Ano / Período: |
1ª SÉRIE |
Turma(s): |
13.03/EM.VESP, 13.04/EM.VESP |
Eixo: |
TEORIA GERAL DO
CONHECIMENTO |
Disciplina(s): |
HISTÓRIA |
Conteudo: |
1ª SÉRIE – 1º BIMESTRE Introdução ao
Estudo da História: Fontes e Conceitos O Surgimento do humano: Préhistória,
Neolítico, Paleolítico e Idade dos Metais Préhistória brasileira As
primeiras civilizações da América África geopolítica Mesopotâmia
Hebreus; Fenícios e Persas 1ª SÉRIE – 2º
BIMESTRE Antiguidade Clássica Européia: Gregos Romanos Trabalho escravo e
servil África Antiga: Egito e Kush América Antiga: Maias Incas Astecas Tupiguarani 1ª SÉRIE – 3º
BIMESTRE Idade Média Oriental: China e Japão Idade Média Ocidental
Europa, África: Modos de produção, sociedade e cultura 1ª SÉRIE – 4º
BIMESTRE História do Norte Goiano: Povoamento Escravidão Mineração
Pecuária |
Metodologias: |
Ao professor em
sala de aula • Problematização da temática a partir de imagens, fotografias,
vídeos, músicas, poemas, textos • Exposição e explicação de conteúdo •
Realizar síntese/resumo conceitual/topificado do conteúdo exposto Propor ao
aluno: • Questões problemáticas que envolvam argumentos do texto ao assunto
abordado • Produção textual • Pesquisa de campo • Pesquisa bibliográfica •
Intervenção teatral • Responder no grupo questões formuladas a partir do
texto em estudo • Debates em sala de aula • Juri simulado |
Avaliação: |
INSTRUMENTOS
AVALIATIVOS • Trabalhos em grupo • Produção textual • Participação e
freqüência • Para casa • Envolvimento com a escola • Provas |
Ano / Período: |
1º PERÍODO |
Turma(s): |
17.01/EJA.3º SEG.NOT-SEMESTRE1 |
Eixo: |
TEORIA GERAL DO CONHECIMENTO |
Disciplina(s): |
FILOSOFIA |
Conteudo: |
1. CONTEÚDOS DO 1º BIMESTRE: I- Introdução à
filosofia: a) Introdução à filosofia: origem, etimologia e conceito; b)
Atitudes filosóficas; c) Reflexão filosófica; d) Mitologia grega; e)
Narrativas mitológicas: o mito. f) Mitos da época clássica grega; g) Mitos e
razão. h) A filosofia pré- socrática: - Os primeiros filósofos naturalistas:
a busca da arché: Escola Jônica; Escola Pitagórica; Escola Eleática; Escola
Atomista. |
Metodologias: |
Ao professor em sala de aula • Problematização da
temática a partir de imagens, fotografias, vídeos, músicas, poemas, textos •
Exposição e explicação de conteúdo • Realizar síntese/resumo
conceitual/topificado do conteúdo exposto Propor ao aluno: • Questões
problemáticas que envolvam argumentos do texto ao assunto abordado • Produção
textual • Pesquisa de campo • Pesquisa bibliográfica • Intervenção teatral •
Responder no grupo questões formuladas a partir do texto em estudo • Debates
em sala de aula • Jure simulado |
Avaliação: |
INSTRUMENTOS AVALIATIVOS • Trabalhos em grupo •
Produção textual • Participação e freqüência • Para casa • Envolvimento com a
escola • Provas RECURSOS Livro didático Data Show Violão Microsistem Textos
DVDs Caixa amplificada Tablets Notebook Vídeos, filmes Documentários |
Bibliografia: |
COTRIM, Gilberto. Fundamentos da filosofia: história
e grandes temas. São Paulo: Saraiva. |
Item |
descricação |
Ano / Período: |
2ª SÉRIE |
Turma(s): |
23.02/EM.VESP |
Eixo: |
TEORIA GERAL DO CONHECIMENTO |
Disciplina(s): |
FILOSOFIA |
Conteudo: |
1-CONTEÚDOS 1º BIMESTRE I-A filosofia moderna: a) A
revalorização do ser humano e da natureza, Renascimento; b) Razão e
experiência; c) As bases da ciência moderna: Francis Bacon, Galileu Galilei,
Baruch Espinosa; d) Grande racionalismo - O conhecimento parte da razão: René
Descartes; e) Empirismo britânico - O conhecimento parte da experiência;
Processo de conhecer; f) Thomas Hobbes; John Locke; David Hume; g) Iluminismo
- A razão em busca de liberdade; Características do Iluminismo; h)
Jean-Jacques Rousseau; Immanuel Kant ; i) Friedrich Hegel - O idealismo
absoluto; j) Friedrich Nietzsche: Vontade de potência; Apolíneo e dionisíaco;
Genealogia da moral, Niilismo. 2º Bimestre • O Contratualismo – Thomas Hobbes
• O Contratualismo – John Locke • Rousseau • Kant e o Criticismo |
Metodologias: |
Ao professor em sala de aula • Problematização da
temática a partir de imagens, fotografias, vídeos, músicas, poemas, textos •
Exposição e explicação de conteúdo • Realizar síntese/resumo
conceitual/topificado do conteúdo exposto Propor ao aluno: • Questões
problemáticas que envolvam argumentos do texto ao assunto abordado • Produção
textual • Pesquisa de campo • Pesquisa bibliográfica • Intervenção teatral •
Responder no grupo questões formuladas a partir do texto em estudo • Debates
em sala de aula |
Avaliação: |
INSTRUMENTOS AVALIATIVOS • Trabalhos em grupo •
Produção textual • Participação e freqüência • Para casa • Envolvimento com a
escola • Provas RECURSOS Livro didático Data Show Violão Microsistem Textos
DVDs Caixa amplificada Tablets Notebook Vídeos, filmes Documentários |
Bibliografia: |
COTRIM, Gilberto. Fundamentos da filosofia: história
e grandes temas. São Paulo: Saraiva. |
Item |
descricação |
Ano / Período: |
1ª SÉRIE |
Turma(s): |
13.03/EM.VESP, 13.04/EM.VESP |
Eixo: |
TEORIA GERAL DO CONHECIMENTO |
Disciplina(s): |
HISTÓRIA |
Conteudo: |
1ª SÉRIE – 1º BIMESTRE Introdução ao Estudo da
História: Fontes e Conceitos O Surgimento do humano: Préhistória,
Neolítico, Paleolítico e Idade dos Metais Préhistória brasileira As
primeiras civilizações da América África geopolítica Mesopotâmia
Hebreus; Fenícios e Persas 1ª SÉRIE – 2º BIMESTRE Antiguidade Clássica
Européia: Gregos Romanos Trabalho escravo e servil África Antiga: Egito
e Kush América Antiga: Maias Incas Astecas Tupiguarani 1ª SÉRIE – 3º
BIMESTRE Idade Média Oriental: China e Japão Idade Média Ocidental
Europa, África: Modos de produção, sociedade e cultura 1ª SÉRIE – 4º
BIMESTRE História do Norte Goiano: Povoamento Escravidão Mineração
Pecuária |
Metodologias: |
Ao professor em sala de aula • Problematização da
temática a partir de imagens, fotografias, vídeos, músicas, poemas, textos •
Exposição e explicação de conteúdo • Realizar síntese/resumo
conceitual/topificado do conteúdo exposto Propor ao aluno: • Questões
problemáticas que envolvam argumentos do texto ao assunto abordado • Produção
textual • Pesquisa de campo • Pesquisa bibliográfica • Intervenção teatral •
Responder no grupo questões formuladas a partir do texto em estudo • Debates
em sala de aula • Jure simulado |
Avaliação: |
INSTRUMENTOS AVALIATIVOS • Trabalhos em grupo •
Produção textual • Participação e freqüência • Para casa • Envolvimento com a
escola • Provas |
Bibliografia: |
Ser Protagonista |
Item |
descricação |
Ano / Período: |
6º ANO |
Turma(s): |
62.03/EF.VESP |
Eixo: |
RELAÇÕES SOCIAIS, MEMÓRIA, IMAGINÁRIO E IDEOLOGIA |
Disciplina(s): |
HISTÓRIA |
Conteudo: |
1º BIMESTRE História: tempo, espaço e formas de
registros A questão do tempo, sincronias e diacronias: reflexões sobre o
sentido das cronologias Introdução ao Estudo de História: Fontes e conceitos;
O tempo de nossa História. Formas de registro da história e da produção do
conhecimento histórico; Os sítios arqueológicos, paleontológico e
espeleológicos do Tocantins; Conservação do patrimônio imaterial e material
do estado do Tocantins 2º BIMESTRE A invenção do mundo clássico e o
contraponto com outras sociedades Povos da Antiguidade na África (egípcios),
no Oriente Médio (mesopotâmicos) e nas Américas (pré-colombianos); Os povos
indígenas originários do atual território brasileiro e seus hábitos culturais
e sociais; Povos indígenas do Tocantins em diferentes tempos e espaços.
África Antiga: Egito Antigo e os Antigos reinos africanos; Mesopotâmia: Os
Fenícios, Os Persas e os Hebreus; China, Japão e Índia na Antiguidade 3º
BIMESTRE A invenção do mundo clássico e o contraponto com outras sociedades O
Ocidente Clássico: aspectos da cultura na Grécia e em Roma. Lógicas de
organização política As noções de cidadania e política na Grécia e em Roma.
Domínios e expansão das culturas grega e romana. Significados do conceito de
“império” e as lógicas de conquista, conflito e negociação dessa forma de
organização política. As diferentes formas de organização política na África:
reinos, impérios, cidades-estados e sociedades linhageiras ou aldeias. 4º
BIMESTRE Lógicas de organização política A passagem do mundo antigo para o
mundo medieval. A fragmentação do poder político na Idade Média O
Mediterrâneo como espaço de interação entre as sociedades da Europa, da
África e do Oriente Médio Senhores e servos no mundo antigo e no medieval.
Trabalho e formas de organização social e cultural Escravidão e trabalho
livre em diferentes temporalidades e espaços (Roma Antiga, Europa medieval e
África). Lógicas comerciais na Antiguidade romana e no mundo medieval. O
papel da religião cristã, dos mosteiros e da cultura na Idade Média. O papel
da mulher na Grécia e em Roma, e no período medieval. Respeito e valorização
do idoso. Processo de envelhecimento. O papel da mulher na sociedade
tocantinense. |
Metodologias: |
Ao professor em sala de aula • Problematização da
temática a partir de imagens, fotografias, vídeos, músicas, poemas, textos •
Exposição e explicação de conteúdo • Realizar síntese/resumo
conceitual/topificado do conteúdo exposto Propor ao aluno: • Questões
problemáticas que envolvam argumentos do texto ao assunto abordado • Produção
textual • Pesquisa de campo • Pesquisa bibliográfica • Intervenção teatral •
Responder no grupo questões formuladas a partir do texto em estudo • Debates
em sala de aula • Jure simulado |
Avaliação: |
Critérios de avaliação: Avaliação Bimestral será
composto pela somatória da nota 4,0 (quatro vírgula zero) referente a
atividades diversificadas; mais a nota 6,0(seis vírgula zero) resultante de
no mínimo 02 avaliações, totalizando nota final de 10,0 (dez vírgula zero)
pontos. Notas de Atividades: tarefas e em sala, provas ( descritivas,
objetivas e subjetivas), trabalhos ( individuais e em grupos dependendo do
período do ano letivo). Atividades de leitura compreensiva de textos, seminários
( Os alunos apresentam para seus colegas de turma em sala de aula os estudos
realizados em grupo ou individualmente de textos, filmes, pesquisas, entre
outros), relatórios, debates ( em sala de aula, em grupos), projeto de
pesquisa bibliográfica (internet elivro didático), produção de textos,
palestra/Apresentação oral, o, atividades a partir de recursos audiovisuais
(vídeos), trabalho em grupo, questões discursivas e objetivas; *Instrumentos
de avaliação:Provas objetivas e subjetivas, notas de Atividades: tarefas e em
sala,provas ( descritivas, objetivas e subjetivas), trabalhos ( individuais e
em grupos dependendo do período do ano letivo), Seminários, apresentações
diversas * Recuperação de estudos: A recuperação de estudos se dará da
seguinte forma: I.Será proporcionado a todos os alunos de forma concomitante
a revisão dos conteúdos não assimilados no processo de ensinoaprendizagem;
II. Após as revisões dos conteúdos, o aluno será submetido a uma nova
avaliação com peso 10,0( dez vírgula zero), cujo resultado será somado à nota
anteriormente obtida e dividido por 2 (dois), desde que o resultado dessa
avaliação de recuperação superior à nota anteriormente obtida. Recuperação
paralela deve possibilitar ao aluno recuperar ou aprender o conteúdo dado,
para tanto é preciso repetir o conteúdo para que este aluno possa ter a
oportunidade de recuperar a aprendizagem |
Bibliografia: |
Boulos Junior, Alfredo História sociedade &
cidadania – Edição reformulada, 6º ano / Alfredo Boulos Junior. 2. ed. São
Paulo : FTD, 2012 Diretrizes Curriculares da Educação BásicaHistória Plano
Político Pedagógico |
Item |
descricação |
Ano / Período: |
7º ANO |
Turma(s): |
72.03/EF.VESP |
Eixo: |
RELAÇÕES SOCIAIS, MEMÓRIA, IMAGINÁRIO E IDEOLOGIA |
Disciplina(s): |
HISTÓRIA |
Conteudo: |
1º BIMESTRE O mundo moderno e a conexão entre
sociedades africanas, americanas e europeias A construção da ideia de
modernidade e seus impactos na concepção de História. A ideia de “Novo Mundo”
ante o Mundo Antigo: permanências e rupturas de saberes e práticas na
emergência do mundo moderno Saberes dos povos africanos e pré-colombianos
expressos na cultura material e imaterial 2º BIMESTRE Humanismos,
Renascimentos e o Novo Mundo A organização do poder e as dinâmicas do mundo
colonial americano Humanismos: uma nova visão de ser humano e de mundo
Renascimentos artísticos e culturais. Respeito e valorização do idoso.
Processo de envelhecimento. Reformas religiosas: a cristandade fragmentada;
Reforma e Contrarreforma; As manifestações religiosas no Estado do Tocantins
3º BIMESTRE A organização do poder e as dinâmicas do mundo colonial americano
As descobertas científicas e a expansão marítima A formação e o funcionamento
das monarquias europeias: a lógica da centralização política e os conflitos
na Europa. Formação dos Estados Nacionais. A formação e o funcionamento das
monarquias europeias: a lógica da centralização política e os conflitos na
Europa. Formação dos Estados Nacionais. A estruturação dos vice-reinos nas
Américas. Resistências indígenas, invasões e expansão na América portuguesa.
Colonização portuguesa. Brasil colônia. - Ciclos econômicos (exploração do
pau Brasil, cana de açúcar, mineração de ouro, prata, diamante, etc..
Revoltas coloniais. Vinda da corte portuguesa para o Rio de janeiro em 1808.
4º BIMESTRE Lógicas comerciais e mercantis da modernidade As lógicas
mercantis e o domínio europeu sobre os mares e o contraponto Oriental. As
lógicas internas das sociedades africanas. As formas de organização das
sociedades ameríndias. A escravidão moderna e o tráfico de escravizados.
Trabalho escravo na atualidade. O trabalho escravo em diversas regiões do
Tocantins. A emergência do capitalismo. Povoamento do Norte goiano.
Escravidão. Mineração, pecuária e comércio fluvial no antigo Norte goiano. |
Metodologias: |
Ao professor em sala de aula • Problematização da
temática a partir de imagens, fotografias, vídeos, músicas, poemas, textos •
Exposição e explicação de conteúdo • Realizar síntese/resumo
conceitual/topificado do conteúdo exposto Propor ao aluno: • Questões
problemáticas que envolvam argumentos do texto ao assunto abordado • Produção
textual • Pesquisa de campo • Pesquisa bibliográfica • Intervenção teatral •
Responder no grupo questões formuladas a partir do texto em estudo • Debates
em sala de aula • Jure simulado |
Avaliação: |
Critérios de avaliação: Avaliação Bimestral será
composto pela somatória da nota 4,0 (quatro vírgula zero) referente a
atividades diversificadas; mais a nota 6,0(seis vírgula zero) resultante de
no mínimo 02 avaliações, totalizando nota final de 10,0 (dez vírgula zero)
pontos. Notas de Atividades: tarefas e em sala, provas ( descritivas,
objetivas e subjetivas), trabalhos ( individuais e em grupos dependendo do
período do ano letivo). Atividades de leitura compreensiva de textos,
seminários ( Os alunos apresentam para seus colegas de turma em sala de aula
os estudos realizados em grupo ou individualmente de textos, filmes,
pesquisas, entre outros), relatórios, debates ( em sala de aula, em grupos),
projeto de pesquisa bibliográfica (internet elivro didático), produção de
textos, palestra/Apresentação oral, o, atividades a partir de recursos
audiovisuais (vídeos), trabalho em grupo, questões discursivas e objetivas;
*Instrumentos de avaliação:Provas objetivas e subjetivas, notas de
Atividades: tarefas e em sala,provas ( descritivas, objetivas e subjetivas),
trabalhos ( individuais e em grupos dependendo do período do ano letivo),
Seminários, apresentações diversas * Recuperação de estudos: A recuperação de
estudos se dará da seguinte forma: I.Será proporcionado a todos os alunos de
forma concomitante a revisão dos conteúdos não assimilados no processo de
ensinoaprendizagem; II. Após as revisões dos conteúdos, o aluno será
submetido a uma nova avaliação com peso 10,0( dez vírgula zero), cujo
resultado será somado à nota anteriormente obtida e dividido por 2 (dois),
desde que o resultado dessa avaliação de recuperação superior à nota
anteriormente obtida. Recuperação paralela deve possibilitar ao aluno
recuperar ou aprender o conteúdo dado, para tanto é preciso repetir o
conteúdo para que este aluno possa ter a oportunidade de recuperar a
aprendizagem |
Bibliografia: |
Boulos Junior, Alfredo História sociedade &
cidadania – Edição reformulada, 7º ano / Alfredo Boulos Junior. 2. ed. São
Paulo : FTD, 2012 Diretrizes Curriculares da Educação BásicaHistória Plano
Político Pedagógico |
Ano / Período: |
8º ANO |
Turma(s): |
82.03/EF.VESP |
Eixo: |
RELAÇÕES SOCIAIS, MEMÓRIA, IMAGINÁRIO E IDEOLOGIA |
Disciplina(s): |
HISTÓRIA |
Conteudo: |
HISTÓRIA – 8º ANO - 1º BIMESTRE O mundo
contemporâneo: o Antigo Regime em crise; A questão do iluminismo e da
ilustração. Respeito e valorização do idoso. Processo de envelhecimento; As
revoluções inglesas e os princípios do liberalismo; Revolução Industrial e
seus impactos na produção e circulação de povos, produtos e culturas;
Revolução Francesa e seus desdobramentos Os processos de independência nas
Américas Rebeliões na América portuguesa: as conjurações mineira e baiana
HISTÓRIA – 8º ANO- 2º BIMESTRE Independência dos Estados Unidos da América.
Independências na América espanhola. A revolução dos escravizados em São
Domingo e seus múltiplos significados e desdobramentos: o caso do Haiti. Os
caminhos até a independência do Brasil. HISTÓRIA - 8º ANO- 3º BIMESTRE Os
processos de independência nas Américas A tutela da população indígena, a
escravidão dos negros e a tutela dos egressos da escravidão. O Brasil no
século XIX Brasil: Primeiro Reinado O Período Regencial e as contestações ao
poder central O Brasil do Segundo Reinado: política e economia; A Lei de
Terras e seus desdobramentos na política do Segundo Reinado, Territórios e
fronteiras: a Guerra do Paraguai; Relatos de história oral e posse da terra
por ex-escravos e a Guerra do Paraguai. O escravismo no Brasil do século XIX:
plantations e revoltas de escravizados, abolicionismo e políticas migratórias
no Brasil Imperial; Trabalho escravo na atualidade; O trabalho escravo em
diversas regiões do Tocantins; Tráfico de Pessoas – Mercado de gente na
atualidade Políticas de extermínio do indígena durante o Império. Território
indígena no Tocantins – lutas locais A produção do imaginário nacional
brasileiro: cultura popular, representações visuais, letras e o Romantismo no
Brasil. História do Tocantins - Os Movimentos Separatistas. HISTÓRIA - 8º ANO
- 4º BIMESTRE Configurações do mundo no século XIX Nacionalismo, revoluções e
as novas nações europeias Uma nova ordem econômica: as demandas do
capitalismo industrial e o lugar das economias africanas e asiáticas nas
dinâmicas globai Os Estados Unidos da América e a América Latina no século
XIX. O imperialismo europeu e a partilha da África e da Ásia. Pensamento e
cultura no século XIX: darwinismo e racismo; O discurso civilizatório nas Américas,
o silenciamento dos saberes indígenas e as formas de integração e destruição
de comunidades e povos indígenas; Respeito e valorização do idoso; Processo
de envelhecimento |
Metodologias: |
Ao professor em sala de aula • Problematização da
temática a partir de imagens, fotografias, vídeos, músicas, poemas, textos •
Exposição e explicação de conteúdo • Realizar síntese/resumo
conceitual/topificado do conteúdo exposto Propor ao aluno: • Questões
problemáticas que envolvam argumentos do texto ao assunto abordado • Produção
textual • Pesquisa de campo • Pesquisa bibliográfica • Intervenção teatral •
Responder no grupo questões formuladas a partir do texto em estudo • Debates
em sala de aula • Jure simulado |
Avaliação: |
Critérios de avaliação: Avaliação Bimestral será
composto pela somatória da nota 4,0 (quatro vírgula zero) referente a
atividades diversificadas; mais a nota 6,0(seis vírgula zero) resultante de
no mínimo 02 avaliações, totalizando nota final de 10,0 (dez vírgula zero)
pontos. Notas de Atividades: tarefas e em sala, provas ( descritivas,
objetivas e subjetivas), trabalhos ( individuais e em grupos dependendo do
período do ano letivo). Atividades de leitura compreensiva de textos,
seminários ( Os alunos apresentam para seus colegas de turma em sala de aula
os estudos realizados em grupo ou individualmente de textos, filmes,
pesquisas, entre outros), relatórios, debates ( em sala de aula, em grupos),
projeto de pesquisa bibliográfica (internet elivro didático), produção de
textos, palestra/Apresentação oral, o, atividades a partir de recursos
audiovisuais (vídeos), trabalho em grupo, questões discursivas e objetivas;
*Instrumentos de avaliação:Provas objetivas e subjetivas, notas de
Atividades: tarefas e em sala,provas ( descritivas, objetivas e subjetivas),
trabalhos ( individuais e em grupos dependendo do período do ano letivo),
Seminários, apresentações diversas * Recuperação de estudos: A recuperação de
estudos se dará da seguinte forma: I.Será proporcionado a todos os alunos de
forma concomitante a revisão dos conteúdos não assimilados no processo de
ensinoaprendizagem; II. Após as revisões dos conteúdos, o aluno será
submetido a uma nova avaliação com peso 10,0( dez vírgula zero), cujo
resultado será somado à nota anteriormente obtida e dividido por 2 (dois),
desde que o resultado dessa avaliação de recuperação superior à nota
anteriormente obtida. Recuperação paralela deve possibilitar ao aluno
recuperar ou aprender o conteúdo dado, para tanto é preciso repetir o
conteúdo para que este aluno possa ter a oportunidade de recuperar a
aprendizagem |
Bibliografia: |
Boulos Junior, Alfredo História sociedade &
cidadania – Edição reformulada, 8º ano / Alfredo Boulos Junior. 2. ed. São
Paulo : FTD, 2012 Diretrizes Curriculares da Educação BásicaHistória Plano
Político Pedagógico |
Item |
descricação |
Ano / Período: |
9º ANO |
Turma(s): |
92.03/EF.VESP |
Eixo: |
RELAÇÕES SOCIAIS, MEMÓRIA, IMAGINÁRIO E IDEOLOGIA |
Disciplina(s): |
HISTÓRIA |
Conteudo: |
1º BIMESTRE O nascimento da República no Brasil e os
processos históricos até a metade do século XX A Proclamação da República e
seus primeiros desdobramentos. Experiências republicanas e práticas
autoritárias: as tensões e disputas do mundo contemporâneo. República Velha.
Era Vargas. O período varguista e suas contradições. Marcha para o Oeste na
política varguista. 2º Governo de Vargas A questão da inserção dos negros no
período republicano do pós-abolição. Os movimentos sociais e a imprensa
negra. A cultura afro-brasileira como elemento de resistência e superação das
discriminações Primeira República e suas características. Contestações e
dinâmicas da vida cultural no Brasil entre 1900 e 1930. 2º BIMESTRE O
nascimento da República no Brasil e os processos históricos até a metade do
século XX A emergência da vida urbana e a segregação espacial. O trabalhismo
e seu protagonismo político. A questão indígena durante a República (até
1964). Situação dos povos indígenas e dos afrodescendentes no Tocantins. Movimento
multicultural. Nação multirracial e pluriétnica. Anarquismo e feminismo.
Totalitarismos e conflitos mundiais O mundo em conflito: a Primeira Guerra
Mundial. A questão da Palestina. A Revolução Russa. A crise capitalista de
1929. A emergência do fascismo e do nazismo. A Segunda Guerra Mundial. Judeus
e outras vítimas do holocausto 3º BIMESTRE O colonialismo na África. As
guerras mundiais, a crise do colonialismo e o advento dos nacionalismos
africanos e asiáticos. A Organização das Nações Unidas (ONU) e a questão dos
Direitos Humanos. A Carta dos Direitos Humanos da ONU. Diversidade cultural,
étnica. Trabalho Escravo Contemporâneo. O trabalho escravo em diversas
regiões do Tocantins. Tráfico de Pessoas – Mercado de gente na atualidade.
Educação em direitos humanos. Modernização, ditadura civil-militar e
redemocratização: o Brasil após 1946 Os anos 1960: revolução cultural. O
Brasil da era JK e o ideal de uma nação moderna: a urbanização e seus
desdobramentos em um país em transformação. Golpe civil-militar de 1964 e
instalação da ditadura (1964-1985). A ditadura civil-militar e os processos
de resistência. As questões indígena e negra e a ditadura Guerrilha do
Araguaia - 4º BIMESTRE Modernização, ditadura civil-militar e
redemocratização: o Brasil após 1946 O processo de redemocratização A
Constituição de 1988 e a emancipação das cidadanias (analfabetos, indígenas,
negros, jovens etc.). A história recente do Brasil: transformações políticas,
econômicas, sociais e culturais de 1989 aos dias atuais. Os protagonismos da
sociedade civil e as alterações da sociedade brasileira, em especial no
Tocantins Compreensão das causas da violência contra populações
marginalizadas O Brasil e suas relações internacionais na era da
globalização. |
Metodologias: |
Ao professor em sala de aula • Problematização da
temática a partir de imagens, fotografias, vídeos, músicas, poemas, textos •
Exposição e explicação de conteúdo • Realizar síntese/resumo
conceitual/topificado do conteúdo exposto Propor ao aluno: • Questões problemáticas
que envolvam argumentos do texto ao assunto abordado • Produção textual •
Pesquisa de campo • Pesquisa bibliográfica • Intervenção teatral • Responder
no grupo questões formuladas a partir do texto em estudo • Debates em sala de
aula • Jure simulado |
Avaliação: |
Critérios de avaliação: Avaliação Bimestral será
composto pela somatória da nota 4,0 (quatro vírgula zero) referente a
atividades diversificadas; mais a nota 6,0(seis vírgula zero) resultante de
no mínimo 02 avaliações, totalizando nota final de 10,0 (dez vírgula zero)
pontos. Notas de Atividades: tarefas e em sala, provas ( descritivas,
objetivas e subjetivas), trabalhos ( individuais e em grupos dependendo do
período do ano letivo). Atividades de leitura compreensiva de textos,
seminários ( Os alunos apresentam para seus colegas de turma em sala de aula
os estudos realizados em grupo ou individualmente de textos, filmes,
pesquisas, entre outros), relatórios, debates ( em sala de aula, em grupos),
projeto de pesquisa bibliográfica (internet e livro didático), produção de
textos, palestra/Apresentação oral, o, atividades a partir de recursos
audiovisuais (vídeos), trabalho em grupo, questões discursivas e objetivas;
*Instrumentos de avaliação: Provas objetivas e subjetivas, notas de Atividades:
tarefas e em sala, provas ( descritivas, objetivas e subjetivas), trabalhos (
individuais e em grupos dependendo do período do ano letivo), Seminários,
apresentações diversas * Recuperação de estudos: A recuperação de estudos se
dará da seguinte forma: I. Será proporcionado a todos os alunos de forma
concomitante a revisão dos conteúdos não assimilados no processo de
ensinoaprendizagem; II. Após as revisões dos conteúdos, o aluno será
submetido a uma nova avaliação com peso 10,0( dez vírgula zero), cujo resultado
será somado à nota anteriormente obtida e dividido por 2 (dois), desde que o
resultado dessa avaliação de recuperação superior à nota anteriormente
obtida. Recuperação paralela deve possibilitar ao aluno recuperar ou aprender
o conteúdo dado, para tanto é preciso repetir o conteúdo para que este aluno
possa ter a oportunidade de recuperar a aprendizagem |
Bibliografia: |
Boulos Junior, Alfredo História sociedade & cidadania
– Edição reformulada, 6º ano / Alfredo Boulos Junior. 2. ed. São Paulo : FTD,
2018 Diretrizes Curriculares da Educação BásicaHistória Plano Político
Pedagógico |
Ano / Período: |
2º PERÍODO |
Turma(s): |
27.01/EJA.3º SEG.NOT-SEMESTRE1 |
Eixo: |
TEORIA GERAL DO CONHECIMENTO |
Disciplina(s): |
HISTÓRIA |
Conteudo: |
2º SÉRIE – O Iluminismo A Revolução Industrial
Independência dos Estados Unidos da América Revolução Francesa O Império
Napoleônico América no século XIX O Brasil no século XIX: Da Independência
a crise do Império |
Metodologias: |
Ao professor em sala de aula • Problematização da
temática a partir de imagens, fotografias, vídeos, músicas, poemas, textos •
Exposição e explicação de conteúdo • Realizar síntese/resumo
conceitual/topificado do conteúdo exposto Propor ao aluno: • Questões
problemáticas que envolvam argumentos do texto ao assunto abordado • Produção
textual • Pesquisa de campo • Pesquisa bibliográfica • Intervenção teatral •
Responder no grupo questões formuladas a partir do texto em estudo • Debates
em sala de aula • Jure simulado |
Avaliação: |
INSTRUMENTOS AVALIATIVOS • Trabalhos em grupo •
Produção textual • Participação e freqüência • Para casa • Envolvimento com a
escola • Provas |
Bibliografia: |
1. História (Ensino médio) I. Vainfas, Ronaldo. II.
Faria, Sheila de Castro. III. Ferreira, Jorge. IV. Santos, Georgina dos. |
Item |
descricação |
Ano / Período: |
3º PERÍODO |
Turma(s): |
37.01/EJA.3º SEG.NOT-SEMESTRE1 |
Eixo: |
TEORIA GERAL DO CONHECIMENTO |
Disciplina(s): |
HISTÓRIA |
Conteudo: |
3ª SERIE – O Brasil no século XIX: Da
Independência a crise do Império A Instituição da República no Brasil
República Velha Os Estados Unidos no Século XIX Nacionalismo e Imperialismo
Partilha da África e da Ásia A Primeira Guerra Mundial A Revolução Russa A
crise do Capitalismo e Regimes Totalitários Era Vargas A Segunda Guerra
Mundial Guerra Fria Período Democrático – De Dutra a João Goulart
Descolonização da África e Ásia Ditadura Militar Redemocratização do Brasil
História do Tocantins |
Metodologias: |
Ao professor em sala de aula • Problematização da
temática a partir de imagens, fotografias, vídeos, músicas, poemas, textos •
Exposição e explicação de conteúdo • Realizar síntese/resumo
conceitual/topificado do conteúdo exposto Propor ao aluno: • Questões
problemáticas que envolvam argumentos do texto ao assunto abordado • Produção
textual • Pesquisa de campo • Pesquisa bibliográfica • Intervenção teatral •
Responder no grupo questões formuladas a partir do texto em estudo • Debates
em sala de aula • Jure simulado |
Avaliação: |
INSTRUMENTOS AVALIATIVOS • Trabalhos em grupo •
Produção textual • Participação e freqüência • Para casa • Envolvimento com a
escola • Provas |
Bibliografia: |
1. História (Ensino médio) I. Vainfas, Ronaldo. II.
Faria, Sheila de Castro. III. Ferreira, Jorge. IV. Santos, Georgina dos. |
Item |
descricação |
Ano / Período: |
3º PERÍODO |
Turma(s): |
36.01/EJA.2º SEG.NOT-SEMESTRE1 |
Eixo: |
RELAÇÕES SOCIAIS, MEMÓRIA, IMAGINÁRIO E IDEOLOGIA |
Disciplina(s): |
HISTÓRIA |
Conteudo: |
O mundo contemporâneo: o Antigo Regime em crise; A
questão do iluminismo e da ilustração. Respeito e valorização do idoso.
Processo de envelhecimento; As revoluções inglesas e os princípios do
liberalismo; Revolução Industrial e seus impactos na produção e circulação de
povos, produtos e culturas; Revolução Francesa e seus desdobramentos Os
processos de independência nas Américas Rebeliões na América portuguesa: as
conjurações mineira e baiana Independência dos Estados Unidos da América.
Independências na América espanhola. A revolução dos escravizados em São
Domingo e seus múltiplos significados e desdobramentos: o caso do Haiti. Os
caminhos até a independência do Brasil. |
Metodologias: |
Ao professor em sala de aula • Problematização da
temática a partir de imagens, fotografias, vídeos, músicas, poemas, textos •
Exposição e explicação de conteúdo • Realizar síntese/resumo
conceitual/topificado do conteúdo exposto Propor ao aluno: • Questões
problemáticas que envolvam argumentos do texto ao assunto abordado • Produção
textual • Pesquisa de campo • Pesquisa bibliográfica • Intervenção teatral •
Responder no grupo questões formuladas a partir do texto em estudo • Debates
em sala de aula • Jure simulado |
Avaliação: |
Critérios de avaliação: Avaliação Bimestral será
composto pela somatória da nota 4,0 (quatro vírgula zero) referente a
atividades diversificadas; mais a nota 6,0(seis vírgula zero) resultante de
no mínimo 02 avaliações, totalizando nota final de 10,0 (dez vírgula zero)
pontos. Notas de Atividades: tarefas e em sala, provas ( descritivas,
objetivas e subjetivas), trabalhos ( individuais e em grupos dependendo do
período do ano letivo). Atividades de leitura compreensiva de textos,
seminários ( Os alunos apresentam para seus colegas de turma em sala de aula
os estudos realizados em grupo ou individualmente de textos, filmes,
pesquisas, entre outros), relatórios, debates ( em sala de aula, em grupos),
projeto de pesquisa bibliográfica (internet e livro didático), produção de
textos, palestra/Apresentação oral, o, atividades a partir de recursos
audiovisuais (vídeos), trabalho em grupo, questões discursivas e objetivas; |
Bibliografia: |
Boulos Junior, Alfredo História sociedade &
cidadania – Edição reformulada, 7º ano / Alfredo Boulos Junior. 2. ed. São
Paulo : FTD, 2012 Diretrizes Curriculares da Educação BásicaHistória Plano
Político Pedagógico |
Item |
descricação |
Ano / Período: |
4º PERÍODO |
Turma(s): |
46.01/EJA.2º SEG.NOT-SEMESTRE1 |
Eixo: |
RELAÇÕES SOCIAIS, MEMÓRIA, IMAGINÁRIO E IDEOLOGIA |
Disciplina(s): |
HISTÓRIA |
Conteudo: |
O nascimento da República no Brasil e os processos
históricos até a metade do século XX A Proclamação da República e seus
primeiros desdobramentos. Experiências republicanas e práticas autoritárias:
as tensões e disputas do mundo contemporâneo. República Velha. Era Vargas. O
período varguista e suas contradições. Marcha para o Oeste na política
varguista. 2º Governo de Vargas A questão da inserção dos negros no período
republicano do pós-abolição. Os movimentos sociais e a imprensa negra. A
cultura afro-brasileira como elemento de resistência e superação das
discriminações Primeira República e suas características. Contestações e
dinâmicas da vida cultural no Brasil entre 1900 e 1930. O nascimento da
República no Brasil e os processos históricos até a metade do século XX A
emergência da vida urbana e a segregação espacial. O trabalhismo e seu
protagonismo político. A questão indígena durante a República (até 1964).
Situação dos povos indígenas e dos afrodescendentes no Tocantins. Movimento
multicultural. Nação multirracial e pluriétnica. Anarquismo e feminismo.
Totalitarismos e conflitos mundiais O mundo em conflito: a Primeira Guerra
Mundial. A questão da Palestina. A Revolução Russa. A crise capitalista de
1929. A emergência do fascismo e do nazismo. A Segunda Guerra Mundial. Judeus
e outras vítimas do holocausto |
Metodologias: |
Ao professor em sala de aula • Problematização da
temática a partir de imagens, fotografias, vídeos, músicas, poemas, textos •
Exposição e explicação de conteúdo • Realizar síntese/resumo
conceitual/topificado do conteúdo exposto Propor ao aluno: • Questões
problemáticas que envolvam argumentos do texto ao assunto abordado • Produção
textual • Pesquisa de campo • Pesquisa bibliográfica • Intervenção teatral •
Responder no grupo questões formuladas a partir do texto em estudo • Debates
em sala de aula • Jure simulado |
Avaliação: |
Critérios de avaliação: Avaliação Bimestral será
composto pela somatória da nota 4,0 (quatro vírgula zero) referente a
atividades diversificadas; mais a nota 6,0(seis vírgula zero) resultante de
no mínimo 02 avaliações, totalizando nota final de 10,0 (dez vírgula zero)
pontos. Notas de Atividades: tarefas e em sala, provas ( descritivas,
objetivas e subjetivas), trabalhos ( individuais e em grupos dependendo do
período do ano letivo). Atividades de leitura compreensiva de textos,
seminários ( Os alunos apresentam para seus colegas de turma em sala de aula
os estudos realizados em grupo ou individualmente de textos, filmes,
pesquisas, entre outros), relatórios, debates ( em sala de aula, em grupos),
projeto de pesquisa bibliográfica (internet e livro didático), produção de
textos, palestra/Apresentação oral, o, atividades a partir de recursos
audiovisuais (vídeos), trabalho em grupo, questões discursivas e objetivas; |
Bibliografia: |
Boulos Junior, Alfredo História sociedade &
cidadania – Edição reformulada, 6º ano / Alfredo Boulos Junior. 2. ed. São
Paulo : FTD, 2018 Diretrizes Curriculares da Educação BásicaHistória Plano
Político Pedagógico |
Item |
descricação |
Ano / Período: |
3ª SÉRIE |
Turma(s): |
33.03/EM.VESP |
Eixo: |
ANÁLISE LINGUÍSTICA: USOS DA LÍNGUA |
Disciplina(s): |
HISTÓRIA |
Conteudo: |
O Brasil no século XIX: ¬ Da Independência a crise
do Império ¬ A Instituição da República no Brasil ¬ República Velha Os
Estados Unidos no Século XIX Nacionalismo e Imperialismo Partilha da África e
da Ásia A Primeira Guerra Mundial A Revolução Russa A crise do Capitalismo e
Regimes Totalitários Era Vargas A Segunda Guerra Mundial Guerra Fria Período
Democrático – De Dutra a João Goulart Descolonização da África e Ásia Ditadura
Militar Redemocratização do Brasil História do Tocantins |
Metodologias: |
Ao professor em sala de aula • Problematização da
temática a partir de imagens, fotografias, vídeos, músicas, poemas, textos •
Exposição e explicação de conteúdo • Realizar síntese/resumo
conceitual/topificado do conteúdo exposto Propor ao aluno: • Questões
problemáticas que envolvam argumentos do texto ao assunto abordado • Produção
textual • Pesquisa de campo • Pesquisa bibliográfica • Intervenção teatral •
Responder no grupo questões formuladas a partir do texto em estudo • Debates
em sala de aula • Juri simulado |
Avaliação: |
• Trabalhos em grupo • Produção textual •
Participação e freqüência • Para casa • Envolvimento com a escola • Provas |
Bibliografia: |
1. História (Ensino médio) I. Vainfas, Ronaldo. II.
Faria, Sheila de Castro. III. Ferreira, Jorge. IV. Santos, Georgina dos. |
Item |
descricação |
Ano / Período: |
2º PERÍODO |
Turma(s): |
27.01/EJA.3º SEG.NOT-SEMESTRE1 |
Eixo: |
TEORIA GERAL DO CONHECIMENTO |
Disciplina(s): |
FILOSOFIA |
Conteudo: |
- Teoria do conhecimento - O problema do conhecimento - As fontes do conhecimento - Filosofia e método (Aristóteles e Descartes) - Perspectivas do conhecimento( Descartes, hume e
Kant) - Filosofia política -
Busca da essência da política ( os gregos, Rousseau) - A política em Maquiavel - Política e violência -
A democracia |
Metodologias: |
Ao professor em sala de aula • Problematização da
temática a partir de imagens, fotografias, vídeos, músicas, poemas, textos •
Exposição e explicação de conteúdo • Realizar síntese/resumo
conceitual/topificado do conteúdo exposto Propor ao aluno: • Questões
problemáticas que envolvam argumentos do texto ao assunto abordado • Produção
textual • Pesquisa de campo • Pesquisa bibliográfica • Intervenção teatral •
Responder no grupo questões formuladas a partir do texto em estudo • Debates
em sala de aula |
Avaliação: |
• Trabalhos em grupo • Produção textual •
Participação e freqüência • Para casa • Envolvimento com a escola • Provas
RECURSOS Livro didático Data Show Violão Microsistem Textos DVDs Caixa
amplificada Tablets Notebook Vídeos, filmes Documentários |
Bibliografia: |
COTRIM, Gilberto. Fundamentos da filosofia: história
e grandes temas. São Paulo: Saraiva. |
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