Escola:______________________________________________________
Taguatinga – TO,................./
................................/ ................
Aluno
(a)..............................................................................................
Nº.............
Série/Ano: ........... Turma:.................. Ensino:__________ Nota:______
Disciplina: _______________ Prof°
Edílson Luiz Rocha Valor:
01
Leia:
É uma ideia grandiosa pretender formar de
todo o Novo Mundo uma única nação com um único vínculo que ligue as partes
entre si e com o todo. Já que tem uma só origem, uma só língua, mesmos costumes
e uma só religião, deveria, por conseguinte, ter um só governo que confederasse
os diferentes Estados que haverão de se formar; mas tal não é possível, porque
climas remotos, situações diversas, interesses opostos e caracteres
dessemelhantes dividem a América. (Simón Bolívar. Carta da Jamaica
[06.09.1815]. In: SimónBolívar: política, 1983.)
O texto foi escrito durante as lutas de
independência na América Hispânica. Podemos dizer que:
a) ao contrário do que afirma na carta,
Bolívar não aceitou a diversidade americana e, em sua ação política e militar,
reagiu à iniciativa autonomista do Brasil.
b) ao contrário do que afirma na carta,
Bolívar combateu as propostas de independência e unidade da América e se
empenhou na manutenção de sua condição de colônia espanhola.
c) conforme afirma na carta, Bolívar
defendeu a unidade americana e se esforçou para que a América Hispânica se
associasse ao Brasil na luta contra a hegemonia norte-americana no continente.
d) conforme afirma na carta, Bolívar
aceitou a diversidade geográfica e política do continente, mas tentou submeter
o Brasil à força militar hispano-americana.
e) conforme afirma na carta, Bolívar
declarou diversas vezes seu sonho de unidade americana, mas, em sua ação
política e militar, reconheceu que as diferenças internas eram insuperáveis.
02 -
Assinale a opção que contém um dos objetivos de Simón Bolívar:
a) Emancipar a América Latina como uma
associação comercial unitária, que, posteriormente, daria a origem à ALALC.
b) Desenvolver a industrialização no
continente sob a hegemonia norte-americana para fazer frente à forte economia
inglesa.
c) Desenvolver a solidariedade continental
em torno da hegemonia do Canadá, estabelecendo um intercâmbio direto deste com
todos os países latino-americanos.
d) Estabelecer uma política separatista
respeitando as diferenças culturais e até linguísticas entre os países
latino-americanos.
e) Criar uma Confederação dos Estados
Americanos face à possível contraofensiva da Europa apoiada pela Santa Aliança.
03. "O descontentamento com
a desigualdade social crescia em todos os setores populares (...) Uma situação
francamente revolucionária só se criou quando a este descontentamento
generalizado somaram-se dois fatos novos. Primeiro, uma grave dissensão no
patriciado político motivada pelo continuísmo de Porfíro Dias (...) Segundo e
principalmente, o surgimento de duas lideranças camponesas autênticas: a de
Emiliano Zapata (...) e a de Francisco Villa (...)" (Darcy Ribeiro, As
Américas e a Civilização)
O texto refere-se à:
a) Revolução Sandinista b) Revolução Cubana c) Guerra do Pacífico d)
Guerra do Chaco e) Revolução Mexicana
04. A Revolução é uma súbita
imersão do México em seu próprio ser (...) é uma busca de nós mesmos e um
regresso à mãe. Nela, o México se atreve a ser.(OCTAVIO PAZ, escritor mexicano. Citado por Grandes
Fatos do Século XX. Rio de Janeiro, Rio Gráfica, 1984.). A Revolução Mexicana, iniciada em 1911, trouxe à tona a organização
e a luta de populações camponesas de origem indígena que até hoje utilizam esse
movimento como símbolo.
A eclosão da Revolução Mexicana pode ser explicada pelos seguintes
motivos:
a) a influência do ideário
positivista e a atuação dos "científicos" nos movimentos camponeses
b) a luta do campesinato pela
propriedade da terra e as reivindicações de setores burgueses por um maior
espaço na política
c) a necessidade de uma
modernização capitalista e o desejo da burguesia pela ampliação da influência
do capital francês no país
d) a união dos liberais e dos
comunistas mexicanos contra o porfiriato e o interesse dos grandes
proprietários na aliança com o capital inglês
e) pelo seu processo de
independência no século XIX, onde o México se endividou e a revolução era uma
possibilidade para alterar tal situação de dependência.
05.
Ao final da Guerra de Secessão, a constituição dos Estados Unidos sofreu
a XIII Emenda, que aboliu a escravidão. Os brancos sulistas:
a) abatidos, emigraram em massa, para não
conviver com os negros em condições de igualdade política e social.
b) inconformados com a concessão de
direitos aos negros, desenvolveram a segregação racial e criaram sociedades
secretas que os perseguiam.
c) arruinados, tiveram suas terras
submetidas a uma reforma agrária e distribuídas aos ex-escravos.
d) desanimados, abandonaram a agricultura e
voltaram-se para a indústria, a fim de se integrarem à prosperidade do
capitalismo do norte.
e) recuperados, substituíram as plantações
de algodão por café, contratando seus ex-escravos como assalariados.
06 -
No início do governo Abraão Lincoln, os Estados Unidos apresentavam-se
divididos e, nas palavras desse presidente, o país era “uma casa dividida
contra si mesma”, uma vez que:
I – os sulistas, favoráveis ao sistema
escravista, reagiram com hostilidade à eleição de um presidente contrário à
expansão desse sistema.
II – a secessão sulina era um rude golpe para
o país, face ao caráter complementar das economias do norte e do sul.
III – os Estados nortistas não abriram mão
da política livre-cambista, condenada pelo Sul protecionista.
IV – divididos internamente, os Estados
Unidos não poderiam prosperar economicamente e enfrentar desafios externos.
Assinale se estão corretas apenas:
a) I e II
b) I e III
c) II e IV
d) I, II e III
e) I, II e IV
07 - A Guerra de Secessão iniciou-se
quando os estados sulistas declararam sua secessão e promoveram o ataque contra
o Fort Sumter. O estopim para o início do conflito foi:
a) a revogação da Lei Nebraska-Kansas.
b) a promulgação da 13ª Emenda
Constitucional.
c) a vitória de Abraham Lincoln nas
eleições presidenciais.
d) a instituição da Lei Seca que afetava o
principal negócio dos sulistas.
e) a proibição de funcionamento de
sociedades secretas sulistas como a Ku Klux Klan.
08 - A luta contra a escravidão nas
Américas ocorreu durante todo o período colonial, passando ainda a ser
verificada após a independência conseguida das metrópoles europeias. Qual país
foi o primeiro a abolir a escravidão em suas fronteiras?
a) EUA.
b) Haiti. c) Venezuela.
d) Cuba. e) Brasil.
09.
Simón Bolívar defendeu um projeto de união política, econômica e militar entre
as repúblicas hispano-americanas recém-independentes. Ele desejava formar:
a) uma confederação de Estados que se estendia da Argentina ao México
b) uma integração de países neoliberalistas.
c) uma mistura de países com economias semelhantes e poder político iguais.
d) um grupo de nação com pensamentos militares e projetos econômicos similares
e) uma base militar em cada fronteira de cada país com economia e política semelhante.
a) uma confederação de Estados que se estendia da Argentina ao México
b) uma integração de países neoliberalistas.
c) uma mistura de países com economias semelhantes e poder político iguais.
d) um grupo de nação com pensamentos militares e projetos econômicos similares
e) uma base militar em cada fronteira de cada país com economia e política semelhante.
10. A expansão dos Estados Unidos em
direção ao oeste, na primeira metade do século XIX, envolveu, entre outros
fatores, a:
a) intervenção norte-americana na guerra de
independência do México, da América Central e de Cuba.
b) anexação militar do Alasca, resultado de
longo conflito armado com a Rússia.
c) Guerra de Secessão, que opôs os
escravistas dos estados do sul aos abolicionistas do norte.
d) implantação de um sistema legal rigoroso
nas áreas ocupadas, evitando conflitos armados na região.
e) remoção indígena, transferindo
comunidades indígenas que viviam a leste do rio Mississipi para outras regiões.
gabarito
1.
E
2.
E
3.
E
4.
E
5.
B
6.
E
7.
C
8.
B
9.
A
10. E
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