segunda-feira, 6 de abril de 2020

PROVA ROMA ANTIGA 04


Escola:______________________________________________________
Taguatinga – TO,................./ ................................/ ................
Aluno (a).............................................................................................. Nº.............
Série/Ano: ...........         Turma:..................      Ensino:__________ Nota:______  
Disciplina: _______________  Prof°  Edílson Luiz Rocha   Valor:      

01 - (FATEC SP) A civilização romana exerceu uma grande influência sobre as civilizações posteriores, e dentre os maiores legados deixados por ela temos:  
a) o direito romano, que continua ainda hoje a ser a base da ciência jurídica, e o idioma.
b) a organização social e sua estrutura administrativa.
c) a cultura clássica, as ciências e as artes, além da religião politeísta e do idioma.
d) o sistema econômico e a religião dualista copiada dos persas.
e) a religião politeísta, bastante semelhante à grega, e a educação, que valoriza a escrita e a leitura.

02 - (UFRN) No ano de 313, o imperador Constantino juntamente com Licínio promulgaram o Edito de Milão, que determinou:
a) a queima das Escrituras Sagradas.
b) o fim das perseguições contra os cristãos.
c) a execução dos cristãos, acusados do incêndio de Roma.
d) a criação do regime da tetrarquia no Império.
e) a concessão da cidadania romana a todos os homens livres do Império

 03-  (FATEC SP) A expansão romana pelo Mar Mediterrâneo gerou importantes transformações políticas, econômicas e sociais. Dentre elas temos:
a)    fortalecimento da família; desenvolvimento das atividades agropastoris; grande afluxo de riquezas, provenientes das conquistas.
b)    aumento do trabalho livre; maior concentração populacional nos campos e enriquecimento da elite patrícia.
c)    influência bastante grande da cultura grega; domínio político dos plebeus; grande moralização dos costumes.
d)    fim do trabalho escravo; concentração da plebe no campo; domínio político dos militares.
e)    grande número de escravos; predomínio do comércio; êxodo rural, gerando o empobrecimento da plebe.

04- (PUC SP)   Durante séculos, o Mar Mediterrâneo foi o centro comercial do mundo conhecido. Dominá-lo significava também exercer plena hegemonia policia e militar. são exemplos da busca pelo controle do Mediterrâneo e de sua importância:
a)    As Guerras Púnicas, nos séculos III e II a.C., entre Roma e Cartago, que determinaram a plena expansão dos romanos e asseguraram-lhes o domínio do norte da África.
b)    As atividades mercantis, na Alta Idade Média. de cidades italianas, como Veneza ou Gênova, que se empenharam no estabelecimento de novas rotas oceânicas para o Oriente.
c)    As colonizações desenvolvidas em território americano, a partir do século XV por Portugal e Espanha, cujo objetivo era ligar o Atlântico ao Pacífico.
d)    As guerras napoleônicas na Península ibérica no principio do século XIX, que ampliaram o comando francês sobre o norte e o centro do território africano.
e)    As Guerras do Peloponeso, nos séculos V e lV a.C., que envolveram as cidades gregas de Atenas e Esparta, na busca pelo controle total da Península Balcânica.

05. O que foi a política do pão-e-circo durante o Império Romano?
a) - Política promovida pelo imperador romano para arrecadar mais impostos, através da combrança de taxas em atividades de lazer e sobre o comércio de pão.
b) - Política dos reis romanos para aumentar o comércio de pão e outros alimentos que utilizavam o trigo como matéria prima.
c) - Distribuição de alimentos (principalmente pão) e diversão (principalmente luta de gladiadores) como forma do imperador agradar os mais pobres, diminuindo as tensões sociais e evitando revoltas e conflitos em Roma.
d) - Política promovida pelos senadores romanos com objetivo de proibir o circo e a venda ilegal de pães em Roma.
06 - (MACK SP)   Quanto às profissões que devem ser consideradas dignas de um homem livre e às que não devem, eis o ponto de vista geralmente aceito.(...) Também não liberais e inferiores são as profissões de todos os que trabalham por salário, a quem pagamos o trabalho e não a arte, porque no seu caso o próprio salário é um atestado da sua escravidão. Cícero, De Officiis, I, XLII.
O texto reflete uma visão da sociedade romana. Nela, os cidadãos respeitados e que detinham maior influência política eram:
a)     os plebeus, homens livres que possuíam direitos políticos.
b)    os clientes, indivíduos que prestavam serviços aos proprietários de terras.
c)     os demiurgos, homens que haviam feito sua fortuna graças ao comércio.
d)    os hilotas, antigos habitantes da Lacônia, que usufruíram das melhores terras.
e)    os patrícios, grandes proprietários de terras que formavam uma aristocracia

07. (Ufv) A respeito das classes que compunham a sociedade romana na Antiguidade, é CORRETO afirmar que: 
a) os "plebeus" podiam casar-se com membros das famílias patrícias, forma pela qual conseguiam quitar suas pendências de terra e dinheiro, conseguindo assim certa ascensão social. 
b) os "plebeus" compunham a classe formada pelos camponeses, artesãos e alguns que conseguiam enriquecer-se por meio do comércio, atividade que lhes era permitida. 
c) os "clientes" eram estrangeiros acolhidos pelos patrícios e transformados em escravos, quando sua conduta moral não condizia com a de seus protetores. 
d) os "patrícios" foram igualados aos plebeus, durante a democracia romana, quando da revolta dos clientes, que lutaram contra a exclusão social da qual eram vítimas. 
e) os "escravos" por dívida eram o resultado da transformação de qualquer romano em propriedade de outrem, o que ocorria para todos que violassem a obrigação de pagar os impostos que sustentavam o Estado expansionista. 

08 - (ACAFE SC) Em relação ao Cristianismo, na antigüidade romana, é FALSO afirmar:
a) A doutrina cristã, devido a sua mensagem de esperança, perdão e fé, tinha grande aceitação entre pobres e escravos que viviam no Império Romano.
b) Uma causa que explica a perseguição romana ao Cristianismo está relacionada à oposição dos cristãos aos cultos pagãos e ao culto ao imperador.
c) Através do Edito de Milão, o imperador Constantino baniu o Cristianismo de Roma e de toda a Península Itálica. d) Uma das punições utilizadas contra os cristãos consistia em lançá-los numa arena onde eram obrigados a enfrentar, desarmados, leões e outras feras.
e) O Imperador Nero realizou várias perseguições aos cristãos.

09. (Mackenzie) Durante a República Romana, a conquista da igualdade civil e política, os tribunos da plebe e a lei das Doze tábuas foram decorrentes: 
a) da marginalização política, discriminação social e desigualdade econômica que afetavam a plebe romana. 
b) da crise do sistema escravista de produção, transformando escravos em colonos e consequente declínio da agricultura. 
c) do elevado poder do exército, que para conter a pressão das invasões bárbaras realizou reformas político-administrativas. 
d) do afluxo de riqueza para Roma devido às conquistas e enfraquecimento da classe equestre. 
e) da elevação do cristianismo que pregava a igualdade de todos os homens. 

10. Sobre a crise do Império Romano, é verdadeiro afirmar que:   
A - O Império Romano entrou em crise porque todos os soldados romanos abandonaram seus postos e foram morar em cidades da Ásia e África.
B - A crise do Império Romano foi motivada pela corrupção, baixos investimentos no exército, crise agrícola e presença dos povos germânicos nas regiões de fronteiras.
C - A crise do Império Romano ocorreu em função da invasão de povos africanos.
D - O Império Romano entrou em crise, pois os papas passaram a governar todas as províncias romanas no século V.
Roma 1 ano
1.      A
2.      B
3.      E
4.      A
5.      C
6.      E
7.      B
8.      C
9.      A
10.  B

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