COLÉGIO
ESTADUAL________________________________
Taguatinga –
TO,................./ ................................/ ................
Aluno
(a)..............................................................................................
Nº.............
Série/Ano:3° Ano
Turma:..................
Ensino:__________ Nota:______
Disciplina: História
Prof°
Edílson Luiz Rocha Valor:
01. ENEM 2015
Os calendários são fontes históricas importantes, na medida em que
expressam a concepção de tempo das sociedades. Essas imagens compõem um
calendário medieval (1460-1475) e cada uma delas representa um mês, de janeiro
a dezembro.
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Com base na análise do calendário, apreende-se uma concepção de tempo
a)
cíclica, marcada pelo mito
arcaico do eterno retorno.
b)
humanista, identificada pelo
controle das horas de atividade por parte do trabalhador.
c)
escatológica, associada a uma
visão religiosa sobre o trabalho.
d)
natural, expressa pelo trabalho
realizado de acordo com as estações do ano.
e)
romântica, definida por uma visão
bucólica da sociedade.
02 - ENEM 2009
Segundo
Aristóteles, “na cidade com o melhor conjunto de normas e naquela dotada de
homens absolutamente justos, os cidadãos não devem viver uma vida de trabalho trivial
ou de negócios — esses tipos de vida são desprezíveis e incompatíveis com
as qualidades morais —, tampouco devem ser agricultores os aspirantes à
cidadania, pois o lazer é indispensável ao desenvolvimento das qualidades
morais e à prática das atividades políticas".
VAN ACKER, T. Grécia. A vida cotidiana na cidade-Estado. São Paulo: Atual, 1994.
VAN ACKER, T. Grécia. A vida cotidiana na cidade-Estado. São Paulo: Atual, 1994.
O trecho, retirado da obra Política, de
Aristóteles, permite compreender que a cidadania:
a)
possui uma dimensão histórica
que deve ser criticada, pois é condenável que os políticos de qualquer época
fiquem entregues à ociosidade, enquanto o resto dos cidadãos tem de
trabalhar.
b)
era entendida como uma
dignidade própria dos grupos sociais superiores, fruto de uma concepção
política profundamente hierarquizada da sociedade.
c)
estava vinculada, na Grécia
Antiga, a uma percepção política democrática, que levava todos os habitantes da
pólis a participarem da vida cívica.
d)
tinha profundas conexões com a
justiça, razão pela qual o tempo livre dos cidadãos deveria ser dedicado às
atividades vinculadas aos tribunais.
e)
vivida pelos atenienses era, de
fato, restrita àqueles que se dedicavam à política e que tinham tempo para
resolver os problemas da cidade.
03 -
ENEM 2018
A Peste Negra dizimou boa parte da
população europeia, com efeitos sobre o crescimento das cidades.
O conhecimento médico da época não foi
suficiente para conter a epidemia. Na cidade de Siena, Agnolo di Tura escreveu:
“As pessoas morriam às centenas, de dia e de noite, e todas eram jogadas em
fossas cobertas com terra e, assim que essas fossas ficavam cheias, cavavam-se
mais. E eu enterrei meus cinco filhos com minhas próprias mãos (...) E morreram
tantos que todos achavam que era o fim do mundo.” Agnolo di Tura. The Plague in Siena: An
Italian Chronicle. In: William M. Bowsky. The Black Death: a turning point in
history? New York: HRW, 1971 (com adaptações).
O testemunho de Agnolo di Tura, um
sobrevivente da Peste Negra, que assolou a Europa durante parte do século XIV,
sugere que:
a) O flagelo da Peste Negra foi associado
ao fim dos tempos.
b) a Igreja buscou conter o medo da morte, disseminando o saber médico.
c) a impressão causada pelo número de mortos não foi tão forte, porque as vítimas eram poucas e identificáveis.
d) houve substancial queda demográfica na Europa no período anterior à Peste.
e) o drama vivido pelos sobreviventes era causado pelo fato de os cadáveres não serem enterrados.
b) a Igreja buscou conter o medo da morte, disseminando o saber médico.
c) a impressão causada pelo número de mortos não foi tão forte, porque as vítimas eram poucas e identificáveis.
d) houve substancial queda demográfica na Europa no período anterior à Peste.
e) o drama vivido pelos sobreviventes era causado pelo fato de os cadáveres não serem enterrados.
04 -
ENEM 2009 Leia o texto a seguir:
“No final do século XVI, na Bahia, Guiomar
de Oliveira denunciou Antônia Nóbrega à Inquisição. Segundo o depoimento, esta
lhe dava “uns pós não sabe de quê, e outros pós de osso de finado, os
quais pós ela confessante deu a beber em vinho ao dito seu marido para ser seu
amigo e serem bem-casados, e que todas estas coisas fez tendo-lhe dito a dita
Antônia e ensinado que eram coisas diabólicas e que os diabos lha ensinaram”.” (ARAÚJO, E. O teatro dos vícios.
Transgressão e transigência na sociedade urbana colonial. Brasília: UnB/José
Olympio, 1997)
Do ponto de vista da Inquisição:
a) o problema dos métodos citados no trecho
residia na dissimulação, que acabava por enganar o enfeitiçado.
b) o diabo era um concorrente poderoso da autoridade da Igreja e somente a justiça do fogo poderia eliminá-lo.
c) os ingredientes em decomposição das poções mágicas eram condenados porque afetavam a saúde da população.
d) as feiticeiras representavam séria ameaça à sociedade, pois eram perceptíveis suas tendências feministas.
e) os cristãos deviam preservar a instituição do casamento recorrendo exclusivamente aos ensinamentos da Igreja.
b) o diabo era um concorrente poderoso da autoridade da Igreja e somente a justiça do fogo poderia eliminá-lo.
c) os ingredientes em decomposição das poções mágicas eram condenados porque afetavam a saúde da população.
d) as feiticeiras representavam séria ameaça à sociedade, pois eram perceptíveis suas tendências feministas.
e) os cristãos deviam preservar a instituição do casamento recorrendo exclusivamente aos ensinamentos da Igreja.
05 -
(ENEM 2012) Leia o texto a seguir:
“Em um engenho sois imitadores de Cristo
crucificado porque padeceis em um modo muito semelhante o que o mesmo Senhor
padeceu na sua cruz e em toda a sua paixão. A sua cruz foi composta de dois
madeiros, e a vossa em um engenho é de três. Também ali não faltaram as canas,
porque duas vezes entraram na Paixão: uma vez servindo para o cetro de
escárnio, e outra vez para a esponja em que lhe deram o fel. A Paixão de Cristo
parte foi de noite sem dormir, parte foi de dia sem descansar, e tais são as
vossas noites e os vossos dias. Cristo despido, e vós despidos; Cristo sem
comer, e vós famintos; Cristo em tudo maltratado, e vós maltratados em tudo. Os
ferros, as prisões, os açoites, as chagas, os nomes afrontosos, de tudo isto se
compõe a vossa imitação, que, se for acompanhada de paciência, também terá
merecimento de martírio”. (VIEIRA,
A. Sermões. Tomo XI. Porto: Lello & Irmão, 1951 (adaptado).
O trecho do sermão do Padre Antônio Vieira
estabelece uma relação entre a Paixão de Cristo e:
a) a atividade dos comerciantes de açúcar
nos portos brasileiros.
b) a função dos mestres de açúcar durante a safra de cana.
c) o sofrimento dos jesuítas na conversão dos ameríndios.
d) o papel dos senhores na administração dos engenhos.
e) o trabalho dos escravos na produção de açúcar.
b) a função dos mestres de açúcar durante a safra de cana.
c) o sofrimento dos jesuítas na conversão dos ameríndios.
d) o papel dos senhores na administração dos engenhos.
e) o trabalho dos escravos na produção de açúcar.
06 -
(ENEM 2010) Leia o texto:
“O movimento operário ofereceu uma nova
resposta ao grito do homem miserável no princípio do século XIX. A resposta foi
a consciência de classe e a ambição de classe. Os pobres então se organizavam
em uma classe específica, a classe operária, diferente da classe dos patrões
(ou capitalistas). A Revolução Francesa lhes deu confiança: a Revolução
Industrial trouxe a necessidade da mobilização permanente”. (HOBSBAWN, E. J. A era das revoluções. São
Paulo: Paz e Terra, 1977.)
No texto, analisa-se o impacto das Revoluções
Francesa e Industrial para a organização da classe operária. Enquanto a
“confiança” dada pela Revolução Francesa era originária do significado da
vitória revolucionária sobre as classes dominantes, a “necessidade da
mobilização permanente”, trazida pela Revolução Industrial, decorria da
compreensão de que:
a) a competitividade do trabalho industrial exigia um permanente esforço de qualificação para o enfrentamento do desemprego.
b) a completa transformação da economia capitalista seria fundamental para a emancipação dos operários.
c) a introdução das máquinas no processo produtivo diminuía as possibilidades de ganho material para os operários.
d) o progresso tecnológico geraria a distribuição de riquezas para aqueles que estivessem adaptados aos novos tempos industriais.
e) a melhoria das condições de vida dos operários seria conquistada com as manifestações coletivas em favor dos direitos trabalhistas.
a) a competitividade do trabalho industrial exigia um permanente esforço de qualificação para o enfrentamento do desemprego.
b) a completa transformação da economia capitalista seria fundamental para a emancipação dos operários.
c) a introdução das máquinas no processo produtivo diminuía as possibilidades de ganho material para os operários.
d) o progresso tecnológico geraria a distribuição de riquezas para aqueles que estivessem adaptados aos novos tempos industriais.
e) a melhoria das condições de vida dos operários seria conquistada com as manifestações coletivas em favor dos direitos trabalhistas.
07-
ENEM 2009 Os regimes totalitários da primeira
metade do século XX apoiaram-se fortemente na mobilização da juventude em torno
da defesa de ideias grandiosas para o futuro da nação. Nesses projetos, os
jovens deveriam entender que só havia uma pessoa digna de ser amada e
obedecida, que era o líder. Tais movimentos sociais juvenis contribuíram para a
implantação e a sustentação do nazismo, na Alemanha, e do fascismo, na Itália,
Espanha e Portugal.
A atuação desses movimentos juvenis
caracterizava-se:
a)
pelo sectarismo e pela forma
violenta e radical com que enfrentavam os opositores ao regime.
b)
pelas propostas de
conscientização da população acerca dos seus direitos como cidadãos.
c)
pela promoção de um modo de
vida saudável, que mostrava os jovens como exemplos a seguir.
d)
pelo diálogo, ao organizar
debates que opunham jovens idealistas e velhas lideranças conservadoras.
e)
pelos métodos políticos
populistas e pela organização de comícios multitudinários.
08 -
(Fuvest 2009) Existem semelhanças entre as ditaduras militares brasileira
(1964-1985), argentina (1976-1983), uruguaia (1973-1985) e chilena (1973-1990).
Todas elas:
a) receberam amplo apoio internacional
tanto dos Estados Unidos quanto da Europa Ocidental.
b) combateram um inimigo comum, os grupos
esquerdistas, recorrendo a métodos violentos.
c) tiveram forte sustentação social interna, especialmente dos partidos políticos organizados.
d) apoiaram-se em ideias populistas para justificar a manutenção da ordem.
e) defenderam programas econômicos nacionalistas, promovendo o desenvolvimento industrial de seus países.
c) tiveram forte sustentação social interna, especialmente dos partidos políticos organizados.
d) apoiaram-se em ideias populistas para justificar a manutenção da ordem.
e) defenderam programas econômicos nacionalistas, promovendo o desenvolvimento industrial de seus países.
09 -
(Enem 1999)
“Os 45 anos que vão do lançamento das
bombas atômicas até o fim da União Soviética, não foram um período homogêneo
único na história do mundo. (...) dividem-se em duas metades, tendo como
divisor de águas o início da década de 70. Apesar disso, a história deste
período foi reunida sob um padrão único pela situação internacional peculiar
que o dominou até a queda da URSS”.
(HOBSBAWM, Eric J. Era dos Extremos. São Paulo: Cia
das Letras, 1996)
O período citado no texto e conhecido por "Guerra Fria" pode ser definido como aquele momento histórico em que houve:
a) corrida armamentista entre as potências imperialistas europeias ocasionando a Primeira Guerra Mundial.
b) domínio dos países socialistas do sul do globo pelos países capitalistas do Norte.
c) choque ideológico entre a Alemanha Nazista/União Soviética Stalinista, durante os anos 30.
d) disputa pela supremacia da economia mundial entre o Ocidente e as potências orientais, como a China e Japão.
e) constante confronto das duas superpotências que emergiam da Segunda Guerra Mundial.
O período citado no texto e conhecido por "Guerra Fria" pode ser definido como aquele momento histórico em que houve:
a) corrida armamentista entre as potências imperialistas europeias ocasionando a Primeira Guerra Mundial.
b) domínio dos países socialistas do sul do globo pelos países capitalistas do Norte.
c) choque ideológico entre a Alemanha Nazista/União Soviética Stalinista, durante os anos 30.
d) disputa pela supremacia da economia mundial entre o Ocidente e as potências orientais, como a China e Japão.
e) constante confronto das duas superpotências que emergiam da Segunda Guerra Mundial.
10 - (Enem - 2ª aplicação 2010) Leia o texto a seguir:
“A gente não
sabemos escolher presidente
A gente não sabemos tomar conta da gente
A gente não sabemos nem escovar os dentes
Tem gringo pensando que nóis é indigente
Inútil
A gente somos inútil”
A gente não sabemos tomar conta da gente
A gente não sabemos nem escovar os dentes
Tem gringo pensando que nóis é indigente
Inútil
A gente somos inútil”
MOREIRA, R. Inútil. 1983
(fragmento).
O fragmento
integra a letra de uma canção gravada em momento de intensa mobilização
política. A canção foi censurada por estar associada:
a) ao rock nacional,
que sofreu limitações desde o início da ditadura militar.
b) a uma crítica ao regime ditatorial que, mesmo em sua fase final, impedia a escolha popular do presidente.
c) à falta de conteúdo relevante, pois o Estado buscava, naquele contexto, a conscientização da sociedade por meio da música.
d) a dominação cultural dos Estados Unidos da América sobre a sociedade brasileira, que o regime militar pretendia esconder.
e) à alusão à baixa escolaridade e à falta de consciência política do povo brasileiro.
b) a uma crítica ao regime ditatorial que, mesmo em sua fase final, impedia a escolha popular do presidente.
c) à falta de conteúdo relevante, pois o Estado buscava, naquele contexto, a conscientização da sociedade por meio da música.
d) a dominação cultural dos Estados Unidos da América sobre a sociedade brasileira, que o regime militar pretendia esconder.
e) à alusão à baixa escolaridade e à falta de consciência política do povo brasileiro.
Gabarito enem
1.d
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