Ano / Período:
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7º ANO
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Turma(s):
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72.03/EF.VESP
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Eixo:
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RELAÇÕES SOCIAIS, MEMÓRIA, IMAGINÁRIO E IDEOLOGIA
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Disciplina(s):
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HISTÓRIA
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Conteudo:
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1º BIMESTRE O mundo moderno e a conexão entre
sociedades africanas, americanas e europeias A construção da ideia de
modernidade e seus impactos na concepção de História. A ideia de “Novo Mundo”
ante o Mundo Antigo: permanências e rupturas de saberes e práticas na
emergência do mundo moderno Saberes dos povos africanos e pré-colombianos
expressos na cultura material e imaterial
2º BIMESTRE Humanismos, Renascimentos e o Novo Mundo
A organização do poder e as dinâmicas do mundo colonial americano Humanismos:
uma nova visão de ser humano e de mundo Renascimentos artísticos e culturais.
Respeito e valorização do idoso. Processo de envelhecimento. Reformas
religiosas: a cristandade fragmentada; Reforma e Contrarreforma; As
manifestações religiosas no Estado do Tocantins
3º BIMESTRE A organização do poder e as dinâmicas do
mundo colonial americano As descobertas científicas e a expansão marítima A
formação e o funcionamento das monarquias europeias: a lógica da
centralização política e os conflitos na Europa. Formação dos Estados
Nacionais. A formação e o funcionamento das monarquias europeias: a lógica da
centralização política e os conflitos na Europa. Formação dos Estados
Nacionais. A estruturação dos vice-reinos nas Américas. Resistências
indígenas, invasões e expansão na América portuguesa. Colonização portuguesa.
Brasil colônia. - Ciclos econômicos (exploração do pau Brasil, cana de
açúcar, mineração de ouro, prata, diamante, etc.. Revoltas coloniais. Vinda
da corte portuguesa para o Rio de janeiro em 1808.
4º BIMESTRE Lógicas comerciais e mercantis da
modernidade As lógicas mercantis e o domínio europeu sobre os mares e o
contraponto Oriental. As lógicas internas das sociedades africanas. As formas
de organização das sociedades ameríndias. A escravidão moderna e o tráfico de
escravizados. Trabalho escravo na atualidade. O trabalho escravo em diversas
regiões do Tocantins. A emergência do capitalismo. Povoamento do Norte
goiano. Escravidão. Mineração, pecuária e comércio fluvial no antigo Norte
goiano.
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Metodologias:
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Ao professor em sala de aula • Problematização da
temática a partir de imagens, fotografias, vídeos, músicas, poemas, textos •
Exposição e explicação de conteúdo • Realizar síntese/resumo
conceitual/topificado do conteúdo exposto Propor ao aluno: • Questões
problemáticas que envolvam argumentos do texto ao assunto abordado • Produção
textual • Pesquisa de campo • Pesquisa bibliográfica • Intervenção teatral •
Responder no grupo questões formuladas a partir do texto em estudo • Debates
em sala de aula • Jure simulado
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Avaliação:
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Critérios de avaliação: Avaliação Bimestral será
composto pela somatória da nota 4,0 (quatro vírgula zero) referente a
atividades diversificadas; mais a nota 6,0(seis vírgula zero) resultante de
no mínimo 02 avaliações, totalizando nota final de 10,0 (dez vírgula zero)
pontos. Notas de Atividades: tarefas e em sala, provas ( descritivas,
objetivas e subjetivas), trabalhos ( individuais e em grupos dependendo do
período do ano letivo). Atividades de leitura compreensiva de textos,
seminários ( Os alunos apresentam para seus colegas de turma em sala de aula
os estudos realizados em grupo ou individualmente de textos, filmes,
pesquisas, entre outros), relatórios, debates ( em sala de aula, em grupos),
projeto de pesquisa bibliográfica (internet elivro didático), produção de
textos, palestra/Apresentação oral, o, atividades a partir de recursos
audiovisuais (vídeos), trabalho em grupo, questões discursivas e objetivas;
*Instrumentos de avaliação:Provas objetivas e subjetivas, notas de
Atividades: tarefas e em sala,provas ( descritivas, objetivas e subjetivas),
trabalhos ( individuais e em grupos dependendo do período do ano letivo),
Seminários, apresentações diversas * Recuperação de estudos: A recuperação de
estudos se dará da seguinte forma: I.Será proporcionado a todos os alunos de
forma concomitante a revisão dos conteúdos não assimilados no processo de
ensinoaprendizagem; II. Após as revisões dos conteúdos, o aluno será
submetido a uma nova avaliação com peso 10,0( dez vírgula zero), cujo
resultado será somado à nota anteriormente obtida e dividido por 2 (dois), desde
que o resultado dessa avaliação de recuperação superior à nota anteriormente
obtida. Recuperação paralela deve possibilitar ao aluno recuperar ou aprender
o conteúdo dado, para tanto é preciso repetir o conteúdo para que este aluno
possa ter a oportunidade de recuperar a aprendizagem
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Bibliografia:
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Boulos Junior, Alfredo História sociedade &
cidadania – Edição reformulada, 7º ano / Alfredo Boulos Junior. 2. ed. São
Paulo : FTD, 2012 Diretrizes Curriculares da Educação BásicaHistória Plano
Político Pedagógico
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Provas prontas de História, Sociologia, Filosofia, Geografia e Ensino Religioso.
quarta-feira, 1 de abril de 2020
PLANO DE CURSO HISTÓRIA 7° ANO 2020
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