Prof° Edílson Rocha
Sociedades da Grécia Antiga
Grécia Antiga Período
Arcaico
O período
Arcaico inicia-se com a reunião dos genos em unidades políticas maiores,
chamadas pólis ou cidades-Estados.
Nesse tipo de
organização não existia um governo único, cada cidade-estado tinha suas leis,
seu governo, sua economia e sua sociedade própria e independente. O palácio do
governo e os templos eram construídos em uma colina fortificada, a
acrópole.
As pólis gregas possuíam uma arquitetura parecida. Na parte baixa ficava uma praça, aágora, onde aconteciam as assembleias dos cidadãos e as transações comerciais. Era também onde os juizes da cidade julgavam os criminosos e onde se realizavam os festivais de poesias e os jogos praticados em honra aos deuses. As duas pólis mais importantes foram Esparta e Atenas.
As pólis gregas possuíam uma arquitetura parecida. Na parte baixa ficava uma praça, aágora, onde aconteciam as assembleias dos cidadãos e as transações comerciais. Era também onde os juizes da cidade julgavam os criminosos e onde se realizavam os festivais de poesias e os jogos praticados em honra aos deuses. As duas pólis mais importantes foram Esparta e Atenas.
Esparta: uma cidade militar
Esparta foi
fundada pelos dórios por volta do século IX a.C. Situava-se em uma região
chamada Lacônia. As condições naturais da região onde ficava Esparta eram muito
áridas: o solo montanhoso e seco dificultava o abastecimento da cidade. Essas
condições adversas levaram os espartanos a conquistar terras férteis por meio
de guerras.
O poder em Esparta era
exercido por um pequeno grupo ligado às atividades militares. Apenas uma
minoria participava das decisões políticas e administrativas – os
esparciatas- que se dedicavam única e exclusivamente à política e à guerra.
A vida em
Esparta girava em torno da guerra. Os espartanos temiam que os povos que haviam
conquistado se rebelassem; temiam também que os escravos se revoltassem. A
necessidade de garantir o poder dos esparciatas e o medo de que ideias vindas
de fora colocassem em xeque esse poder faziam com que as viagens fossem
proibidas e os contatos comerciais fossem quase inexistentes. Esparta
fechava-se em torno de si mesma, impondo aos seus habitantes um modo de vida
autoritário e de subordinação aos interesses do Estado.
A agricultura, o artesanato e o comércio eram praticados pelos periecos, uma camada de homens
livres, mas sem direito de participar da política em Esparta. Os escravos eram
chamados de hilotas, pertenciam ao Estado e trabalhavam para os
esparciatas.
Os jovens eram educados pelo Estado. Desde os sete anos deixavam as casas de suas famílias e se
dirigiam para locais de treinamento militar.
Atenas e a democracia: o avesso de Esparta
Atenas, hoje a
capital da Grécia, localizava-se no centro da planície Ática, às margens do Mar
Egeu. Foi o avesso de Esparta: teve uma vida urbana e aberta às novidades. A
atividade comercial foi a base de sua economia e os atenienses praticaram
intenso comércio com diversos povos.
A sociedade
ateniense era dominada pelos eupátridas, que eram grandes
proprietários de terras. Contudo, o poder dos eupátridas era constantemente
desafiado pelas camadas menos favorecidas e pelos comerciantes, que exigiam
maior igualdade de direitos.
E por que esses
segmentos desafiavam o poder dos eupátridas? Os pequenos proprietários, muitas
vezes sem recursos. Viviam constantemente ameaçados pela escravidão por
dívidas. Já os comerciantes, artesãos e assalariados urbanos, que eram
chamados demiurgos, estavam excluídos das decisões políticas da pólis
e também queriam participar delas.
O resultado
dessas pressões constantes foi uma reforma nas leis feita por Sólon, um juiz ateniense. Por essa
reforma, foi abolida a escravidão por dívidas e foi ampliado o direito de voto,
de acordo com a riqueza que cada um possuía.
Porém, as
reformas de Sólon só beneficiaram os comerciantes ricos. O resto da população
continuou excluída das decisões políticas da pólis. A situação em Atenas não
era nada calma com a pressão constante dos excluídos. Além disso, a cidade foi
dominada pelo tirano Pisistrato por mais
de 30 anos.
Com o fim da
tirania, foi Clistenes, um
aristocrata preocupado com os problemas das camadas populares, o responsável
por uma nova reforma. Ampliou a participação e o direito de decisão política
para todos os cidadãos atenienses, isto é, todos os homens livres e nascidos em
Atenas, maiores de 18 anos. A cidade foi dividida em demos, um tipo de
distrito que elegia seus representantes para a assembleia. Esta, por sua vez,
escolhia as pessoas que iriam integrar o conselho, responsável pelo governo da
cidade.
Continuavam excluídos da pólis os estrangeiros, as
mulheres e os escravos. Como você pode observar, os benefícios da democracia
ateniense estavam reservados somente aos cidadãos, o que é diferente da
democracia dos nossos dias.
A educação em Atenas era
bastante diferente da adotada em Esparta. Os atenienses acreditavam que sua
cidade-Estado seria mais forte se cada menino desenvolvesse integralmente suas
melhores aptidões. O ensino não era gratuito nem obrigatório, ficando a cargo
da iniciativa particular. Os garotos entravam para a escola aos 6 anos e
ficavam sob a supervisão de um pedagogo, com quem estudavam aritmética,
literatura, música, escrita e educação física. Interrompiam os estudos apenas
nos dias de festas religiosas, e, quando completavam 18 anos, eram recrutados
pelo governo para treinamento militar, que durava cerca de dois anos.
As mulheres de Atenas
estavam reservadas apenas as funções domésticas. Os pais tratavam de casar logo
as ilhas adolescentes, as quais, após núpcias, ficavam sob o domínio total dos
maridos. Nesse mundo masculino, ficar em casa e em silencio era o maior exemplo
de virtude para representantes do sexo feminino.
Questões:
2.
Explique
o termo pólis.
3.
Caracterize
a cidade de Esparta.
4.
Explique
a participação politica na cidade de Esparta.
5.
Descreva
o modo de sobrevivência em Esparta.
6.
Explique
a educação espartana.
7.
Caracterize
a cidade de Atenas.
8.
Descreva
as reformas de Sólon.
9.
Explique
as reformas de Clístenes.
10. Identifique os membros da sociedade em
Atenas que não participavam da Democracia.
11. Explique a educação na cidade de Atenas.
12. Descreva o papel das mulheres na sociedade
ateniense.
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