Escola:______________________________________________________
Taguatinga –
TO,................./ ................................/ ................
Aluno
(a)..............................................................................................
Nº.............
Série/Ano: ........... Turma:.................. Ensino:__________ Nota:______
Disciplina: _______________ Prof°
Edílson Luiz Rocha Valor:
01- ENEM 2012 Torna-se claro que quem
descobriu a África no Brasil, muito antes dos europeus, foram os próprios
africanos trazidos como escravos. E esta descoberta não se restringia apenas ao
reino linguístico, estendia-se também a outras áreas culturais, inclusive à da
religião. Há razões para pensar que os africanos, quando misturados e
transportados ao Brasil, não demoraram em perceber a existência entre si de
elos culturais mais profundos.
SLENES, R. Malungu,
ngoma vem! África coberta e descoberta do Brasil. Revista USP, n. 12,
dez./jan./fev. 1991-92 (adaptado).
Com base no texto, ao favorecer o contato
de indivíduos de diferentes partes da África, a experiência da escravidão no
Brasil tornou possível a
A formação de uma identidade cultural
afro-brasileira.
B superação de aspectos culturais africanos
por antigas tradições europeias.
C reprodução de conflitos entre grupos
étnicos africanos.
D manutenção das características culturais
específicas de cada etnia. E resistência à incorporação de elementos culturais
indígenas.
02-
ENEM 2015 Só num sentido muito restrito, o indivíduo cria com seus próprios
recursos o modo de falar e de pensar que lhe são atribuídos. Fala o idioma de
seu grupo; pensa à maneira de seu grupo. Encontra a sua disposição só
determinam, em grau considerável, as vias de acesso mental ao mundo
circundante, mas também mostram, ao mesmo tempo, sob que ângulo e em que
contexto de atividade os objetos foram até agora perceptíveis ao grupo ou ao
indivíduo. MANNHEIM, K. Ideologia e utopia. Porto Alegre: Globo,
1950 (adaptado).
Ilustrando
uma proposição básica da sociologia do conhecimento, o argumento de Karl
Mannheim defende que o(a)
A conhecimento
sobre a realidade é condicionado socialmente.
B submissão ao
grupo manipula o conhecimento do mundo.
C divergência é
um privilégio de indivíduos excepcionais.
D educação
formal determina o conhecimento do idioma.
E domínio das
línguas universaliza o conhecimento
03.
(UEL) "A penetração intensa da televisão no Brasil está inscrita na
paisagem urbana e rural, nas páginas de revista, na profusão de aparelhos nos
interiores das casas, nas mansões de alto luxo, nos barracos das favelas das
cidades grandes, nas casas modestas e nas praças públicas de cidades pequenas.
Os recordes nas vendas de televisores se explicam pela presença de diversos
aparelhos por domicílio, cuidadosamente dispostos em vários cômodos das
residências, às vezes em meio a altares domésticos". (HAMBURGER, Esther.
Diluindo fronteiras: a televisão e as novelas no cotidiano. In: SCHAWRCZ, Lilia
Moritz (Org.) "História da vida privada no Brasil: contrastes da
intimidade contemporânea". São Paulo: Companhia das Letras, 1998. p. 440.)
Com
base no texto e nos conhecimentos sobre a relação da televisão com a sociedade
moderna, considere as afirmativas a seguir.
I. A penetração intensa da televisão no Brasil rompeu as fronteiras das diferenças sociais e gerou uma sociedade livre da exclusão social.
II. O ato alienado de assistir à televisão promove uma falsa ideia de inclusão social e de equidade entre as etnias.
III. A difusão do sistema de TV por assinatura é expressão do "apartheid" social, pois permite a poucos o acesso a informações sobre outras culturas.
IV. Nas sociedades capitalistas, a televisão incita ao consumismo devido a sua forma de atração e seu poder de penetração junto às diversas classes sociais.
Estão corretas apenas as afirmativas:
a) I e II.
b) I e IV.
c) II e III.
d) I, III e IV.
e) II, III e IV.
I. A penetração intensa da televisão no Brasil rompeu as fronteiras das diferenças sociais e gerou uma sociedade livre da exclusão social.
II. O ato alienado de assistir à televisão promove uma falsa ideia de inclusão social e de equidade entre as etnias.
III. A difusão do sistema de TV por assinatura é expressão do "apartheid" social, pois permite a poucos o acesso a informações sobre outras culturas.
IV. Nas sociedades capitalistas, a televisão incita ao consumismo devido a sua forma de atração e seu poder de penetração junto às diversas classes sociais.
Estão corretas apenas as afirmativas:
a) I e II.
b) I e IV.
c) II e III.
d) I, III e IV.
e) II, III e IV.
03-
ENEM 2014 Parecer CNE/CP nº 3/2004, que instituiu as Diretrizes Curriculares
Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de
História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Procura-se oferecer uma
resposta, entre outras, na área da educação, à demanda da população
afrodescendente, divulgação e a produção
de conhecimentos, a formação de atitudes, posturas que eduquem cidadãos
orgulhosos de seu pertencimento étnico-racial — descendentes de africanos,
povos indígenas, descendentes de europeus, de asiáticos — para interagirem na
construção de uma nação democrática, em que todos igualmente tenham seus
direitos garantidos. BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Disponível em: www.semesp.org.br. Acesso em: 21 nov. 2013
(adaptado). A orientação adotada por
esse parecer fundamenta uma política pública e associa o princípio da inclusão
social a
A práticas de valorização identitária.
B medidas de compensação econômica.
C dispositivos de liberdade de
expressão.
D E instrumentos de modernização
jurídica.
5. (UEL – 2006) “A indústria cultural vende Cultura. Para vendê-la,
deve seduzir e agradar o consumidor. Para seduzi-lo e agradá-lo, não pode
chocá-lo, provocá-lo, fazê-lo pensar, fazê-lo ter informações novas que
perturbem, mas deve devolver-lhe, com nova aparência, o que ele sabe, já viu,
já fez. A ‘média’ é o senso-comum cristalizado que a indústria cultural devolve
com cara de coisa nova [...]. Dessa maneira, um conjunto de programas e
publicações que poderiam ter verdadeiro significado cultural tornam-se o
contrário da Cultura e de sua democratização, pois se dirigem a um público
transformado em massa inculta, infantil, desinformada e passiva”. (CHAUÍ, Marilena. Filosofia. 7. ed. São Paulo: Ática, 2000. p.
330-333.)
Com base no texto e nos
conhecimentos sobre meios de comunicação e indústria cultural, considere as
afirmativas a seguir.
I. Por terem massificado seu
público por meio da indústria cultural, os meios de comunicação vendem produtos
homogeneizados.
II. Os meios de comunicação
vendem produtos culturais destituídos de matizes ideológicos e políticos.
III. No contexto da indústria
cultural, por meio de processos de alienação de seu público, os meios de
comunicação recriam o senso comum enquanto novidade.
IV. Os produtos culturais com
efetiva capacidade de democratização da cultura perdem sua força em função do
poder da indústria cultural na sociedade atual.
Estão corretas apenas as
afirmativas:
a) I e II. b) I e III. c) II e IV. d) I, III e IV. e) II, III e IV.
a) I e II. b) I e III. c) II e IV. d) I, III e IV. e) II, III e IV.
6. (UnB/Cespe) Acerca da relação entre
ideologia e consumo, assinale a opção correta.
a) A propaganda comercial tem como objetivo
vender um produto, serviço ou marca ao consumidor, o que a descaracteriza como
propaganda ideológica.
b) O apelo da propaganda comercial, sempre racional, enfatiza as virtudes do produto.
c) A propaganda exerce uma função modelizante, visto que define o comportamento socialmente aceito, por meio da veiculação dos valores das classes hegemônicas.
d) A publicidade vende conceitos e ideias que, raramente, extrapolam as características do produto.
b) O apelo da propaganda comercial, sempre racional, enfatiza as virtudes do produto.
c) A propaganda exerce uma função modelizante, visto que define o comportamento socialmente aceito, por meio da veiculação dos valores das classes hegemônicas.
d) A publicidade vende conceitos e ideias que, raramente, extrapolam as características do produto.
7. É um conceito
de várias acepções, sendo a mais corrente a definição genérica formulada por
Edward B. Tylor, segundo a qual é “todo aquele complexo que inclui o
conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros
hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro da sociedade”. Esta
definição se refere ao conceito de:
A_Cultura.
B_Relativismo
cultural.
C_Indústria cultural.
D_Etnocentrismo.
8. Não
corresponde a uma atitude ou visão etnocêntrica:
A_Os índios brasileiros não tiveram a sua
mão de obra aproveitada pelos portugueses por que eram preguiçosos e não
gostavam de trabalhar.
B_Os negros se tornaram escravos dado a sua
condição física: mais fortes, resistentes, destinados ao trabalho braçal.
C_As favelas são lugares carentes de
cultura.
D_Toda sociedade possui seu valor e devem
ser respeitadas em suas diversidades.
GABARITO
PROVA cultura e ideologia 01
1.
A
2.
A
3.
E
4.
A
5.
B
6.
C
7.
A
8.
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