segunda-feira, 3 de fevereiro de 2025

Para que serve a História?

 1° SEMANA -  Orientações para as Aulas

1. Pontualidade: Chegar pontualmente às aulas.
2. Participação: Participar ativamente das discussões.
3. Entrega de Trabalhos: Entregar trabalhos nas datas estipuladas.
4. Respeito: Manter respeito mútuo entre estudantes e professores.
5. Presença: Comparecer a todas as aulas.
6. Material de Estudo: Trazer o material necessário para cada aula.
7. Honestidade Acadêmica: Evitar qualquer forma de desonestidade acadêmica.
8. Provas e Avaliações: Realizar provas nas datas agendadas.
9. Revisões e Feedback: Solicitar revisão de notas e feedback dentro do prazo estabelecido.
10. Proibição de Celulares: É proibido o uso de celulares em sala de aula, conforme a Lei 15.100/25.
11. Recuperação de Aulas Perdidas: Em caso de falta, procurar os colegas para atualizar-se sobre as atividades e provas realizadas.

 


 Para que serve a História?  Esquema-Resumo 

 História = Ciência Humana → Estuda o passado para compreender o presente.

 Não prevê o futuro!

 

Por que estudar História?

 

 Compreender processos históricos que moldam a sociedade.

 Identificar permanências e mudanças ao longo do tempo.

 Exemplo: Machismo → Construção social com raízes históricas.

Método da História

 


 Historiadores utilizam fontes para estudar o passado:

 Fontes Primárias → Documentos oficiais, manuscritos, leis, cartas.

 Fontes Secundárias → Livros acadêmicos, artigos científicos.

 Fontes Terciárias → Enciclopédias, compilações bibliográficas.

 Nenhuma fonte é totalmente imparcial!

 


 Análise crítica = Aproximação da realidade histórica.

Ciências Auxiliares da História

 

 Geografia → Delimita espaço dos acontecimentos.

 Arqueologia → Analisa vestígios materiais.

 Sociologia → Estuda a organização social.

 Antropologia → Investiga culturas e costumes.

 Filosofia → Métodos de análise e interpretação.

Historiografia e o Pai da História

 Historiografia = Diferentes formas de escrever a História.

 

A estátua de Heródoto adorna o parlamento austríaco em Viena, Áustria



 Heródoto (séc. V a.C.) → Primeiro a registrar a História baseada em investigações.

 Antes dele: Apenas relatos épicos e mitológicos.

 Conclusão:

 História nos ajuda a refletir sobre o mundo.

 Método crítico para compreender a sociedade.

 Baseada em evidências e diferentes fontes.

 Sejam bem-vindos ao estudo da História!

 

Texto Base: para que serve a História?


A História é uma ciência humana cujo objetivo é estudar o passado para compreender como chegamos até o presente. No entanto, diferentemente do que muitos pensam, a História não investiga o futuro nem tem a função de prever o que acontecerá. O historiador analisa os acontecimentos passados para entender os processos que moldaram a sociedade atual.



Mas como o passado ainda influencia o presente? Podemos citar o machismo como exemplo. Esse fenômeno social tem raízes históricas, pois, há milhares de anos, determinadas sociedades estabeleceram relações desiguais entre homens e mulheres. Assim, estudar o passado nos permite compreender essas construções sociais e, se necessário, questioná-las e transformá-las.


A História, como toda ciência, necessita de um método para se desenvolver. Os historiadores utilizam diferentes tipos de fontes para suas pesquisas, classificadas em três categorias principais:
Fontes primárias: documentos oficiais, legislações, manuscritos e outros registros escritos por pessoas que viveram os acontecimentos.

Fontes secundárias: análises e interpretações feitas a partir de fontes primárias, como livros acadêmicos e artigos científicos.

Fontes terciárias: compilações de fontes primárias e secundárias, como enciclopédias e bibliografias comentadas.

 

Nenhuma fonte é totalmente imparcial ou absolutamente confiável, pois a História é uma ciência interpretativa. No entanto, o estudo crítico dessas fontes nos ajuda a chegar o mais próximo possível dos fatos.
Além disso, a História não trabalha isoladamente. Ela se apoia em outras áreas do conhecimento, conhecidas como ciências auxiliares. Algumas delas são:

Geografia: delimita o espaço onde os eventos históricos ocorreram.
Arqueologia: analisa vestígios materiais deixados por civilizações passadas.

Sociologia: estuda a organização das sociedades.

Antropologia: investiga culturas e costumes.

Filosofia: fornece métodos de análise e interpretação da realidade.

 

A História, portanto, não é apenas um relato de fatos e datas. Ela nos permite compreender o mundo e refletir sobre nosso papel nele. Para aprofundar esse conhecimento, é essencial estudar a historiografia, que trata das diferentes formas de se escrever a História ao longo do tempo.


Um exemplo importante é Heródoto, considerado o pai da História. Nascido na Grécia no século V a.C., ele foi um dos primeiros a registrar os acontecimentos de sua época com base em investigações e relatos de testemunhas. Antes dele, a História era contada de forma épica, enfatizando apenas grandes batalhas e utilizando mitologia para explicar os eventos.


Nosso estudo seguirá essa linha: entender como a História é construída, quais métodos são utilizados e como podemos interpretá-la criticamente. Ao longo das aulas, exploraremos as diferentes formas de registrar e analisar o passado, sempre com um olhar questionador e baseado em evidências.
Sejam bem-vindos ao estudo da História!

 

ASSISTAM O VÍDEOAULA: https://youtu.be/Fq2jtW5q9hY?si=kSs4WPBCeiKpsA8b

Para que serve a História?  Canal Parabólica

Ótimo, vamos lá!

 

ATIVIDADES

 

 Questões de Múltipla Escolha

 

1. Qual é o objetivo da História como ciência?

   a) Prever o futuro

   b) Analisar o presente para entender o futuro

   c) Estudar o passado para compreender o presente

   d) Criar novas teorias sobre a sociedade

 

2. Qual das seguintes NÃO é uma categoria de fontes históricas mencionada no texto?

   a) Fontes primárias

   b) Fontes secundárias

   c) Fontes terciárias

   d) Fontes quaternárias

 

3. O que caracteriza as fontes primárias de pesquisa histórica?

   a) Análises e interpretações feitas a partir de fontes primárias

   b) Documentos oficiais, legislações, manuscritos e registros escritos por pessoas que viveram os acontecimentos

   c) Compilações de fontes primárias e secundárias

   d) Artigos científicos e livros acadêmicos

 

 

 

4. Qual das seguintes áreas do conhecimento NÃO é mencionada como ciência auxiliar da História no texto?

 a) Filosofia

 b) Sociologia

 c) Medicina

 d) Antropologia

 

5. Quem é considerado o pai da História?

 a) Sócrates

 b) Platão

 c) Heródoto

 d) Aristóteles

 

Questões Dissertativas

 

1. Explique como o estudo do passado pode nos ajudar a questionar e transformar construções sociais contemporâneas, usando o exemplo do machismo mencionado no texto.

 

2. Discuta a importância das ciências auxiliares para a História. Escolha duas ciências auxiliares mencionadas no texto e explique como elas contribuem para a análise histórica.

 

3. A História é uma ciência interpretativa. Explique essa afirmação e discuta como o estudo crítico das fontes históricas pode nos aproximar dos fatos.

 

4. Analise a importância de Heródoto para a historiografia, destacando suas contribuições e a mudança de abordagem no registro dos acontecimentos históricos.

 

 TRABALHO DE HISTÓRIA EM EQUIPES DE 5 ESTUDANTES 

TEMA DO TRABALHO:


"Por que estudar História? Reflexões sobre o passado e seus impactos no presente"


OBJETIVOS:

- Compreender a importância da História para a formação cidadã.

- Relacionar fatos históricos com questões atuais.

- Desenvolver senso crítico e argumentação.

- Trabalhar em equipe e apresentar ideias de forma criativa.


METODOLOGIA ATIVA: "Sala de Aula Invertida e Aprendizagem Baseada em Problemas"


Pesquisa Prévia:


Os estudantes deverão se dividir em grupos e estudar os temas relacionados à importância da História na sociedade.

Sugestões de temas para pesquisa:

- História e identidade cultural.

- História e os direitos humanos.

- História e fake news.

- História e a democracia.

- História do Brasil.

- História de Taguatinga (ou outro tema relacionado à História).

Dinâmica em Sala:

Divida a turma em grupos e atribua um tema para cada um. Os grupos devem apresentar suas descobertas de forma criativa: vídeos, podcasts, peças teatrais, infográficos, etc.


Debate e Reflexão:


Após as apresentações, os estudantes deverão analisar e responder às seguintes questões:


- "Se ninguém estudasse História, o que aconteceria?"

- "Como a História pode nos ajudar a resolver problemas atuais?"

- "Os livros de História são neutros? Quem conta a História?"

Produção Final:

Cada aluno deve escrever um texto reflexivo (crônica, carta, artigo de opinião) respondendo à pergunta: "Por que estudar História?" e publicá-lo no blog: [Tagua2020](https://tagua2020.blogspot.com/).

OU ENTREGAR AO PROFESSOR 

AVALIAÇÃO:

- Participação nas discussões e atividades.

- Criatividade na apresentação do tema.

- Clareza e profundidade na produção final.



 

 

 

 

Plano de Aula
Tema: Para que serve a História?
Competências Gerais:
Desenvolver o pensamento crítico e a capacidade de análise histórica.
Compreender a importância do passado na construção do presente.
Argumentar de forma coerente, utilizando conceitos e métodos da História.
Competências Específicas de História:
Identificar e utilizar diferentes fontes históricas para interpretar a realidade.
Relacionar a História com outras áreas do conhecimento (ciências auxiliares).
Compreender a História como uma ciência em constante transformação, baseada em métodos e evidências.
Unidade Temática / Campos de Atuação:
Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
Fundamentos e métodos da História
Habilidades (BNCC):
(EM13CHS101) Identificar os processos históricos que influenciam a construção da sociedade atual.
(EM13CHS102) Compreender a História como um processo de interpretação baseado em fontes e métodos científicos.
(EM13CHS103) Relacionar a História com outras áreas do conhecimento para aprofundar a análise dos fenômenos sociais.
Objetos de Conhecimento:
A História como ciência e sua função na sociedade.
O papel das fontes históricas na construção do conhecimento.
As ciências auxiliares da História.
A historiografia e a construção do pensamento histórico.
O papel de Heródoto e a evolução da escrita da História.
Metodologias:
Aula expositiva e dialogada: Apresentação dos conceitos fundamentais, estimulando a participação dos alunos com perguntas reflexivas.
Análise de fontes: Trabalho com textos de historiadores e exemplos de fontes primárias, secundárias e terciárias.
Discussão em grupo: Debate sobre a influência do passado no presente e a importância da História para a sociedade.
Atividade prática: Pesquisa e produção de um pequeno texto interpretativo a partir de uma fonte histórica.
Recursos Didáticos:
Texto-base com conceitos introdutórios sobre História.
Trechos de obras de Heródoto e outros historiadores.
Vídeos explicativos sobre a historiografia e fontes históricas.
Quadro e marcador para esquemas visuais.
Atividade impressa ou digital para análise de fontes.
Avaliação:
Participação nas discussões e atividades em grupo.
Análise escrita de uma fonte histórica, considerando critérios como: 
Clareza na argumentação.
Uso adequado de conceitos históricos.
Relacionamento da fonte com o contexto estudado.
Reflexão individual ou em dupla sobre a importância da História na sociedade atual, em formato de redação curta ou vídeo.

GABARITO

 

Questões de Múltipla Escolha

 

1. Qual é o objetivo da História como ciência?

   c) Estudar o passado para compreender o presente

 

2. Qual das seguintes NÃO é uma categoria de fontes históricas mencionada no texto?

   d) Fontes quaternárias

 

3. O que caracteriza as fontes primárias de pesquisa histórica?

   -b) Documentos oficiais, legislações, manuscritos e registros escritos por pessoas que viveram os acontecimentos

 

4. Qual das seguintes áreas do conhecimento NÃO é mencionada como ciência auxiliar da História no texto?

   c) Medicina

 

5. Quem é considerado o pai da História?

   c) Heródoto

 

 

 

 

 

 

 

Questões Dissertativas

 

1. Explique como o estudo do passado pode nos ajudar a questionar e transformar construções sociais contemporâneas, usando o exemplo do machismo mencionado no texto.

 

   O estudo do passado nos permite compreender as origens e o desenvolvimento de construções sociais como o machismo. O machismo, por exemplo, tem raízes históricas que remontam a milhares de anos, quando determinadas sociedades estabeleceram relações desiguais entre homens e mulheres. Analisando esses contextos históricos, podemos entender como essas desigualdades foram construídas e perpetuadas ao longo do tempo. Com esse conhecimento, somos capazes de questionar essas construções e promover mudanças na sociedade contemporânea, buscando igualdade de gênero e justiça social.

 

2. Discuta a importância das ciências auxiliares para a História. Escolha duas ciências auxiliares mencionadas no texto e explique como elas contribuem para a análise histórica.

 

   As ciências auxiliares são fundamentais para a História, pois oferecem métodos e dados que enriquecem a análise histórica. A Geografia, por exemplo, delimita o espaço onde os eventos históricos ocorreram, ajudando a entender a influência do meio ambiente sobre os acontecimentos e a dinâmica das sociedades. A Arqueologia, por sua vez, analisa vestígios materiais deixados por civilizações passadas, fornecendo evidências concretas que ajudam a reconstruir e interpretar o passado. Ambas as ciências auxiliam os historiadores a obter uma compreensão mais abrangente e detalhada dos processos históricos.

 

3. A História é uma ciência interpretativa. Explique essa afirmação e discuta como o estudo crítico das fontes históricas pode nos aproximar dos fatos.

 

   A História é uma ciência interpretativa porque envolve a análise e interpretação de fontes diversas para reconstruir o passado. Nenhuma fonte é totalmente imparcial ou absolutamente confiável, pois todas refletem a perspectiva e o contexto de seus autores. O estudo crítico das fontes históricas permite aos historiadores avaliar a validade e a parcialidade dessas fontes, cruzando informações e contextos para chegar o mais próximo possível dos fatos. Essa abordagem crítica ajuda a evitar distorções e contribui para uma compreensão mais precisa dos eventos históricos.

 

 

 

 

 

4. Analise a importância de Heródoto para a historiografia, destacando suas contribuições e a mudança de abordagem no registro dos acontecimentos históricos.

 

   Heródoto é considerado o pai da História por suas contribuições fundamentais à historiografia. Nascido na Grécia no século V a.C., ele foi um dos primeiros a registrar os acontecimentos de sua época com base em investigações e relatos de testemunhas, em vez de se limitar a relatos épicos e mitológicos. Heródoto trouxe uma abordagem mais crítica e investigativa ao estudo da História, buscando compreender os eventos em seu contexto e explorar as causas e consequências dos acontecimentos. Sua metodologia estabeleceu as bases para a historiografia moderna, que valoriza a pesquisa meticulosa e a análise crítica 

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