Escola:______________________________________________________
Taguatinga – TO,................./
................................/ ................
Aluno
(a)..............................................................................................
Nº.............
Série/Ano: ...........
Turma:..................
Ensino:__________ Nota:______
Disciplina: _______________
Prof° Edílson Luiz Rocha Valor:
01 - (FATEC SP) A civilização romana exerceu uma grande influência
sobre as civilizações posteriores, e dentre os maiores legados deixados por ela
temos:
a) o direito romano, que continua
ainda hoje a ser a base da ciência jurídica, e o idioma.
b) a organização social e sua
estrutura administrativa.
c) a cultura clássica, as ciências
e as artes, além da religião politeísta e do idioma.
d) o sistema econômico e a
religião dualista copiada dos persas.
e) a religião politeísta,
bastante semelhante à grega, e a educação, que valoriza a escrita e a leitura.
02 - (UFRN) No ano de 313, o imperador Constantino juntamente com
Licínio promulgaram o Edito de Milão, que determinou:
a) a queima das Escrituras
Sagradas.
b) o fim das perseguições contra
os cristãos.
c) a execução dos cristãos,
acusados do incêndio de Roma.
d) a criação do regime da
tetrarquia no Império.
e) a concessão da cidadania
romana a todos os homens livres do Império
03- (FATEC SP) A expansão romana pelo Mar Mediterrâneo gerou
importantes transformações políticas, econômicas e sociais. Dentre elas temos:
a)
fortalecimento da família; desenvolvimento das atividades agropastoris; grande
afluxo de riquezas, provenientes das conquistas.
b) aumento do
trabalho livre; maior concentração populacional nos campos e enriquecimento da
elite patrícia.
c) influência
bastante grande da cultura grega; domínio político dos plebeus; grande
moralização dos costumes.
d) fim do
trabalho escravo; concentração da plebe no campo; domínio político dos
militares.
e) grande
número de escravos; predomínio do comércio; êxodo rural, gerando o
empobrecimento da plebe.
04- (PUC SP) Durante séculos, o Mar
Mediterrâneo foi o centro comercial do mundo conhecido. Dominá-lo significava
também exercer plena hegemonia policia e militar. são exemplos da busca pelo
controle do Mediterrâneo e de sua importância:
a) As Guerras
Púnicas, nos séculos III e II a.C., entre Roma e Cartago, que determinaram a
plena expansão dos romanos e asseguraram-lhes o domínio do norte da África.
b) As
atividades mercantis, na Alta Idade Média. de cidades italianas, como Veneza ou
Gênova, que se empenharam no estabelecimento de novas rotas oceânicas para o
Oriente.
c) As
colonizações desenvolvidas em território americano, a partir do século XV por
Portugal e Espanha, cujo objetivo era ligar o Atlântico ao Pacífico.
d) As guerras
napoleônicas na Península ibérica no principio do século XIX, que ampliaram o
comando francês sobre o norte e o centro do território africano.
e) As Guerras
do Peloponeso, nos séculos V e lV a.C., que envolveram as cidades gregas de
Atenas e Esparta, na busca pelo controle total da Península Balcânica.
05. O que foi a política do pão-e-circo durante o Império Romano?
a) - Política promovida pelo
imperador romano para arrecadar mais impostos, através da combrança de taxas em
atividades de lazer e sobre o comércio de pão.
b) - Política dos reis romanos
para aumentar o comércio de pão e outros alimentos que utilizavam o trigo como
matéria prima.
c) - Distribuição de alimentos
(principalmente pão) e diversão (principalmente luta de gladiadores) como forma
do imperador agradar os mais pobres, diminuindo as tensões sociais e evitando
revoltas e conflitos em Roma.
d) - Política promovida pelos
senadores romanos com objetivo de proibir o circo e a venda ilegal de pães em
Roma.
06
- (MACK SP) Quanto às
profissões que devem ser consideradas dignas de um homem livre e às que não
devem, eis o ponto de vista geralmente aceito.(...) Também não liberais e
inferiores são as profissões de todos os que trabalham por salário, a quem pagamos
o trabalho e não a arte, porque no seu caso o próprio salário é um atestado da
sua escravidão. Cícero, De Officiis, I, XLII.
O texto reflete uma visão da
sociedade romana. Nela, os cidadãos respeitados e que detinham maior influência
política eram:
a) os
plebeus, homens livres que possuíam direitos políticos.
b) os clientes,
indivíduos que prestavam serviços aos proprietários de terras.
c) os
demiurgos, homens que haviam feito sua fortuna graças ao comércio.
d) os hilotas,
antigos habitantes da Lacônia, que usufruíram das melhores terras.
e) os
patrícios, grandes proprietários de terras que formavam uma aristocracia
07. (Ufv) A respeito das classes que
compunham a sociedade romana na Antiguidade, é CORRETO afirmar que:
a) os "plebeus" podiam
casar-se com membros das famílias patrícias, forma pela qual conseguiam quitar
suas pendências de terra e dinheiro, conseguindo assim certa ascensão
social.
b) os "plebeus"
compunham a classe formada pelos camponeses, artesãos e alguns que conseguiam
enriquecer-se por meio do comércio, atividade que lhes era permitida.
c) os "clientes" eram
estrangeiros acolhidos pelos patrícios e transformados em escravos, quando sua
conduta moral não condizia com a de seus protetores.
d) os "patrícios" foram
igualados aos plebeus, durante a democracia romana, quando da revolta dos
clientes, que lutaram contra a exclusão social da qual eram vítimas.
e) os "escravos" por
dívida eram o resultado da transformação de qualquer romano em propriedade de
outrem, o que ocorria para todos que violassem a obrigação de pagar os impostos
que sustentavam o Estado expansionista.
08 - (ACAFE SC) Em relação ao Cristianismo, na antigüidade romana, é
FALSO afirmar:
a) A doutrina cristã, devido a
sua mensagem de esperança, perdão e fé, tinha grande aceitação entre pobres e
escravos que viviam no Império Romano.
b) Uma causa que explica a
perseguição romana ao Cristianismo está relacionada à oposição dos cristãos aos
cultos pagãos e ao culto ao imperador.
c) Através do Edito de Milão, o
imperador Constantino baniu o Cristianismo de Roma e de toda a Península
Itálica. d) Uma das punições utilizadas contra os cristãos consistia em
lançá-los numa arena onde eram obrigados a enfrentar, desarmados, leões e
outras feras.
e) O Imperador Nero realizou
várias perseguições aos cristãos.
09. (Mackenzie) Durante a República Romana, a conquista da igualdade
civil e política, os tribunos da plebe e a lei das Doze tábuas foram decorrentes:
a) da marginalização política,
discriminação social e desigualdade econômica que afetavam a plebe
romana.
b) da crise do sistema escravista
de produção, transformando escravos em colonos e consequente declínio da
agricultura.
c) do elevado poder do exército,
que para conter a pressão das invasões bárbaras realizou reformas
político-administrativas.
d) do afluxo de riqueza para Roma
devido às conquistas e enfraquecimento da classe equestre.
e) da elevação do cristianismo
que pregava a igualdade de todos os homens.
10. Sobre a crise do Império Romano, é verdadeiro afirmar que:
A - O Império Romano entrou em
crise porque todos os soldados romanos abandonaram seus postos e foram morar em
cidades da Ásia e África.
B - A crise do Império Romano foi
motivada pela corrupção, baixos investimentos no exército, crise agrícola e
presença dos povos germânicos nas regiões de fronteiras.
C - A crise do Império Romano
ocorreu em função da invasão de povos africanos.
D - O Império Romano entrou em
crise, pois os papas passaram a governar todas as províncias romanas no século
V.
Roma 1 ano
1.
A
2.
B
3.
E
4.
A
5.
C
6.
E
7.
B
8.
C
9.
A
10. B
Nenhum comentário:
Postar um comentário