COLÉGIO ESTADUAL________________________________
Taguatinga – TO,................./ ................................/
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Aluno
(a)..............................................................................................
Nº.............
Série/Ano: ...........
Turma:..................
Ensino:__________ Nota:______
Disciplina:
_______________ Prof° Edílson Luiz Rocha Valor:
01. A expansão marítima e comercial empreendida pelos
portugueses nos séculos XV e XVI está ligada:
a) aos interesses
mercantis voltados para as "especiarias" do Oriente, responsáveis
inclusive, pela não exploração do ouro e do marfim africanos encontrados ainda
no século XV;
b) à tradição
marítima lusitana, direcionada para o "mar Oceano" (Atlântico) em
busca de ilhas fabulosas e grandes tesouros;
c) à existência de
planos meticulosos traçados pelos sábios da Escola de Sagres, que previam poder
alcançar o Oriente navegando para o Ocidente;
d) a diversas
casualidades que, aliadas aos conhecimentos geográficos muçulmanos, permitiram
avançar sempre para o Sul e assim, atingir as Índias;
e) ao caráter
sistemático que assumiu a empresa mercantil, explorando o litoral africano, mas
sempre em busca da "passagem" que levaria às Índias.
02. Foi fator relevante para o pioneirismo português
na expansão marítima e comercial europeia dos séculos XV e XVI:
a) a precoce
centralização política, somada à existência de um grupo mercantil interessado
na expansão e à presença de técnicos e sábios, inclusive estrangeiros;
b) a posição
geográfica de Portugal – na entrada do Mediterrâneo, voltado para o Atlântico e
próximo do Norte da África –, sem a qual, todas as demais vantagens seriam
nulas;
c) o poder da
nobreza portuguesa, inibindo a influência retrógrada da Igreja Católica, que
combatia os avanços científicos e tecnológicos como intervenções pecaminosas
nos domínios de Deus;
d) a
descentralização político-administrativa do Estado português, possibilitando a
contribuição de cada setor público e social na organização estratégica da
expansão marítima;
e) o interesse do
clero português na expansão do cristianismo, que fez da Igreja Católica o
principal financiador das conquistas, embora exigisse, em contrapartida, a
presença constante da cruz.
03. (Mackenzie)
"As grandes mudanças que se verificam na arte
náutica durante a segunda metade do século XV levam a crer na possibilidade de
chegar-se, contornando o continente africano, às terras do Oriente. Não se pode
afirmar, contudo, que a ambição de atingir por via marítima esses países de
fábula presidissem as navegações do período henriquino, animada por objetivos
estritamente mercantis. (...) Com a expedição de Antão Gonçalves, inicia-se em
1441 o tráfico negreiro para o Reino (...) Da mesma viagem procede o primeiro
ouro em pó, ainda que escasso, resgatado naquelas partes. O marfim, cujo
comércio se achava até então em mãos de mercadores árabes, começam a
transportá-lo os barcos lusitanos, por volta de 1447."
(Sérgio Buarque de
Holanda, Etapas dos descobrimentos portugueses.)
Assinale a
alternativa que melhor resume o conteúdo do trecho acima:
a) A descoberta do
continente americano por espanhóis, e depois, por portugueses, revela o grande
anseio dos navegadores ibéricos por chegar às riquezas do Oriente através de
uma rota pelo Ocidente.
b) Os portugueses
logo abandonaram as viagens de descoberta para o Oriente através do Atlântico,
visto que lhes bastavam as riquezas alcançadas na África, ou seja, ouro, marfim
e escravos.
c) Embora a
descoberta de uma rota africana para o Oriente fosse para os portugueses, algo
cada vez mais realizável em razão dos avanços técnicos, foi a exploração
comercial da costa africana o que, de fato, impulsionou as viagens do período.
d) As navegações
portuguesas, à época de D. Henrique, eram motivadas, acima de tudo, pelo
exotismo fabuloso do Oriente; secundariamente, contudo, dedicavam-se os
portugueses ao comércio de escravos, ouro e marfim, sobretudo na costa
africana.
e) Durante o
período henriquino, os grandes aperfeiçoamentos técnicos na arte náutica
permitiram aos portugueses chegar ao Oriente contornando o continente africano.
04 "Sem dúvida, a atração para o mar foi
incentivada pela posição geográfica do país, próximo às ilhas do Atlântico e à
costa da África. Dada a tecnologia da época, era importante contar com
correntes marítimas favoráveis, e elas começavam exatamente nos portos
portugueses... Mas há outros fatores da história portuguesa tão ou mais
importantes."
Assinale a
alternativa que apresenta outros fatores da participação portuguesa na expansão
marítima e comercial europeia, além da posição geográfica:
a) O apoio da
Igreja Católica, desde a aclamação do primeiro rei de Portugal, já visava tanto
à expansão econômica quanto à religiosa, que a expansão marítima iria concretizar.
b) Para o grupo
mercantil, a expansão marítima era comercial e aumentava os negócios, superando
a crise do século. Para o Estado, trazia maiores rendas; para a nobreza, cargos
e pensões; para a Igreja Católica, maior cristianização dos "povos bárbaros".
c) O pioneirismo
português deve-se mais ao atraso dos seus rivais, envolvidos em disputas
dinásticas, do que a fatores próprios do processo histórico, econômico,
político e social de Portugal.
d) Desde o seu
início, a expansão marítima, embora contasse com o apoio entusiasmado do grupo
mercantil, recebeu o combate dos proprietários agrícolas, para quem os
dispêndios com o comércio eram perdulários.
e) Ao liderar a
arraia-miúda na Revolução de Avis, a burguesia manteve a independência de
Portugal, centralizou o poder e impôs ao Estado o seu interesse específico na
expansão.
05 - (UFC CE/2004) Acerca das pretensões iniciais da
exploração e conquista do Brasil, assinale a alternativa correta.
a) Interesses
antropológicos levaram os portugueses a fazer contato com outros povos, entre
eles os índios do Brasil.
b) O rei dom
Manuel tinha-se proposto chegar às Índias navegando para o ocidente,
antecipando-se, assim, a Cristovão Colombo. c) O interesse científico de
descobrir e classificar novas espécies motivou cientistas portugueses para
lançarem-se à aventura marítima.
d) Os
conquistadores estavam interessados em encontrar terras férteis para
desenvolver a cultura do trigo e, assim, dar solução às crises agrícolas que
sofriam em Portugal.
e) Os portugueses
estavam interessados nas riquezas que as novas terras descobertas podiam
conter, além de garantir a segurança da rota para as Índias.
06 - (UFC CE/2004) O Tratado de Tordesilhas, assinado
em 7 de junho de 1494 e confirmado nos seus termos pelo Papa Júlio II em 1506,
representou para o século XVI um marco importante nas dinâmicas europeias de
expansão marítima. O tratado visava:
a) demarcar os direitos de exploração dos
países ibéricos, tendo como elemento propulsor o desenvolvimento da expansão
comercial marítima.
b) estimular a
consolidação do reino português, por meio da exploração das especiarias
africanas e da formação do exército nacional.
c) impor a reserva
de mercado metropolitano espanhol, por meio da criação de um sistema de
monopólio que atingia todas as riquezas coloniais.
d) reconhecer a
transferência do eixo do comércio mundial do Mediterrâneo para o Atlântico,
depois das expedições de Vasco da Gama às Índias.
e) Nenhuma das
alternativas acima está correta.
07 - (UEPB/2000) A Expansão marítima portuguesa foi
favorecida por uma série de fatores. Dentre eles podemos destacar sua posição
geográfica privilegiada, além do conhecimento de técnicas de navegação
avançadas para a época. Em termos políticos uma aliança possibilitou a
unificação do Estado. Quem se uniu tornando possível a criação do Estado
Português?
a) Burguesia
Mercantil e Proletários
b) Burguesia
Mercantil e Camponeses
c) Burguesia
Mercantil e Rei
d) Burguesia
Mercantil e Clero
e) Burguesia
Mercantil e Senhores Feudais
08 - (UEL PR/2001) As Grandes Navegações e
Descobrimentos Marítimos compreendem também a busca de rotas para o Oriente que
se mostraram impraticáveis ou de imensas dificuldades, nas condições técnicas
dos séculos XV/XVII. Sobre o tema, assinale a alternativa correta.
a) Dentre as rotas
impraticáveis, está a “Passagem do Nordeste”, tentada principalmente pelos
portugueses, nos gelos do Ártico.
b) De imensas dificuldades, está a rota do
Cabo da Boa Esperança, encontro dos oceânos Atlântico e Índico, sendo
abandonada.
c) A busca da
“Passagem do Nordeste”, nos gelos do Ártico, foi tentada pelos franceses e
ingleses.
d) A passagem do
Atlântico para o Pacífico, pelo extremo Sul, devido aos obstáculos, não foi
realizada, salvo no século XIX.
e) Quando
Cristóvão Colombo descobriu a América, navegava pelo Ocidente em latitude pouco
variável.
09 - (UNESP SP/1999) "A conquista de Ceuta foi o
primeiro passo na execução dum vasto plano, a um tempo religioso, político e
econômico. A posição de Ceuta facilitava a repressão da pirataria mourisca nos
mares vizinhos; e sua posse, seguida de outras áreas marroquinas, permitiria
aos portugueses desafiar os ataques muçulmanos à cristandade da Península
Ibérica." (João Lúcio de Azevedo. Época de Portugal econômico: esboços
históricos.) De acordo com o texto, é correto interpretar que:
a) a expansão marítima portuguesa teve como
objetivo expulsar os muçulmanos da Península Ibérica.
b) a influência do poder econômico marroquino
foi decisiva para o desenvolvimento das navegações portuguesas.
c) o domínio dos portugueses sobre Ceuta era
pane de um vasto plano para expulsar os muçulmanos do comércio africano e
indiano.
d) a expansão
marítima ibérica visava cristianizar o mundo muçulmano para dominar as rotas
comerciais africanas.
e) o domínio de territórios ao norte da África
foi uma etapa fundamental para a expansão comercial e religiosa de Portugal.
10 - (UNIFOR CE/1999) A evolução econômica que se
estendeu do século XI ao XV, na Europa centro-ocidental, sofreu uma interrupção
temporária no século XIV , para conhecer no século seguinte, uma expansão
extraordinária, estreitamente vinculada à atividade mercantil. Assinale a
alternativa que identifica a expansão marítimo-comercial europeia, dos séculos
XV e XVI
a) As navegações
portuguesas fizeram parte dos objetivos da dinastia de Borgonha.
b) A expansão
marítima espanhola resultou na conquista e apropriação de regiões da América,
ricas em metais preciosos.
c) A viagem de Vasco da Gama descobriu uma
nova rota marítima para as Índias, mas não trouxe lucros para Portugal.
d) Durante as
navegações ibéricas não houve nenhuma negociação entre Portugal e Espanha
determinando a partilha das terras americanas.
e) As navegações e
os descobrimentos europeus acentuaram a importância do Mediterrâneo no contexto
econômico europeu.
GABARITO PROVA EXPANSAO MARITIMA 2019
1.e
2.a
3.c
4. b
5.e
6.a
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8.e
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10. b
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