quarta-feira, 1 de abril de 2020

PROVA RECUEPRAÇÃO 9 ANO EJA 1 SEMESTRE


Escola:______________________________________________________

Taguatinga – TO,................./ ................................/ ................

Aluno (a).............................................................................................. Nº.............

Série/Ano: ...........         Turma:..................      Ensino:__________ Nota:______  

Disciplina: _______________  Prof°  Edílson Luiz Rocha   Valor:      

 1- A Revolução de 1932 pode ser explicada pela:
A. (   ) Tentativa de recuperação do poder pela oligarquia paulista.
B. (    ) Frustração dos tenentes que foram afastados do poder.
C. (    ) Manipulação política das oligarquias nordestinas.
D. (    ) Luta exclusiva em torno de uma nova Constituição.
E. (    ) Insatisfação contra a ditadura de Getúlio Vargas.

 “A escolha dos candidatos à sucessão presidencial funcionará como um estopim para a mais importante revolução da história republicana. (...) Os entendimentos políticos evoluíram no sentido de agruparem-se em torno de Getúlio Vargas as forças da oposição (...) Realizaram-se, contudo, as eleições e o resultado foi favorável a Júlio Prestes. Entretanto, vinte e dois dias antes de terminar o mandato de Washington Luís, a revolução estava nas ruas.”

2. A que revolução o texto faz referência e quem assumiu a Presidência da República sucedendo a Washington Luís?
A. (    ) Revolução de 1930; Júlio Prestes.
B. (    ) Revolução de 1930; Getúlio Vargas.
C. (    ) Revolução de 1930; João Pessoa.
D. (    ) Revolução Constitucionalista de 1932; Júlio Prestes.
E. (    ) Revolução Constitucionalista de 1932; Getúlio Vargas.

3. Entre as alternativas a seguir apenas uma não se relaciona com a Era Vargas. Assinale-a:
A. (    ) Censura à imprensa e violenta repressão política durante o Estado Novo.
B. (    ) Construção da Companhia Siderúrgica Nacional em Volta Redonda e fundação da Petrobrás.
C. (    ) Centralização de poderes e Revolução Constitucionalista de 1932.
D. (    ) Atendimento aos interesses das elites agrária e industrial e às reivindicações dos trabalhadores, atenuando o conflito entre o capital e o trabalho.
E. (   ) Alinhamento aos EUA/OTAN no contexto da Guerra Fria e abertura às multinacionais.

4. O Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), criado em 1930 por Getúlio Vargas,
A. (    ) Era um órgão que garantia a liberdade artística, jornalística e dos demais meios de comunicação do Brasil na era Vargas.
B. (    ) Promovia manifestações cívicas, nas quais os sindicatos de esquerda tinham um papel importante de conscientização das massas.
C. (    ) Estimulava a produção de filmes nacionais e concursos de música e defendia o direito de os sindicatos realizarem seus comícios e suas greves.
D. (    ) Aproveitou-se do programa Hora do Brasil, que, além de transmitir notícias políticas e informações, servia como porta de entrada para as ideias liberais de Vargas.
E. (    ) Era responsável por controlar os meios de comunicação e promover a propaganda do Estado Novo.

 

 

 

 

 

 

05 - (UFRN/1996) A Primeira Revolução Industrial caracterizou-se pela utilização, em larga escala, das seguintes matériasprimas e fontes de energia:
a) carvão, ferro e energia elétrica
b) carvão, aço e vapor
c) carvão, ferro e vapor
d) petróleo, ferro e vapor
e) petróleo, aço e energia elétrica

06. No filme “Tempos Modernos”, Charles Chaplin, através do popular personagem Carlitos, representou
a) os dramas dos operários norte-americanos a partir da política-econômica implementada pelo Big Stick na década de 1930.
b) uma sátira ao capitalismo e à sociedade industrial, ao mesmo tempo em que expunha os dramas do desemprego.
c) uma crítica à política imperialista norte-americana e inglesa na América Latina, que atingiu em especial as camadas populares.
d) uma exaltação à sociedade industrial que se consolidou na Europa a partir da Segunda Revolução Industrial.
e) uma crítica à ideologia da Igreja Católica na primeira metade do século XX, que procurava unir burguesia e proletariado para a ma

07 - (UNESP SP/2009) Observe a imagem, cena do personagem Carlitos no filme Tempos modernos, 1936.
Resultado de imagem para imagem, cena do personagem Carlitos no filme
Tempos modernos, de Charles Chaplin, representa a situação econômica e social dos Estados Unidos da América dos anos trinta do século passado. No filme, as aventuras de Carlitos transcorrem numa sociedade
a) capitalista em desenvolvimento e conflagrada pelos movimentos operários de destruição das máquinas.
b) globalizada, em que o poder financeiro tornava desnecessário o uso das máquinas na produção de mercadorias.
c) imperialista e mecanizada, que aplicava os lucros adquiridos na exploração dos países pobres em benefício dos operários americanos.
d) abalada pelo desemprego e caracterizada pela submissão do trabalho humano ao movimento das máquinas.
e) pós-capitalista, na qual o emprego da máquina libertava o homem da opressão do trabalho industrial.









08 - (UNAERP SP/2006) Após a Segunda Guerra Mundial, foram afastadas as duas soluções práticas para as divergências, as negociações e o confronto direto. As relações internacionais entre esses dois países passam a se orientar pela necessidade de exercerem, cada uma sobre outra, uma pressão permanente para a qual se mobilizam todos os meios, excluindo-se apenas a declaração de guerra direta. Passou a existir então uma confrontação econômica, diplomática, cultural, política, propagada entre ambos, que questionavam de modo incessante a distribuição mundial dos fluxos de influência e poder. O texto acima faz referência:
a) à Guerra Fria, entre os EUA e a URSS.
b) à Crise dos Mísseis, entre os EUA e Cuba.
c) à Guerra das Malvinas, entre a Inglaterra e a Argentina.
d) ao Conflito Árabe-Israelense, entre a Palestina e o Estado de Israel.
e) à Guerra do Golfo, entre o Iraque e o Kuwait.

09 - (Mackenzie SP/2006) A expressão Guerra Fria designa o período da história que se iniciou logo após o término da II Guerra Mundial e se caracterizou, fundamentalmente,
a) pela polarização político-militar dos países em dois grandes blocos, liderados por potências vitoriosas na luta contra o nazi-fascismo.
b) pela construção de blocos econômicos regionais, visando o desenvolvimento comum dos países membros, como os casos da União Européia e do Mercosul.
c) pela formação de dois grandes impérios europeus, cujas políticas expansionistas os tornaram antagônicos: o Império Austro-húngaro e o Império Otomano.
d) pelo confronto cada vez mais iminente entre o Ocidente, cristão e democrático, e o Oriente, islâmico e totalitário.
 e) pela bipolarização geopolítica do mundo em países ricos, de capitalismo central, chamados de Primeiro Mundo, e países pobres, de capitalismo periférico, ditos de Terceiro Mundo.

10. Em qual contexto histórico surgiu a Guerra Fria?
a) No final da 1ª Guerra Mundial, quando ocorreu a expansão do socialismo para quase todos os países da América.
b) No momento seguinte ao final da 2ª Guerra Mundial, quando Estados Unidos e União Soviética entraram em disputa mundial pela hegemonia militar, política e econômica.
c) No final da década de 1980, com a crise do socialismo no leste europeu.
d) No começo do século XX, com o rápido crescimento industrial e tecnológico da União Soviética e dos Estados Unidos.





 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Gabarito

1.      A

2.      B

3.      E

4.      E

5.      C

6.      B

7.      D

8.      A

9.      A

10.  B


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