quarta-feira, 1 de abril de 2020

PROVA: GRÉCIA E ROMA 01


Escola:______________________________________________________
Taguatinga – TO,................./ ................................/ ................
Aluno (a).............................................................................................. Nº.............
Série/Ano: ...........         Turma:..................      Ensino:__________ Nota:______  
Disciplina: _______________  Prof°  Edílson Luiz Rocha   Valor:      

1. Qual das alternativas abaixo apresenta aspectos históricos da política e sociedade no período da Monarquia Romana?
A - O sistema político era a democracia e a sociedade dividia-se em: nobres, comerciantes e escravos.
B - O sistema político era a monarquia e a sociedade dividia-se em: patrícios (nobres proprietários de terras ) e plebeus (comerciantes, artesãos e pequenos proprietários).
C - O sistema político era o parlamentarismo e a sociedade dividia-se em: governadores, classe média e camponeses.
D - O sistema político era o presidencialismo e a sociedade dividia-se em: presidente, burguesia e servos.

2. O que foi a política do pão-e-circo durante o Império Romano?
A - Política promovida pelo imperador romano para arrecadar mais impostos, através da combrança de taxas em atividades de lazer e sobre o comércio de pão.
B - Política dos reis romanos para aumentar o comércio de pão e outros alimentos que utilizavam o trigo como matéria prima.
C - Distribuição de alimentos (principalmente pão) e diversão (principalmente luta de gladiadores) como forma do imperador agradar os mais pobres, diminuindo as tensões sociais e evitando revoltas e conflitos em Roma.
D - Política promovida pelos senadores romanos com objetivo de proibir o circo e a venda ilegal de pães em Roma.

3. Qual das alternativas abaixo apresenta aspectos importantes da cultura e religião romana?
A - Artes plásticas totalmente inovadora, realização de Jogos Olímpicos e religião monoteísta (antes do cristianismo).
B - Esculturas e pinturas inspiradas na arte egípcia, realização de atividades culturais para toda população e ausência total de religião.
C - Valorização da cultura africana, desvalorização total da cultura grega e religião baseada nos elementos da natureza.
D - Luta de gladiadores, esculturas inspiradas na arte grega, existência de mitos e religião politeísta (antes do cristianismo).

4. Sobre a crise do Império Romano, é verdadeiro afirmar que:
A - O Império Romano entrou em crise porque todos os soldados romanos abandonaram seus postos e foram morar em cidades da Ásia e África.
B - A crise do Império Romano foi motivada pela corrupção, baixos investimentos no exército, crise agrícola e presença dos povos germânicos nas regiões de fronteiras.
C - A crise do Império Romano ocorreu em função da invasão de povos africanos.
D - O Império Romano entrou em crise, pois os papas passaram a governar todas as províncias romanas no século V.

5. Qual das alternativas abaixo apresenta aspectos do legado romano para as civilizações posteriores?
A - O direito romano, presente até os dias de hoje na cultura do Ocidente, assim como o latim, que deu origem a língua portuguesa, francesa, italiana e espanhola.
B - A religião politeísta romana que até hoje é predominante no mundo ocidental.
C - As técnicas de construção de pirâmides e a Medicina, através do processo de mumificação de corpos.
D - A língua inglesa, a democracia e a educação voltada para as artes e cultura.




6) Relacione abaixo as camadas sociais com suas respectivas funções.
( A ) Patrícios   ( B ) Plebeus   ( C ) Clientes     ( D ) Escravos
(      ) Eram utilizados em serviços domésticos, trabalhos agrícolas, ou capatazes,  etc. Eram considerados como objetos.
(      ) Homens livres que prestavam serviço aos cidadãos romanos em troca de ajuda econômica e proteção social.
(      ) Classe constituída pelos grandes proprietários de terra e de gado.
(      ) Eram os comerciante, os artesãos e os camponeses. Lutando por seus interesses, conseguiram uma série de direitos e privilégios.

8. Estes homens eram escolhidos entre os prisioneiros de guerra e escravos e participavam de torneios de luta na Roma Antiga. Com o passar das lutas, caso reunisse muitas vitórias, tornavam-se heróis populares. Eles eram treinados para estes combates, que serviam de entretenimento para os habitantes de Roma e das províncias. O texto se refere
(a) aos plebeus.
(b) aos irmãos Graco.
(c) aos patrícios.
(d) aos gladiadores.

7) Observe a imagem:
A imagem representa uma antiga escultura etrusca, representando a loba amamentando os gêmeos Rômulo e Remo. Essa imagem nos revela que
(a) os romanos explicavam a origem de sua cidade por meio de lendas que envolviam deuses e heróis.
(b) não há nenhuma relação com a criação da cidade de Roma.
(c) as lendas são totalmente verdadeiras, retratando fielmente os fatos históricos da fundação de Roma.
(d) não existiam lendas que busquem explicar origem de Roma.

08) Foram grandes proprietários de terras, rebanhos e escravos. Tiram direitos políticos e também desempenhavam altas funções públicas no exercito, na religião, na justiça ou na administração. Eram os cidadãos romanos:
(a) Os plebeus   (b) Os patrícios   (c) Os clientes    (d) Os clãs

09) Sobre a Lei das Doze Tábuas, podemos dizer que
(a) foi mais uma forma dos patrícios dominarem os plebeus
(b) não teve influencia na relação de plebeus e patrícios.
(c) determinou o fim da escravidão em Roma.
(d) foi um dos resultados da luta por igualdade conduzida pelos plebeus em Roma.

10 - (UNIFOR CE) A fusão da cultura grega com os costumes, tradições e formas de pensamento existentes nas regiões orientais conquistadas por Alexandre Magno denomina-se:

 a) barbarismo. b) helenismo. c) orientalismo. d) politeísmo. e) renascentismo.










1. B | 2. C | 3. D | 4. B | 5. A




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