quinta-feira, 2 de abril de 2020

PROVA SOCIOLOGIA - CULTURA E IDEOLOGIA


Escola:______________________________________________________
Taguatinga – TO,................./ ................................/ ................
Aluno (a).............................................................................................. Nº.............
Série/Ano: ...........         Turma:..................      Ensino:__________ Nota:______  
Disciplina: _______________  Prof°  Edílson Luiz Rocha   Valor:       

01- ENEM 2012 Torna-se claro que quem descobriu a África no Brasil, muito antes dos europeus, foram os próprios africanos trazidos como escravos. E esta descoberta não se restringia apenas ao reino linguístico, estendia-se também a outras áreas culturais, inclusive à da religião. Há razões para pensar que os africanos, quando misturados e transportados ao Brasil, não demoraram em perceber a existência entre si de elos culturais mais profundos.
SLENES, R. Malungu, ngoma vem! África coberta e descoberta do Brasil. Revista USP, n. 12, dez./jan./fev. 1991-92 (adaptado).
Com base no texto, ao favorecer o contato de indivíduos de diferentes partes da África, a experiência da escravidão no Brasil tornou possível a
A formação de uma identidade cultural afro-brasileira.
B superação de aspectos culturais africanos por antigas tradições europeias.
C reprodução de conflitos entre grupos étnicos africanos.
D manutenção das características culturais específicas de cada etnia. E resistência à incorporação de elementos culturais indígenas.

02- ENEM 2015 Só num sentido muito restrito, o indivíduo cria com seus próprios recursos o modo de falar e de pensar que lhe são atribuídos. Fala o idioma de seu grupo; pensa à maneira de seu grupo. Encontra a sua disposição só determinam, em grau considerável, as vias de acesso mental ao mundo circundante, mas também mostram, ao mesmo tempo, sob que ângulo e em que contexto de atividade os objetos foram até agora perceptíveis ao grupo ou ao indivíduo. MANNHEIM, K. Ideologia e utopia. Porto Alegre: Globo, 1950 (adaptado).
Ilustrando uma proposição básica da sociologia do conhecimento, o argumento de Karl Mannheim defende que o(a)
A conhecimento sobre a realidade é condicionado socialmente.
B submissão ao grupo manipula o conhecimento do mundo.
C divergência é um privilégio de indivíduos excepcionais.
D educação formal determina o conhecimento do idioma.
E domínio das línguas universaliza o conhecimento

03. (UEL) "A penetração intensa da televisão no Brasil está inscrita na paisagem urbana e rural, nas páginas de revista, na profusão de aparelhos nos interiores das casas, nas mansões de alto luxo, nos barracos das favelas das cidades grandes, nas casas modestas e nas praças públicas de cidades pequenas. Os recordes nas vendas de televisores se explicam pela presença de diversos aparelhos por domicílio, cuidadosamente dispostos em vários cômodos das residências, às vezes em meio a altares domésticos". (HAMBURGER, Esther. Diluindo fronteiras: a televisão e as novelas no cotidiano. In: SCHAWRCZ, Lilia Moritz (Org.) "História da vida privada no Brasil: contrastes da intimidade contemporânea". São Paulo: Companhia das Letras, 1998. p. 440.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre a relação da televisão com a sociedade moderna, considere as afirmativas a seguir.

I. A penetração intensa da televisão no Brasil rompeu as fronteiras das diferenças sociais e gerou uma sociedade livre da exclusão social.
II. O ato alienado de assistir à televisão promove uma falsa ideia de inclusão social e de equidade entre as etnias.
III. A difusão do sistema de TV por assinatura é expressão do "apartheid" social, pois permite a poucos o acesso a informações sobre outras culturas.
IV. Nas sociedades capitalistas, a televisão incita ao consumismo devido a sua forma de atração e seu poder de penetração junto às diversas classes sociais.
Estão corretas apenas as afirmativas:

a) I e II.
b) I e IV.
c) II e III.
d) I, III e IV.
e) II, III e IV.





03- ENEM 2014 Parecer CNE/CP nº 3/2004, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Procura-se oferecer uma resposta, entre outras, na área da educação, à demanda da população afrodescendente,  divulgação e a produção de conhecimentos, a formação de atitudes, posturas que eduquem cidadãos orgulhosos de seu pertencimento étnico-racial — descendentes de africanos, povos indígenas, descendentes de europeus, de asiáticos — para interagirem na construção de uma nação democrática, em que todos igualmente tenham seus direitos garantidos. BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Disponível em: www.semesp.org.br. Acesso em: 21 nov. 2013 (adaptado). A orientação adotada por esse parecer fundamenta uma política pública e associa o princípio da inclusão social a
A práticas de valorização identitária.
B medidas de compensação econômica.
C dispositivos de liberdade de expressão.
D E instrumentos de modernização jurídica.

5. (UEL – 2006) “A indústria cultural vende Cultura. Para vendê-la, deve seduzir e agradar o consumidor. Para seduzi-lo e agradá-lo, não pode chocá-lo, provocá-lo, fazê-lo pensar, fazê-lo ter informações novas que perturbem, mas deve devolver-lhe, com nova aparência, o que ele sabe, já viu, já fez. A ‘média’ é o senso-comum cristalizado que a indústria cultural devolve com cara de coisa nova [...]. Dessa maneira, um conjunto de programas e publicações que poderiam ter verdadeiro significado cultural tornam-se o contrário da Cultura e de sua democratização, pois se dirigem a um público transformado em massa inculta, infantil, desinformada e passiva”. (CHAUÍ, Marilena. Filosofia. 7. ed. São Paulo: Ática, 2000. p. 330-333.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre meios de comunicação e indústria cultural, considere as afirmativas a seguir.
I. Por terem massificado seu público por meio da indústria cultural, os meios de comunicação vendem produtos homogeneizados.
II. Os meios de comunicação vendem produtos culturais destituídos de matizes ideológicos e políticos.
III. No contexto da indústria cultural, por meio de processos de alienação de seu público, os meios de comunicação recriam o senso comum enquanto novidade.
IV. Os produtos culturais com efetiva capacidade de democratização da cultura perdem sua força em função do poder da indústria cultural na sociedade atual.
Estão corretas apenas as afirmativas:

a) I e II.          b) I e III.         c) II e IV.         d) I, III e IV.       e) II, III e IV.

6. (UnB/Cespe) Acerca da relação entre ideologia e consumo, assinale a opção correta.
a) A propaganda comercial tem como objetivo vender um produto, serviço ou marca ao consumidor, o que a descaracteriza como propaganda ideológica.
b) O apelo da propaganda comercial, sempre racional, enfatiza as virtudes do produto.
c) A propaganda exerce uma função modelizante, visto que define o comportamento socialmente aceito, por meio da veiculação dos valores das classes hegemônicas.
d) A publicidade vende conceitos e ideias que, raramente, extrapolam as características do produto.

7.    É um conceito de várias acepções, sendo a mais corrente a definição genérica formulada por Edward B. Tylor, segundo a qual é “todo aquele complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro da sociedade”. Esta definição se refere ao conceito de:
A_Cultura.                
B_Relativismo cultural.     
C_Indústria cultural.
D_Etnocentrismo.

8.    Não corresponde a uma atitude ou visão etnocêntrica:
A_Os índios brasileiros não tiveram a sua mão de obra aproveitada pelos portugueses por que eram preguiçosos e não gostavam de trabalhar.
B_Os negros se tornaram escravos dado a sua condição física: mais fortes, resistentes, destinados ao trabalho braçal.
C_As favelas são lugares carentes de cultura.
D_Toda sociedade possui seu valor e devem ser respeitadas em suas diversidades.







GABARITO PROVA cultura e ideologia 01
1.      A
2.      A
3.      E
4.      A
5.      B
6.      C
7.      A
8.       






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