quarta-feira, 1 de abril de 2020

PROVA REPÚBLICA NA AMÉRICA PÓS INDEPENDENTE


Escola:______________________________________________________
Taguatinga – TO,................./ ................................/ ................
Aluno (a).............................................................................................. Nº.............
Série/Ano: ...........         Turma:..................      Ensino:__________ Nota:______  
Disciplina: _______________  Prof°  Edílson Luiz Rocha   Valor:       
01 Leia:
É uma ideia grandiosa pretender formar de todo o Novo Mundo uma única nação com um único vínculo que ligue as partes entre si e com o todo. Já que tem uma só origem, uma só língua, mesmos costumes e uma só religião, deveria, por conseguinte, ter um só governo que confederasse os diferentes Estados que haverão de se formar; mas tal não é possível, porque climas remotos, situações diversas, interesses opostos e caracteres dessemelhantes dividem a América. (Simón Bolívar. Carta da Jamaica [06.09.1815]. In: SimónBolívar: política, 1983.)
O texto foi escrito durante as lutas de independência na América Hispânica. Podemos dizer que:
a) ao contrário do que afirma na carta, Bolívar não aceitou a diversidade americana e, em sua ação política e militar, reagiu à iniciativa autonomista do Brasil.
b) ao contrário do que afirma na carta, Bolívar combateu as propostas de independência e unidade da América e se empenhou na manutenção de sua condição de colônia espanhola.
c) conforme afirma na carta, Bolívar defendeu a unidade americana e se esforçou para que a América Hispânica se associasse ao Brasil na luta contra a hegemonia norte-americana no continente.
d) conforme afirma na carta, Bolívar aceitou a diversidade geográfica e política do continente, mas tentou submeter o Brasil à força militar hispano-americana.
e) conforme afirma na carta, Bolívar declarou diversas vezes seu sonho de unidade americana, mas, em sua ação política e militar, reconheceu que as diferenças internas eram insuperáveis.

02 - Assinale a opção que contém um dos objetivos de Simón Bolívar:
a) Emancipar a América Latina como uma associação comercial unitária, que, posteriormente, daria a origem à ALALC.
b) Desenvolver a industrialização no continente sob a hegemonia norte-americana para fazer frente à forte economia inglesa.
c) Desenvolver a solidariedade continental em torno da hegemonia do Canadá, estabelecendo um intercâmbio direto deste com todos os países latino-americanos.
d) Estabelecer uma política separatista respeitando as diferenças culturais e até linguísticas entre os países latino-americanos.
e) Criar uma Confederação dos Estados Americanos face à possível contraofensiva da Europa apoiada pela Santa Aliança.

03. "O descontentamento com a desigualdade social crescia em todos os setores populares (...) Uma situação francamente revolucionária só se criou quando a este descontentamento generalizado somaram-se dois fatos novos. Primeiro, uma grave dissensão no patriciado político motivada pelo continuísmo de Porfíro Dias (...) Segundo e principalmente, o surgimento de duas lideranças camponesas autênticas: a de Emiliano Zapata (...) e a de Francisco Villa (...)" (Darcy Ribeiro, As Américas e a Civilização)
O texto refere-se à:

a) Revolução Sandinista   b) Revolução Cubana c) Guerra do Pacífico d) Guerra do Chaco  e) Revolução Mexicana

04. A Revolução é uma súbita imersão do México em seu próprio ser (...) é uma busca de nós mesmos e um regresso à mãe. Nela, o México se atreve a ser.(OCTAVIO PAZ, escritor mexicano. Citado por Grandes Fatos do Século XX. Rio de Janeiro, Rio Gráfica, 1984.). A Revolução Mexicana, iniciada em 1911, trouxe à tona a organização e a luta de populações camponesas de origem indígena que até hoje utilizam esse movimento como símbolo.
A eclosão da Revolução Mexicana pode ser explicada pelos seguintes motivos:
a) a influência do ideário positivista e a atuação dos "científicos" nos movimentos camponeses
b) a luta do campesinato pela propriedade da terra e as reivindicações de setores burgueses por um maior espaço na política
c) a necessidade de uma modernização capitalista e o desejo da burguesia pela ampliação da influência do capital francês no país
d) a união dos liberais e dos comunistas mexicanos contra o porfiriato e o interesse dos grandes proprietários na aliança com o capital inglês
e) pelo seu processo de independência no século XIX, onde o México se endividou e a revolução era uma possibilidade para alterar tal situação de dependência.




05.  Ao final da Guerra de Secessão, a constituição dos Estados Unidos sofreu a XIII Emenda, que aboliu a escravidão. Os brancos sulistas:
a) abatidos, emigraram em massa, para não conviver com os negros em condições de igualdade política e social.
b) inconformados com a concessão de direitos aos negros, desenvolveram a segregação racial e criaram sociedades secretas que os perseguiam.
c) arruinados, tiveram suas terras submetidas a uma reforma agrária e distribuídas aos ex-escravos.
d) desanimados, abandonaram a agricultura e voltaram-se para a indústria, a fim de se integrarem à prosperidade do capitalismo do norte.
e) recuperados, substituíram as plantações de algodão por café, contratando seus ex-escravos como assalariados.

06 -  No início do governo Abraão Lincoln, os Estados Unidos apresentavam-se divididos e, nas palavras desse presidente, o país era “uma casa dividida contra si mesma”, uma vez que:
I – os sulistas, favoráveis ao sistema escravista, reagiram com hostilidade à eleição de um presidente contrário à expansão desse sistema.
II – a secessão sulina era um rude golpe para o país, face ao caráter complementar das economias do norte e do sul.
III – os Estados nortistas não abriram mão da política livre-cambista, condenada pelo Sul protecionista.
IV – divididos internamente, os Estados Unidos não poderiam prosperar economicamente e enfrentar desafios externos.
Assinale se estão corretas apenas:
a) I e II
b) I e III
c) II e IV
d) I, II e III
e) I, II e IV

07 - A Guerra de Secessão iniciou-se quando os estados sulistas declararam sua secessão e promoveram o ataque contra o Fort Sumter. O estopim para o início do conflito foi:
a) a revogação da Lei Nebraska-Kansas.
b) a promulgação da 13ª Emenda Constitucional.
c) a vitória de Abraham Lincoln nas eleições presidenciais.
d) a instituição da Lei Seca que afetava o principal negócio dos sulistas.
e) a proibição de funcionamento de sociedades secretas sulistas como a Ku Klux Klan.

08 - A luta contra a escravidão nas Américas ocorreu durante todo o período colonial, passando ainda a ser verificada após a independência conseguida das metrópoles europeias. Qual país foi o primeiro a abolir a escravidão em suas fronteiras?

a) EUA.     b) Haiti.     c)  Venezuela.     d) Cuba.     e) Brasil.

09. Simón Bolívar defendeu um projeto de união política, econômica e militar entre as repúblicas hispano-americanas recém-independentes. Ele desejava formar:
a) uma confederação de Estados que se estendia da Argentina ao México
b) uma integração de países neoliberalistas.
c) uma mistura de países com economias semelhantes e poder político iguais.
d) um grupo de nação com pensamentos militares e projetos econômicos similares
e) uma base militar em cada fronteira de cada país com economia e política semelhante.


10. A expansão dos Estados Unidos em direção ao oeste, na primeira metade do século XIX, envolveu, entre outros fatores, a:
a) intervenção norte-americana na guerra de independência do México, da América Central e de Cuba.
b) anexação militar do Alasca, resultado de longo conflito armado com a Rússia.
c) Guerra de Secessão, que opôs os escravistas dos estados do sul aos abolicionistas do norte.
d) implantação de um sistema legal rigoroso nas áreas ocupadas, evitando conflitos armados na região.
e) remoção indígena, transferindo comunidades indígenas que viviam a leste do rio Mississipi para outras regiões.








gabarito
1.      E
2.      E
3.      E
4.      E
5.      B
6.      E
7.      C 
8.      B
9.      A
10.  E

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