ESCOLA:
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Taguatinga – TO,................./ ................................/
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Aluno
(a)..............................................................................................
Nº.............
Série/Ano: ...........
Turma:..................
Ensino:__________ Nota:______
Disciplina:
_______________ Prof° Edílson Luiz Rocha Valor:
01.
Analise as afirmativas abaixo acerca dos valores, atitudes e / ou
características da mentalidade da Idade Moderna.
1. Atitude contemplativa e submissa às inquestionáveis verdades da fé.
2. Atitude antropocêntrica, que associa à valorização da razão.
3. Atitude de espirito critico da observação e intervenção sobre a natureza.
4. Tanto a filosofia como as ciências fazem uso de uma racionalidade específica para construir suas respostas e teorias.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
a. É correta apenas a afirmativa 2.
b. São corretas apenas as afirmativas 3 e 4.
c. São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
d. São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.
e. São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
1. Atitude contemplativa e submissa às inquestionáveis verdades da fé.
2. Atitude antropocêntrica, que associa à valorização da razão.
3. Atitude de espirito critico da observação e intervenção sobre a natureza.
4. Tanto a filosofia como as ciências fazem uso de uma racionalidade específica para construir suas respostas e teorias.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
a. É correta apenas a afirmativa 2.
b. São corretas apenas as afirmativas 3 e 4.
c. São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
d. São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.
e. São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
02 - Sobre o Renascimento e a valorização do ser
humano marque a alternativa INCORRETA:
a) valorizou o
ser humano e a natureza.
b) na ciência e
na filosofia, expressou maior confiança na razão e na capacidade humana de
conhecer.
c) a
revalorização da natureza manifestou –se no campo da ciência por meio do
retorno da observação.
d) influência da
teologia da predestinação divina pregada pela a Igreja Católica e reforçada
pelos filósofos modernistas.
e) nenhuma das
alternativas.
03 - (Ceja – 2020) No início da Idade Moderna, no
contexto do Movimento Renascentista, pode-se observar:
a) a teoria
heliocêntrica de Copérnico representou uma revolução no mundo europeu, pois,
significou entre outras coisas, colocar em parentes as teorias que se baseavam
na concepção geocêntrica.
b) um processo
de mudanças sociais que fortaleceu os dogmas defendidos pela a Igreja Católica.
c) revalorização
de concepções escolásticas que se baseavam na ideia de universo estável.
d) as
autoridades eclesiásticas reformularam os seus dogmas de acordo com as novas
concepções do mundo moderno.
e) a
revalorização das ideias teocêntricas e da busca de uma filosofia metafisica
para a explicação do mundo moderno.
04. Sobre a novidade trazida pelo o modelo
cosmológico de Nicolau Copérnico, relacionando com a nova visão de mundo
surgida durante o Renascimento analise
os contextos abaixo:
[1] A representação do mundo pela a razão, pois os sentidos já não era suficientes para realizar a tarefa de explicar o mundo. [2] Sua filosofia baseava se nos conhecimentos da metafisica e da teologia.
Assinale a alternativa CORRETA.
a) Apenas o primeiro contexto está correto.
b) Apenas o segundo contexto está correto.
c) Os dois contextos estão corretos.
d) Nenhuma das alternativas.
[1] A representação do mundo pela a razão, pois os sentidos já não era suficientes para realizar a tarefa de explicar o mundo. [2] Sua filosofia baseava se nos conhecimentos da metafisica e da teologia.
Assinale a alternativa CORRETA.
a) Apenas o primeiro contexto está correto.
b) Apenas o segundo contexto está correto.
c) Os dois contextos estão corretos.
d) Nenhuma das alternativas.
05
- Sobre o método indutivo proposto por
Francis Bacon, assinale a alternativa
INCORRETA.
a) observação da natureza para coletar as informações.
b) organização racional dos dados recolhidos empiricamente.
c) formulação de explicações gerais destinadas à compreensão dos fenômenos estudados.
d) comprovação das hipóteses formuladas mediante experimentações repetidas, em novas circunstancias.
a) observação da natureza para coletar as informações.
b) organização racional dos dados recolhidos empiricamente.
c) formulação de explicações gerais destinadas à compreensão dos fenômenos estudados.
d) comprovação das hipóteses formuladas mediante experimentações repetidas, em novas circunstancias.
e) uso da imaginação e das superstições
para alcançar a razão pura na busca de um novo centro de referencia ou ponto
fixo.
06 “Ciência
e poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o
efeito. Pois a natureza não se vence, se não quando se lhe obedece. E o que à
contemplação apresenta-se como causa é regra na prática.”
Fonte: BACON. Novum
Organum…, São Paulo: Nova Cultural, 1999, p.40.
Tendo
em vista o texto acima, assinale a alternativa correta:
a) Bacon estabelece que a melhor maneira de
explicar os fenômenos naturais é recorrer aos princípios inatos da razão.
b) Através do conhecimento científico, o homem aprende a aceitar o domínio dos princípios metafísicos de causalidade sobre a natureza.
c) O conhecimento da natureza depende do poder do homem. Assim um rei conhece mais sobre a natureza do que um pobre estudante.
d) Através da contemplação – observação – da natureza o homem aprende a conhecê-la e, então, reúne condições para dominar a natureza.
e) Devemos ser práticos e obedecer à natureza, pois o conhecimento das relações de causa e efeito é impossível e sempre frustrante.
b) Através do conhecimento científico, o homem aprende a aceitar o domínio dos princípios metafísicos de causalidade sobre a natureza.
c) O conhecimento da natureza depende do poder do homem. Assim um rei conhece mais sobre a natureza do que um pobre estudante.
d) Através da contemplação – observação – da natureza o homem aprende a conhecê-la e, então, reúne condições para dominar a natureza.
e) Devemos ser práticos e obedecer à natureza, pois o conhecimento das relações de causa e efeito é impossível e sempre frustrante.
07.
Sua metodologia de investigação está baseada na observação paciente e minuciosa
do fenômeno natural em questão e formulação de uma tese; realização de
experimentos para comprovar essa tese; uso de expressões matemáticas para
anunciar as regularidades observadas no fenômeno.
Fonte: Contrin, Gilberto Fundamentos da Filosofia São
Paulo: Saraiva, 2013, p. 260
a) Francis
Bacon b) Galilei Galilei c) Isaac Newton d) Espinosa e) Pascal
08. Defendia a simplicidade e uniformidade do universo que funcionava como
uma grande máquina, cujas as partes podem ser conhecidas através da observação
e experimentação. Para ele o criador desse grande mecanismo seria Deus. Só que
para ____________ não podemos conhecer Deus, porque só nos é possível conhecer
através dos nossos sentidos ( era empirista). Só podemos afirmar sua existência
da ordem presente do universo.
Fonte: Contrin, Gilberto Fundamentos da Filosofia São
Paulo: Saraiva, 2013, p. 260
a) Francis
Bacon b) Galilei Galilei c) Isaac Newton d) Espinosa e) Pascal
09. (Enem
2013) Os produtos e seu consumo constituem a meta
declarada do empreendimento tecnológico. Essa meta foi proposta pela primeira
vez no início da Modernidade, como expectativa de que o homem poderia dominar a
natureza. No entanto, essa expectativa, convertida em programa anunciado por
pensadores como Descartes e Bacon e impulsionado pelo Iluminismo, não surgiu
“de um prazer de poder”, “de um mero imperialismo humano”, mas da aspiração de
libertar o homem e de enriquecer sua vida, física e culturalmente.
CUPANI, A. A
tecnologia como problema filosófico: três enfoques, Scientiae Studia. São
Paulo, v. 2, n. 4, 2004 (adaptado).
Autores
da filosofia moderna, notadamente Descartes e Bacon, e o projeto iluminista
concebem a ciência como uma forma de saber que almeja libertar o homem das
intempéries da natureza. Nesse contexto, a investigação científica consiste em
a) expor a essência da verdade e resolver
definitivamente as disputas teóricas ainda existentes.
b) oferecer a última palavra acerca das coisas que existem e ocupar o lugar que outrora foi da filosofia.
c) ser a expressão da razão e servir de modelo para outras áreas do saber que almejam o progresso.
d) explicitar as leis gerais que permitem interpretar a natureza e eliminar os discursos éticos e religiosos.
e) explicar a dinâmica presente entre os fenômenos naturais e impor limites aos debates acadêmicos.
b) oferecer a última palavra acerca das coisas que existem e ocupar o lugar que outrora foi da filosofia.
c) ser a expressão da razão e servir de modelo para outras áreas do saber que almejam o progresso.
d) explicitar as leis gerais que permitem interpretar a natureza e eliminar os discursos éticos e religiosos.
e) explicar a dinâmica presente entre os fenômenos naturais e impor limites aos debates acadêmicos.
Gabarito
1 – e 2 –d 3 –a 4 – a 5 – e 6 –d 7 – b 8 – c 9- c
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