quarta-feira, 1 de abril de 2020

PROVA A ERA NAPOLEÔNICA 2018


Escola:______________________________________________________
Taguatinga – TO,................./ ................................/ ................
Aluno (a).............................................................................................. Nº.............
Série/Ano: ...........         Turma:..................      Ensino:__________ Nota:______  
Disciplina: _______________  Prof°  Edílson Luiz Rocha   Valor:        

01 - Sobre o Período Napoleônico é correto afirmar que:
a) as campanhas napoleônicas apoiaram o movimento denominado Conjura dos Iguais e disseminaram os ideais do proletariado revolucionário francês.
b) de uma maneira geral, pode ser apontado como o momento em que se consolidaram as instituições burguesas na França.
c) Portugal, tradicional aliado da França, foi um dos primeiros países a aderir ao Bloqueio Continental em troca da ajuda na transferência da família real para a colônia Brasil.
d) o império foi marcado pelos acordos de paz com a Inglaterra, que via na França uma aliada na propaganda da mentalidade capitalista burguesa.
e) a ascensão do império de Bonaparte foi concretizada a partir dos acordos políticos na Península Ibérica, evitando as lutas nacionalistas e oposicionistas.

02 -  O Código Civil Napoleônico, promulgado em 1804 e inspirado no Direito Romano, foi fonte de diretrizes legais para os países ocidentais capitalistas porque:
a) assegurava a igualdade civil entre os indivíduos.
b) extinguia a escravidão nas colônias.
c) instituia o direito de greve.
d) limitava o direito à propriedade.

03 -“Milhares de séculos decorrerão antes que as circunstâncias acumuladas sobre a minha cabeça vão encontrar um outro na multidão para reproduzir o mesmo espetáculo.” (Napoleão Bonaparte). Sobre o período napoleônico (1799-1815), podemos afirmar que:
a) consolidou a revolução burguesa na França através da contenção dos monarquistas e jacobinos.
b) manteve as perseguições religiosas e o confisco das propriedades eclesiáticas iniciadas durante a Revolução Francesa.
c) enfrentou a oposição do exército e dos camponeses ao se fazer coroar imperador dos franceses.
d) favoreceu a aliança militar e econômica com a Inglaterra, visando à expansão de mercados. e) anulou diversas conquistas do período revolucionário, tais como a igualdade entre os indivíduos e o direito de propriedade.

04 -  As campanhas militares napoleônicas impuseram o domínio do Estado francês sobre diversas nações européias. Um dos efeitos dessas campanhas foi:
a) a disseminação dos princípios liberais franceses, especialmente o Código Civil, que abalou as velhas estruturas aristocráticas.
b) o fortalecimento dos fundamentos do Estado oligárquico, com a retomada dos privilégios dos antigos senhores feudais.
c) a ampliação do poder eclesiástico sobre a estrutura do Estado, a partir de uma bula assinada pelo papa Pio VII e Napoleão.
d) a destruição do poderio naval dos ingleses, com graves conseqüências para o comércio de suas manufaturas.
e) a proliferação dos ideais jacobinos, difundidos intensamente pelos soldados franceses nas regiões conquistadas.




05 - (UNIFOR CE/2000) "Senhor do continente, Napoleão disseminou pelos países conquistados os princípios liberais franceses (...) e derrubou as velhas estruturas aristocráticas. Assim, os sucessos militares desde a Revolução deviam-se, em grande parte, aos princípios ideológicos franceses contra as tiranias do Antigo Regime. Entretanto, quando, no período imperial, a invasão foi acompanhada da exploração das populações locais e da submissão à França, os sucessos militares foram substituídos pela resistência dessas populações e pelo fracasso das conquistas napoleônicas." Ao fenômeno descrito no texto pode-se associar que:
a) a imposição do domínio napoleônico na península Ibérica e na Rússia desembocou na luta nacionalista dessas regiões e no início da lenta decadência de Bonaparte.
b) as guerras de conquista napoleônicas objetivavam eliminar as manifestações nacionalistas e liberais decorrentes das idéias implantadas pela Revolução.
c) o domínio francês sobre as nações européias incentivou e promoveu as revoltas liberais no século XIX e retardou os movimentos de independência das colônias da América.
d) o embargo econômico imposto à Inglaterra favoreceu o desenvolvimento de países emergentes e enfraqueceu a economia britânica e o poder militar de Bonaparte.
e) a hegemonia francesa sobre o continente resultou da neutralização de países poderosos, como a Inglaterra, a maior potência econômica do período.

06 - (UNAERP SP/2006) Após o Governo dos Cem Dias ocorreu a derrota final de Napoleão na Batalha de:
a) Iena.    b) Friedland      c) Waterloo.       d) Austerlitz.       e) Leipzig.
07 - (UNIFOR CE/2006) A invasão da Espanha e de Portugal pelo Exército napoleônico foi determinante para o processo de independência das colônias íbero-americanas, porque:
 a) o rei da Espanha, no exílio, aliou-se aos chapetones para promover a liberdade das colônias e o rei português transferiu a Corte para o Brasil.
b) a Inglaterra, enfraquecida pelo Bloqueio Continental, retirou seu apoio às lutas pela libertação das colônias americanas.
c) os chapetones se aliaram aos criollos pela emancipação da América espanhola e a oligarquia brasileira apoiou a permanência do Príncipe Regente, D. Miguel, no Brasil.
d) o continente americano, espanhol e português, se libertou formando diversos Estados que adotaram a forma de governo republicana.
e) houve enfraquecimento do controle da metrópole espanhola sobre suas colônias, e a instalação da Corte Portuguesa no Brasil permitiu a quebra do monopólio colonial.
08 - (UECE/2009) Napoleão Bonaparte, com o objetivo de impedir que a Inglaterra comercializasse com outros países europeus, instituiu o Bloqueio Continental (Decreto de Berlim - 21/11/1806), implementando uma “guerra econômica”. Sobre o Bloqueio Continental é correto afirmar que
a) representou uma nova fase na política expansionista de Napoleão, ao impedir o acesso dos navios ingleses aos portos dos países sob domínio francês.
b) mesmo com todos os esforços de Napoleão, não teve a esperada adesão da Rússia que não respeitou o Decreto de Berlim.
c) foi apenas uma estratégia de Napoleão e, mesmo com as sanções, o Decreto de Berlim não provocou mudanças nos países aliados da Inglaterra.
d) não teve o resultado esperado por Napoleão, mas Portugal, naquela época aliado da Inglaterra, obedeceu prontamente às exigências do Decreto de Berlim.

09 - (PAS DF/2005) No conjunto do texto de Hobsbawn, “ver o céu como limite” refere-se à política expansionista de Napoleão. Essa política foi decisiva para o processo de independência do Brasil, pois fez com que a Família Real de Portugal fugisse para a colônia. A fuga da Família Real foi conseqüência do(a)
a) Congresso de Viena.                      b) Declaração dos Direitos.             c) Queda da Bastilha.                                                                         d) Bloqueio Continental.                    e) Tratado de Versalhes.


GABARITO era napoleônica  
1.      B
2.      A
3.      A
4.      A
5.      A
6.      C
7.      E
8.      A
9.      D


Nenhum comentário:

Postar um comentário

PLANO DE AULA BRASIL COLÔNIA