COLÉGIO
ESTADUAL________________________________
Taguatinga
– TO,................./ ................................/ ................
Aluno
(a)..............................................................................................
Nº.............
Série/Ano:
...........
Turma:..................
Ensino:__________ Nota:______
Disciplina:
_______________ Prof° Edílson Luiz Rocha Valor:
Questões sobre a Grécia Antiga
1. Sobre a economia da Grécia Antiga é verdadeiro
afirmar que:
A - Os
gregos nunca usaram moedas e toda economia era baseada no sistema de trocas.
B - Os
gregos possuíam uma economia fechada, as relações comerciais eram restritas às
cidades-estado gregas.
C - O
trabalho assalariado era o mais comum na Grécia Antiga, pois o escravismo nunca
foi adotado já que era proibido em todo território grego.
D - O
comércio marítimo foi uma das principais atividades econômicas da Grécia
Antiga.
2. Sobre a religião grega é falso afirmar
que:
A - Os
gregos antigos eram monoteístas, ou seja, acreditavam na existência de apenas
um deus.
B - Os
gregos antigos eram politeístas, ou seja, acreditavam na existência de vários
deuses.
C - Os
gregos antigos faziam consultas aos deuses no oráculo de Delfos.
D - Em
homenagem aos deuses, principalmente a Zeus (deus dos deuses), os gregos
criaram os Jogos Olímpicos.
3. Qual das alternativas abaixo aponta uma
importante característica da cultura na Grécia Antiga?
A - As
artes plásticas na Grécia Antiga não apresentou grande valor artístico, pois as
esculturas e pinturas não eram realistas.
B - A
arquitetura grega foi a principal manifestação cultura da Grécia Antiga, pois
recebeu muita influência dos egípcios e mesopotâmicos.
C - O
teatro foi uma importante manifestação cultural na Grécia Antiga. Nos
anfiteatros, os atores gregos representavam comédias e dramas.
D - No
campo cultural, os gregos se dedicaram quase que exclusivamente às danças e
festas musicais.
4. Uma das principais cidades-estado da
Grécia Antiga foi Esparta. Qual das alternativas abaixo apresenta
características de Esparta?
A -
Esparta foi uma cidade-estado que se dedicou muito no desenvolvimento
intelectual e artísticos dos seus cidadãos.
B -
Fundada pelos Dórios, Esparta era uma cidade-estado militarista e com uma
sociedade estamental (pouca mobilidade social).
C -
Esparta foi uma cidade pacífica, sendo que não se envolveu em nenhuma guerra em
toda sua História.
D -
Esparta foi fundada pelos jônios e teve no comércio marítimo e na indústria
suas principais atividades econômicas.
5. Atenas foi uma importante cidade-estado
grega na antiguidade. Qual das alternativas abaixo aponta características
importantes da sociedade ateniense.
A -
Atenas foi uma cidade exclusivamente voltada para a guerra.
B - Em
Atenas todas as pessoas podiam participar da democracia, inclusive escravos,
mulheres e crianças.
C - Os
atenienses valorizavam muito a democracia, as manifestações artísticas e a
Filosofia.
D -
Atenas possuía uma sociedade igualitária, ou seja, não havia classes sociais e
todos viviam com o mesmo padrão de renda.
Questões sobre a Roma Antiga e o Império
Romano
1. Qual das alternativas abaixo apresenta
aspectos históricos da política e sociedade no período da Monarquia Romana?
A - O
sistema político era a democracia e a sociedade dividia-se em: nobres,
comerciantes e escravos.
B - O
sistema político era a monarquia e a sociedade dividia-se em: patrícios (nobres
proprietários de terras) e plebeus (comerciantes, artesãos e pequenos proprietários).
C - O
sistema político era o parlamentarismo e a sociedade dividia-se em:
governadores, classe média e camponeses.
D - O
sistema político era o presidencialismo e a sociedade dividia-se em:
presidente, burguesia e servos.
2. O que foi a política do Pão e circo
durante o Império Romano?
A -
Política promovida pelo imperador romano para arrecadar mais impostos, através
da cobrança de taxas em atividades de lazer e sobre o comércio de pão.
B -
Política dos reis romanos para aumentar o comércio de pão e outros alimentos
que utilizavam o trigo como matéria-prima.
C -
Distribuição de alimentos (principalmente pão) e diversão (principalmente luta
de gladiadores) como forma do imperador agradar os mais pobres, diminuindo as
tensões sociais e evitando revoltas e conflitos em Roma.
D -
Política promovida pelos senadores romanos com objetivo de proibir o circo e a
venda ilegal de pães em Roma.
3. Qual das alternativas abaixo apresenta
aspectos importantes da cultura e religião romana?
A -
Artes plásticas totalmente inovadora, realização de Jogos Olímpicos e religião
monoteísta (antes do cristianismo).
B -
Esculturas e pinturas inspiradas na arte egípcia, realização de atividades
culturais para toda população e ausência total de religião.
C - Valorização
da cultura africana, desvalorização total da cultura grega e religião baseada
nos elementos da natureza.
D - Luta
de gladiadores, esculturas inspiradas na arte grega, existência de mitos e
religião politeísta (antes do cristianismo).
4. Sobre a crise do Império Romano, é
verdadeiro afirmar que:
A - O
Império Romano entrou em crise porque todos os soldados romanos abandonaram
seus postos e foram morar em cidades da Ásia e África.
B - A
crise do Império Romano foi motivada pela corrupção, baixos investimentos no
exército, crise agrícola e presença dos povos germânicos nas regiões de
fronteiras.
C - A
crise do Império Romano ocorreu em função da invasão de povos africanos.
D - O
Império Romano entrou em crise, pois os papas passaram a governar todas as
províncias romanas no século V.
5. Qual das alternativas abaixo apresenta
aspectos do legado romano para as civilizações posteriores?
A - O
direito romano, presente até os dias de hoje na cultura do Ocidente, assim como
o latim, que deu origem a língua portuguesa, francesa, italiana e espanhola.
B - A
religião politeísta romana que até hoje é predominante no mundo ocidental.
C - As
técnicas de construção de pirâmides e a Medicina, através do processo de
mumificação de corpos.
D - A
língua inglesa, a democracia e a educação voltada para as artes e cultura.
GRECIA
Respostas
das questões:
1. D |
2. A | 3. C | 4. B | 5. C
ROMA
Respostas
das questões:
1. B |
2. C | 3. D | 4. B | 5. A
Nenhum comentário:
Postar um comentário