PROFº EDILSON LUIZ ROCHA
ALUNO:____________________________________________SÉRIE:______DATA:___/___/___
PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO
I Aula: 01 Introdução à Filosofia
A palavra filosofia advém do
grego, e significa “amor por sabedoria”. A própria palavra indica dois
conceitos: amor (ou paixão) e sabedoria (compreensão e conhecimento),
ensinando-nos que um grande pensador é aquele que sente paixão pela verdade e
amor por ideias.
O estudo da Filosofia requer um
engajamento com o mundo, com ideias, conceitos e pensamentos. Na realidade,
todos nós estamos constantemente imersos em alguma forma de filosofia. Isto é,
somos seres curiosos por natureza. É de nosso interesse descobrir mais a respeito
de nós mesmos e a respeito do mundo e da vida. O grande filósofo Aristóteles
acreditava que o início da filosofia é a curiosidade, o questionamento. De
fato, as crianças têm o hábito de questionar as coisas até mais que a maioria
dos adultos. Elas são naturalmente curiosas. Estão sempre fazendo perguntas,
querendo saber o porquê das coisas. À medida que envelhecemos, passamos a
aceitar o mundo pelo o que ele é, e não mais a buscar respostas para perguntas.
Passamos a aceitar a situação atual do mundo e adotamos muitas das crenças da
sociedade na qual vivemos. Infelizmente, muitos adultos perdem a curiosidade,
deixam de questionar o mundo e não mais buscam respostas a respeito das
questões fundamentais da vida.
O propósito do estudo da Filosofia é
o de ajudar o ser humano a adquirir uma melhor compreensão sobre a humanidade e
sobre o mundo como um todo. A Filosofia fez parte de praticamente toda grande
civilização. O estudo da Filosofia, os filósofos e suas ideias, têm mudado o
curso do mundo, às vezes de uma forma sutil, às vezes de modo explícito e
evidente. As ideias de democracia na Grécia antiga e as ideias do socialismo
implantadas no início do século XX são exemplos de como ideias moldam a
sociedade humana e o próprio curso da História. No século XX, as ideias a
respeito de direitos humanos influenciaram a legislação de muitos países. Por
exemplo, após a Segunda Guerra Mundial, ocorreram os Julgamentos de Nuremberg,
onde os perpetradores do Holocausto foram condenados por crimes contra a
humanidade. É inegável que culturas e sociedades são definidas pelos seus
princípios e ideias filosóficas.
A Filosofia diz respeito a praticamente todo aspecto da
vida humana. A Filosofia tem algo a dizer sobre as Ciências, a Arte, a
Religião, a Política, a Medicina, etc. O estudo da Filosofia nos ajuda a pensar
de forma mais clara e a chegar a conclusões mais confiáveis. Por meio do estudo da Filosofia, as pessoas questionam seus pontos de vista, suas assunções, seus pensamentos e crenças. Um dos maiores propósitos de considerar ideias antigas e modernas é o de chegar a conclusões confiáveis a respeito do mundo e de nós mesmos.
Introdução à Filosofia
Já que o maior objetivo da Filosofia é a busca pela
verdade, somos obrigados a questionar as nossas ideias mais básicas, nossas
crenças fundamentais. Pois nós, seres humanos, frequentemente acreditamos em
conceitos e ideias que são inconsistentes, até mesmo contraditórias. Às vezes,
nossas crenças nos proporcionam uma medida de conforto e tranquilidade;
questioná-las pode, portanto, ser um desafio, algo perturbador.Estudar Filosofia significa fazer perguntas, mesmo que muitas delas talvez nunca sejam satisfatoriamente respondidas. Algumas das perguntas feitas pela Filosofia são:
- O que é real?
- O que é a verdade?
- O que é conhecimento?
- O que é bondade?
- O que é justiça?
- A mente encontra-se separada do corpo?
- O ser humano tem livre arbítrio ou nossas ações são predeterminadas por eventos passados e pela nossa composição biológica?
- Deus existe? Como se define Deus?
Algumas das perguntas feitas pelos
filósofos e pelas religiões mais conhecidas são:
- O que significa viver de forma
honrável? (Confúcio)
- O que é um Estado justo? (Platão)
- O que significa saber? (Aristóteles)
- Há significado na existência? (Judaísmo)
- Há algo além do mundo? (Cristianismo)
- O mundo é real ou ilusório? (Hinduísmo)
- O sofrimento pode ser superado? (Budismo)
- A vida tem significado? (Existencialismo)
- Os seres humanos têm a liberdade de determinar sua existência e destino? (Sartre)
- Como podemos ter certeza de qualquer coisa? (Descartes)
- O que é um Estado justo? (Platão)
- O que significa saber? (Aristóteles)
- Há significado na existência? (Judaísmo)
- Há algo além do mundo? (Cristianismo)
- O mundo é real ou ilusório? (Hinduísmo)
- O sofrimento pode ser superado? (Budismo)
- A vida tem significado? (Existencialismo)
- Os seres humanos têm a liberdade de determinar sua existência e destino? (Sartre)
- Como podemos ter certeza de qualquer coisa? (Descartes)
O estudo da Filosofia requer a
tarefa crítica de lançar perguntas difíceis a respeito de ideias que são
presumidamente evidentes e verdadeiras. O propósito de levantar dúvidas não é o
de criar céticos e assolar a fé dos seres humanos, e sim, o de assegurar que as
nossas crenças sejam baseadas na verdade e que sejam, à medida do possível,
sensatas. O objetivo da Filosofia é a busca da verdade e a rejeição do erro e
da inverdade. A Filosofia objetiva o desenvolvimento de um retrato confiável e
produtivo da realidade.
Muito da história da Filosofia trata
de tentativas de desenvolvimento de sistemas de compreensão que podem resistir
às difíceis perguntas da filosofia crítica.
A importância de se estudar Filosofia
Os alunos podem questionar a importância do estudo da
Filosofia. A resposta é que a maior habilidade intelectual que um ser humano
deve ter é a capacidade de pensar de forma clara. Quem pensa claramente
geralmente se torna um comunicador mais eficaz.
Introdução à Filosofia
Um bom pensador consegue se expressar de forma mais clara e
convincente. Essa é a melhor forma de persuadir os outros. As habilidades
adquiridas no estudo da Filosofa são extremamente úteis em profissões e carreiras que envolvem pensamento crítico, a capacidade de resolver problemas, raciocínio analítico e comunicabilidade.
Há várias formas de estudar Filosofia. Em alguns casos, estudam-se os principais filósofos, suas vidas e ideias. Em outros casos, estudam-se os conceitos – o que os filósofos tinham a dizer sobre a verdade, Deus, o livre arbítrio e inúmeras outras questões.
Sendo que as ideias e obras filosóficas foram influenciadas por fatores históricos e culturais, apresentaremos o estudo dos principais filósofos e de suas ideias, de forma cronológica, explicando como os movimentos filosóficos se originaram e se desenvolveram.
Alguns dos mais antigos filósofos foram: Confúcio, um grande pensador chinês, e Sócrates e Platão, dois dos maiores filósofos gregos. Iniciaremos nosso estudo de Filosofia aprendendo sobre os filósofos gregos. Ao final do curso, estudaremos sobre os filósofos contemporâneos – os grandes pensadores do século XX.
Nosso estudo de Filosofia será uma jornada estimulante. Esperamos que você, aluno, além de aprender muito, venha a adquirir um gosto por esse estudo. Nosso objetivo não é apenas transmitir conhecimentos. Queremos estimulá-lo a pensar com mais profundidade e a questionar conceitos que a maioria das pessoas aceita como sendo inquestionáveis. Essa é a forma como foram formadas as grandes mentes que tanto contribuíram para a humanidade.
Aula 02
Atividades:
Objetivos:
Nesta atividade de introdução ao
estudo da Filosofia os estudantes vão poder distinguir o pensamento filosófico
do senso comum, estabelecendo relações com o seu cotidiano. Compreender o
conceito de filosofia e sua importância na história da humanidade.
a) Redação - TEMA: “ O que é filosofia”.
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b) Escolha um tema - trabalho escrito:
( Capa, contra – capa, introdução, desenvolvimento e conclusão )
Tema A: Dimensão filosófica: O que é filosofia? Existem várias maneiras de pensar a filosofia? Existe uma classificação para as formas de pensar?
Tema A: Dimensão filosófica: O que é filosofia? Existem várias maneiras de pensar a filosofia? Existe uma classificação para as formas de pensar?
Tema
B: Dimensão histórica: Quando surgiu a
filosofia? Qual a importância da filosofia para a humanidade?
Tema
C: Dimensão social: Qual o papel da filosofia na sociedade brasileira, em minha
comunidade, na escola?
Tema D: Dimensão científica: Existe relação entre o pensamento filosófico e a ciência?
c)
Leia e responda:
"Há já algum tempo eu me apercebi de que, desde meus primeiros anos, recebera muitas falsas opiniões como verdadeiras, e de que aquilo que depois eu fundei em princípios tão mal assegurados não podia ser senão mui duvidoso e incerto, de modo que me era necessário tentar seriamente, uma vez em minha vida, desfazer-me de todas as opiniões a que até então dera crédito, e começar tudo novamente desde os fundamentos..." (DESCARTES apud COTRIN, 1999, p. 47)
Vamos discutir esse pensamento de Descartes:
• Você concorda com ele?
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• O que o levou você a concordar ou discordar?
• O que o levou você a concordar ou discordar?
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• Porque esta angústia nos invade os pensamentos? Essa incerteza sobre o que é ou não certo?
• Porque esta angústia nos invade os pensamentos? Essa incerteza sobre o que é ou não certo?
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• A humanidade sempre teve a mesma forma de pensar?
• A humanidade sempre teve a mesma forma de pensar?
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• Como evolui o pensamento?
• Como evolui o pensamento?
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• Qual a relação do pensamento do senso comum com o filosófico?
• Qual a relação do pensamento do senso comum com o filosófico?
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