terça-feira, 7 de abril de 2020

PLANO DE CURSO SOCIOLOGIA - TRABALHO

Ano / Período:
2ª SÉRIE
Turma(s):
23.03/EMR.VESP
Eixo:
MEIO AMBIENTE/SER HUMANO E SAÚDE/TECNOLOGIA E SOCIEDADE
Disciplina(s):
SOCIOLOGIA
Conteudo:
Trabalho, Produção e Classes Sociais O conceito de trabalho e o trabalho nas diferentes sociedades; • Desigualdades sociais: estamentos, castas, classes sociais • Organização do trabalho nas sociedades capitalistas e suas contradições; • Globalização e Neoliberalismo; • Relações de trabalho; • Trabalho no Brasil Trabalho, Produção e Classes Sociais
Competências:
compreender os processos de formação, transformação e funcionamento das sociedades contemporâneas. Trata-se de um modo de interpretar as contradições, os conflitos, as ambivalências e continuidades que configuram a vida cotidiana de cada um e da sociedade envolvente
Habilidade(s):
Espera-se que os estudantes compreendam, de forma crítica: • A diversidade das formas de trabalho em várias sociedades ao longo da história • A sociedade capitalista e a permanência de formas de organização de trabalho diversas a ela. • As especificidades do trabalho na sociedade capitalista; Que as desigualdades sociais são historicamente construídas, ou seja, não são “naturais”, variam conforme a articulação e organização das estruturas de apropriação econômica e de dominação política; • As transformações nas relações de trabalho advindas do processo de globalização;
Metodologias:
Em Sociologia, devemos atentar especialmente para a proposição de problematizações, contextualizações, investigações e análises, encaminhamentos que podem ser realizados a partir de diferentes recursos, como a leitura de textos sociológicos, textos didáticos, textos jornalísticos e obras literárias. Esses encaminhamentos podem, também, ser enriquecidos se lançarmos mão de recursos audiovisuais que, assim como os textos, também são passíveis de leitura. A utilização de filmes, imagens, músicas e charges constitui importante elemento para que os alunos relacionem a teoria com sua prática social, possibilitando a construção coletiva dos novos saberes.
Avaliação:
o conhecimento prévio, os domínios dos alunos e relacioná-los com as mudanças que ocorrem no processo de ensino e aprendizagem. progresso de cada um, averiguando conquistas por meio de comparações com o antes, o durante e o depois. A avaliação deverá evitar testes e exercícios que não exijam nenhum raciocínio, pois, a memorização e reprodução não servem como parâmetros avaliativos nem para o professor; nem para os alunos.
Bibliografia:
Sociologia hoje, volume único - ensino médio Igor José Renô, Machado São Paulo Ática 2013.



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