quinta-feira, 2 de abril de 2020

PROVA RENASCIMENTO 2017


Escola:______________________________________________________
Taguatinga – TO,................./ ................................/ ................
Aluno (a).............................................................................................. Nº.............
Série/Ano: ...........         Turma:..................      Ensino:__________ Nota:______  
        Disciplina: _______________  Prof°  Edílson Luiz Rocha   Valor:       
01 - (UFMG/1995) Miguel de Cervantes, um dos grandes expoentes renascentistas, pretendia com seu livro Dom Quixote  
a) denunciar o papel submisso da mulher, representado pela heroína Dulcinéia.
b) exaltar os valores da cavalaria, da honra, do herói, imortalizados na figura de Dom Quixote.
c) fazer uma crítica aos valores medievais, satirizandoos nas figuras de Dom Quixote e Sancho Pança.
d) mostrar a inutilidade da luta contra a igreja, utilizando a imagem de Dom Quixote lutando contra os moinhos de vento.
e) satirizar a figura do monarca absoluto, ao entronizar Sancho Pança como rei da imaginária ilha da Cocanha.

02 - (PUC PR/1999) Inspirando-se na Antiguidade Clássica (Grécia-Roma), o Renascimento valorizava o homem, refletindo mesmo uma visão antropocêntrica do mundo. Esse movimento teve origem:

 a) na França.    b) na Alemanha.    c) na Espanha.    d) em Portugal.     e) na Itália

03 - (PUC PR/2002) Houve uma revalorização das responsabilidades cívicas, da participação no mundo, das riquezas adquiridas pelo comércio e indústria. O Homem do Renascimento inventa-se através do passado. Associe a primeira coluna com a segunda.  
 Primeira coluna
(1) Teoria heliocêntrica
(2) Os Lusíadas
(3) Don Quixote
(4) O Príncipe
(5) Mona Lisa Segunda coluna

( ) Maquiavel
( ) Leonardo da Vinci
( ) Miguel de Cervantes
( ) Copérnico
( ) Luís de Camões

A associação correta é, de cima para baixo:
a) 3, 5, 4, 1, 2    
b) 3, 2, 5, 1, 4      
c) 4, 5, 1, 3, 2      
d) 4, 5, 3, 1, 2   
e) 2, 1, 3, 5, 4


04 - (UNIMONTES MG/2011) É CORRETO dizer que o Renascimento significou, entre outras coisas,
a) o retorno aos dogmas e crenças da alta Idade Média.
b) o apego aos valores aristocráticos e escolásticos.
c) o descaso pela filosofia humanista e materialista do Classicismo.
d) o domínio da razão pelo homem, preocupado com novas formas de explicar o mundo.

05 - (UNCISAL AL/2011) A cultura renascentista estabeleceu um novo pensamento que implicou em nova visão do mundo. Dessa forma, é correto considerar que o Renascimento (0,3)
a) teve raízes na cultura medieval, e fez da defesa do teocentrismo o seu mais importante tema.
b) foi definido como um movimento conservador, pois manteve as estruturas econômico-sociais medievais.
c) condenou a prática do mecenato, para evitar que a Igreja católica e os burgueses interferissem na criação artística.
d) negou a arte greco-romana, uma vez que se inspirava no materialismo do cotidiano do homem moderno.
e) baseou-se no antropocentrismo, pois o homem passou a ser colocado no centro das atenções.

06 - (UCS RS/2012) Assinale a alternativa que apresenta, correta e respectivamente, as diferenças básicas entre as características dos períodos medieval e renascentista.

   Idade Média         Renascimento
a) racionalismo        misticismo
b) individualismo    coletivismo
c) naturalismo         antinaturalismo
d) antropocentrismo teocentrismo
e) geocentrismo       heliocentrismo

07 - (UCS RS/2014) No contexto do Mundo Moderno, acelerou-se o processo de transição do feudalismo para o capitalismo. Assinale a alternativa que apresenta um dos processos que marcaram esse contexto.  
a) Descentralização política e consequente formação de reinados, ducados e condados.
 b) Menor intervenção do Estado nas práticas econômicas que priorizavam as atividades manufatureiras.
c) Redefinição, por parte dos chamados humanistas, do papel do homem no universo, diante de Deus e de si mesmo, que está na base do movimento renascentista.
d) Consolidação do poder da Igreja Católica, que além de autoridade espiritual acumulou poder material.
e) Implantação do regime de trabalho servil, que contribuiu para o acúmulo de capital







GABARITO esquema renascimento  
  
1.      C
2.      E
3.      D
4.      D
5.      E
6.      E
7.      C

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PLANO DE AULA BRASIL COLÔNIA