COLÉGIO ESTADUAL________________________________
Taguatinga – TO,................./ ................................/
................
Aluno
(a)..............................................................................................
Nº.............
Série/Ano: ...........
Turma:..................
Ensino:__________ Nota:______
Disciplina:
_______________ Prof° Edílson Luiz Rocha Valor:
01 - (PUC RJ/1994)
"Movimento intelectual portador de uma visão unitária do mundo e do homem,
o Iluminismo, apesar das diversidades de leituras que lhe são contemporâneas,
conservou uma grande certeza quanto à racionalidade do mundo e do homem."
(Francisco Falcon - Iluminismo) O movimento Iluminista, no século XVIII, representou
a:
a) Crítica ao
mecanismo, fundamentalda nos dogmas do pensamento religioso católico.
b) Justificativa
da dominação do homem pelo homem, representada nas práticas escravistas.
c) Defesa da
teocracia pontifícia, frente aos abusos cometidos pela monarquia absoluta.
d) Afirmação das
ideias do progresso e natureza, o que permitiu o avanço do conhecimento
racional.
e) Subordinação
ideológica do poder político civil às práticas e doutrinas da Igreja
contra-reformista.
02 - (UFMG/1996)
Leia o texto. “São verdades incontestáveis para nós: que todos os homens nascem
iguais; que lhes conferiu o Criador certos direitos inalienáveis, entre os
quais o de vida, o de liberdade e o de buscar a felicidade; que para assegurar
estes direitos se constituíram entre os homens governos cujos poderes justos
emanam do consentimento dos governados.”
(Trecho da Declaração de Independência
das Treze Colônias) A partir desse texto, pode-se afirmar que os ideais que
levaram à independência americana tiveram inspiração.
a) na teoria de
Estado de Jean Bodin.
b) na utopia
igualitária de Thomas Mórus.
c) nas obras de
John Locke e dos iluministas.
d) no pensamento
de Santo Agostinho e Campanella.
03 - (UEPB/2000)
Movimento intelectual que alcançou maior expressão na França do século XVIII e
que caracterizou-se pela defesa das liberdades democráticas, servindo de
referência teórica para as revoluções que determinaram a superação do Estado
Absoluto:
a) “Renascimento”
Cultural b) Iluminismo c) Reforma Protestante d) Escolástica e) Helenismo
04 - (ACAFE
SC/2001) No século XVlll, vários pensadores europeus promoveram uma revolução
intelectual na história do pensamento moderno, conhecida por Iluminismo. A
alternativa que NÃO corresponde a este
contexto é:
a) A inspiração da
filosofia iluminista assentava-se nos valores fundamentais da Igreja Católica.
b) Os iluministas
afirmavam que os homens eram iguais perante a natureza e as desigualdades eram
fruto da sociedade.
c) A total
liberdade da vida econômica dos países, opondo-se a qualquer regulamentação,
era defendida por alguns pensadores da época.
d) Muitos monarcas
aceitavam as idéias iluministas, mas não abandonaram o absolutismo, sendo
conhecidos como déspotas esclarecidos.
e) Rousseau, em
sua obra “O contrato social”, defendia uma nova forma de relacionamento social.
05 - (UNIFOR
CE/2001) Em O espírito das leis afirma-se: "É uma verdade eterna: qualquer
pessoa que tenha poder tende a abusar dele. Para que não haja abuso, é preciso
organizar as coisas de maneira que o poder seja contido pelo poder". Essa
afirmação reflete:
a) o espírito
clássico renascentista.
b) a filosofia
política do Cardeal Richelieu.
c) os princípios
da teoria do Direito Divino.
d) o pensamento
político de Luís XIV.
e) o liberalismo
político iluminista.
06 - (UEPB/2007) O
fortalecimento burguês e a formulação de críticas ao Antigo Regime permitiu o
desequilíbrio das forças sociais do Estado e propiciou o surgimento do
movimento cultural denominado Iluminismo. São valores defendidos pelo
Iluminismo:
a) Nacionalismo e
absolutismo monárquico.
b) Conquista de
propriedades materiais e fortalecimento dos princípios religiosos.
c) Tolerância
religiosa e filosófica, igualdade e liberdade jurídicas.
d) Igualdade
jurídica dos contratantes e a autoridade eclesiástica.
e) Propriedade de
bens e capitais e escravidão humana.
07 - (IFSP/2013)
Em 1776, Adam Smith lançou o livro A Riqueza das Nações, que apresenta as bases
da economia clássica. Segundo o autor, o crescimento econômico de uma nação
depende
a) da quantidade
de ouro e prata que cada nação tem entesourados.
b) do dirigismo
econômico feito pelo Estado, pois apenas ao rei cabe conduzir sua nação.
c) da natureza,
pois terras áridas e clima desfavorável não trarão boas colheitas.
d) da
produtividade do trabalho, em função de seu grau de especialização.
e) do comércio
altamente desenvolvido através das companhias de comércio e dos monopólios.
08 - (Unicastelo/2013)
No final do século XVIII e início do XIX, um conjunto de transformações
históricas, algumas revolucionárias, ocorreu tanto na Europa quanto na América.
Apesar de particularidades regionais das mudanças, esse processo foi
denominado, por alguns historiadores, “revoluções atlânticas”. Entre elas,
havia, de fato, um elo essencial, a sua relação estreita com
a) a corrida
armamentista.
b) as guerras de
religião.
c) a filosofia
iluminista.
d) a disputa de
mercados pelas metrópoles.
e) as agitações
operárias
09 - (ENEM/2013)
Para que não haja abuso, é preciso organizar as coisas de maneira que o poder
seja contido pelo poder. Tudo estaria perdido se o mesmo homem ou o mesmo corpo
dos principais, ou dos nobres, ou do povo, exercesse esses três poderes: o de
fazer leis, o de executar as resoluções públicas e o de julgar os crimes ou as
divergências dos indivíduos. Assim, criam-se os poderes Legislativo, Executivo
e Judiciário, atuando de forma independente para a efetivação da liberdade,
sendo que esta não existe se uma mesma pessoa ou grupo exercer os referidos
poderes concomitantemente. MONTESQUIEU, B. Do espírito das leis. São Paulo
Abril Cultural, 1979 (adaptado). A divisão e a independência entre os poderes
são condições necessárias para que possa haver liberdade em um Estado. Isso
pode ocorrer apenas sob um modelo político em que haja
a) exercício de
tutela sobre atividades jurídicas e políticas.
b) consagração do
poder político pela autoridade religiosa.
c) concentração do
poder nas mãos de elites técnico-científicas.
d) estabelecimento
de limites aos atores públicos e às instituições do governo.
e) reunião das
funções de legislar, julgar e executar nas mãos de um governante eleito.
10. (UEBA) No
período do Iluminismo, no século XVIII, o filósofo Montesquieu defendia:
a) divisão da
riqueza nacional.
b) divisão dos
poderes executivo, legislativo e judiciário.
c) divisão da
política em nacional e internacional.
d) formação de um
Poder Moderador no Congresso Nacional.
e) implantação da
ditadura moderna.
GABARITO
1.
D
2.
C
3.
B
4.
A
5.
E
6.
C
7.
D
8.
C
9.
D
10.
B
Nenhum comentário:
Postar um comentário