Escola:______________________________________________________
Taguatinga – TO,................./
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Aluno
(a)..............................................................................................
Nº.............
Série/Ano: ...........
Turma:..................
Ensino:__________ Nota:______
Disciplina: _______________
Prof° Edílson Luiz Rocha Valor:
1. Qual das alternativas abaixo apresenta aspectos históricos da
política e sociedade no período da Monarquia Romana?
A - O sistema político era a
democracia e a sociedade dividia-se em: nobres, comerciantes e escravos.
B - O sistema político era a
monarquia e a sociedade dividia-se em: patrícios (nobres proprietários de
terras ) e plebeus (comerciantes, artesãos e pequenos proprietários).
C - O sistema político era o
parlamentarismo e a sociedade dividia-se em: governadores, classe média e
camponeses.
D - O sistema político era o
presidencialismo e a sociedade dividia-se em: presidente, burguesia e servos.
2. O que foi a política do pão-e-circo durante o Império Romano?
A - Política promovida pelo
imperador romano para arrecadar mais impostos, através da combrança de taxas em
atividades de lazer e sobre o comércio de pão.
B - Política dos reis romanos
para aumentar o comércio de pão e outros alimentos que utilizavam o trigo como
matéria prima.
C - Distribuição de alimentos
(principalmente pão) e diversão (principalmente luta de gladiadores) como forma
do imperador agradar os mais pobres, diminuindo as tensões sociais e evitando
revoltas e conflitos em Roma.
D - Política promovida pelos
senadores romanos com objetivo de proibir o circo e a venda ilegal de pães em
Roma.
3. Qual das alternativas abaixo apresenta aspectos importantes da
cultura e religião romana?
A - Artes plásticas totalmente
inovadora, realização de Jogos Olímpicos e religião monoteísta (antes do
cristianismo).
B - Esculturas e pinturas
inspiradas na arte egípcia, realização de atividades culturais para toda
população e ausência total de religião.
C - Valorização da cultura
africana, desvalorização total da cultura grega e religião baseada nos
elementos da natureza.
D - Luta de gladiadores,
esculturas inspiradas na arte grega, existência de mitos e religião politeísta
(antes do cristianismo).
4. Sobre a crise do Império Romano, é verdadeiro afirmar que:
A - O Império Romano entrou em
crise porque todos os soldados romanos abandonaram seus postos e foram morar em
cidades da Ásia e África.
B - A crise do Império Romano foi
motivada pela corrupção, baixos investimentos no exército, crise agrícola e
presença dos povos germânicos nas regiões de fronteiras.
C - A crise do Império Romano
ocorreu em função da invasão de povos africanos.
D - O Império Romano entrou em
crise, pois os papas passaram a governar todas as províncias romanas no século
V.
5. Qual das alternativas abaixo apresenta aspectos do legado romano
para as civilizações posteriores?
A - O direito romano, presente
até os dias de hoje na cultura do Ocidente, assim como o latim, que deu origem
a língua portuguesa, francesa, italiana e espanhola.
B - A religião politeísta romana
que até hoje é predominante no mundo ocidental.
C - As técnicas de construção de
pirâmides e a Medicina, através do processo de mumificação de corpos.
D - A língua inglesa, a
democracia e a educação voltada para as artes e cultura.
6) Relacione abaixo as camadas sociais com suas respectivas
funções.
( A ) Patrícios ( B ) Plebeus ( C ) Clientes ( D ) Escravos
( )
Eram utilizados em serviços domésticos, trabalhos agrícolas, ou capatazes,
etc. Eram considerados como objetos.
( )
Homens livres que prestavam serviço aos cidadãos romanos em troca de ajuda
econômica e proteção social.
( )
Classe constituída pelos grandes proprietários de terra e de gado.
( )
Eram os comerciante, os artesãos e os camponeses. Lutando por seus interesses,
conseguiram uma série de direitos e privilégios.
8. Estes homens eram escolhidos entre os prisioneiros de guerra e
escravos e participavam de torneios de luta na Roma Antiga. Com o passar das
lutas, caso reunisse muitas vitórias, tornavam-se heróis populares. Eles eram
treinados para estes combates, que serviam de entretenimento para os habitantes
de Roma e das províncias. O texto se refere
(a) aos plebeus.
(b) aos irmãos Graco.
(c) aos patrícios.
(d) aos gladiadores.
7) Observe a imagem:
A imagem representa
uma antiga escultura etrusca, representando a loba amamentando os gêmeos
Rômulo e Remo. Essa imagem nos revela que
(a) os romanos explicavam a
origem de sua cidade por meio de lendas que envolviam deuses e heróis.
(b) não há nenhuma relação
com a criação da cidade de Roma.
(c) as lendas são totalmente
verdadeiras, retratando fielmente os fatos históricos da fundação de Roma.
(d) não existiam lendas que
busquem explicar origem de Roma.
08) Foram grandes proprietários de terras, rebanhos e escravos.
Tiram direitos políticos e também desempenhavam altas funções públicas no
exercito, na religião, na justiça ou na administração. Eram os cidadãos
romanos:
(a) Os plebeus (b) Os patrícios (c) Os clientes (d) Os clãs
09) Sobre a Lei das Doze Tábuas, podemos dizer que
(a) foi mais uma forma dos
patrícios dominarem os plebeus
(b) não teve influencia na
relação de plebeus e patrícios.
(c) determinou o fim da
escravidão em Roma.
(d) foi um dos resultados da
luta por igualdade conduzida pelos plebeus em Roma.
10 - (UNIFOR CE) A fusão da cultura grega com os costumes, tradições
e formas de pensamento existentes nas regiões orientais conquistadas por
Alexandre Magno denomina-se:
a) barbarismo. b) helenismo. c) orientalismo.
d) politeísmo. e) renascentismo.
1. B | 2. C | 3. D | 4. B | 5. A
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