Escola:______________________________________________________
Taguatinga –
TO,................./ ................................/ ................
Aluno
(a)..............................................................................................
Nº.............
Série/Ano: ........... Turma:.................. Ensino:__________ Nota:______
Disciplina:
_______________Prof° Edílson Luiz
Rocha Valor:
1.
(Unicentro 2012) Um dos temas mais comuns da
Sociologia, discutido na vida do trabalho, refere-se ao acúmulo desigual do
capital e à luta existentes entre as diferentes classes sociais. Um dos autores
clássicos da Sociologia acompanhou as mudanças causadas pela produção
industrial, as desigualdades que dela resultaram e escreveu sobre o
desenvolvimento do capitalismo. Trata-se, nesse caso, de:
a) Karl Marx.
b) Max Weber.
c) Émile Durkheim.
d) Augusto Comte.
e) Herbert Spencer.
2. (Unimontes 2011) Considerando as obras dos clássicos da Sociologia e seus respectivos autores, associe a 2ª coluna com a 1ª.
1) As regras do método sociológico ( ) Karl Marx (1818-1883)
2) A ética protestante e o espírito do
capitalismo ( ) Émile Durkheim
(1858-1917)
3) O Capital ( ) Max Weber (1864-1920)
A sequência correta é
a) 3, 1, 2.
b) 1, 2, 3.
c) 2, 1, 3.
d) 3, 2, 1.
3. (UFU 2008) A respeito do contexto histórico de emergência da Sociologia, marque a alternativa correta.
3. (UFU 2008) A respeito do contexto histórico de emergência da Sociologia, marque a alternativa correta.
a) A crescente
legitimidade científica do saber sociológico, produzido por autores como
Auguste Comte e Émile Durkheim, deveu-se à sua forte crítica ao Iluminismo.
b) A Sociologia
consolidou-se, disciplinarmente, em resposta aos novos problemas e desafios
desencadeados por transformações sociais, políticas, econômicas e culturais,
cujos marcos históricos principais foram a Revolução Industrial e a Revolução
Francesa.
c) Um dos principais legados do Iluminismo foi
a crítica severa às concepções científicas da realidade social, combinada com a
reafirmação de princípios e interpretações de cunho religioso.
d) Herdeira direta das
transformações sociais desencadeadas pela Revolução Industrial e pela Revolução
Francesa, a Sociologia ignorou os métodos racionais de investigação em favor do
conhecimento produzido pelo senso-comum.
04-
(UEL - 2008) Sobre a exploração do trabalho no capitalismo, segundo a
teoria de Karl Marx (1818-1883), é correto afirmar:
a) A lei da hora-extra explica como os
proprietários dos meios de produção se apropriam das horas não pagas ao
trabalhador, obtendo maior excedente no processo de produção das mercadorias.
b) A lei da mais valia consiste nas
horas extras trabalhadas após o horário contratado, que não são pagas ao
trabalhador pelos proprietários dos meios de produção.
c) A lei da mais-valia explica como o
proprietário dos meios de produção extrai e se apropria do excedente produzido
pelo trabalhador, pagando-lhe apenas por uma parte das horas trabalhadas.
d) A lei da mais valia é a garantia de
que o trabalhador receberá o valor real do que produziu durante a jornada de
trabalho.
e) As horas extras trabalhadas após o
expediente constituem-se na essência do processo de produção de excedentes e da
apropriação das mercadorias pelo proprietário dos meios de produção.
05
(UEL – 2005) Fordismo é um termo que se
generalizou a partir da concepção de Antonio Gramsci, que o utiliza para
caracterizar o sistema de produção e gestão empregado por Henry Ford, em sua
fábrica, a Ford Motor Co., em Highland Park, Detroit, em 1913. O
método fordista de organização do trabalho produziu surpreendente crescimento
da produtividade, garantindo, assim, produção em larga escala para consumo de
massa. O papel desempenhado pelo fordismo, enquanto sistema produtivo,
despertou, por exemplo, a atenção de Charles Chaplin, que o retratou com ironia
no filmeOs Tempos Modernos. Assinale a alternativa que apresenta
características desse método de gestão e de organização técnica da produção de
mercadorias.
a) Unidade entre concepção e execução,
instaurando um trabalho de conteúdo enriquecido, preservando-se, assim, as
qualificações dos trabalhadores.
b) Substituição do trabalho fragmentado
e simplificado, típico da Revolução Industrial, pelas “ilhas de produção”, onde
o trabalho é realizado em equipes.
c) Supressão progressiva do trabalhador
taylorizado e, conseqüentemente, combate ao “homem boi”, realizador de
trabalhos desqualificados, restituindo-se, em seu lugar, o trabalhador
polivalente.
d) Controle dos tempos e movimentos do
trabalho, com a introdução da esteira rolante, e de salários mais elevados em
relação à média paga nas demais empresas.
e) Redução das distâncias hierárquicas
no interior da empresa, como forma de estimular o trabalho em grupos,
resultando em menos defeitos de fabricação e maior produção.
06.
A noção de ideologia, tal como formulada por Marx, pode ser definida como sendo
a lógica social imaginária de ocultamento da realidade histórica.
(Chauí, M. Convite à filosofia) Com base
na citação acima, é CORRETO afirmar que a ideologia:
a) mostra a presença da
luta de classes na sociedade capitalista.
b) oculta a origem da
sociedade nas relações de produção.
c) a sociedade burguesa
produz a representação da imagem real do Estado originado do contrato social
entre homens livres e iguais.
d) procura incentivar e
apoiar a práxis política dos trabalhadores.
07. (UEL – 2008) No capitalismo, os trabalhadores produzem todos os objetos existentes no mercado, isto é, todas as mercadorias; após havê-las produzido, entregam-nas aos proprietários dos meios de produção, mediante um salário; os proprietários dos meios de produção vendem as mercadorias aos comerciantes, que as colocam no mercado de consumo; e os trabalhadores ou produtores dessas mercadorias, quando vão ao mercado de consumo, não conseguem comprá-las. [...] Embora os diferentes trabalhadores saibam que produziram as diferentes mercadorias, não percebem que, como classe social, produziram todas elas, isto é, que os produtores de tecidos, roupas, alimentos [...] são membros da mesma classe social. Os trabalhadores se vêem como indivíduos isolados [...], não se reconhecem como produtores da riqueza e das coisas. (CHAUÍ, M. Convite à Filosofia. 13 ed. São Paulo: Ática, 2004. p. 387.) Com base no texto e nos conhecimentos sobre alienação e ideologia, considere as afirmativas a seguir:
07. (UEL – 2008) No capitalismo, os trabalhadores produzem todos os objetos existentes no mercado, isto é, todas as mercadorias; após havê-las produzido, entregam-nas aos proprietários dos meios de produção, mediante um salário; os proprietários dos meios de produção vendem as mercadorias aos comerciantes, que as colocam no mercado de consumo; e os trabalhadores ou produtores dessas mercadorias, quando vão ao mercado de consumo, não conseguem comprá-las. [...] Embora os diferentes trabalhadores saibam que produziram as diferentes mercadorias, não percebem que, como classe social, produziram todas elas, isto é, que os produtores de tecidos, roupas, alimentos [...] são membros da mesma classe social. Os trabalhadores se vêem como indivíduos isolados [...], não se reconhecem como produtores da riqueza e das coisas. (CHAUÍ, M. Convite à Filosofia. 13 ed. São Paulo: Ática, 2004. p. 387.) Com base no texto e nos conhecimentos sobre alienação e ideologia, considere as afirmativas a seguir:
a) A consciência de
classe para os trabalhadores resulta da vontade de cada trabalhador em superar
a situação de exploração em que se encontra sob o capitalismo.
b) É no mercado que a exploração
do trabalhador torna-se explícita, favorecendo a formação da ideologia de
classe.
c) A ideologia da produção capitalista
constitui-se de imagens e idéias que levam os indivíduos a compreenderem a
essência das relações sociais de produção.
d) As mercadorias
apresentam-se de forma a explicitar as relações de classe e o vínculo entre o
trabalhador e o produto realizado.
e) O processo de não identificação do
trabalhador com o produto de seu trabalho é o que se chama alienação. A
ideologia liga-se a este processo, ocultando as relações sociais que estruturam
a sociedade.
08.
(PITÁGORAS) Dentre as frases a seguir, IDENTIFIQUE aquela que expressa a
principal função das propagandas em uma sociedade de consumo.
a) Informar os
consumidores acerca das virtudes dos produtos.
b) Divulgar o produto para atingir uma demanda
já existente.
c) Esconder os
problemas dos produtos.
d) Criar a necessidade
de consumo do produto, alavancando assim a demanda.
e) Aumentar o consumo
do produto através da divulgação da sua marca.
09. (PITÁGORAS) Comumente ouvimos
falar do modo de vida americano, o american way of life. Trata-se de um ideal
muito difundido nos Estados Unidos, o qual estabelece a felicidade como
resultado necessário do trabalho individual, que é recompensado com o acesso ao
consumo de determinados bens. Sob o ponto de vista de certo marxismo, isso não
passa de uma ___________ burguesa, a qual identifica no mercado a garantia de
sustentação dos seus privilégios de classe. INDIQUE a palavra que melhor
completa o trecho lido.
a)
Indústria cultural.
b) Conspiração.
c)
Ideologia.
d)
Percepção.
e)
Alienação.
10-Weber analisou a mudança social relacionada ao nascimento da sociedade capitalista. Além das condições econômicas, procurou centrar sua análise no plano das idéias, das crenças e dos valores que permitiram a mudança no mundo moderno secular.
10-Weber analisou a mudança social relacionada ao nascimento da sociedade capitalista. Além das condições econômicas, procurou centrar sua análise no plano das idéias, das crenças e dos valores que permitiram a mudança no mundo moderno secular.
Considerando o tema da obra de Weber em seu livro “A ética protestante e o espírito do capitalismo” (1904-1905), marque a alternativa incorreta.
a- Weber
enfatizou o esforço individual do capitalistas, que procuravam utilizar o
cálculo racional para garantir a eficiência na produção de mercadorias, tendo
por objetivo o ganho monetário.
cálculo racional para garantir a eficiência na produção de mercadorias, tendo
por objetivo o ganho monetário.
b-
Na ética protestante os trabalhadores, por sua vez, passaram a ver o trabalho
como um valor em si mesmo, como uma vocação.
c-
Segundo Weber, além das condições econômicas, determinadas idéias e valores
explicariam por que só no Ocidente desenvolveu-se o capitalismo racional e
burocrático.
d- Segundo
Weber, a racionalidade de produção estaria na vida moderna, na conduta do
protestante, bem mais na questão econômica e menos na questão cultural e ética.
e-
Para Weber, o espírito do capitalismo, a ética protestante valoriza o trabalho
e as atividades da vida secular.
GABARITO
1. A
2. A
3. B
4. B
5. D
6. B
7. E
8. D
9. C
10. D
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