Escola:______________________________________________________
Taguatinga –
TO,................./ ................................/ ................
Aluno
(a)..............................................................................................
Nº.............
Série/Ano:
...........
Turma:..................
Ensino:__________ Nota:______
Disciplina:
_______________ Prof° Edílson Luiz Rocha http://contextoshistoricos.blogspot.com.br/search
01. (Uel) O marxismo contribuiu para a
discussão da relação entre indivíduo e sociedade. Diferente de Émile Durkheim e
Max Weber, Marx considerava que não se pode pensar a relação indivíduo –
sociedade separadamente das condições materiais em que essas relações se
apoiam. Para ele, as condições materiais de toda a sociedade condicionam as
demais relações sociais. Em outras palavras, para viver, os homens têm de,
inicialmente, transformar a natureza, ou seja, comer, construir abrigos,
fabricar utensílios, etc., sem o que não poderia existir. Para Marx qual é o
ponto de partida para o estudo de qualquer sociedade?
a) As condições
materiais e espirituais de cada comunidade ou grupo social.
b) As relações sociais que os homens
estabelecem entre si para utilizar os meios de produção e transformar a
natureza, ou seja, a produção é a raiz de toda a estrutura social, que
condiciona a política, as classes, a cultura e todo o resto da sociedade.
c) Identificar as
várias fases do sistema social capitalista e como se estabelecem as relações
sociais de produção, bem como a apropriação por parte da burguesia das riquezas
produzidas pela classe operária.
d) Identificar as
classes sociais dentro da produção, passo principal para identificar os vários
modos de produção na história, ou seja, do primitivo ao capitalista e as
relações de exploração do homem peio homem.
e) Identificar dentro
da estrutura social o papel na produção da classe dominante e a formação do
estado, elemento que cria as classes sociais.
02. (Uel) "No
tempo em que os sindicatos eram fortes, os trabalhadores podiam se queixar do
excesso de velocidade na linha de produção e do índice de acidentes sem medo de
serem despedidos. Agora, apenas um terço dos funcionários da IBP [empresa
alimentícia norteamericana] pertence a algum sindicato. A maioria dos não
sindicalizados é imigrante recente; vários estão no pais ilegalmente: e no
geral podem ser despedidos sem aviso prévio por seja qual for o motivo. Não é
um arranjo que encoraje ninguém afazer queixa. [...] A velocidade das linhas de
produção e o baixo custo trabalhista das fábricas não sindicalizadas da IBP são
agora o padrão de toda a indústria. " (SCHLOSSER, Eric. Pa/s Fast-Food.
São Paulo: Ática, 2002. p. 221.) No texto, o autor aborda a universalização, no
campo industrial, dos empregos do tipo Mcjobs "McEmprego", comuns em
empresas fast-food. Assinale a alternativa que apresenta somente
características desse tipo de emprego.
a) Alta remuneração da
força-de-trabalho adequada a especialização exigida pelo processo de produção
automatizado.
b) Alta informalidade
relacionada a um ambiente de estabilidade e solidariedade no espaço da empresa.
c) Baixa automatização num sistema de grande
responsabilidade e de pequena divisão do trabalho.
d) Altas taxas de
sindicalização entre os trabalhadores aliadas a grandes oportunidades de
avanços na carreira.
e) Baixa qualificação
do trabalhador acompanhada de má remuneração do trabalho e alta
rotatividade.
03. O materialismo
histórico foi a corrente mais revolucionária do pensamento social, tanto no
campo teórico como no da ação política. E o Materialismo histórico pode ser
conceituado como:
a) Período de transição
do socialismo para o comunismo, durante o qual as condições materiais são
criadas para a construção do socialismo.
b) Filosofia formulada
por Marx e Engels que desenvolve em estreita conexão com os resultados da
ciência e com a prática do movimento operário revolucionário.
c) Doutrina marxista do
desenvolvimento da sociedade humana, que vê no desenvolvimento dos bens
materiais necessários á existência a força primeira que determina toda a vida
social, que condiciona a transição de um regime social para outro.
d) Corrente hostil ao
marxismo que defende a natureza como fonte de sobrevivência.
e) Etapa que se segue
ao socialismo, quando as classes deixam de existir e o Estado se extingue.
04. (Uel) As visões sociais de Durkheim e de Weber enfocam aspectos diferentes da realidade social. É inteiramente correto dizer que a sociedade é um fato objetivo, que nos coage e até nos cria. No entanto, também é correto dizer:
04. (Uel) As visões sociais de Durkheim e de Weber enfocam aspectos diferentes da realidade social. É inteiramente correto dizer que a sociedade é um fato objetivo, que nos coage e até nos cria. No entanto, também é correto dizer:
a) A sociedade é apenas
definida pelas tradições, visto que o indivíduo é subordinado inteiramente ao
social.
b) A sociedade nos
define, mas é por sua vez definida por nós.
c) A sociedade vive por
conta própria e não depende do reconhecimento do indivíduo.
d) O homem por ser
social, não depende de uma individualidade para viver, visto que o ser coletivo
anula totalmente o ser indivíduo.
e) A sociedade não
apresenta grande função na existência humana, visto que o homem é muito mais um
projeto biológico, do que social.
05. Um dos trabalhos mais conhecidos de Weber é Ética protestante e o espírito do capitalismo, que trata:
05. Um dos trabalhos mais conhecidos de Weber é Ética protestante e o espírito do capitalismo, que trata:
a) Da revolução
ocorrida no campo religioso.
b) Da reforma Religiosa
ocorrida na Europa e seus reflexos na sociedade ocidental.
c) Relaciona o papel do
protestantismo na formação do comportamento típico do capitalismo ocidental
moderno.
d) Relaciona à crise
social atrelada a reforma econômico-social vivida pela igreja católica.
e) Busca desvincular o capitalismo das
doutrinas protestantes.
06. Com relação a sociologia clássica de Marx, podemos afirmar:
06. Com relação a sociologia clássica de Marx, podemos afirmar:
I. Afirma que as relações entre os homens são
relações de oposição, antagonismo e exploração.
II. Mostra que a
industrialização, a propriedade privada e o assalariamento separavam o
trabalhador dos meios de produção.
III. Defende a ideia de
que as ações sociais são responsáveis pelas desigualdades sociais.
IV. Defende a ideia de que no capitalismo o
trabalhador perde a posse do trabalho, naquilo que ele chama de alienação.
São corretas:
a) I e II.
b) III e IV.
c) I, II e IV.
d) I, II e III.
e) Todas são corretas.
07. (UFU) A ideia de
alienação, segundo Marx, refere-se
I – à identidade entre os produtores e seus
produtos.
II – à separação entre o trabalhador e o
produto de seu trabalho, devido à divisão social do trabalho, e à propriedade
privada dos meios de produção.
III- à separação do Estado como um
poder autônomo, imparcial, acima da coletividade e que a domina. IV- ao fato de
o trabalhador não se reconhecer no produto da sua atividade.
a) estão
corretas I, III e IV
b) estão
corretas. I, II e III
c) estão
corretas. II, III e IV
d) estão
corretas II e IV
e) Todas
as afirmativas estão corretas.
08 - (UFUB) De acordo com a teoria de Marx, a desigualdade social se
explica:
a) Pela distribuição
da riqueza de acordo com o esforço de cada um no desempenho de seu trabalho.
b) Pela divisão da
sociedade em classes sociais, decorrente da separação entre proprietários e
não-proprietários dos meios de produção.
c) Pelas diferenças
de inteligência e habilidade inatas dos indivíduos, determinadas
biologicamente.
d) Pela apropriação das
condições de trabalho pelos homens mais capazes em contextos históricos,
marcados pela igualdade de oportunidades.
e) N.d.a
09 - (UFUB) Rousseau, um dos ideólogos
da Revolução Francesa, ao tratar da questão da cidadania, concebe os cidadãos
como elementos ativos, participantes da autoridade soberana do Estado.
Considerando-se que, para ele, a igualdade é condição fundamental para que se
possa viver em liberdade, pode-se dizer que, no Brasil, hoje, segundo a lógica
do pensamento rousseauniano:
a) Vivemos sob um regime democrático,
pois, além da igualdade de todos perante a lei, existe plena liberdade de
organização partidária.
b) Estamos longe de viver sob um regime
democrático, tendo em vista as disparidades econômico-sociais expressas na
concentração de renda, o que acabava viciando o processo político de tomada de
decisões.
c) Vivemos sob um regime democrático,
atestado pelo funcionamento do sistema democrático-parlamentar, condição
essencial para a representação da vontade geral.
d) Estamos longe de viver sob um regime
democrático, pois este só será lançado quando os interesses particulares forem
efetivamente respeitados, sem sofrer qualquer interferência do Estado.
10 - (UFUB) Sobre as relações sociais
estabelecidas entre os homens no processo de produção capitalista, podemos
afirmar que:
I – se caracteriza por serem relações
de exploração, antagonismo e oposição.
II – as relações estabelecidas entre as
classes sociais são complementares, pois só existe em relação à outra.
III – dividem os homens entre
proprietários e não-proprietários dos meios de produção.
IV – as desigualdades não constituem a
base de formação das classes sociais.
V – entre o capitalista e o trabalhador
há uma relação de igualdade, pois ambos são vendedores de sua força de
trabalho.
Selecione a alternativa correta:
a) I, II e III estão corretas.
b) III, IV e V estão corretas.
c) II, III e IV estão corretas.
d) I, III e IV estão corretas.
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