quinta-feira, 2 de abril de 2020

ESQUEMA RESUMO: OS PRÉ SOCRÁTICOS


Os pré-socráticos
 OS PRÉ- SOCRÁTICOS Os primeiros filósofos PASSAGEM DO MITO AO LOGOS
* A mitologia formava o conjunto de crenças que o povo grego usava para explicar os fenômenos e fatos de sua vida comunitária ou pessoal.
 Mas, dos séculos VIII a VI a.C., alguns fatos modificaram a visão do povo grego. São eles:
- O surgimento da Polis, cidade- estado grega
- O surgimento da escrita e as leis
- Invenção da moeda
* Tese de Vernant: é de que o contexto sócio-político da pólis – grega, no qual os cidadãos discutiam em praça pública ou destinos da cidade, favoreceu para o desenvolvimento da linguagem argumentativa discursiva, racional, o que caracteriza a filosofia.
- Logos: a busca de uma cosmologia do pensamento racional e sistemático da origem e característica do universo.
- Primeira fase na história da filosofia.
- Pré socrático anterior a Sócrates.

* Do mito ao logos
- O homem grego começava a viajar e receber visitantes estrangeiros.
- As cidades gregas caminham para um auge econômico e cultural e isso requer explicações mais elaboradas, além da:
- Arte de debater;
- Discussão acerca das virtudes, etc.
* Do mito ao logos
- A filosofia surgiu como herdeira da mitologia, mas, com uma missão clara: apresentar aos homens explicações que fossem além dos mitos.
* PRIMEIROS FILÓSOFOS – OS PRÉ-SOCRÁTICOS
- Os 1ºs filósofos surgiram na Jônia, conjunto de colônias gregas, e, mais tarde, ao sul da Itália, na Magna Grécia.
- Acatavam parcialmente os mitos, mas acreditavam que havia uma explicação racional para os fenômenos. Maior preocupação: encontrar a ARCHÉ (princípio fundamental) do Universo. Principal pergunta: qual o elemento que deu origem, compõe e sustenta o cosmos?
- Eles eram cosmológicos (cosmos=universo, logia= lógica, explicação) e físicos: queriam explicação para o mundo físico – a natureza.
- São chamados pré-socráticos pois é com Sócrates que se tem início o período clássico da filosofia e o surgimento dos grandes sistemas.
* TALES DE MILETO
- O “pai” da filosofia. Foi o 1º a formular um princípio filosófico. Princípio do universo: a água. A água se apresenta em vários estados, é imprescindível à vida, está em todos os lugares. Logo, deve ter sido dela que surgiu o Universo.
- Ora, a água deve ter alguma faculdade especial que lhe permita transformar-se ilimitadamente. A água está em todos os lugares onde a vida floresce, onde ela não está não há vida. Ex: Quando observava o ciclo das águas do Nilo, Tales observou que a terra, até então, árida e infértil, depois do contato com a água, revelava-se próspera e cheia de vida.
- Explicar logicamente aquilo que se diz é o que difere, basicamente, a filosofia da mitologia.
* HERÁCLITO DE ÉFESO
-  Primeiro princípio: o fogo, ou o vir-a-ser. PANTA REI (tudo flui) Esse constante movimento que faz as coisas surgirem e desaparecerem continuamente, sem nunca ser.
* PARMÊNIDES DE ELÉIA
- Não há movimento. Tudo o que vemos de movimento não passa de ilusão causada por nossos sentidos. O princípio do universo é o SER, que é eterno, imóvel e origem de todas as coisas.
* PITÁGORAS DE SAMOS
- Primeiro princípio: o número. Ao observarmos o universo, percebemos a presença do número em todas as relações.
- O universo, em toda a sua complexidade, harmonia e extensão (desde a música até os fenômenos climáticos e astronômicos), pode ser traduzido, exprimido, compreendido e mensurado pelo número.

* ANAXÍMENES
- Primeiro princípio: o AR.
- Partiu de um princípio material encontrado na natureza que justificasse a composição, sustentação e determinação de todo o universo. O ar pode transforma-se por condensação em água e terra e, por rarefação, em fogo.
* EMPÉDOCLES DE AGRIGENTO
- Primeiro princípio: agregação ou desagregação dos quatro elementos (fogo, terra, água e o ar).
 Por ser cada elemento eterno e incorruptível, eles permanecem os mesmos – herança dos eleatas –, mas, com sua contínua agregação e desagregação, dão origem à multiplicidade do mundo e ao devir. As forças agregadoras e desagregadoras são respectivamente o amor e o ódio.
* DEMÓCRITO DE ADBERA
- Primeiro princípio: ÁTOMO, do qual tudo deriva. 1ª teoria atômica: um espaço vazio separa os átomos, permitindo-lhes que se movam livremente.
- DEMÓCRITO E LEUCIPO Como os átomos se movem, podem colidir um com outro para formar novas disposições de átomos, de modo que os objetos no mundo parecem mudar. Os 2 pensadores consideravam que há um número infinito desses átomos eternos, mas que o número de diferentes combinações aos quais eles podem se ajustar é finito.

* ANAXIMANDRO Primeiro princípio: apeíron, o ilimitado, indeterminado e infinito. Todas as coisas que existem são diversas tanto em qualidade quanto em quantidade. 1º a utilizar o termo técnico arché para designar o princípio fundamental de tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PLANO DE AULA BRASIL COLÔNIA