quinta-feira, 2 de abril de 2020

PROVA REVOLUÇÃO AMERICANA 03


1. Qual das alternativas abaixo apresenta importantes causas da Independência dos EUA (1776)?
A - Comércio das colônias americanas com outros países e a proibição da prática da agricultura.
B - O poder que a Inglaterra (metrópole) exercía sobre sua colônia, através da fiscalização, altas taxas e impostos e leis que tiravam a liberdade dos habitantes.
C - Proibição das práticas religiosas nas colônas americanas.
D - Relações comercias entre Inglaterra e França que não eram aprovadas pelos habitantes das colônias americanas.

2) (Fatec) A Lei do Açúcar (1764), a Lei do Selo (1765) e a Lei Townshend (1767) representaram, quando implementadas, para
a) os EUA, um estopim à declaração de guerra à França, aliada, incondicionalmente, aos interesses ingleses.
b) a França e a Inglaterra, formas de arrecadação e controle sobre o Quebec e sobre as Treze Colônias.
c) os EUA, uma excepcional oportunidade, pela cobrança destes impostos, à ampliação de seus mercados interno e externo.
d) as Treze Colônias, uma medida tributária que possibilitou a expansão dos negócios da burguesia de Boston na Europa, marcando, assim, o início da importância dos EUA no cenário mundial.
e) a Inglaterra, uma alternativa para um maior controle sobre as Treze Colônias, e, também, uma medida tributária que permitisse saldar as dívidas contraídas na guerra com a França.

3. Qual foi o principal documento elaborado no contexto da Independência dos Estados Unidos e quem foi seu redator?

A - Declaração de Independência dos Estados Unidos da América redigida por Thomas Jefferson.
B - Declaração de Independência dos Estados Unidos da América redigida por George Washington.
C - Constituição dos Estados Unidos da América, redigida por Thomas Jefferson.
D - Lei Federal das Treze Colônias, redigida por Abraham Lincoln.

4) Com relação à Independência dos Estados Unidos, em 1776, é correto afirmar que:

a) a primeira constituição dos Estados Unidos adotou a república federalista e presidencial como modelo de governo.
b) a Declaração de Independência defendeu a implantação de uma monarquia constitucional para dirigir politicamente a futura nação.
c) a França negou ajuda aos norte-americanos, visto que pretendia manter sua parceria com a Inglaterra na exploração comercial da América do Norte.
d) a Espanha negou ajuda aos norte-americanos, dado que com a derrota da Holanda poderia intensificar seus acordos comerciais com os colonos do sul.
e) a luta dos norte-americanos divulgou a perspectiva de se construir a unidade continental americana, baseada no ideal iluminista de liberdade e igualdade social.










5) Sobre a independência dos Estados Unidos (1776) é correto afirmar que:
a) Teve como inspiração as idéias do filósofo inglês Thomas Hobbes, defensor da monarquia absolutista.
b) Resultou na construção de um país integrado em termos econômicos e raciais.
c) Levou ao estabelecimento do pacto colonial na região.
d) Inspirou-se no “direito de rebelião” de John Locke, rompendo com o domínio inglês.
e) Foi um processo encabeçado pelas classes populares, ficando a elite relegada a um segundo plano.

6. Qual das alternativas abaixo apresenta uma importante característica do processo de Independência dos EUA?
A - O processo de independência foi pacífico, pois a Inglaterra reconheceu de imediato (em 1776) a independência dos EUA.
B - A Inglaterra não aceitou a independência das colônias americanas. Houve a Guerra de Independência, que ocorreu entre 1776 e 1783, foi vencida pelos Estados Unidos com o apoio da França e da Espanha.
C - Para evitar a independência de suas colônias norte-americanas, a Inglaterra contou com o apoio militar da Espanha, França e Holanda.
D - A Independência dos Estados Unidos não recebeu nenhuma influência do Iluminismo.

7) “O Congresso não poderá legislar de modo a estabelecer uma religião, ou a proibir o livre exercício dos cultos, cercear a liberdade da palavra ou da imprensa, restringir o direito do povo de se reunir pacificamente ou de dirigir ao governo petições para a reparação de seus agravos.” O conteúdo do texto identifica-o como pertencendo à ideologia da:

a) Revolução Soviética   b) Revolução Americana   c) Revolução Francesa   d) Revolução Fascista

8) (Unirio) O processo de independência das 13 colônias da América do Norte, que culminou com a Declaração de Independência em 1776, relaciona-se à:
a) adoção de uma política liberal pelo Parlamento Inglês, que favoreceu o desenvolvimento colonial ao encerrar o monopólio comercial da Companhia das Índias Orientais sobre a venda do chá (1773).
b) intensificação do controle sobre as colônias da América do Norte, devido à crise econômica inglesa ao final da Guerra dos Sete Anos (1756-63).
c) proibição da cobrança do “imposto do selo”, decretada pela Inglaterra, o que extinguiu a principal fonte de renda do governo colonial americano (1763).
d) sublevação dos colonos, frente às decisões do Primeiro Congresso Continental de Filadélfia, que reforçava o controle político da metrópole inglesa sobre as 13 colônias (1774).
e) intervenção militar na luta pela independência e ao auxílio econômico fornecido por outras colônias americanas, tais como o México e o Canadá, que expulsaram os ingleses do território americano após a Declaração de Independência (1776).

9. Qual das alternativas abaixo apresenta três leis criadas pela Inglatera e aplicadas nas colônias americanas, que geraram forte descontentamento entre os colonos e influenciaram no processo de Independências dos EUA?
A - Lei da Água, Lei do Café e Lei do Trabalho Escravo.
B - Lei do Milho, Lei do Algodão e Lei da Soja.
C - Lei da Indústria, Lei dos Sapatos e Lei dos Tecidos.
D - Lei do Chá, Lei do Selo e Lei do Açúcar

10) (FGV) Uma forma de arrecadação de imposto e de censura foi imposta pela metrópole inglesa aos colonos das Treze Colônias, em 1765, através da(s):
a) leis denominadas, pelos colonos, intoleráveis;
b) Lei do Selo;
c) Lei Townshend;
d) criação de um tribunal metropolitano de averiguação de preços e documentos na colônia.
e) permissão de circulação exclusiva de jornais ingleses metropolitanos.








Independência EUA

  1. B
  2. E
  3. A
  4. A
  5. D
  6. B
  7. B
  8. B
  9. D
  10. B

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PLANO DE AULA BRASIL COLÔNIA