quarta-feira, 1 de abril de 2020

ESQUEMA RESUMO: O POPULISMO NO BRASIL


A DEMOCRACIA POPULISTA. ( Prof. Edilson Rocha)
ESQUEMA – RESUMO
1943 – crise da ditadura varguista.
Manifestos dos mineiros: intelectuais exigia a redemocratização do Brasil.
Queremismo: Nova Constituição sem afastar Getúlio - populismo: sociedade urbana industrial / manipulação das massas
Vargas marca novas eleições - Partidos políticos:  
O Partido Social Democrata (PSD) – base oligárquica – interventores / O Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) base sindical – presidido por Vargas (PRP) tendência integralista (PCB) – contra o capitalismo.  
União Democrática Nacional ( UDN) lideranças paulistas derrotadas e ressentidas com Vargas.
1945 – Vargas é destituído do poder
Democracia populista – Dutra ( 1946 – 1950) – Nova Constituição / Alinhamento com EUA/ Plano Salte: planejamento da economia brasileira – Saúde, alimentação, transporte e energia.
Segundo Governo de Vargas o “pai dos pobres” ( 1951 – 54) – nacionalista intervencionista/ indústria de base/1951 criação da Petrobras/  não agrada a burguesia nacional e interesses estrangeiros/ atentado a Carlos Lacerda/ suicido de Vargas – Carta Testamento: “ Saio da vida para entrar na História”
Petrobras – empresa estatal com monopólio de extração de petróleo.
Deliberação da Lei, de 1952 procurava impedir empresas estrangeiras de fazer remessa de lucro para o exterior e de explorar os recursos naturais.
Durante o governo Vargas a entrada de capital estrangeiro era controlado pelo governo.
O governo de JK – Juscelino Kubitschek ( 1956 – 61)
A politica nacional desenvolvimentista pretendia estimular o crescimento industrial protegendo – o e usando a da intervenção estatal em setores estratégicos de pouco interesse da iniciativa privada.
Promessa de desenvolver o Brasil “50 anos em 5”
Grande desenvolvimento econômico/ aumento da divida externa / entrada de empresas multinacionais.
Construção de Brasília – êxodo rural e migração: Nordeste para Sudeste. 
O Plano de Metas, de 1956, no governo de JK, elegeu cinco setores prioritários de investimento estatal: energia, transportes, alimentação, indústria e educação.
A implementação das rodovias: está ligada com a industrialização e instalação de montadoras estrangeiras de automóveis ao invés das ferrovias.
O FMI e um organismo ligado a ONU criado em 1944. Seu objetivo é socorrer economia com empréstimos e com programas de recuperação econômica.
O governo de Jk rompeu com o FMI em 1959, discurso desenvolvimentista não combinava, o FMI, exigia limites de consumo e empobrecimento dos trabalhadores. Jk resolveu não pagar em um ato heroico nacionalista.
No governo de JK, o maior índice de inflação foi em 1959, com 39,43%. Jânio Quadros eleito em 1960, a inflação chegava a 30,47% já no ano de 1961, atingiu 47,8%.
Governo Jânio Quadros ( 1960 – 61) – Abertura da economia para países socialistas
Marketing politico – imagem do “homem do povo” usa da vassoura para varrer a corrupção / medidas polêmicas / condecoração de Che Guevara. Congelamento de salário – renúncia.
Para contornar a crise politica em 1961 foi adotado no Brasil o sistema parlamentarista, o presidente permanecia como chefe de Estado, enquanto o primeiro – ministro seria o chefe de governo, indicado pelo presidente e aprovado pelo Congresso. Já no presidencialismo o presidente e também o chefe de governo.
As reforma de base: conjunto de reformas profundas na sociedade brasileira; bancaria, fiscal, universitária, administrativa, politica e agrária.
As Ligas Camponesas criada em 1955 em Pernambuco – exigiam  a reforma agrária.
O Comício das Reformas realizado em 13 de março de 1964 no qual João Goulart sinalizava seu alinhamento com os movimentos sociais e reivindicações das esquerdas anunciando a nacionalização das refinarias, garantido o monopólio da Petrobras, desapropriação de propriedades com mais de sem hectares.            

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PLANO DE AULA BRASIL COLÔNIA