quarta-feira, 1 de abril de 2020

PROVA AMÉRICA LATINA PÓS GUERRA 2017


01. (Ufes) Em agosto de 1961, na "Conferência Econômica e Social de Punta Del Este", o presidente John Kennedy apresentou aos países latino-americanos o projeto da "Aliança para o Progresso", o qual previa, em linhas gerais, o aperfeiçoamento e fortalecimento das instituições democráticas, mediante a autodeterminação dos povos, a aceleração do desenvolvimento econômico e social dos países latino-americanos, a erradicação do analfabetismo e a garantia aos trabalhadores de uma justa remuneração e adequadas condições de trabalho.  Situando a "Aliança para o Progresso" no contexto das relações internacionais vigentes no Pós-Guerra, constatamos que sua criação se deveu ao desejo do governo norte-americano de

a) bloquear a acentuada evasão de capitais latino-americanos, resultante da importação maciça de bens de consumo japoneses e das altas taxas de juros pagas aos países integrantes do "Pacto de Varsóvia" por conta dos empréstimos contraídos na década de 50.
b) conter o avanço dos movimentos revolucionários na América Latina, reafirmando assim a liderança exercida pelos EUA sobre o Continente, numa conjuntura de acirramento da Guerra Fria por conta da Revolução Cubana.
c) desviar, para a América Latina, parte dos investimentos previstos no "Plano Global de Descolonização Afro-Asiática", em virtude das revoluções socialistas de Angola e Moçambique, que tornaram a posição norte-americana na África insustentável.
d) impedir que a República Federal Alemã, país de orientação socialista, firmasse acordos com a finalidade de transplantar tecnologia nuclear para o Terceiro Mundo, a exemplo do que havia ocorrido no Brasil sob o governo JK.
e) reabilitar os acordos diplomáticos entre os EUA e os demais países latino-americanos, que haviam sido rompidos quando da invasão de Honduras e do Equador pelas tropas norte-americanas, fortalecendo assim a OEA.
  
2) (FaZU-2001) Desejando criar um plano destinado a fazer pela América Latina o que o plano Marshall havia feito pela Europa Ocidental, o presidente John Kennedy estabeleceu:
a) O Fundo Monetário Internacional
b) O Conselho de Mútua Assistência Econômica
c) A política do Big Stick
d) A aliança para o Progresso
e) O Mercado Comum Centro-Americano

3) (FGV-2003) As duas últimas décadas do século XX assistiram à desmontagem do “Estado do Bem Estar Social” (Welfare State), expressão que se refere:
A) a uma política econômica baseada na estatização da economia, tendo sido levada a cabo principalmente pelos governos social-democratas após a Segunda Guerra Mundial.
B) ao Estado que garante a todos os cidadãos, como direito político: renda mínima, alimentação, saúde, habitação e educação.
C) à aplicação ortodoxa dos princípios liberais de autoregulação pelas leis do mercado, refutando a intervenção do Estado na economia.
D) à versão Ocidental da planificação econômica soviética, desenvolvida pelos sucessivos gabinetes trabalhistas britânicos no período posterior à Segunda Guerra Mundial.
E) à política de boa vizinhança defendida pelos governos norte-americanos na América Central, conhecida também como “Aliança para o Progresso”.



4) (FGV - SP-2007) “Naqueles tempos havia equilíbrio e medo de destruição mútua. Naqueles tempos, uma parte tinha medo de dar um passo extra sem consultar as outras. Era com certeza uma paz frágil e assustadora, mas vista de hoje ela nos parece suficientemente confiável. Hoje parece que a paz não é tão confiável.” A declaração do presidente russo Vladimir Putin, dada em fevereiro de 2007, evoca:
a) O período anterior à Segunda Guerra Mundial.
b) A belle époque, que julgava impossível uma nova guerra geral.
c) A situação vigente após a Primeira Guerra Mundial.
d) A era stalinista, auge da URSS como potência.
e) O mundo bipolarizado da guerra fria.

5) O populismo marcou um período histórico de alguns países da América Latina, situado entre as décadas de 1930 e 1960. Suas características principais eram: o poder centralizado na figura de um líder que controlava o Estado e o apoio de amplos setores sociais, tanto entre a classe dominante como entre a classe trabalhadora. Em relação aos regimes populistas, indique a alternativa que afirma de forma incorreta um país que viveu o populismo e seu líder:
A)Brasil – Getúlio Vargas
B)Argentina – Juan Perón
C)México – Lázaro Cárdenas
D)Colômbia – Hugo Chávez

6)(UFG-GO) O peronismo na Argentina (1946-1955) caracterizou-se por uma política populista com forte inspiração nas doutrinas fascistas do pós-guerra. Essa relação é percebida no:
A) caráter autoritário do governo, com forte organização das massas e constantes acusações de corrupção e de tortura dos opositores.
B) ingresso de imigrantes europeus que ampliavam a mão de obra especializada na construção de ferrovias e na industrialização.
C) refúgio aos nazistas e aos seus colaboradores europeus, causando tensões com o governo dos EUA.
surgimento do Grupo de Oficiais Unidos no interior do exército, que atuava em nome da ordem e dos valores cristãos.
D) apoio à União democrática, frente eleitoral que aglutinava conservadores, radicais, democratas progressistas, socialistas e comunistas.

7. (Fuvest 2009) Existem semelhanças entre as ditaduras militares brasileira (1964-1985), argentina (1976-1983), uruguaia (1973-1985) e chilena (1973-1990).
Todas elas:
a) receberam amplo apoio internacional tanto dos Estados Unidos quanto da Europa Ocidental. 
b) combateram um inimigo comum, os grupos esquerdistas, recorrendo a métodos violentos.
c) tiveram forte sustentação social interna, especialmente dos partidos políticos organizados.
d) apoiaram-se em ideias populistas para justificar a manutenção da ordem.  
e) defenderam programas econômicos nacionalistas, promovendo o desenvolvimento industrial de seus países.    
8. O continente americano foi colonizado por povos de várias nações europeias, dentre eles: portugueses, espanhóis, franceses, ingleses e holandeses. Esses povos passaram a explorar toda a América e a impor sua cultura de maneira forçada aos povos nativos do continente. Essa influência cultural oriunda de diferentes nacionalidades produziu distinções entre os países do continente, especialmente no que se refere ao idioma. Diante desse fator, o continente é regionalizado em América Latina e América Anglo-Saxônica. Essa distinção acontece, pois:
a) são considerados países latinos todos aqueles que possuem línguas derivadas do latim, como por exemplo: espanhol, francês e português. Já as nações que falam língua de origem anglo-saxônica, como inglês, formam a América Anglo-Saxônica.
b) os Estados Unidos, antiga colônia de exploração, haviam sido primeiramente colonizados pelos portugueses e espanhóis, estando assim inseridos na América Anglo-Saxônica.
c) a chamada América espanhola fala a língua inglesa e francesa, inserindo-os na América Anglo-Saxônica, enquanto que o Brasil e Canadá estão na América Latina.
d) o Brasil, mesmo estando na América do Sul, faz parte da América Anglo-Saxônica.







Respostas das questões: PROVA AMÉICA LATINA POS GUERRA 3201
1. B | 2. D | 3. B | 4. E | 5. D 6. A 7.B 8.A  




Nenhum comentário:

Postar um comentário

PLANO DE AULA BRASIL COLÔNIA