Escola:______________________________________________________
Taguatinga
– TO,................./ ................................/ ................
Aluno
(a)..............................................................................................
Nº.............
Série/Ano:
...........
Turma:..................
Ensino:__________ Nota:______
Disciplina:
_______________ Prof° Edílson Luiz Rocha Valor:
01.
Quais os principais povos da Antiguidade habitaram a região da Mesopotâmia?
A
- Egípcios, gregos, romanos e hunos.
B
- Babilônicos, assírios, sumérios, caldeus, amoritas e acádios.
C
- Visigodos, burgúndios, ostrogodos e vândalos.
D
- Hebreus, hititas e egípcios.
02- Os sumérios, povo antigo que habitou a
Mesopotâmia, destacou-se na construção de zigurates. O que eram estes
zigurates?
A
- Palácios onde viviam os reis e toda nobreza do povo sumério.
B
- Canais de irrigação construídos nas margens dos rios Tigre e Eufrates.
C
- Construções em formato de pirâmides, que eram usadas como locais de
armazenagem de gêneros agrícolas e também como templos religiosos.
D
- Torres de pedra construídas para proteger as cidades sumérias.
03.
O que era o Código de Hamurabi, criado na Babilônia?
A
- Conjunto de leis que organizava o comércio na região da Mesopotâmia.
B
- Conjunto de leis e regras sociais criadas pelos assírios, cujo objetivo era
educar a população mesopotâmica.
C
- Conjunto de leis criado pelo rei Hamurabi que definia punições severas a quem
cometesse crimes. Tinha como base a lei de talião: “olho por olho, dente por
dente”.
D
- Conjunto de leis criado por Nabucodonosor II, que tinha como objetivo
principal cobrar impostos da população e punir os sonegadores.
04 Sobre o Egito
antigo, é correto afirmar que:
a)
a religião desempenhava um papel fundamental na cultura egípcia, com o culto ao
Deus Shiva da fertilidade da terra.
b)
os egípcios inventaram o alfabeto, composto de 22 letras consonantais,
influenciando o alfabeto grego, base de várias línguas modernas.
c)
as obras literárias baseadas em princípios morais e religiosos circulavam entre
os aristocratas e camponeses.
d)
a economia era baseada na agricultura e na criação, atividades vinculadas a um
complexo sistema de irrigação.
e)
a arquitetura funerária representava a religiosidade dos egípcios. As pirâmides
eram usadas como túmulo para toda a população.
05 - Os Estados Teocráticos da Mesopotâmia e do
Egito evoluíram acumulando características comuns e peculiaridades culturais.
Os egípcios desenvolveram a prática de embalsamar o corpo humano por que:
a)
se opunham ao politeísmo dominante na época.
b)
os seus deuses, sempre prontos para castigar os pecadores, desencadearam o
dilúvio.
c)
depois da morte, a alma podia voltar ao corpo mumificado.
d)
acreditavam que a preservação do corpo de um faraó poderia torna-lo mais rico e
poderoso que os outros faráos do Egito.
e)
os camponeses constituíam categoria social inferior.
06. Qual fator
geográfico possibilitou o desenvolvimento da civilização egípcia na
antiguidade?
A
- A presença do deserto do Saara que favoreceu o estabelecimento de aldeias na
região.
B
- A existência de uma densa floresta tropical no nordeste do continente
africano.
C
- A existência do rio Nilo que possibilitou a prática da agricultura em suas
margens, a pesca e o uso de suas águas para diversas finalidades.
D
- O clima subtropical e o alto índice pluviométrico (índice de chuvas) no
território egípcio, favorecendo a agricultura na região.
07
- (UFMS/2005) Sobre a Bíblia e a história dos hebreus, é correto afirmar que:
a)
a Bíblia é, ao mesmo tempo, o livro cujas traduções estão mais espalhadas pelo
mundo e, segundo alguns historiadores, um dos menos lidos de todos os
best-sellers. Além de ser um livro sagrado, ela também é uma importante fonte
de pesquisa para o conhecimento da história dos hebreus.
b)
o povo hebreu, do qual a Bíblia é originária, desde seus primórdios manifestou
total desprezo pelas suas tradições escritas. Isso significa que, para eles, a
tradição oral teve mais importância na transmissão de conhecimentos e costumes,
enfim, para a manutenção de sua identidade.
c)
na Bíblia, a história dos hebreus começa em Gênesis, quando Moisés, um dos
patriarcas, recebeu a ordem de deixar a sua terra natal para ir rumo à terra
que Deus lhe mostrou para nela se estabelecer.
d)
embora a Bíblia seja considerada um livro sagrado, ela não deve ser vista como
um documento que possa ser estudado por historiadores, pois religião e ciência
são diferentes esferas do conhecimento.
e)
a Bíblia, composta pelo Antigo e pelo Novo Testamento, é considerada
integralmente um livro sagrado para cristãos, judeus e mulçumanos.
08
- (UFTM MG/2006) Na Antigüidade, a civilização fenícia particularizou-se por:
a)
formar um império teocrático, em que se fundiram as culturas grega e asiática.
b)
elaborar o primeiro código de leis escritas, baseado em punições severas.
c)
desenvolver o comércio marítimo, fundando colônias na bacia do Mediterrâneo.
d)
ter uma crença monoteísta, o que modificou as sociedades do Oriente Próximo.
e)
organizar-se em cidades-Estados, sob influência da democracia ateniense.
09.
(Fei) Atenas foi considerada o berço do regime democrático no mundo antigo.
Sobre o regime democrático ateniense, é CORRETO afirmar que:
a)
Era baseado na eleição de representantes para as Assembléias Legislativas, que
se reuniam uma vez por ano na Ágora e deliberavam sobre os mais variados
assuntos.
b)
Apenas os homens livres eram considerados cidadãos e participavam diretamente
das decisões tomadas na Cidade-Estado.
c)
Os estrangeiros e mulheres maiores de 21 anos podiam participar livremente das
decisões tomadas nas assembleias da Cidade-Estado.
d)
Era erroneamente chamado de democrático pois negava a existência de
representantes eleitos pelo povo.
e)
A inexistência de escravos em Atenas levava a uma participação quase total da
população da Cidade-Estado na política.
10.
(Mackenzie) "... andava pelas ruas e praças de Atenas, pelo mercado e pela
assembléia indagando a cada um: 'Você sabe o que é isso que está dizendo?',
'Você sabe o que é isso em que você acredita?', ..., 'Você diz que a coragem é
importante, mas o que é a coragem?', 'Você acredita que a justiça é importante,
mas o que é a justiça?',..., 'Você crê que seus amigos são a melhor coisa que
você tem, mas o que é a amizade?'.
Suas
perguntas deixavam seus interlocutores embaraçados,... descobriam surpresos que
não sabiam responder e que nunca tinham pensado em suas crenças e valores ...
...
as pessoas esperavam que ele respondesse, mas para desconcerto geral, dizia:
'Não sei, por isso estou perguntando.' Daí a famosa frase: 'Sei que nada sei'
".
(Marilena Chauí)
O
texto relaciona-se com:
a)
a criação dos princípios da Lógica, por Aristóteles, de maneira a formar uma
ciência Analítica: A Metafísica.
b)
as tragédias de Sófocles, que tinham como tema dominante o conflito entre o
indivíduo e a sociedade.
c)
a obstinação do historiador Tucídides em descobrir as causas políticas que
determinaram os acontecimentos históricos.
d)
as preocupações de Eurípedes com os problemas do homem, suas paixões, grandezas
e misérias.
e)
a filosofia de Sócrates, voltada para as questões humanas, preocupada com as
virtudes morais e políticas.
GABARITO PROVA REVISÃO 1 ANO 2
BIM
1.
B
2.
C
3.
C
4.
D
5.
C
6.
C
7.
A
8.
C
9.
B
10.
E
Nenhum comentário:
Postar um comentário