Ano / Período:
|
2ª SÉRIE
|
Turma(s):
|
23.03/EMR.VESP
|
Eixo:
|
MEIO AMBIENTE/SER HUMANO E SAÚDE/TECNOLOGIA E SOCIEDADE
|
Disciplina(s):
|
SOCIOLOGIA
|
Conteudo:
|
Trabalho, Produção e Classes Sociais O conceito de trabalho e o
trabalho nas diferentes sociedades; • Desigualdades sociais: estamentos,
castas, classes sociais • Organização do trabalho nas sociedades capitalistas
e suas contradições; • Globalização e Neoliberalismo; • Relações de trabalho;
• Trabalho no Brasil Trabalho, Produção e Classes Sociais
|
Competências:
|
compreender os processos de formação, transformação e
funcionamento das sociedades contemporâneas. Trata-se de um modo de
interpretar as contradições, os conflitos, as ambivalências e continuidades
que configuram a vida cotidiana de cada um e da sociedade envolvente
|
Habilidade(s):
|
Espera-se que os estudantes compreendam, de forma crítica: • A
diversidade das formas de trabalho em várias sociedades ao longo da história
• A sociedade capitalista e a permanência de formas de organização de
trabalho diversas a ela. • As especificidades do trabalho na sociedade
capitalista; Que as desigualdades sociais são historicamente construídas, ou
seja, não são “naturais”, variam conforme a articulação e organização das
estruturas de apropriação econômica e de dominação política; • As
transformações nas relações de trabalho advindas do processo de globalização;
|
Metodologias:
|
Em Sociologia, devemos atentar especialmente para a proposição
de problematizações, contextualizações, investigações e análises,
encaminhamentos que podem ser realizados a partir de diferentes recursos,
como a leitura de textos sociológicos, textos didáticos, textos jornalísticos
e obras literárias. Esses encaminhamentos podem, também, ser enriquecidos se
lançarmos mão de recursos audiovisuais que, assim como os textos, também são
passíveis de leitura. A utilização de filmes, imagens, músicas e charges
constitui importante elemento para que os alunos relacionem a teoria com sua
prática social, possibilitando a construção coletiva dos novos saberes.
|
Avaliação:
|
o conhecimento prévio, os domínios dos alunos e relacioná-los
com as mudanças que ocorrem no processo de ensino e aprendizagem. progresso de
cada um, averiguando conquistas por meio de comparações com o antes, o
durante e o depois. A avaliação deverá evitar testes e exercícios que não
exijam nenhum raciocínio, pois, a memorização e reprodução não servem como
parâmetros avaliativos nem para o professor; nem para os alunos.
|
Bibliografia:
|
Sociologia hoje, volume único - ensino médio Igor José Renô,
Machado São Paulo Ática 2013.
|
terça-feira, 7 de abril de 2020
PLANO DE CURSO SOCIOLOGIA - TRABALHO
Assinar:
Postar comentários (Atom)
HISTÓRIA DE TAGUATINGA TOCANTINS
Taguatinga, uma cidade localizada na região oriental do estado de Tocantins, é um lugar de grande riqueza cultural e histórica. A cidade est...
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjc5cRPMKek8iAhHcORPSuW0gAI2sToltsy6gBtVqd9Kx-2fFhWBrp8Oios5_4RNc-TBBC4jgkTPBr0TS7RK15BOkocKz-P4Jt8VmDxUo_sKufGHOQoMIzAk6m29d_UcrSkXyDgTffX42hQ6N8q8LfR-C7t3LQ3CYT9tmIukGR9K4KQkOc1EMHsp3eXegI/w578-h360/TAGUA%204.jpg)
-
Prof° Edílson Rocha Segunda Guerra Mundial - resumo História, causas principais,...
-
Prof° Edílson Rocha História da Revolução Francesa A história da Revolução Francesa teve seu grande início com a Queda da Bastilha, um...
-
Segundo Reinado O Segundo Reinado corresponde ao período de 23 de julho de 1840 a 15 de novembro de 1889, em que o Brasil esteve sob rei...
Nenhum comentário:
Postar um comentário