ESCOLA: ________________________________
Taguatinga – TO,................./
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Aluno
(a)..............................................................................................
Nº.............
Série/Ano: ........... Turma:.................. Ensino:__________ Nota:______
Disciplina: _______________ Prof°
Edílson Luiz Rocha Valor:
1. “Tales foi o
iniciador da filosofia da physis, pois foi o primeiro a afirmar a existência de
um princípio originário único, causa de todas as coisas que existem,
sustentando que esse princípio é a água. Essa proposta é importantíssima…
podendo com boa dose de razão ser qualificada como a primeira proposta
filosófica daquilo que se costuma chamar civilização ocidental.” (REALE,
Giovanni. História da filosofia: Antigüidade e Idade Média. São Paulo: Paulus,
1990. p. 29.)
A filosofia surgiu na Grécia, no século VI a.C. Seus
primeiros filósofos foram os chamados pré-socráticos. De acordo com o texto,
assinale a alternativa que expressa o principal problema por eles investigado.
a) A ética,
enquanto investigação racional do agir humano.
b) A estética, enquanto estudo sobre o belo na arte.
c) A epistemologia, como avaliação dos procedimentos científicos.
d) A cosmologia, como investigação acerca da origem e da ordem do mundo.
e) A filosofia política, enquanto análise do Estado e sua legislação.
b) A estética, enquanto estudo sobre o belo na arte.
c) A epistemologia, como avaliação dos procedimentos científicos.
d) A cosmologia, como investigação acerca da origem e da ordem do mundo.
e) A filosofia política, enquanto análise do Estado e sua legislação.
02. O período
pré-socrático é o ponto inicial das reflexões filosóficas. Suas discussões se
prendem a Cosmologia, sendo a determinação da physis (princípio
eterno e imutável que se encontra na origem da natureza e de suas
transformações) ponto crucial de toda formulação filosófica. Em tal contexto,
Leucipo e Demócrito afirmam ser a realidade percebida pelos sentidos ilusória.
Eles defendem que os sentidos apenas capturam uma realidade superficial,
mutável e transitória que acreditamos ser verdadeira. Mesmo que os sentidos
apreendam “as mutações das coisas, no fundo, os elementos primordiais que
constituem essa realidade jamais se alteram.” Assim, a realidade é uma coisa e
o real outra.
Para Leucipo e Demócrito a physis é composta
a) pelas quatro
raízes: o úmido, o seco, o quente e o frio.
b) pela água.
c) pelo fogo.
d) pelo ilimitado.
e) pelos átomos.
03. Como uma onda
“Nada do que foi
será/ De novo do jeito que já foi um dia/ Tudo passa/ Tudo sempre passará/
A vida vem em
ondas/ Como um mar/ Num indo e vindo infinito
Tudo que se vê não
é/ Igual ao que a gente/ Viu há um segundo/ Tudo muda o tempo todo/ No mundo
Não adianta fugir/
Nem mentir/ Pra si mesmo agora/ Há tanta vida lá fora/ Aqui dentro sempre/ Como
uma onda no mar/ Como uma onda no mar/ Como uma onda no mar”
(Lulu Santos e
Nelson Motta)
A letra dessa
canção de Lulu Santos lembra ideias do filósofo grego Heráclito, que viveu no
século VI a.C. e que usava uma linguagem poética para exprimir seu pensamento.
Ele é o autor de uma frase famosa: “Não se entra duas vezes no mesmo rio”.
Dentre as sentenças de Heráclito a seguir citadas,
marque aquela em que o sentido da canção de Lulu Santos mais se aproxima
a) Morte é tudo
que vemos despertos, e tudo que vemos dormindo é sono.
b) O homem tolo gosta de se empolgar a cada palavra.
c) Ao se entrar num mesmo rio, as águas que fluem são outras.
d) Muita instrução não ensina a ter inteligência.
e) O povo deve lutar pela lei como defende as muralhas da sua cidade.
b) O homem tolo gosta de se empolgar a cada palavra.
c) Ao se entrar num mesmo rio, as águas que fluem são outras.
d) Muita instrução não ensina a ter inteligência.
e) O povo deve lutar pela lei como defende as muralhas da sua cidade.
04. Os fenômenos naturais eram explicados pelos
gregos pela simples intervenção dos deuses na realidade, contudo os primeiros
filósofos (pré-socráticos) inauguram o uso do logos como forma de se entender a
natureza a partir da compreensão dos princípios constitutivos de tudo o que
existe, pautado na racionalidade filosófica, buscando a essência de tudo que
existe. Portanto, o termo fundamental na linguagem dos filósofos pré-socráticos
da passagem do pensamento mítico para o pensamento racional, é denominado de,
assinale a alternativa correta:
(A) Hypólepsis. (B) Physis. (C) Arché. (D) Arkhétypos. (E) Dynatón.
(A) Hypólepsis. (B) Physis. (C) Arché. (D) Arkhétypos. (E) Dynatón.
05) De acordo com
a tradição histórica, a fase inaugural da filosofia grega nos moldes
sistematizados de conhecimento é conhecida como:
A) Iluminismo. B) Marxismo. C) Período pré-socrático. D) Período socrático.
A) Iluminismo. B) Marxismo. C) Período pré-socrático. D) Período socrático.
06) Nascido em
Éfeso, cidade da Região Jônica, Heráclito é considerado um dos mais importantes
filósofos gregos e também como o precursor da teoria dialética. Acerca do
pensamento desse grande filósofo, marque a alternativa CORRETA.
A) Concebia a realidade como algo dinâmico em permanente transformação.
B) Desenvolveu a teoria do pós-modernismo difundida séculos depois pelo filósofo francês Michel Foucault.
C) Heráclito acreditava que o movimento dos planetas influenciava diretamente no comportamento dos seres humanos e que estes eram determinados socialmente através das estações da lua.
D) Preconizou o conhecimento da realidade através de aparelhos de medição e quantificação, desenvolvidos por matemáticos como Tales de Mileto.
A) Concebia a realidade como algo dinâmico em permanente transformação.
B) Desenvolveu a teoria do pós-modernismo difundida séculos depois pelo filósofo francês Michel Foucault.
C) Heráclito acreditava que o movimento dos planetas influenciava diretamente no comportamento dos seres humanos e que estes eram determinados socialmente através das estações da lua.
D) Preconizou o conhecimento da realidade através de aparelhos de medição e quantificação, desenvolvidos por matemáticos como Tales de Mileto.
07) "Na
história do pensamento ocidental, a filosofia nasce na Grécia por volta do
século VI (ou VII) a.C. Por meio de longo processo histórico, surge promovendo
a passagem do saber mítico ao pensamento racional, sem, entretanto, romper
bruscamente com todos os conhecimentos do passado. Durante muito tempo, os
primeiros filósofos gregos compartilharam de diversas crenças míticas, enquanto
desenvolviam o conhecimento racional que caracteriza a filosofia. Essa passagem
do mito à razão significa precisamente que já havia, de um lado, uma lógica do
mito e que, de outro lado, na realidade filosófica ainda está incluído o poder
do lendário." (Gilberto Cotrim)
Sobre o surgimento da Filosofia e a passagem da explicação mítica da realidade para uma explicação filosófica, pode-se afirmar que:
(A) Conforme o texto acima, na passagem da explicação mítica para a explicação filosófica percebe-se que a filosofia trata as questões com mais generalidade e abrangência.
(B) As explicações mitológicas e filosóficas são lógicas e racionais, só se diferem quanto ao assunto.
(C) Podemos afirmar que a antropologia foi a primeira corrente de pensamento, surgida na Grécia Antiga por volta do século VI a.C.
(D) Os filósofos que viveram depois de Sócrates se preocupavam muito com o Universo e com os fenômenos da natureza.
(E) O fragmento "Pois pensar e ser é o mesmo" de Parmênides, reflete o que o autor diz acima sobre a coexistência do mítico no filosófico.
Sobre o surgimento da Filosofia e a passagem da explicação mítica da realidade para uma explicação filosófica, pode-se afirmar que:
(A) Conforme o texto acima, na passagem da explicação mítica para a explicação filosófica percebe-se que a filosofia trata as questões com mais generalidade e abrangência.
(B) As explicações mitológicas e filosóficas são lógicas e racionais, só se diferem quanto ao assunto.
(C) Podemos afirmar que a antropologia foi a primeira corrente de pensamento, surgida na Grécia Antiga por volta do século VI a.C.
(D) Os filósofos que viveram depois de Sócrates se preocupavam muito com o Universo e com os fenômenos da natureza.
(E) O fragmento "Pois pensar e ser é o mesmo" de Parmênides, reflete o que o autor diz acima sobre a coexistência do mítico no filosófico.
08) ENEM 2015 -A filosofia grega parece
começar com uma ideia absurda, com a proposição: a água é a origem e a matriz
de todas as coisas. Será mesmo necessário deter-nos nela e levá-la a sério?
Sim, e por três razões: em primeiro lugar, porque essa proposição enuncia algo
sobre a origem das coisas, em segundo lugar, porque o faz sem imagem e
fabulação; e enfim, em terceiro lugar, porque nela, embora apenas em estado de
crisálida, está contido o pensamento: Tudo é um.
O que, de acordo com Nietzche, caracteriza o
surgimento da filosofia entre os gregos?
a) O impulso para transformar, mediante justificativas, os elementos sensíveis em verdades racionais
b) O desejo de explicar, usando metáforas, a origem dos seres e das coisas
c) A necessidade de buscar, de forma racional, a causa primeira das coisas existentes
d) A ambição de expor, de maneira metódica, as diferenças entre as coisas
e) A tentativa de justificar, a partir de elementos empíricos, o que existe no real.
a) O impulso para transformar, mediante justificativas, os elementos sensíveis em verdades racionais
b) O desejo de explicar, usando metáforas, a origem dos seres e das coisas
c) A necessidade de buscar, de forma racional, a causa primeira das coisas existentes
d) A ambição de expor, de maneira metódica, as diferenças entre as coisas
e) A tentativa de justificar, a partir de elementos empíricos, o que existe no real.
09) ENEM 2012 TEXTO I Anaxímenes de Mileto disse que o ar é o
elemento originário de tudo o que existe, existiu e existirá, e que outras
coisas provêm de sua descendência. Quando o ar se dilata, transforma-se em
fogo, ao passo que os ventos são ar condensado. As nuvens formam-se a partir do
ar por feltragem e, ainda mais condensadas, transformam-se em água. A água,
quando mais condensada, transforma-se em terra, e quando condensada ao máximo
possível, transforma- se em pedras. BURNET, J. A aurora da filosofia grega. Rio
de Janeiro: PUC-Rio, 2006 (adaptado).
TEXTO II Basílio Magno, filósofo medieval, escreveu: “Deus, como criador de todas as coisas, está no princípio do mundo e dos tempos. Quão parcas de conteúdo se nos apresentam, em face desta concepção, as especulações contraditórias dos filósofos, para os quais o mundo se origina, ou de algum dos quatro elementos, como ensinam os Jônios, ou dos átomos, como julga Demócrito. Na verdade, dão a impressão de quererem ancorar o mundo numa teia de aranha.” GILSON, E.; BOEHNER, P. História da Filosofia Cristã. São Paulo: Vozes, 1991 (adaptado).
TEXTO II Basílio Magno, filósofo medieval, escreveu: “Deus, como criador de todas as coisas, está no princípio do mundo e dos tempos. Quão parcas de conteúdo se nos apresentam, em face desta concepção, as especulações contraditórias dos filósofos, para os quais o mundo se origina, ou de algum dos quatro elementos, como ensinam os Jônios, ou dos átomos, como julga Demócrito. Na verdade, dão a impressão de quererem ancorar o mundo numa teia de aranha.” GILSON, E.; BOEHNER, P. História da Filosofia Cristã. São Paulo: Vozes, 1991 (adaptado).
Filósofos dos
diversos tempos históricos desenvolveram teses para explicar a origem do
universo, a partir de uma explicação racional. As teses de Anaxímenes, filósofo
grego antigo, e de Basílio, filósofo medieval, têm em comum na sua fundamentação
teorias que
A) eram baseadas nas ciências da natureza.
B) refutavam as teorias de filósofos da
religião.
C) tinham origem nos mitos das civilizações
antigas.
D) postulavam um princípio originário para
o mundo.
E) defendiam que Deus é o princípio de todas
as coisas.
GABARITO
1.
D
2.
E
3.
C
4.
C
5.
C
6.
A
7.
A
8.
C
9.
D
10.
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