quarta-feira, 1 de abril de 2020

PROVA RECUPERAÇÃO 1 ANO EJA 1 BIM 02


Escola:______________________________________________________
Taguatinga – TO,................./ ................................/ ................
Aluno (a).............................................................................................. Nº.............
Série/Ano: ...........         Turma:..................      Ensino:__________ Nota:______  
Disciplina: _______________  Prof°  Edílson Luiz Rocha   Valor:        

01. Quais os principais povos da Antiguidade habitaram a região da Mesopotâmia?
A - Egípcios, gregos, romanos e hunos.
B - Babilônicos, assírios, sumérios, caldeus, amoritas e acádios.
C - Visigodos, burgúndios, ostrogodos e vândalos.
D - Hebreus, hititas e egípcios.
02-  Os sumérios, povo antigo que habitou a Mesopotâmia, destacou-se na construção de zigurates. O que eram estes zigurates?
A - Palácios onde viviam os reis e toda nobreza do povo sumério.
B - Canais de irrigação construídos nas margens dos rios Tigre e Eufrates.
C - Construções em formato de pirâmides, que eram usadas como locais de armazenagem de gêneros agrícolas e também como templos religiosos.
D - Torres de pedra construídas para proteger as cidades sumérias.
03. O que era o Código de Hamurabi, criado na Babilônia?
A - Conjunto de leis que organizava o comércio na região da Mesopotâmia.
B - Conjunto de leis e regras sociais criadas pelos assírios, cujo objetivo era educar a população mesopotâmica.
C - Conjunto de leis criado pelo rei Hamurabi que definia punições severas a quem cometesse crimes. Tinha como base a lei de talião: “olho por olho, dente por dente”.  
D - Conjunto de leis criado por Nabucodonosor II, que tinha como objetivo principal cobrar impostos da população e punir os sonegadores.
04 Sobre o Egito antigo, é correto afirmar que:
a) a religião desempenhava um papel fundamental na cultura egípcia, com o culto ao Deus Shiva da fertilidade da terra.
b) os egípcios inventaram o alfabeto, composto de 22 letras consonantais, influenciando o alfabeto grego, base de várias línguas modernas.
c) as obras literárias baseadas em princípios morais e religiosos circulavam entre os aristocratas e camponeses.
d) a economia era baseada na agricultura e na criação, atividades vinculadas a um complexo sistema de irrigação.
e) a arquitetura funerária representava a religiosidade dos egípcios. As pirâmides eram usadas como túmulo para toda a população.
05 -  Os Estados Teocráticos da Mesopotâmia e do Egito evoluíram acumulando características comuns e peculiaridades culturais. Os egípcios desenvolveram a prática de embalsamar o corpo humano por que:
a) se opunham ao politeísmo dominante na época.
b) os seus deuses, sempre prontos para castigar os pecadores, desencadearam o dilúvio.
c) depois da morte, a alma podia voltar ao corpo mumificado.
d) acreditavam que a preservação do corpo de um faraó poderia torna-lo mais rico e poderoso que os outros faráos do Egito.
e) os camponeses constituíam categoria social inferior.
06. Qual fator geográfico possibilitou o desenvolvimento da civilização egípcia na antiguidade?
A - A presença do deserto do Saara que favoreceu o estabelecimento de aldeias na região.
B - A existência de uma densa floresta tropical no nordeste do continente africano.
C - A existência do rio Nilo que possibilitou a prática da agricultura em suas margens, a pesca e o uso de suas águas para diversas finalidades.
D - O clima subtropical e o alto índice pluviométrico (índice de chuvas) no território egípcio, favorecendo a agricultura na região.



07 - (UFMS/2005) Sobre a Bíblia e a história dos hebreus, é correto afirmar que:
a) a Bíblia é, ao mesmo tempo, o livro cujas traduções estão mais espalhadas pelo mundo e, segundo alguns historiadores, um dos menos lidos de todos os best-sellers. Além de ser um livro sagrado, ela também é uma importante fonte de pesquisa para o conhecimento da história dos hebreus.
b) o povo hebreu, do qual a Bíblia é originária, desde seus primórdios manifestou total desprezo pelas suas tradições escritas. Isso significa que, para eles, a tradição oral teve mais importância na transmissão de conhecimentos e costumes, enfim, para a manutenção de sua identidade.
c) na Bíblia, a história dos hebreus começa em Gênesis, quando Moisés, um dos patriarcas, recebeu a ordem de deixar a sua terra natal para ir rumo à terra que Deus lhe mostrou para nela se estabelecer.
d) embora a Bíblia seja considerada um livro sagrado, ela não deve ser vista como um documento que possa ser estudado por historiadores, pois religião e ciência são diferentes esferas do conhecimento.
e) a Bíblia, composta pelo Antigo e pelo Novo Testamento, é considerada integralmente um livro sagrado para cristãos, judeus e mulçumanos.

08 - (UFTM MG/2006) Na Antigüidade, a civilização fenícia particularizou-se por:
a) formar um império teocrático, em que se fundiram as culturas grega e asiática.
b) elaborar o primeiro código de leis escritas, baseado em punições severas.
c) desenvolver o comércio marítimo, fundando colônias na bacia do Mediterrâneo.
d) ter uma crença monoteísta, o que modificou as sociedades do Oriente Próximo.
e) organizar-se em cidades-Estados, sob influência da democracia ateniense.

09. (Fei) Atenas foi considerada o berço do regime democrático no mundo antigo. Sobre o regime democrático ateniense, é CORRETO afirmar que:
a) Era baseado na eleição de representantes para as Assembléias Legislativas, que se reuniam uma vez por ano na Ágora e deliberavam sobre os mais variados assuntos.
b) Apenas os homens livres eram considerados cidadãos e participavam diretamente das decisões tomadas na Cidade-Estado.
c) Os estrangeiros e mulheres maiores de 21 anos podiam participar livremente das decisões tomadas nas assembleias da Cidade-Estado.
d) Era erroneamente chamado de democrático pois negava a existência de representantes eleitos pelo povo.
e) A inexistência de escravos em Atenas levava a uma participação quase total da população da Cidade-Estado na política.

10. (Mackenzie) "... andava pelas ruas e praças de Atenas, pelo mercado e pela assembléia indagando a cada um: 'Você sabe o que é isso que está dizendo?', 'Você sabe o que é isso em que você acredita?', ..., 'Você diz que a coragem é importante, mas o que é a coragem?', 'Você acredita que a justiça é importante, mas o que é a justiça?',..., 'Você crê que seus amigos são a melhor coisa que você tem, mas o que é a amizade?'.
Suas perguntas deixavam seus interlocutores embaraçados,... descobriam surpresos que não sabiam responder e que nunca tinham pensado em suas crenças e valores ...
... as pessoas esperavam que ele respondesse, mas para desconcerto geral, dizia: 'Não sei, por isso estou perguntando.' Daí a famosa frase: 'Sei que nada sei' ".
                (Marilena Chauí)
O texto relaciona-se com:
a) a criação dos princípios da Lógica, por Aristóteles, de maneira a formar uma ciência Analítica: A Metafísica.
b) as tragédias de Sófocles, que tinham como tema dominante o conflito entre o indivíduo e a sociedade.
c) a obstinação do historiador Tucídides em descobrir as causas políticas que determinaram os acontecimentos históricos.
d) as preocupações de Eurípedes com os problemas do homem, suas paixões, grandezas e misérias.
e) a filosofia de Sócrates, voltada para as questões humanas, preocupada com as virtudes morais e políticas.







GABARITO PROVA REVISÃO 1 ANO 2 BIM

1.       B
2.         C
3.       C
4.       D
5.       C
6.       C
7.       A
8.       C
9.       B
10.   E









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