segunda-feira, 6 de abril de 2020

PROVA REVOLUÇÃO RUSSA 04

Brasão Oficial Taguatinga
Taguatinga – TO.
Escola: _________________________________________
Prof° Edílson Luiz Rocha
Nome do(a) Aluno(a): ______________________________Turma: _____        
Avaliação de História    _____:  Data:  ___/____/ 2017.
Valor: _______                                                        Nota: ____



1. Uma das principais causas da Revolução Russa foi a situação de injustiça social que afetava as camadas mais pobres da população no começo do século XX. Qual das alternativas abaixo apresenta características do contexto histórico da Rússia pré-revolução?
A - trabalhadores urbanos, clero e nobreza pagavam altos impostos; setor industrial desenvolvido; camponeses vivendo em situação de miséria.
B - trabalhadores rurais vivendo em extrema situação de pobreza; economia atrasada; altos impostos pagos pelas camadas mais baixas da sociedade.
C - agricultura atrasada, distribuição de renda igualitária; privilégios sociais, políticos e econômicos para a nobreza.
D - boa situação econômica para toda população, falta de democracia, altos impostos pagos pela nobreza e clero.

2. A Revolução Russa de outubro de 1917 foi liderada por Lênin e os revolucionários prometiam as seguintes ações:
A - Implantação o sistema capitalista na Rússia após a revolução.
B - Um governo socialista, apoiado pela nobreza russa.
C - Distribuição de terras, igualdade social, democracia e participação do clero nas decisões do governo.
D - Paz (saída da Rússia da 1ª Guerra Mundial), terra, pão, liberdade e trabalho.

3. Qual das alternativas abaixo apresenta as principais mudanças ocorridas na Rússia após a revolução e implantação do socialismo?
A - Nacionalização de bancos; implantação de leis que favoreciam os donos de indústrias, implantação de sistema democrática com eleições livres e diretas para todos os cargos públicos.
B - Redistribuição de terras para os trabalhadores do campo
C - Redistribuição de terras para os trabalhadores do campo; nacionalização de bancos; controle das fábricas pelos operários.
D - Implantação de sistema democrático, fortalecimento de laços econômicos e militares com os Estados Unidos, criação de governo composto por integrantes de todas as camadas da sociedade russa.

4. Qual das alternativas abaixo explica melhor a situação política da Rússia após a Revolução?
A - O sistema político era unipartidário, ou seja, o governo era controlado por um único partido político: PC (Partido Comunista).
B - O sistema político era bipartidário, ou seja, o governo era controlado por dois partidos políticos: PC (Partido Comunista) e PM (Partido Monarquista).
C - Existiam várias partidos políticos e os presidentes eram escolhidos através de eleições diretas.
D - Embora houvesse apenas um partido político, o Partido Comunista, havia muita liberdade política e de expressão onde todos podiam manifestar livremente suas opiniões e posições políticas sem sofrer perseguições.

5. Em 1922 foi implantada a URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas). Qual das alternativas abaixo apresenta características da URSS.
A - Total liberdade política, investimentos em arte e cultura, política econômica voltada para as camadas mais pobres da população.
B - Sistema econômico capitalista, política militarista, aliança política e militar com os Estados Unidos e Grã-Bretanha.
C - Adesão à economia de mercado, fortes laços comerciais com países do oeste europeu, repressão aos opositores políticos.
D - Falta de democracia, governo controlado pelo Partido Comunista, fortes investimentos nos setores industrial e bélico.



 6. Leia o texto a seguir: “[...] De um certo modo, os companheiros de Lenine, a um passo da morte, continuavam a pensar que 'o partido era o proletariado', e que seu chefe, Stálin, não se apartara da causa proletária. O pensamento ideológico se processa por meio de identificações em cadeia: é sempre um raciocínio, embora muitas vezes irrazoável. E nada mais fácil do que aceitar raciocínios em si verossímeis, mas absurdos com referência à realidade. ” (Aron, Raymond. Paz e Guerra entre as nações. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, Instituto de Pesquisas e Relações Internacionais; São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2002. pp. 244-245)
Para o autor, o raciocínio dos companheiros de Lenine não se ajustava à realidade:

a) porque Stalin não tinha pretensão de prosseguir com o comunismo na URSS.
b) porque o proletariado não tinha uma ideologia, mas sim um programa de ação revolucionária ininterrupto rumo à perfeita sociedade comunista.
c) porque Stalin abriu as portas da URSS ao capitalismo e ao livre mercado.
d) porque não havia, nas ideias de Lenin, nenhuma perspectiva política que aprovasse o uso da violência.
e) porque a ideologia que Lenin desenvolveu, a partir das ideias de Marx, fez com que seus companheiros, mesmo estando a caminho da morte ordenada por Stalin, ainda acreditassem que aquilo acontecia em nome do proletariado.

7 - “ A queda da burguesia e a vitória do proletariado são igualmente inevitáveis ... Os proletários nada têm a perder com ela, a não ser as próprias cadeias e têm um mundo a ganhar. Proletários de todos os países, uni-vos!”
Assinale, nas alternativas abaixo, o nome do personagem da história a que devemos este pensamento:
a)  Napoleão Bonaparte;
b)  Thomas Malthus;
c)  David Ricardo;
d)  Friedrich Engels;
e)  Karl Marx.

8. (PUCCAMP) "... ou o poder se transfere para as mãos dos operários, soldados e camponeses revolucionários; e, nesse caso, significará a abolição total da tirania dos donos de terras, o aniquilamento imediato dos capitalistas, a proposta urgente de uma paz justa. A terra estará garantida para os camponeses, o controle da indústria assegurado aos operários. Haverá pão para os que têm fome e essa guerra absurda chegará ao fim!..." Pode-se associar ao texto a Revolução
a) Americana.   b) Francesa.  c) Russa.   d) Gloriosa.   e) Puritana.

9. (Uerj) (adaptada) “Camaradas, a vida de nosso bem-amado Stálin pertence ao povo inteiro. Stálin é nosso guia, nosso sol. Morte a todos os restos do bando fascista. Sokorine, militante do Partido Comunista da URSS, 1936.” (Apud FERREIRA, Jorge. O socialismo soviético. In: REIS, Daniel Aarão Filho (org.) O século XX: o tempo das crises. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.)
O terror e a propaganda foram dois lados complementares do regime stalinista. Contudo, muitos historiadores afirmam que eles não são suficientes para explicar o grau de aprovação conseguido por este regime tanto dentro como fora da União Soviética. O apoio político dado a Stálin dentro da URSS também é explicado pela:

a) eclosão da segunda revolução russa, que modificou as bases ideológicas do bolchevismo e excluiu lideranças como a de Trótski.
b) manipulação estatal do nacionalismo, que possibilitou a mobilização popular e revitalizou o caráter messiânico da cultura russa.
c) entrada de capitais estrangeiros após a Segunda Guerra Mundial, que facilitou a retomada da industrialização e permitiu a diminuição do desemprego.
d) introdução da Nova Política Econômica, que permitiu a manutenção da pequena propriedade privada e assegurou a permanência da aliança operário-camponesa.
e) promoção do livre mercado e da liberdade de expressão.



Respostas das questões: REVOLUÇÃO RUSSA
1. B | 2. D | 3. C | 4. A | 5. D 6. E  7. E 8. E 9.B













































Nenhum comentário:

Postar um comentário

PLANO DE AULA BRASIL COLÔNIA