates em sala de aula

Avaliação:

• Trabalhos em grupo • Produção textual • Participação e freqüência • Para casa • Envolvimento com a escola • Provas RECURSOS Livro didático Data Show Violão Microsistem Textos DVDs Caixa amplificada Tablets Notebook Vídeos, filmes Documentários

Bibliografia:

COTRIM, Gilberto. Fundamentos da filosofia: história e grandes temas. São Paulo: Saraiva.

 

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