quinta-feira, 2 de abril de 2020

PROVA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL 2017 04


Escola:______________________________________________________
Taguatinga – TO,................./ ................................/ ................
Aluno (a).............................................................................................. Nº.............
Série/Ano: ...........         Turma: ..............      Ensino:__________ Nota:______  
Disciplina: _______________  Prof°  Edílson Luiz Rocha   Valor:        

01 - (UFRGS/2007) A Revolução Industrial representou uma profunda transformação da economia, marcada pela utilização de novas técnicas, pelo uso da energia fóssil e por uma nova forma de organização da produção. Sobre essa revolução, é correto afirmar que
a) a Inglaterra, apesar da forte resistência de uma parcela da nobreza, a gentry, foi a primeira nação a incorporar os avanços científicos e a reorganizar a sua economia
b) as colônias se tornaram as principais consumidoras dos produtos industrializados da Europa, pois o contingente populacional europeu se mantinha havia décadas no mesmo nível
 c) ela se contrapôs a uma certa estagnação da agricultura e do comércio, principais bases econômicas do sistema feudal
d) os grandes avanços produtivos dela resultantes constituíram fatores fundamentais que levaram a Inglaterra a incentivar a abolição do tráfico escravista
e) ela desenvoleu o sistema manufatureiro e consolidou a exploração da mão–de–obra servil nas colônias inglesas do Novo Mundo

02 - (UFRRJ/2001) A Revolução Industrial culminou com o avanço do processo de desenvolvimento capitalista e o surgimento de duas novas classes sociais: o proletariado e a burguesia industrial. Em relação a esse processo histórico, pode-se afirmar que:
a) a Rússia industrializou-se num momento anterior ao da industrialização da Inglaterra, França e Alemanha.
b) a acumulação primitiva de capital não teve importância para o surgimento da Revolução Industrial
c) a Inglaterra foi o país pioneiro, em meados do século XVIII, no processo de industrialização capitalista.
d) comparativamente ao restante da Europa, a Inglaterra industrializou-se tardiamente. e) o crescimento econômico do setor agrário na Inglaterra, na fase anterior à Revolução Industrial, não foi importante para o surgimento desta.

03 - (UNIFOR CE/2000) A "robotização do trabalhador" foi um dos aspectos gerados pela Revolução Industrial. O operário se especializou em servir uma máquina, transformando-se em autômato destinado a desempenhar atividades cotidianas cansativas e monótonas. Esse aspecto foi tema do filme:
a) Tempos Modernos dirigido por Charles Chaplin.
b) Oliver Twist dirigido por David Lean.
c) A Missão dirigido por Rolan Joffé.
d) Os Miseráveis dirigido por Richard Boleslavky.
e) Giordano Bruno dirigido por Giuliano Montaldo.

04 - (FFFCMPA RS/2007) No filme Tempos Modernos (1936), Charles Chaplin propõe uma sugestiva reflexão quanto aos métodos empregados na moderna indústria dos EUA nos anos 30 do século passado. A intensificação do trabalho, a cadência acelerada do ritmo na produção - de acordo com Chaplin - não só reduziam o corpo humano a um mero apêndice do sistema de maquinaria, como a própria capacidade reflexiva do operário esfumava-se diante dos movimentos repetitivos impostos pelo sistema de máquinas. A produção em linha, o rígido controle exercido pela chefia, as longas e extenuantes jornadas de trabalho confirmavam o que ficou conhecido “Método Científico de Produção”. A alternativa correta correspondente ao processo de trabalho descrito acima é
a) Trabalho  Intensivo.    b) Ohnismo.     c) Toyotismo.     d) Taylorismo/Fordismo.    e) Trabalho Compulsório.

05 - (UFRN/1996) A Primeira Revolução Industrial caracterizou-se pela utilização, em larga escala, das seguintes matériasprimas e fontes de energia:
a) carvão, ferro e energia elétrica
b) carvão, aço e vapor
c) carvão, ferro e vapor
d) petróleo, ferro e vapor
e) petróleo, aço e energia elétrica

06. No filme “Tempos Modernos”, Charles Chaplin, através do popular personagem Carlitos, representou
a) os dramas dos operários norte-americanos a partir da política-econômica implementada pelo Big Stick na década de 1930.
b) uma sátira ao capitalismo e à sociedade industrial, ao mesmo tempo em que expunha os dramas do desemprego.
c) uma crítica à política imperialista norte-americana e inglesa na América Latina, que atingiu em especial as camadas populares.
d) uma exaltação à sociedade industrial que se consolidou na Europa a partir da Segunda Revolução Industrial.
e) uma crítica à ideologia da Igreja Católica na primeira metade do século XX, que procurava unir burguesia e proletariado para a ma

07 - (UNESP SP/2009) Observe a imagem, cena do personagem Carlitos no filme Tempos modernos, 1936.
Tempos modernos, de Charles Chaplin, representa a situação econômica e social dos Estados Unidos da América dos anos trinta do século passado. No filme, as aventuras de Carlitos transcorrem numa sociedade
a) capitalista em desenvolvimento e conflagrada pelos movimentos operários de destruição das máquinas.
b) globalizada, em que o poder financeiro tornava desnecessário o uso das máquinas na produção de mercadorias.
c) imperialista e mecanizada, que aplicava os lucros adquiridos na exploração dos países pobres em benefício dos operários americanos.
d) abalada pelo desemprego e caracterizada pela submissão do trabalho humano ao movimento das máquinas.
e) pós-capitalista, na qual o emprego da máquina libertava o homem da opressão do trabalho industrial.

08 - (UECE/2011) As profundas transformações vividas pela sociedade inglesa no final do século XVIII desencadearam o processo de mudanças irreversíveis, configurando o marco final da fase de transição do feudalismo para o capitalismo. Sobre este recorte histórico, é correto afirmar que se trata da
a) Revolução Inglesa, também conhecida como Guerra Civil Inglesa.
 b) Revolução Agrícola, com a difusão de novas técnicas agrícolas.
c) Revolução Industrial, com as inovações técnicas.
d) Revolução Política, com as alterações na estrutura social e econômica.








GABARITO PROVA REVISÃO 2 BIM

1.       C  
2.       C
3.       A
4.       D
5.       D
6.       B
7.       D
8.       C









Nenhum comentário:

Postar um comentário

PLANO DE AULA BRASIL COLÔNIA