quinta-feira, 2 de abril de 2020

PROVA A MÃO DE OBRA ESCRAVA NA HISTÓRIA 2017


1. Qual das alternativas abaixo apresenta características importantes do feudalismo?
A - Prevalência do trabalho assalariado; poder centralizado nas mãos do monarca; uso de moedas em todos os feudos.
B - Economia baseada na produção de mercadorias industrializadas; sistema de eleições para a escolha dos governantes; prevalência do trabalho servil (dos servos).
C - Poder descentralizado (nas mãos dos senhores feudais); feudo como principal unidade política, administrativa e econômica; prevalência do trabalho servil; agricultura como base da economia.
D - Economia dinâmica com muito contato comercial entre os feudos; poder nas mãos dos cavaleiros medievais, divisão de terras igualitárias para todos do feudo.

02 - (UFSE/2001) Durante o chamado Período Pré-colonizador, a ocupação portuguesa, a atividade econômica básica e a mão-de-obra nela empregada ficaram caracterizadas, respectivamente, pelas
a) Feitorias, exploração do pau-brasil e a mão-de-obra indígena.
b) Capitanias hereditárias, cultivo da cana-de-açúcar e pelo índio sob regime de escravidão
c) Feitorias, exploração do pau-brasil e mão-de-obra escrava
d) Capitanias hereditárias, exploração do pau-brasil e mão-de-obra indígena submetida á orientação dos jesuítas.
e) Feitorias, cultivo da cana-de-açúcar e pelo indígena pacificado.

03 - (UNIFESP SP/2006) Para um homem ter o pão da terra, há de ter roça; para comer carne, há de ter caçador; para comer peixe, pescador; para vestir roupa lavada, lavadeira; ... e os que não podem alcançar a tanto número de escravos, ou passam miséria, realmente, ou vendo-se no espelho dos demais lhes parece que é miserável a sua vida. (Padre Vieira, 1608-1697.) O texto mostra que, para se viver bem na Colônia, seria preciso ter, sobretudo:

a) escravos.      b) terras.      c) animais.       d) cultura.      e) habilidades.

04 - (UNIRIO RJ/1996) O início da colonização portuguesa no Brasil, no chamado período “pré-colonial”(1500-1530), foi marcado pelo a:
a) Envio de expedições exploratórias do litoral e pelo escambo do pau-brasil.
b) Plantio e exploração do pau-Brasil, associado ao tráfico africano.
c) Deslocamento, para a América, da estrutura administrativa e militar já experimentada no Oriente.
d) Fixação de grupos missionários de várias Ordens religiosas para catequizar os indígenas.
e) Implantação da lavoura canavieira, apoiada em capitais holandeses.

05 - (UNIFOR CE/1998) A extração de pau-brasil, embora exercida durante todo o chamado Período Pré-Colonial, não gerou a ocupação da terra. Os europeus chegavam aqui, "contratavam" com os índios o fornecimento da madeira, carregavam os navios e retornavam à Europa, sem se fixarem no território. Os indígenas, que forneciam a mão-de-obra para o corte e carregamento da madeira, recebiam em troca de seu trabalho algumas quinquilharias. Trata-se do sistema denominado:

a) Dumping.    b) Parceria.    c) Meiação.     d) Escambo.      e) Bilateralismo.





06 - (UEPB/2000) A colonização do Brasil só começa a se efetivar a partir de 1530. A implantação da cultura da cana de açúcar obedecia a uma lógica traçada pela metrópole e tinha como meta a produção em larga escala. A base da produção centrou-se em três elementos básicos. Quais sejam:
a) Monocultura, Latifúndio e Trabalho Assalariado
b) Trabalho Assalariado, Monocultura e Pequenas Propriedades
c) Trabalho Servil, Latifúndio e Policultura
d) Policultura, Trabalho Escravo e Média Propriedade
e) Trabalho Escravo, Latifúndio e Monocultura


07 - (UECE/2011) A Confederação dos Quilombos de Palmares é considerada por alguns historiadores como a maior ameaça à ordem escravista conhecida pelo estado colonial brasileiro. No que tange à citada confederação, assinale a opção que contém afirmação INCORRETA.
a) Inicialmente, as “comunidades” quilombolas procuravam apenas passar despercebidas aos colonos e grandes proprietários de terras.
b) Os quilombos eram reprimidos pelos capitães-do mato, pelas tropas particulares contratadas pelos grandes proprietários e por milícias oficiais.
c) O Quilombo de Palmares foi apenas um entre tantos outros quilombos existentes no Brasil e em nada se diferenciou de tantos outros perdidos nas matas brasileiras.
d) O Quilombo de Palmares era cercado por paliçadas, fossos e armadilhas e durante décadas resistiu aos ataques de tropas particulares e oficiais.

08. (ENEM 2013)
“A recuperação da herança cultural africana deve levar em conta o que é próprio do processo cultural: seu movimento, pluralidade e complexidade. Não se trata, portanto, do resgate ingênuo do passado nem do seu cultivo nostálgico, mas de procurar perceber o próprio rosto cultural brasileiro. O que se quer é captar seu movimento para melhor compreendê-lo historicamente.”
MINAS GERAIS: Cadernos do Arquivo 1: Escravidão em
Minas Gerais. Belo Horizonte: Arquivo Público Mineiro, 1988.
Com base no texto, a análise de manifestações culturais de origem africana, como a capoeira ou o candomblé, deve considerar que elas
A) permanecem como reprodução dos valores e costumes africanos.
B) perderam a relação com o seu passado histórico.
C) derivam da interação entre valores africanos e a experiência histórica brasileira.
D) contribuem para o distanciamento cultural entre negros e brancos no Brasil atual.
E) demonstram a maior complexidade cultural dos africanos em relação aos europeus.


9) O candomblé, chamado xangô em alguns Estados do Nordeste, é:
a) O mesmo que umbanda, com guias como o Caboclo, o Preto Velho e a Pombagira
b) Uma religião exclusiva dos descendentes de negros escravizados
c) Tradição trazida pelos africanos escravizados que se misturou com a realidade brasileira
d) Uma manifestação folclórica que veio da África, repleta de lendas e crendices 

10) (CEFET-PR) Alguns historiadores afirmam que as conseqüências do modelo de colonização adotado pelos portugueses para a exploração do Brasil são ainda muito perceptíveis (devastação do meio ambiente, exploração do trabalhador rural, conflitos rurais, etc). Este modelo é conhecido como plantation ou plantagem e suas principais características são:
a) minifúndio, monocultura, mão-de-obra escrava;
b) latifúndio, mão-de-obra assalariada, policultura;
c) latifúndio, policultura, mão-de-obra escrava;
d) latifúndio, mão-de-obra escrava, monocultura;
e) latifúndio, trabalho assalariado, monocultura.




Eja 9 ano trabalho escravo

1.      C 
2.      A
3.      A
4.      A
5.      D
6.      E
7.      C
8.      C
9.      C
10.  D

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