Pensadores
clássicos da Sociologia
São
três os principais pensadores clássicos da Sociologia, a saber: Marx, Durkheim
e Weber.
O
termo Sociologia foi criado por Augusto Comte (1798-1857), sendo considerado o
pai da Sociologia – provavelmente o primeiro pensador moderno. Comte defendia a
ideia de que para uma sociedade funcionar corretamente, precisa estar
organizada e só assim alcançará o progresso. Seu esquema sociológico era
tipicamente positivista, corrente com grande expressão no século XIX.
Karl
Marx (1818-1883) foi um
intelectual e revolucionário alemão, fundador da doutrina comunista moderna,
atuou como economista, filósofo, historiador, teórico político e jornalista e
foi o mais revolucionário pensador sociológico.
Marx
concebe a sociedade dividida em duas classes: a dos capitalistas que detêm a
posse dos meios de produção e o proletariado (ou operariado), cuja única posse
é sua força de trabalho a qual vendem ao capital. Para Marx, os interesses
entre o capital e o trabalho são irreconciliáveis, sendo este debate a essência
do seu pensamento, resultando na concepção de uma sociedade dividida em
classes. Assim, os meios de produção resultam nas relações de produção, formas
como os homens se organizam para executar a atividade produtiva. Tudo isso acarreta
desigualdades, dando origem à luta de classes.
Marx
foi um defensor do comunismo, pois essa seria a fase final da sociedade humana,
alcançada somente a partir de uma revolução proletária, acreditando assim na
ideia utópica de uma sociedade igualitária ou socialista.
Émile
Durkheim (1858-1917) foi o fundador
da escola francesa de Sociologia, ao combinar a pesquisa empírica com a teoria
sociológica. Ainda sob influência positivista, lutou para fazer das Ciências
Sociais uma disciplina rigorosamente científica. Durkheim entendia que a
sociedade era um organismo que funcionava como um corpo, onde cada órgão tem
uma função e depende dos outros para sobreviver. Ao seu olhar, o que importa é
o indivíduo se sentir parte do todo, pois caso contrário ocorrerá anomalias
sociais, deteriorando o tecido social.
A
diferença entre Comte e Durkheim é que o primeiro crê que se tudo estiver em
ordem, isto é, organizado, a sociedade viverá bem, enquanto Durkheim entende
que não se pode receitar os mesmos “remédios” que serviu a uma sociedade para
resolver os “males” sociais de outras sociedades.
Para
Durkheim, a Sociologia deve estudar os fatos sociais, os
quais possuem três características: 1) coerção social; 2) exterioridade; 3)
poder de generalização. Os fatos sociais apresentam vida própria, sendo
exteriores aos indivíduos e introjetados neles a ponto de virarem hábitos.
Pela
sua perspectiva, o cientista social deve estudar a sociedade a partir de um
distanciamento dela, sendo neutro, não se deixando influenciar por seus
próprios preconceitos, valores, sentimentos etc.
A
diferença básica entre Marx, Comte e Durkheim consiste basicamente em que os
dois últimos entendem a sociedade como um organismo funcionando, suas partes se
completando. Por outro lado, Marx afirma que a ordem constituída só é possível
porque a classe dos trabalhadores é dominada pela classe dos capitalistas e
propõe que a classe proletária (trabalhadores) deve se organizar, unir-se e
inverter a ordem, ou seja, passar de dominada a dominante, e assim superar a
exploração e as desigualdades sociais.
Max
Weber (1864-1920) foi um
intelectual alemão, jurista, economista e considerado um dos fundadores da
Sociologia e é o pensador mais recente dentre os três, conhecedor tanto do
pensamento de Comte e Durkheim quanto de Marx. Assim, ele entende que a
sociedade não funciona de forma tão simples e nem pode ser harmoniosa como
pensam Comte e Durkheim, mas também não propõe uma revolução como faz Marx, mas
afirma que o papel da Sociologia é observar e analisar os fenômenos que ocorrem
na sociedade, buscando extrair desses fenômenos os ensinamentos e
sistematizá-los para uma melhor compreensão, é por isso que sua Sociologia
recebe o nome de compreensiva.
Weber
valorizava as particularidades, ou seja, a formação específica da sociedade;
entende a sociedade sob uma perspectiva histórica, diferente dos positivistas.
Um
dos conceitos chaves da obra e da teoria sociológica de Weber é a ação
social. A ação é um comportamento humano no qual os indivíduos
se relacionam de maneira subjetiva, cujo sentido é determinado pelo
comportamento alheio. Esse comportamento só é ação social quando o ator atribui
à sua conduta um significado ou sentido próprio, e esse sentido se relaciona
com o comportamento de outras pessoas.
Weber
também se preocupou com certos instrumentos metodológicos que possibilitassem
ao cientista uma investigação dos fenômenos particulares sem se perder na
infinidade disforme dos seus aspectos concretos, sendo que o principal
instrumento é o tipo ideal, o qual
cumpre duas funções principais: primeiro a de selecionar explicitamente a
dimensão do objeto a ser analisado e, posteriormente, apresentar essa dimensão
de uma maneira pura, sem suas sutilezas concretas.
Em
suma: a Sociologia de Comte e Durkheim são positivistas; a de Marx é
revolucionária e a de Max Weber é compreensiva. E nisto talvez esteja a
principal diferença entre esses quatro grandes pensadores da Sociologia.
Orson
Camargo Colaborador Brasil
EscolaGraduado em Sociologia e Política pela Escola de Sociologia e Política de
São Paulo – FESPSP Mestre em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas
- UNICAMP
Responda
e deixe no caderno:
1.
O positivismo defende a ideia de que o
conhecimento científico é a única forma de conhecimento verdadeiro. De acordo
com os positivistas somente pode-se afirmar que uma teoria é correta se ela foi
comprovada através de métodos científicos válidos. Os positivistas não
consideram os conhecimentos ligados as crenças, superstição ou qualquer outro
que não possa ser comprovado cientificamente. Para eles, o progresso da
humanidade depende exclusivamente dos avanços científicos.
Elabore um texto explicativo sobre o positivismo.
2. As teorias de Marx sobre a sociedade, a economia e a
política - conhecidas coletivamente como marxismo - afirmam que as sociedades
humanas progridem através da luta de classes: um conflito entre a classe
burguesa que controla a produção e um proletariado que fornece a mão de obra
para a produção. Ele chamou o capitalismo de "a ditadura da burguesia",
acreditando que seja executada pelas classes ricas para seu próprio benefício,
Marx previu que, assim como os sistemas socioeconômicos anteriores, o
capitalismo produziria tensões internas que conduziriam à sua auto-destruição e
substituição por um novo sistema: o socialismo.
Elabore um texto explicativo sobre o socialismo.
3.
Para Durkheim, fato social consiste em maneiras de agir, pensar e sentir
exteriores ao indivíduo e dotados de um poder coercitivo em virtude do qual lhe
impõem. Só há fatos sociais onde houver organização definida. Há, por exemplo,
certas correntes de opinião que nos levam, com intensidades desiguais segundo o
tempo e os países, ao casamento, ao suicídio ou a uma natalidade mais ou menos
forte; estes são, evidentemente, fatos sociais.Também se define o fato social
como uma norma coletiva com independência e poder de coerção sobre o indivíduo.
Tudo esta relacionado ao meio em que se esta inserido.
Elabore
um texto explicativo sobre fatos sociais.
4. Na ótica weberiana, a sociologia é essencialmente hermenêutica, ou seja,
ela está em busca do significado e dos motivos últimos que os próprios
indivíduos atribuem as suas ações: é neste sentido que a sociologia é sempre
"compreensiva" (verstehen). O principal objetivo de Weber é
compreender o sentido que cada pessoa dá a sua conduta e perceber assim a sua
estrutura inteligível e não a análise das instituições sociais como propunha
Durkheim. A análise weberiana propõe que se deve compreender, interpretar e
explicar respectivamente, o significado, a organização e o sentido, bem como
evidenciar regularidade das condutas. Cabe a sociologia entender como acontecem
e se estabilizam as relações sociais, os grupos organizados e as estruturas
coletivas da vida social.
Descreva
o pensamento sociológico Max
Weber.
5. Durkheim acreditava que a sociedade seria mais beneficiada pelo processo
educativo. Para ele, "a educação é uma socialização da jovem geração pela
geração adulta". E quanto mais eficiente for o processo, melhor será o
desenvolvimento da comunidade em que a escola esteja inserida.
De
acordo com o pensamento de Durkeim, descreva o papel da educação em sua
formação.
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