quinta-feira, 2 de abril de 2020

PROVA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL 2016


Escola:______________________________________________________
Taguatinga – TO,................./ ................................/ ................
Aluno (a).............................................................................................. Nº.............
Série/Ano: ...........         Turma:..................      Ensino:__________ Nota:______  
Disciplina: _______________  Prof°  Edílson Luiz Rocha   Valor:      

1 - (Supletivo 2010) A charge, abaixo, representa um movimento operário do início do século XIX.



Esse movimento denomina-se:
a) Anarquismo.    b) Cartismo.   c) Ludismo.    d) Socialismo.

2 – (Supletivo 2010) Leia o texto abaixo.
Com a aceleração industrial, a concorrência entre as grandes empresas aumentou muito. Para vencer a concorrência, o grande capitalista fazia guerras de preços: mantinha seus preços bem baixos por certo tempo, até que seus concorrentes não aguentassem e falissem ou vendessem a empresa por um valor baixo. Assim, aos poucos, empresas mais fortes foram “engolindo” as mais fracas e, com isso, formaram-se empresas gigantes ou associações de empresas (trustes, cartéis, holdings).
BOULOS JÚNIOR, Alfredo. Coleção história: sociedade & cidadania. São Paulo. FTD. V. 4 p.12.

Esse texto relaciona-se:
a) à Revolução Industrial.   b) à II Revolução Industrial. c) ao Capitalismo Comercial.
d) ao colonialismo.

3 - A Revolução Industrial se inaugura uma nova era. Assinale a alternativa correta sobre as transformações que surgem nesta nova era:
a) Produção em baixa escala (pequena produção)
b) Diminuição da vida urbana (esvaziamento das cidades)
c) Capitalismo Industrial (troca de mercadorias em grande escala)
d) Divisão da sociedade entre escravos e burgueses.

4 - Dos inventos Tecnológicos que mecanizam a revolução Industrial todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:
a) A máquina a vapor foi a mais utilizada durante a Revolução Industrial.
b) As máquinas eram movidas da energia gerada pela queima do carvão mineral.
c) Com o domínio da energia elétrica, a máquina elétrica rapidamente substitui as máquinas a vapor durante a revolução industrial.
d) Com as máquinas a vapor surgem as locomotivas e os navios a vapor.

5 - Leia atentamente as afirmativas abaixo sobre os modos de produção na Inglaterra, verdadeiras ou falsas, e assinale a opção correta:
(   ) Artesanato  – Produção pouco volumosa, dependia do artesão.
(   ) Manufatura – Produção em larga escala feito nos domicílios.
(   ) Maquinofatura – Produção feita pelas máquinas os homens apenas a auxiliam.
(   ) Artesanato – Acontecia em grandes galpões.
(   ) Maquinofatura – Acontecia nas fábricas

a)  V – F – V – F – V    b) V – F – F – F – V   c) F – V – F – V – F    d) F – F – V – F – V 
6. (Uel) Um fator que contribuiu decisivamente para o processo de industrialização na Inglaterra do século XVIII foi:
a) a acumulação de capital resultante da exploração colonial praticada pela Inglaterra através do comércio.
b) a concorrência tecnológica entre ingleses e americanos, que estimulou o desenvolvimento econômico.
c) a expulsão das tropas napoleônicas do território inglês, que uniu os interesses nacionais em torno de um esforço de desenvolvimento.
d) o movimento ludista na Inglaterra com a destruição das máquinas consideradas obsoletas, ao incentivar a invenção de novas máquinas.
e) a abertura de mercados na Alemanha e na França para a Inglaterra, por meio de um acordo comercial conhecido por Pacto de Berlim.

7. A Revolução Industrial teve início na Inglaterra em meados do século XVIII. Qual das alternativas abaixo explica o pioneirismo inglês na Revolução Industrial?
a) Presença de petróleo no território; mão-de-obra em abundância; capital da nobreza para investimentos; presença de grande quantidade de máquinas importadas da França.
b)  Economia baseada no feudalismo, grande quantidade de artesãos; boas reservas de carvão mineral; contatos comerciais com a Índia.
c)  Presença de grandes reservas de carvão mineral e minério de ferro em seu território; mão-de-obra em abundância; capital da burguesia para investimentos em indústrias; mercado consumidor.
d)  Grandes investimentos em transporte marítimo; grandes reservas de petróleo; mão-de-obra estrangeira em abundância; relações comerciais com o Brasil.

8. Quais os dois tipos de transportes que foram fundamentais para a Revolução Industrial?
a)  Transporte marítimo (através dos navios a vapor) e transporte ferroviário (locomotivas a vapor).
b) Transporte aéreo (aviões e helicópteros) e transporte ferroviário (locomotivas a vapor).
c)  Transporte marítimo (através dos navios a vapor) e transporte veicular (automóveis e caminhões).
d) - Transporte aéreo (aviões e helicópteros) e transporte animal (bois, cavalos, etc).

9. Sobre a condição de vida dos operários (trabalhadores das fábricas) na época da Revolução Industrial é correto afirmar que:
a)  Tinham apenas férias remuneradas como direito trabalhista, podiam se organizar livremente em sindicatos, recebiam salários justos que lhes permitiam viver de forma digna.
b) Eles não tinham direitos trabalhistas, trabalhavam muito e ganhavam pouco, o ambiente de trabalho apresentava péssimas condições.
c) Trabalhavam apenas 5 dias por semana, recebiam vários benefícios trabalhistas, tinham um ambiente de trabalho em boas condições.
d)  Recebiam salários baixos, enfrentavam duras jornadas de trabalho, não apresentavam problemas de saúde relacionados ao trabalho.

10. Um dos principais movimentos trabalhistas contra as péssimas condições de trabalho na Revolução Industrial ficou conhecido como Ludismo. Qual das alternativas abaixo explica melhor este movimento?

a)  Os ludistas buscavam negociar melhores condições de trabalho com os donos das indústrias.
b)  Os ludistas protestavam através de passeatas e outras manifestações pacíficas contra as condições de trabalho dos operários.
c)  Os ludistas buscavam, através das eleições, eleger representantes do movimento para lutar pelas causas trabalhistas.
d)  Também conhecidos como "quebradores de máquinas", os ludistas invadiam fábricas e quebravam as máquinas numa forma de protesto e revolta com relação às péssimas condições de trabalho enfrentadas pelos operários.







GABARITO REVOLUÇÃO INDUTRIAL

1-C
2-A
3-C  
4-C
5-A
6. A
7. C
8. A
9. B
10. D




Nenhum comentário:

Postar um comentário

PLANO DE AULA BRASIL COLÔNIA