Ano / Período:
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6º ANO
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Turma(s):
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62.03/EF.VESP
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Eixo:
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RELAÇÕES SOCIAIS, MEMÓRIA, IMAGINÁRIO E IDEOLOGIA
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Disciplina(s):
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HISTÓRIA
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Conteudo:
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1º BIMESTRE História: tempo, espaço e formas de
registros A questão do tempo, sincronias e diacronias: reflexões sobre o
sentido das cronologias Introdução ao Estudo de História: Fontes e conceitos;
O tempo de nossa História. Formas de registro da história e da produção do
conhecimento histórico; Os sítios arqueológicos, paleontológico e
espeleológicos do Tocantins; Conservação do patrimônio imaterial e material
do estado do Tocantins
2º BIMESTRE A invenção do mundo clássico e o
contraponto com outras sociedades Povos da Antiguidade na África (egípcios),
no Oriente Médio (mesopotâmicos) e nas Américas (pré-colombianos); Os povos
indígenas originários do atual território brasileiro e seus hábitos culturais
e sociais; Povos indígenas do Tocantins em diferentes tempos e espaços.
África Antiga: Egito Antigo e os Antigos reinos africanos; Mesopotâmia: Os
Fenícios, Os Persas e os Hebreus; China, Japão e Índia na Antiguidade
3º BIMESTRE A invenção do mundo clássico e o
contraponto com outras sociedades O Ocidente Clássico: aspectos da cultura na
Grécia e em Roma. Lógicas de organização política As noções de cidadania e
política na Grécia e em Roma. Domínios e expansão das culturas grega e
romana. Significados do conceito de “império” e as lógicas de conquista,
conflito e negociação dessa forma de organização política. As diferentes
formas de organização política na África: reinos, impérios, cidades-estados e
sociedades linhageiras ou aldeias.
4º BIMESTRE Lógicas de organização política A
passagem do mundo antigo para o mundo medieval. A fragmentação do poder
político na Idade Média O Mediterrâneo como espaço de interação entre as
sociedades da Europa, da África e do Oriente Médio Senhores e servos no mundo
antigo e no medieval. Trabalho e formas de organização social e cultural
Escravidão e trabalho livre em diferentes temporalidades e espaços (Roma
Antiga, Europa medieval e África). Lógicas comerciais na Antiguidade romana e
no mundo medieval. O papel da religião cristã, dos mosteiros e da cultura na
Idade Média. O papel da mulher na Grécia e em Roma, e no período medieval.
Respeito e valorização do idoso. Processo de envelhecimento. O papel da
mulher na sociedade tocantinense.
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Metodologias:
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Ao professor em sala de aula • Problematização da
temática a partir de imagens, fotografias, vídeos, músicas, poemas, textos •
Exposição e explicação de conteúdo • Realizar síntese/resumo
conceitual/topificado do conteúdo exposto Propor ao aluno: • Questões
problemáticas que envolvam argumentos do texto ao assunto abordado • Produção
textual • Pesquisa de campo • Pesquisa bibliográfica • Intervenção teatral •
Responder no grupo questões formuladas a partir do texto em estudo • Debates
em sala de aula • Jure simulado
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Avaliação:
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Critérios de avaliação: Avaliação Bimestral será
composto pela somatória da nota 4,0 (quatro vírgula zero) referente a
atividades diversificadas; mais a nota 6,0(seis vírgula zero) resultante de
no mínimo 02 avaliações, totalizando nota final de 10,0 (dez vírgula zero)
pontos. Notas de Atividades: tarefas e em sala, provas ( descritivas,
objetivas e subjetivas), trabalhos ( individuais e em grupos dependendo do
período do ano letivo). Atividades de leitura compreensiva de textos,
seminários ( Os alunos apresentam para seus colegas de turma em sala de aula
os estudos realizados em grupo ou individualmente de textos, filmes,
pesquisas, entre outros), relatórios, debates ( em sala de aula, em grupos),
projeto de pesquisa bibliográfica (internet elivro didático), produção de
textos, palestra/Apresentação oral, o, atividades a partir de recursos
audiovisuais (vídeos), trabalho em grupo, questões discursivas e objetivas;
*Instrumentos de avaliação:Provas objetivas e subjetivas, notas de
Atividades: tarefas e em sala,provas ( descritivas, objetivas e subjetivas),
trabalhos ( individuais e em grupos dependendo do período do ano letivo),
Seminários, apresentações diversas * Recuperação de estudos: A recuperação de
estudos se dará da seguinte forma: I.Será proporcionado a todos os alunos de
forma concomitante a revisão dos conteúdos não assimilados no processo de
ensinoaprendizagem; II. Após as revisões dos conteúdos, o aluno será
submetido a uma nova avaliação com peso 10,0( dez vírgula zero), cujo
resultado será somado à nota anteriormente obtida e dividido por 2 (dois),
desde que o resultado dessa avaliação de recuperação superior à nota
anteriormente obtida. Recuperação paralela deve possibilitar ao aluno
recuperar ou aprender o conteúdo dado, para tanto é preciso repetir o
conteúdo para que este aluno possa ter a oportunidade de recuperar a
aprendizagem
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Bibliografia:
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Boulos Junior, Alfredo História sociedade &
cidadania – Edição reformulada, 6º ano / Alfredo Boulos Junior. 2. ed. São
Paulo : FTD, 2012 Diretrizes Curriculares da Educação BásicaHistória Plano
Político Pedagógico
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Provas prontas de História, Sociologia, Filosofia, Geografia e Ensino Religioso.
quarta-feira, 1 de abril de 2020
PLANO DE CURSO HISTÓRIA 6° ANO 2020
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