quarta-feira, 1 de abril de 2020

PLANO DE CURSO HISTÓRIA 7° ANO 2020

Ano / Período:
7º ANO
Turma(s):
72.03/EF.VESP
Eixo:
RELAÇÕES SOCIAIS, MEMÓRIA, IMAGINÁRIO E IDEOLOGIA
Disciplina(s):
HISTÓRIA
Conteudo:
1º BIMESTRE O mundo moderno e a conexão entre sociedades africanas, americanas e europeias A construção da ideia de modernidade e seus impactos na concepção de História. A ideia de “Novo Mundo” ante o Mundo Antigo: permanências e rupturas de saberes e práticas na emergência do mundo moderno Saberes dos povos africanos e pré-colombianos expressos na cultura material e imaterial

2º BIMESTRE Humanismos, Renascimentos e o Novo Mundo A organização do poder e as dinâmicas do mundo colonial americano Humanismos: uma nova visão de ser humano e de mundo Renascimentos artísticos e culturais. Respeito e valorização do idoso. Processo de envelhecimento. Reformas religiosas: a cristandade fragmentada; Reforma e Contrarreforma; As manifestações religiosas no Estado do Tocantins

3º BIMESTRE A organização do poder e as dinâmicas do mundo colonial americano As descobertas científicas e a expansão marítima A formação e o funcionamento das monarquias europeias: a lógica da centralização política e os conflitos na Europa. Formação dos Estados Nacionais. A formação e o funcionamento das monarquias europeias: a lógica da centralização política e os conflitos na Europa. Formação dos Estados Nacionais. A estruturação dos vice-reinos nas Américas. Resistências indígenas, invasões e expansão na América portuguesa. Colonização portuguesa. Brasil colônia. - Ciclos econômicos (exploração do pau Brasil, cana de açúcar, mineração de ouro, prata, diamante, etc.. Revoltas coloniais. Vinda da corte portuguesa para o Rio de janeiro em 1808.

4º BIMESTRE Lógicas comerciais e mercantis da modernidade As lógicas mercantis e o domínio europeu sobre os mares e o contraponto Oriental. As lógicas internas das sociedades africanas. As formas de organização das sociedades ameríndias. A escravidão moderna e o tráfico de escravizados. Trabalho escravo na atualidade. O trabalho escravo em diversas regiões do Tocantins. A emergência do capitalismo. Povoamento do Norte goiano. Escravidão. Mineração, pecuária e comércio fluvial no antigo Norte goiano.
Metodologias:
Ao professor em sala de aula • Problematização da temática a partir de imagens, fotografias, vídeos, músicas, poemas, textos • Exposição e explicação de conteúdo • Realizar síntese/resumo conceitual/topificado do conteúdo exposto Propor ao aluno: • Questões problemáticas que envolvam argumentos do texto ao assunto abordado • Produção textual • Pesquisa de campo • Pesquisa bibliográfica • Intervenção teatral • Responder no grupo questões formuladas a partir do texto em estudo • Debates em sala de aula • Jure simulado
Avaliação:
Critérios de avaliação: Avaliação Bimestral será composto pela somatória da nota 4,0 (quatro vírgula zero) referente a atividades diversificadas; mais a nota 6,0(seis vírgula zero) resultante de no mínimo 02 avaliações, totalizando nota final de 10,0 (dez vírgula zero) pontos. Notas de Atividades: tarefas e em sala, provas ( descritivas, objetivas e subjetivas), trabalhos ( individuais e em grupos dependendo do período do ano letivo). Atividades de leitura compreensiva de textos, seminários ( Os alunos apresentam para seus colegas de turma em sala de aula os estudos realizados em grupo ou individualmente de textos, filmes, pesquisas, entre outros), relatórios, debates ( em sala de aula, em grupos), projeto de pesquisa bibliográfica (internet elivro didático), produção de textos, palestra/Apresentação oral, o, atividades a partir de recursos audiovisuais (vídeos), trabalho em grupo, questões discursivas e objetivas; *Instrumentos de avaliação:Provas objetivas e subjetivas, notas de Atividades: tarefas e em sala,provas ( descritivas, objetivas e subjetivas), trabalhos ( individuais e em grupos dependendo do período do ano letivo), Seminários, apresentações diversas * Recuperação de estudos: A recuperação de estudos se dará da seguinte forma: I.Será proporcionado a todos os alunos de forma concomitante a revisão dos conteúdos não assimilados no processo de ensinoaprendizagem; II. Após as revisões dos conteúdos, o aluno será submetido a uma nova avaliação com peso 10,0( dez vírgula zero), cujo resultado será somado à nota anteriormente obtida e dividido por 2 (dois), desde que o resultado dessa avaliação de recuperação superior à nota anteriormente obtida. Recuperação paralela deve possibilitar ao aluno recuperar ou aprender o conteúdo dado, para tanto é preciso repetir o conteúdo para que este aluno possa ter a oportunidade de recuperar a aprendizagem
Bibliografia:
Boulos Junior, Alfredo História sociedade & cidadania – Edição reformulada, 7º ano / Alfredo Boulos Junior. 2. ed. São Paulo : FTD, 2012 Diretrizes Curriculares da Educação BásicaHistória Plano Político Pedagógico



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