quarta-feira, 1 de abril de 2020

PROVA ILUMINISMO 2020


COLÉGIO ESTADUAL________________________________
Taguatinga – TO,................./ ................................/ ................
Aluno (a).............................................................................................. Nº.............
Série/Ano: ...........         Turma:..................      Ensino:__________ Nota:______  
Disciplina: _______________  Prof°  Edílson Luiz Rocha   Valor:         

01 - (PUC RJ/1994) "Movimento intelectual portador de uma visão unitária do mundo e do homem, o Iluminismo, apesar das diversidades de leituras que lhe são contemporâneas, conservou uma grande certeza quanto à racionalidade do mundo e do homem." (Francisco Falcon - Iluminismo) O movimento Iluminista, no século XVIII, representou a:
a) Crítica ao mecanismo, fundamentalda nos dogmas do pensamento religioso católico.
b) Justificativa da dominação do homem pelo homem, representada nas práticas escravistas.
c) Defesa da teocracia pontifícia, frente aos abusos cometidos pela monarquia absoluta.
d) Afirmação das ideias do progresso e natureza, o que permitiu o avanço do conhecimento racional.
e) Subordinação ideológica do poder político civil às práticas e doutrinas da Igreja contra-reformista.

02 - (UFMG/1996) Leia o texto. “São verdades incontestáveis para nós: que todos os homens nascem iguais; que lhes conferiu o Criador certos direitos inalienáveis, entre os quais o de vida, o de liberdade e o de buscar a felicidade; que para assegurar estes direitos se constituíram entre os homens governos cujos poderes justos emanam do consentimento dos governados.”
       (Trecho da Declaração de Independência das Treze Colônias) A partir desse texto, pode-se afirmar que os ideais que levaram à independência americana tiveram inspiração.
a) na teoria de Estado de Jean Bodin.
b) na utopia igualitária de Thomas Mórus.
c) nas obras de John Locke e dos iluministas.
d) no pensamento de Santo Agostinho e Campanella.

03 - (UEPB/2000) Movimento intelectual que alcançou maior expressão na França do século XVIII e que caracterizou-se pela defesa das liberdades democráticas, servindo de referência teórica para as revoluções que determinaram a superação do Estado Absoluto:
a) “Renascimento” Cultural    b) Iluminismo     c) Reforma Protestante      d) Escolástica     e) Helenismo

04 - (ACAFE SC/2001) No século XVlll, vários pensadores europeus promoveram uma revolução intelectual na história do pensamento moderno, conhecida por Iluminismo. A alternativa que NÃO  corresponde a este contexto é:
a) A inspiração da filosofia iluminista assentava-se nos valores fundamentais da Igreja Católica.
b) Os iluministas afirmavam que os homens eram iguais perante a natureza e as desigualdades eram fruto da sociedade.
c) A total liberdade da vida econômica dos países, opondo-se a qualquer regulamentação, era defendida por alguns pensadores da época.
d) Muitos monarcas aceitavam as idéias iluministas, mas não abandonaram o absolutismo, sendo conhecidos como déspotas esclarecidos.
e) Rousseau, em sua obra “O contrato social”, defendia uma nova forma de relacionamento social.

05 - (UNIFOR CE/2001) Em O espírito das leis afirma-se: "É uma verdade eterna: qualquer pessoa que tenha poder tende a abusar dele. Para que não haja abuso, é preciso organizar as coisas de maneira que o poder seja contido pelo poder". Essa afirmação reflete:
a) o espírito clássico renascentista.
b) a filosofia política do Cardeal Richelieu.
c) os princípios da teoria do Direito Divino.
d) o pensamento político de Luís XIV.
e) o liberalismo político iluminista.


06 - (UEPB/2007) O fortalecimento burguês e a formulação de críticas ao Antigo Regime permitiu o desequilíbrio das forças sociais do Estado e propiciou o surgimento do movimento cultural denominado Iluminismo. São valores defendidos pelo Iluminismo:
a) Nacionalismo e absolutismo monárquico.
b) Conquista de propriedades materiais e fortalecimento dos princípios religiosos.
c) Tolerância religiosa e filosófica, igualdade e liberdade jurídicas.
d) Igualdade jurídica dos contratantes e a autoridade eclesiástica.
e) Propriedade de bens e capitais e escravidão humana.

07 - (IFSP/2013) Em 1776, Adam Smith lançou o livro A Riqueza das Nações, que apresenta as bases da economia clássica. Segundo o autor, o crescimento econômico de uma nação depende
a) da quantidade de ouro e prata que cada nação tem entesourados.
b) do dirigismo econômico feito pelo Estado, pois apenas ao rei cabe conduzir sua nação.
c) da natureza, pois terras áridas e clima desfavorável não trarão boas colheitas.
d) da produtividade do trabalho, em função de seu grau de especialização.
e) do comércio altamente desenvolvido através das companhias de comércio e dos monopólios.

08 - (Unicastelo/2013) No final do século XVIII e início do XIX, um conjunto de transformações históricas, algumas revolucionárias, ocorreu tanto na Europa quanto na América. Apesar de particularidades regionais das mudanças, esse processo foi denominado, por alguns historiadores, “revoluções atlânticas”. Entre elas, havia, de fato, um elo essencial, a sua relação estreita com
a) a corrida armamentista.
b) as guerras de religião.
c) a filosofia iluminista.
d) a disputa de mercados pelas metrópoles.
e) as agitações operárias

09 - (ENEM/2013) Para que não haja abuso, é preciso organizar as coisas de maneira que o poder seja contido pelo poder. Tudo estaria perdido se o mesmo homem ou o mesmo corpo dos principais, ou dos nobres, ou do povo, exercesse esses três poderes: o de fazer leis, o de executar as resoluções públicas e o de julgar os crimes ou as divergências dos indivíduos. Assim, criam-se os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, atuando de forma independente para a efetivação da liberdade, sendo que esta não existe se uma mesma pessoa ou grupo exercer os referidos poderes concomitantemente. MONTESQUIEU, B. Do espírito das leis. São Paulo Abril Cultural, 1979 (adaptado). A divisão e a independência entre os poderes são condições necessárias para que possa haver liberdade em um Estado. Isso pode ocorrer apenas sob um modelo político em que haja
a) exercício de tutela sobre atividades jurídicas e políticas.
b) consagração do poder político pela autoridade religiosa.
c) concentração do poder nas mãos de elites técnico-científicas.
d) estabelecimento de limites aos atores públicos e às instituições do governo.
e) reunião das funções de legislar, julgar e executar nas mãos de um governante eleito.

10. (UEBA) No período do Iluminismo, no século XVIII, o filósofo Montesquieu defendia:
a) divisão da riqueza nacional.
b) divisão dos poderes executivo, legislativo e judiciário.
c) divisão da política em nacional e internacional.
d) formação de um Poder Moderador no Congresso Nacional.
e) implantação da ditadura moderna.














GABARITO
1.       D
2.       C
3.       B
4.       A
5.       E
6.       C
7.       D
8.       C
9.       D
10.    B

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PLANO DE AULA BRASIL COLÔNIA