quarta-feira, 1 de abril de 2020

PROVA IMPERIALISMO E PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL


COLÉGIO ESTADUAL________________________________
Taguatinga – TO,................./ ................................/ ................
Aluno (a).............................................................................................. Nº.............
Série/Ano: ...........         Turma:..................      Ensino:__________ Nota:______  
Disciplina: _______________  Prof°  Edílson Luiz Rocha   Valor:        
01 - (UEG GO/2005) As nações imperialistas tiveram enormes lucros na expansão colonialista do século XIX, solucionando parcialmente suas crises de mercado e de superpopulação, e propiciando a intensificação de seu desenvolvimento. Nesse processo, acirraram-se as divergências e disputas entre as potências coloniais, estimulando o armamentismo e a formação de blocos de países rivais, o que resultou numa conjuntura propícia à confrontação em larga escala. Em relação ao imperialismo, assinale a alternativa CORRETA:
a) A política imperialista era justificada com base na ideia de que os europeus levavam o progresso e, consequentemente, melhores condições de vida para onde se dirigiam. Nesse sentido, o ideal de expansão da fé cristã do século XVI foi substituído pela ideia de “missão civilizadora” do século XIX.
b) Para as regiões colonizadas, o imperialismo representou a sua desestruturação política e cultural e, ao mesmo tempo, o desenvolvimento socioeconômico expressado na educação e industrialização.
c) A dominação imperialista era realizada de forma direta, com a ocupação dos principais cargos governamentais por agentes metropolitanos que deveriam respeitar as tradições locais. Dessa forma, verificaram-se avanços sociais nos países coloniais.
 d) A unificação da Alemanha e da Itália favoreceu um relativo equilíbrio nas disputas imperiais, uma vez que alemães e italianos propunham a incorporação efetiva dos nativos das colônias como cidadãos plenos.
e) De forma semelhante ao colonialismo do século XVI, o imperialismo do século XIX tinha como meta a abertura de novos mercados consumidores através da difusão do trabalho assalariado e das práticas mercantilistas.

02 - (ACAFE SC/1998) O Neocolonialismo, ocorreu durante o século XIX, alterando as relações entre a Europa e outros continentes. Sobre esse processo é FALSO afirmar:
a) As indústrias conquistaram rapidamente os mercados de muitos países latino-americanos, causando, nestes últimos, uma dependência econômica típica do Imperialismo.
b) As potências europeias não necessitavam mais de colônias fornecedoras de matéria-prima, mas apenas de mão-de-obra barata. c) A ocupação de diversas áreas da Ásia e África levou a uma série de revoltas que simbolizaram a indignação e resistência dos povos colonizados.
d) A industrialização permitiu um grande enriquecimento dos países europeus que puderam melhorar as condições de vida de seus trabalhadores.
e) A ascensão do capitalismo industrial não foi um fenômeno restrito à Europa, atingindo também EUA e Japão durante o transcurso do século XIX.

03 - (UNIFOR CE/2001) Dentre os fatores que geraram o imperialismo, na segunda metade do século XIX, identifica-se a:
a) Consolidação dos ideais democráticos baseados nos princípios de soberania nacional e autogoverno dos povos.
b) Diminuição da população européia que representava uma ameaça à eficácia produtiva de suas indústrias.
c) Procura de novas regiões que pudessem fornecer matérias-primas e comprar produtos manufaturados dos países industrializados.
d) Urgência de desenvolver novos mercados produtores de manufaturados nas áreas periféricas da África.
e) Preocupação inglesa de fortalecer os movimentos populares de libertação nacional das regiões asiáticas.

04 - (UFTM MG/2007) Comparando-se o colonialismo iniciado no século XVI com o neocolonialismo dos séculos XIX e XX, é correto afirmar que
 a) o primeiro centrou-se na colonização da África e da Ásia pelos países ibéricos, enquanto o segundo teve a América como principal área de domínio das potências europeias.
b) ambos foram justificados ideologicamente pela necessidade de expansão do catolicismo por meio da catequese dos nativos que habitavam os continentes atingidos.
c) o primeiro visava ao fornecimento de metais preciosos e produtos tropicais, já o segundo buscava conquistar mercados, áreas de investimento e matérias-primas estratégicas.
d) ambos se desenvolveram no contexto do capitalismo industrial, mas com funções diferentes: o primeiro abastecia de matérias-primas a Europa e o segundo consumia seus excedentes.
 e) o primeiro baseou-se no liberalismo econômico, porém o segundo adotou princípios da política mercantilista, por exemplo o monopólio e o metalismo.
05. Quais as necessidades determinaram o imperialismo?
a) fornecimento estável e barato de matéria-prima e produtores independentes
b) fornecimento estável e barato de matéria-prima, mercados consumidores para o escoamento da produção, energia para a produção e criação de um parque industrial em antigas colônias
c) fornecimento estável e barato de matéria-prima, mercados consumidores para o escoamento da produção e mercados receptores de investimentos
d) fornecimento estável e barato de matéria-prima e mercado receptor de investimentos privado europeu

06. Com a publicação do livro do economista inglês Hobson, Imperialismo, um estudo, em 1902, difundiu-se o significado moderno da expressão “imperialismo”, que passou a ser entendido como:
a) um esforço despendido pelas economias centrais, no sentido de promover as economias periféricas
b) a condição prévia e necessária ao incremento do desenvolvimento industrial nos países capitalistas
c) um acordo entre as potências capitalistas, visando dividir, de forma pacífica, os mercados mundiais
d) a expansão econômica e política em escala mundial das economias capitalistas na fase monopolista
e) o “fardo do homem branco”, um empreendimento europeu, procurando expandir a civilização na África

07. A “Partilha da África” suscitou uma grande discussão ideológica e científica que procurava justificar a “inferioridade” dos povos africanos e a “missão civilizatória” que a Europa desempenhava em seu processo de colonização. A corrente ideológica com bases cientificistas que mais se destacou nessa época foi:
a) a microbiologia
b) a antropologia cultural
c) o existencialismo
d) o darwinismo social
e) a sociobiologia

08. (Puc-Rio) Assinale a alternativa correta a respeito da expansão imperialista na Ásia e na África, na segunda metade do século XIX.
a) Ela derivou da necessidade de substituir os mercados dos novos países americanos, uma vez que a constituição de Estados nacionais foi acompanhada de políticas protecionistas.
b) Ela foi motivada pela busca de novas fontes de matérias-primas e de novos mercados consumidores, fundamentais para a expansão capitalista dos países europeus.
c) Ela foi consequência direta da formação do Segundo Império alemão e da ampliação de suas rivalidades em relação ao governo da França.
d) Ela atendeu, primordialmente, às necessidades da expansão demográfica em diversos países europeus, decorrente de políticas médicas preventivas e programas de saneamento básico.
e) Ela viabilizou a integração econômica mundial, favorecendo a circulação de riquezas, tecnologia e conhecimentos entre povos e regiões envolvidos.

09. (Fgvrj 2013) Entre novembro de 1884 e fevereiro de 1885, representantes de países europeus, dos Estados Unidos e do Império Otomano participaram de negociações sobre o continente africano. O conjunto de reuniões, que ficou conhecido como a Conferência de Berlim, tratou da
a) incorporação da Libéria aos domínios norte-americanos, em troca do controle da África do Sul pela Inglaterra e Holanda.
b) independência de Angola e  Moçambique e da  incorporação do Congo ao império ultramarino português.
c) ocupação e do controle do território africano de acordo com os interesses das diversas potências representadas.
d) condenação do regime do Apartheid estabelecido na  África do Sul e denunciado pelo governo britânico.
e) incorporação da Etiópia aos domínios italianos e à transformação do Egito em protetorado da Alemanha.

10.  (Udesc 2011) O imperialismo, ou neocolonialismo, como também é conhecido, é constituído por práticas dos Estados Nacionais, que pretendem colocar-se como expansores de seus domínios, controlando outras nações supostamente imaginadas como mais frágeis e mesmo até menos civilizadas. Sobre o imperialismo das últimas décadas do século XIX, é correto afirmar que:
 a) o Brasil foi colaborador da política imperialista na África.
 b) os países latino-americanos, no final do século XIX, em sua maioria ainda colônias das metrópoles, também sofreram com o neocolonialismo.
c) os Estados Unidos foram o Estado mais ostensivo em sua política imperialista no período citado.
d) as investidas dos países europeus na expansão de seus domínios foram centradas sobretudo na África e Ásia.
e) Alemanha e Itália, países há muito tempo constituídos como Estados Nacionais, tiveram papel de destaque no imperialismo do final do século XIX. 




 IMPERIALISMO 2019 PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL
1.A
2.B
3. C
4.C
5. C
6. D
7. d
8. b
9. c
10. d









Nenhum comentário:

Postar um comentário

PLANO DE AULA BRASIL COLÔNIA