COLÉGIO
ESTADUAL________________________________
Taguatinga –
TO,................./ ................................/ ................
Aluno
(a)..............................................................................................
Nº.............
Série/Ano: Ano
Turma:..................
Ensino:__________ Nota:______
Disciplina: Filosofia Prof°
Edílson Luiz Rocha Valor:
(Uel/2010)
01-
Leia o texto de Platão a seguir:
Logo, desde o
nascimento, tanto os homens como os animais têm o poder de captar as impressões
que atingem a alma por intermédio do corpo. Porém relacioná-las com a essência
e considerar a sua utilidade, é o que só com tempo, trabalho e estudo conseguem
os raros a quem é dada semelhante faculdade. Naquelas impressões, por
conseguinte, não é que reside o conhecimento, mas no raciocínio a seu respeito;
é o único caminho, ao que parece, para atingir a essência e a verdade; de outra
forma é impossível.
(PLATÃO.
Teeteto. Tradução de Carlos Alberto Nunes. Belém: Universidade Federal do Pará,
1973. p. 80.)
Com base no
texto e nos conhecimentos sobre a teoria do conhecimento de Platão, considere
as afirmativas a seguir:
I - Homens e
animais podem confiar nas impressões que recebem do mundo sensível, e assim
atingem a verdade.
II - As
impressões são comuns a homens e animais, mas apenas os homens têm a capacidade
de formar, a partir delas, o conhecimento.
III - As
impressões não constituem o conhecimento sensível, mas são consideradas como
núcleo do conhecimento inteligível.
IV - O
raciocínio a respeito das impressões constitui a base para se chegar ao
conhecimento verdadeiro.
Assinale a alternativa correta:
a) Somente as
afirmativas I e II estão corretas.
b) Somente as
afirmativas II e IV estão corretas.
c) Somente as
afirmativas III e IV estão corretas.
d) Somente as
afirmativas I, III e III estão corretas.
e) Somente as
afirmativas I e III e IV estão corretas.
02 – Podemos dizer que o entendimento geral da
_______________ hoje é o de uma área do saber humano que se caracteriza por
buscar o conhecimento sistemático e seguro a respeito dos fenômenos do mundo.
a) Metodologia cientifica. b) Ciência. c) Razão.
d) Matemática. e) Nenhuma das alternativas.
03 – Faz investigação usando _______________, cujos os
resultados se expressam em leis e teorias. Sua função básica é a de explicar
para prever e poder intervir.
a) Metodologia cientifica. b)
Ciência. c) Razão. d) Matemática. e) Nenhuma das alternativas.
04 – A _________________ embora não seja infalível.
Consiste em uma sequencia ordenada e coerente de procedimentos para assegurar
que conclusões de uma investigação sejam as mais corretas possíveis.
a) Metodologia cientifica. b)
Ciência. c) Razão. d) Matemática. e) Nenhuma das alternativas.
05- ENEM
2018 O filósofo reconhece-se pela posse
inseparável do gosto da evidência e do sentido da ambiguidade. Quando se limita
a suportar a ambiguidade, esta se chama equívoco. Sempre aconteceu que, mesmo
aqueles que pretenderam construir uma filosofia absolutamente positiva, só
conseguiram ser filósofos na medida em que, simultaneamente, se recusaram o
direito de se instalar no saber absoluto. O que caracteriza o filósofo é o
movimento que leva incessantemente do saber à ignorância, da ignorância ao
saber, e um certo repouso neste movimento.
MERLEAU-PONTY, M.
Elogio da filosofia. Lisboa: Guimarães, 1998 (adaptado).
O texto apresenta
um entendimento acerca dos elementos constitutivos da atividade do filósofo,
que se caracteriza por
a) reunir os antagonismos das opiniões ao
método dialético.
b) ajustar a clareza do conhecimento ao
inatismo das ideias.
c) associar a certeza do intelecto à
imutabilidade da verdade.
d) conciliar o rigor da investigação à
inquietude do questionamento.
e) compatibilizar as estruturas do
pensamento aos princípios fundamentais.
06) TEXTO
I
Tudo aquilo que é válido para um tempo de guerra, em que todo homem é inimigo de todo homem, é válido também para o tempo durante o qual os homens vivem sem outra segurança senão a que lhes pode ser oferecida por sua própria força e invenção.
Tudo aquilo que é válido para um tempo de guerra, em que todo homem é inimigo de todo homem, é válido também para o tempo durante o qual os homens vivem sem outra segurança senão a que lhes pode ser oferecida por sua própria força e invenção.
HOBBES, T. Leviatã. São Paulo: Abril
Cultural, 1983.
TEXTO
II
Não vamos concluir, com Hobbes que, por não ter nenhuma ideia de bondade, o homem seja naturalmente mau. Esse autor deveria dizer que, sendo o estado de natureza aquele em que o cuidado de nossa conservação é menos prejudicial à dos outros, esse estado era, por conseguinte, o mais próprio à paz e o mais conveniente ao gênero humano.
Não vamos concluir, com Hobbes que, por não ter nenhuma ideia de bondade, o homem seja naturalmente mau. Esse autor deveria dizer que, sendo o estado de natureza aquele em que o cuidado de nossa conservação é menos prejudicial à dos outros, esse estado era, por conseguinte, o mais próprio à paz e o mais conveniente ao gênero humano.
ROUSSEAU, J.-J.
Discurso sobre a origem e o fundamento da desigualdade entre os homens. São
Paulo: Martins Fontes, 1993 (adaptado).
Os trechos apresentam divergências
conceituais entre autores que sustentam um entendimento segundo o qual a
igualdade entre os homens se dá em razão de uma
a) predisposição ao conhecimento.
b) submissão ao transcendente.
c) tradição epistemológica.
d)condição original.
e) vocação política.
Gabarito prova
filosofia ciência 3 eja
1. B
2. B
3. A
4. A
5. c
6.
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