Escola:______________________________________________________
Taguatinga –
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Aluno
(a)..............................................................................................
Nº.............
Série/Ano: ........... Turma:.................. Ensino:__________ Nota:______
Disciplina: _______________ Prof°
Edílson Luiz Rocha Valor:
1- A
Revolução de 1932 pode ser explicada pela:
A. ( ) Tentativa de recuperação do poder pela
oligarquia paulista.
B.
( ) Frustração dos tenentes que foram afastados do poder.
C.
( ) Manipulação política das oligarquias nordestinas.
D.
( ) Luta exclusiva em torno de uma nova Constituição.
E.
( ) Insatisfação contra a ditadura de Getúlio Vargas.
“A escolha dos candidatos à sucessão presidencial funcionará como
um estopim para a mais importante revolução da história republicana. (...) Os
entendimentos políticos evoluíram no sentido de agruparem-se em torno de
Getúlio Vargas as forças da oposição (...) Realizaram-se, contudo, as eleições
e o resultado foi favorável a Júlio Prestes. Entretanto, vinte e dois dias
antes de terminar o mandato de Washington Luís, a revolução estava nas ruas.”
2. A que revolução o texto faz referência e quem assumiu a Presidência da República sucedendo a Washington Luís?
A. ( ) Revolução de 1930; Júlio Prestes.
B. ( ) Revolução de 1930; Getúlio Vargas.
C. ( ) Revolução de 1930; João Pessoa.
C. ( ) Revolução de 1930; João Pessoa.
D.
( ) Revolução Constitucionalista de 1932; Júlio Prestes.
E. ( ) Revolução Constitucionalista de 1932; Getúlio Vargas.
E. ( ) Revolução Constitucionalista de 1932; Getúlio Vargas.
3. Entre as alternativas a seguir apenas uma não se
relaciona com a Era Vargas. Assinale-a:
A.
( ) Censura à imprensa e violenta repressão política durante
o Estado Novo.
B.
( ) Construção da Companhia Siderúrgica Nacional em Volta
Redonda e fundação da Petrobrás.
C.
( ) Centralização de poderes e Revolução Constitucionalista
de 1932.
D.
( ) Atendimento aos interesses das elites agrária e
industrial e às reivindicações dos trabalhadores, atenuando o conflito entre o
capital e o trabalho.
E. ( ) Alinhamento aos EUA/OTAN no contexto da
Guerra Fria e abertura às multinacionais.
4. O Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP),
criado em 1930 por Getúlio Vargas,
A. (
) Era um órgão que garantia a liberdade artística, jornalística e dos demais
meios de comunicação do Brasil na era Vargas.
B.
( ) Promovia manifestações cívicas, nas quais os sindicatos
de esquerda tinham um papel importante de conscientização das massas.
C.
( ) Estimulava a produção de filmes nacionais e concursos de
música e defendia o direito de os sindicatos realizarem seus comícios e suas
greves.
D.
( ) Aproveitou-se do programa Hora do Brasil, que, além de
transmitir notícias políticas e informações, servia como porta de entrada para
as ideias liberais de Vargas.
E. ( ) Era responsável por controlar os meios de
comunicação e promover a propaganda do Estado Novo.
05 - (UFRN/1996) A Primeira Revolução Industrial caracterizou-se pela
utilização, em larga escala, das seguintes matériasprimas e fontes de energia:
a) carvão, ferro e energia elétrica
b) carvão, aço e vapor
c) carvão, ferro e vapor
d) petróleo, ferro e vapor
e) petróleo, aço e energia elétrica
06. No filme “Tempos Modernos”, Charles Chaplin, através do popular
personagem Carlitos, representou
a) os dramas dos operários norte-americanos a
partir da política-econômica implementada pelo Big Stick na década de 1930.
b) uma sátira ao capitalismo e à sociedade
industrial, ao mesmo tempo em que expunha os dramas do desemprego.
c) uma crítica à política imperialista
norte-americana e inglesa na América Latina, que atingiu em especial as camadas
populares.
d) uma exaltação à sociedade industrial que se
consolidou na Europa a partir da Segunda Revolução Industrial.
e) uma crítica à ideologia da Igreja Católica
na primeira metade do século XX, que procurava unir burguesia e proletariado
para a ma
07 - (UNESP SP/2009) Observe a imagem, cena do personagem Carlitos no
filme Tempos modernos, 1936.
Tempos modernos, de Charles Chaplin,
representa a situação econômica e social dos Estados Unidos da América dos anos
trinta do século passado. No filme, as aventuras de Carlitos transcorrem numa
sociedade
a) capitalista em desenvolvimento e
conflagrada pelos movimentos operários de destruição das máquinas.
b) globalizada, em que o poder financeiro
tornava desnecessário o uso das máquinas na produção de mercadorias.
c) imperialista e mecanizada, que aplicava os
lucros adquiridos na exploração dos países pobres em benefício dos operários
americanos.
d) abalada pelo desemprego e caracterizada
pela submissão do trabalho humano ao movimento das máquinas.
e) pós-capitalista, na qual o emprego da
máquina libertava o homem da opressão do trabalho industrial.
08 - (UNAERP SP/2006)
Após a Segunda Guerra Mundial, foram afastadas as duas soluções práticas para
as divergências, as negociações e o confronto direto. As relações
internacionais entre esses dois países passam a se orientar pela necessidade de
exercerem, cada uma sobre outra, uma pressão permanente para a qual se
mobilizam todos os meios, excluindo-se apenas a declaração de guerra direta.
Passou a existir então uma confrontação econômica, diplomática, cultural,
política, propagada entre ambos, que questionavam de modo incessante a
distribuição mundial dos fluxos de influência e poder. O texto acima faz
referência:
a)
à Guerra Fria, entre os EUA e a URSS.
b)
à Crise dos Mísseis, entre os EUA e Cuba.
c)
à Guerra das Malvinas, entre a Inglaterra e a Argentina.
d)
ao Conflito Árabe-Israelense, entre a Palestina e o Estado de Israel.
e)
à Guerra do Golfo, entre o Iraque e o Kuwait.
09 - (Mackenzie
SP/2006) A expressão Guerra Fria designa o período da história que se iniciou
logo após o término da II Guerra Mundial e se caracterizou, fundamentalmente,
a)
pela polarização político-militar dos países em dois grandes blocos, liderados
por potências vitoriosas na luta contra o nazi-fascismo.
b)
pela construção de blocos econômicos regionais, visando o desenvolvimento comum
dos países membros, como os casos da União Européia e do Mercosul.
c)
pela formação de dois grandes impérios europeus, cujas políticas expansionistas
os tornaram antagônicos: o Império Austro-húngaro e o Império Otomano.
d)
pelo confronto cada vez mais iminente entre o Ocidente, cristão e democrático,
e o Oriente, islâmico e totalitário.
e) pela bipolarização geopolítica do mundo em
países ricos, de capitalismo central, chamados de Primeiro Mundo, e países
pobres, de capitalismo periférico, ditos de Terceiro Mundo.
10. Em qual contexto
histórico surgiu a Guerra Fria?
a)
No final da 1ª Guerra Mundial, quando ocorreu a expansão do socialismo para
quase todos os países da América.
b)
No momento seguinte ao final da 2ª Guerra Mundial, quando Estados Unidos e
União Soviética entraram em disputa mundial pela hegemonia militar, política e
econômica.
c)
No final da década de 1980, com a crise do socialismo no leste europeu.
d)
No começo do século XX, com o rápido crescimento industrial e tecnológico da
União Soviética e dos Estados Unidos.
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