1. Sobre a economia da Grécia Antiga é verdadeiro afirmar que:
A - Os gregos nunca
usaram moedas e toda economia era baseada no sistema de trocas.
B - Os gregos
possuíam uma economia fechada, as relações comerciais eram restritas às
cidades-estado gregas.
C - O trabalho
assalariado era o mais comum na Grécia Antiga, pois o escravismo nunca foi
adotado já que era proibido em todo território grego.
D - O comércio
marítimo foi uma das principais atividades econômicas da Grécia Antiga.
2. Sobre a religião grega é falso afirmar que:
A - Os gregos
antigos eram monoteístas, ou seja, acreditavam na existência de apenas um deus.
B - Os gregos
antigos eram politeístas, ou seja, acreditavam na existência de vários deuses.
C - Os gregos
antigos faziam consultas aos deuses no oráculo de Delfos.
D - Em homenagem aos
deuses, principalmente a Zeus (deus dos deuses), os gregos criaram os Jogos
Olímpicos.
3. Qual das alternativas abaixo aponta uma importante característica
da cultura na Grécia Antiga?
A - As artes
plásticas na Grécia Antiga não apresentou grande valor artístico, pois as
esculturas e pinturas não eram realistas.
B - A arquitetura
grega foi a principal manifestação cultura da Grécia Antiga, pois recebeu muita
influência dos egípcios e mesopotâmicos.
C - O teatro foi uma
importante manifestação cultural na Grécia Antiga. Nos anfiteatros, os atores
gregos representavam comédias e dramas.
D - No campo
cultural, os gregos se dedicaram quase que exclusivamente às danças e festas
musicais.
4. Uma das principais cidades-estado da Grécia Antiga foi Esparta.
Qual das alternativas abaixo apresenta características de Esparta?
A - Esparta foi uma
cidade-estado que se dedicou muito no desenvolvimento intelectual e artísticos
dos seus cidadãos.
B - Fundada pelos
Dórios, Esparta era uma cidade-estado militarista e com uma sociedade
estamental (pouca mobilidade social).
C - Esparta foi uma
cidade pacífica, sendo que não se envolveu em nenhuma guerra em toda sua História.
D - Esparta foi
fundada pelos jônios e teve no comércio marítimo e na indústria suas principais
atividades econômicas.
5. Atenas foi uma importante cidade-estado grega na antiguidade.
Qual das alternativas abaixo aponta características importantes da sociedade
ateniense.
A - Atenas foi uma
cidade exclusivamente voltada para a guerra.
B - Em Atenas todas
as pessoas podiam participar da democracia, inclusive escravos, mulheres e
crianças.
C - Os atenienses
valorizavam muito a democracia, as manifestações artísticas e a Filosofia.
D - Atenas possuía
uma sociedade igualitária, ou seja, não havia classes sociais e todos viviam
com o mesmo padrão de renda.
6) (PUC-SP-2005) A idéia de democracia
surgiu em Atenas, Grécia, no século V a.C.. Foi, séculos depois, retomada em
documentos históricos, como a Declaração de Independência dos Estados Unidos
(1776) e a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, escrita durante a
Revolução Francesa (1789-1799). Hoje, a democracia existe em boa parte do mundo
ocidental, inclusive no Brasil. Sobre a atual democracia brasileira, pode-se
afirmar que é
A) diferente da
praticada em outros países ocidentais, porque os brasileiros são menos rebeldes
e mais cordiais.
B) semelhante à
praticada na Grécia antiga, porque nem todos podem participar da escolha do
Presidente da República.
C) diferente da
proposta na Independência dos EUA, porque a condição econômica da população
brasileira é precária.
D) semelhante à
proposta na Revolução Francesa, porque considera a liberdade um direito
fundamental de todos.
E) diferente de
todos os modelos democráticos já experimentados, porque o clima tropical
facilita as relações pessoais.
7) (Vunesp-2001) Dentre os legados dos
gregos da Antigüidade Clássica que se mantêm na vida contemporânea, podemos
citar:
A) a concepção de
democracia com a participação do voto universal.
B) a promoção do
espírito de confraternização por intermédio do esporte e de jogos.
C) a idealização e a
valorização do trabalho manual em todas suas dimensões.
D) os valores
artísticos como expressão do mundo religioso e cristão.
E) os planejamentos
urbanísticos segundo padrões das cidades-acrópoles.
8) (UFSCar-2002) E muitos a
Atenas, para a pátria de geração divina,reconduzi, vendidos que foram - um
injustamente, o outro justamente; e outros por imperiosas obrigações exilados,
e que nem mais a língua ática falavam, de tantos lugares por que tinham errado;
e outros, que aqui mesmo escravidão vergonhosa levavam, apavorados diante dos
caprichos dos senhores, livres estabeleci. O texto, um fragmento de um poema de
Sólon–arconte ateniense, 594 a.C. - , citado por Aristóteles em A Constituição
de Atenas, refere-se
(A) ao fim da
tirania.
(B) à lei que
permitia ao injustiçado solicitar reparações.
(C) à criação da lei
que punia aqueles que conspiravam contra a democracia.
(D) à abolição da
escravidão por dívida.
(E) à instituição da
Bulé.
9. (Unicamp
2013) A sabedoria de Sócrates, filósofo ateniense
que viveu no século V a.C., encontra o seu ponto de partida na afirmação “sei
que nada sei”, registrada na obra Apologia de Sócrates. A frase foi
uma resposta aos que afirmavam que ele era o mais sábio dos homens. Após
interrogar artesãos, políticos e poetas, Sócrates chegou à conclusão de
que ele se diferenciava dos demais por reconhecer a sua própria ignorância. O
“sei que nada sei” é um ponto de partida para a Filosofia, pois
a) aquele que se reconhece como ignorante
torna-se mais sábio por querer adquirir conhecimentos.
b) é um exercício de humildade diante da cultura
dos sábios do passado, uma vez que a função da Filosofia era reproduzir os
ensinamentos dos filósofos gregos.
c) a dúvida é uma condição para o
aprendizado e a Filosofia é o saber que estabelece verdades dogmáticas a partir
de métodos rigorosos.
d) é uma forma de declarar ignorância e
permanecer distante dos problemas concretos, preocupando-se apenas com causas
abstratas.
Respostas das questões:
1. D | 2. A | 3. C |
4. B | 5. C 6.d 7.b 8.d 10 a
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