segunda-feira, 3 de fevereiro de 2025

Introdução ao Estudos Históricos

 Introdução aos Estudos Históricos

O modo de se compreender o passado pode acontecer de diferentes formas.


 1. Conceito de História

- História é a ciência que estuda a mudança.

  - História é vida, é movimento, é transformação.

  - A História estuda a vida humana através do tempo: estuda o que os homens fizeram, pensaram ou sentiram enquanto seres sociais.

  - Processo de transformação onde todos os homens são agentes das constantes mudanças que ocorrem: processo histórico.


 2. O Termo História

- Os gregos foram os primeiros a utilizá-lo:

  - "Histor" originalmente significava aquele que apreende pelo olhar, aquele que sabe, o testemunho, aquele que testemunhou com seus próprios olhos os acontecimentos.

  - "História" ("his" + "oren") significava apreender pelo olhar aquilo que se sucede dinamicamente, ou seja, testemunhar os acontecimentos, a realidade.

  - Por influência de Heródoto, que deu o título de "Histórias" ao resultado de suas pesquisas acerca das Guerras Médicas, o termo assumiu o sentido particular de busca do conhecimento das coisas humanas, do saber histórico.

  - História passou a significar a busca, a pesquisa e também os resultados compilados na obra histórica.


3. Sentidos da Palavra História

- Realidade histórica:

  - Conjunto dos fenômenos pelos quais se manifestou, se manifesta ou se manifestará a vida da humanidade; a realidade objetiva do movimento do mundo e das coisas.

- Conhecimento histórico:

  - A observação subjetiva da realidade pelo historiador.

- Obra histórica:

  - O registro da observação da realidade feita pelo historiador em um relato escrito.


 4. O Agente da História

- O Homem (ser humano) é o agente fazedor da História.


5. Cultura

- Cultura é a maneira de manifestar a vida de um grupo humano.

  - É o conjunto das diversas formas naturais e espirituais com que os indivíduos de um grupo convivem, nas quais atuam e se comunicam e cuja experiência coletiva pode ser transmitida através de vias simbólicas para a geração seguinte.

  - O Homem produz cultura: produz objetos e ideias de acordo com suas necessidades de sobrevivência.


6. Fontes Históricas

- Vestígios (documentos) que permitem a reconstituição do passado:

  - Arqueológicos: restos de animais, utensílios, fósseis, ruínas de templos, palácios e túmulos, esculturas, pinturas, cerâmicas, moedas, medalhas, armas, etc.

  - Escritos: códigos, decretos, tratados, constituições, leis, editais, relatórios, registros civis, memórias, crônicas, etc.

  - Orais: tradições, lendas, mitos, fábulas, narrações poéticas, canções populares, etc.


7. Fato Histórico

- O fato histórico é o objeto de estudo da História:

  - É singular, irreversível e de repercussão social.


 8. Ciências Auxiliares da História

- Economia: estuda os meios de produção, distribuição, consumo e circulação da riqueza.

- Sociologia: estuda o homem em sociedade.

- Geografia: estuda a superfície da terra no seu aspecto físico e humano.

- Antropologia: estuda o homem no aspecto biológico e cultural.

- Arqueologia: estuda as culturas extintas.

- Paleontologia: estuda os fósseis.

- Cronologia: localização dos fatos no tempo.

- Paleografia: escritos antigos em materiais leves.

- Epigrafia: escritos antigos em materiais pesados.

- Heráldica: brasões, escudos e insígnias.

- Numismática: moedas.


9. Para Que Serve a História?

- Para dar consciência aos homens do seu poder de transformar a realidade.


Questionário: Introdução aos Estudos Históricos


1. Conceito de História:

- O que é história?

- Por que a história é considerada uma ciência que estuda a mudança?


2. O Termo História:

- Quem foram os primeiros a utilizar o termo "história" e o que significava originalmente?

- Como Heródoto influenciou o significado do termo "história"?


3. Sentidos da Palavra História:

- Explique o que é a realidade histórica.

- Qual a diferença entre conhecimento histórico e obra histórica?


4. O Agente da História:

- Quem é considerado o agente da história e por quê?


5. Cultura:

- Como a cultura é definida no contexto histórico?

- De que maneiras o homem produz cultura?


6. Fontes Históricas:

- Quais são os tipos de fontes históricas e dê exemplos de cada uma.

- Por que as fontes históricas são importantes para o estudo da história?


7. Fato Histórico:

- O que caracteriza um fato histórico?

- Por que o fato histórico é considerado singular e irreversível?


8. Ciências Auxiliares da História:

- Cite três ciências auxiliares da história e explique brevemente o que cada uma estuda.


9. Para que Serve a História:

- Qual é a principal função da história na vida dos indivíduos e da sociedade?




Introdução ao Estudos Históricos

1. CONCEITO DE HISTÓRIA:- História é a ciência que estuda a mudança. - História é vida, é movimento, é transformação.  - a História estuda a vida humana através do tempo: estuda o que os homens fizeram, pensaram ou sentiram enquanto seres sociais. - Processo de transformação onde todos os homens são agentes das constantes mudanças que ocorrem: processo histórico.

2. O TERMO HISTÓRIA:- os gregos foram os primeiros a utilizá-lo: histor, originalmente, significava aquele que apreende pelo olhar, aquele que sabe, o testemunho, aquele que testemunhou com seus próprios olhos os acontecimentos. - “História” (“his” + “oren”) significava apreender pelo olhar aquilo que se sucede dinamicamente, ou seja, testemunhar os acontecimentos, a realidade.
- por influência de Heródoto, que deu o título de Histórias ao resultado de suas pesquisas acerca das Guerras Médicas, o termo assumiu o sentido particular de busca do conhecimento das coisas humanas, do saber histórico. - História passou a significar a busca, a pesquisa e também os resultados compilados na obra histórica.
3.  SENTIDOS DA PALAVRA HISTÓRIA:- realidade histórica: conjunto dos fenômenos pelos quais se manifestou, se manifesta ou se manifestará a vida da humanidade Ò a realidade objetiva do movimento do mundo e das coisas. - conhecimento histórico: a observação subjetiva da realidade pelo historiador.
- obra histórica: o registro da observação da realidade feita pelo historiador  num relato escrito.
4. O AGENTE DA HISTÓRIA: - O Homem ( ser humano)  é o agente fazedor da História
5. CULTURA: - Cultura é a maneira de manifestar vida de um grupo humano. - é o conjunto das diversas formas naturais e espirituais com que os indivíduos de um grupo convivem, nas quais atuam e se comunicam e cuja experiência coletiva pode ser transmitida através de vias simbólicas para a geração seguinte. - o Homem produz cultura: produz objetos e ideias de acordo com suas necessidades de sobrevivência.
6. FONTES HISTÓRICAS: + vestígios (documento) que permitem a reconstituição do passado.
- arqueológicos: restos de animais, utensílios, fósseis, ruínas de templos, palácios e túmulos, esculturas, pinturas, cerâmicas, moedas, medalhas, armas, etc.
- escritos: códigos, decretos, tratados, constituições, leis, editais, relatórios, registros civis, memórias, crônicas, etc.
- orais: tradições, lendas, mitos, fábulas, narrações poéticas, canções populares, etc.
7. FATO HISTÓRICO: - o fato histórico é o objeto de estudo da História.- é singular, irreversível e de repercussão social.
8. CIÊNCIAS AUXILIARES DA HISTÓRIA: - Economia: estuda os meios de produção, distribuição, consumo e circulação da riqueza. - Sociologia: estuda o homem em sociedade. - Geografia: estuda a superfície da terra no seu aspecto físico e humano. - Antropologia: estuda o homem no aspecto biológico e cultural.  - Arqueologia: estuda as culturas extintas. - Paleontologia: estuda os fósseis. - Cronologia: localização dos fatos no tempo. - Paleografia: escritos antigos em materiais leves. - Epigrafia: escritos antigos em materiais pesados. - Heráldica: brasões, escudos e insígnias. - Numismática: moedas.
9. PARA QUE SERVE A HISTÓRIA?- para dar consciências aos homens do seu poder de transformar a realidade.      

        

Nenhum comentário:

Postar um comentário

HISTÓRIA DE TAGUATINGA TOCANTINS

Taguatinga, uma cidade localizada na região oriental do estado de Tocantins, é um lugar de grande riqueza cultural e histórica. A cidade est...