Ano / Período:
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8º ANO
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Turma(s):
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82.03/EF.VESP
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Eixo:
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RELAÇÕES SOCIAIS, MEMÓRIA, IMAGINÁRIO E IDEOLOGIA
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Disciplina(s):
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HISTÓRIA
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Conteudo:
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HISTÓRIA –
8º ANO - 1º BIMESTRE O mundo contemporâneo: o Antigo
Regime em crise; A questão do iluminismo e da ilustração. Respeito e
valorização do idoso. Processo de envelhecimento; As revoluções inglesas e os
princípios do liberalismo; Revolução Industrial e seus impactos na produção e
circulação de povos, produtos e culturas; Revolução Francesa e seus
desdobramentos Os processos de independência nas Américas Rebeliões na
América portuguesa: as conjurações mineira e baiana HISTÓRIA –
8º ANO- 2º BIMESTRE Independência dos Estados Unidos
da América. Independências na América espanhola. A revolução dos escravizados
em São Domingo e seus múltiplos significados e desdobramentos: o caso do
Haiti. Os caminhos até a independência do Brasil. HISTÓRIA –
8º ANO- 3º BIMESTRE Os processos de independência
nas Américas A tutela da população indígena, a escravidão dos negros e a
tutela dos egressos da escravidão. O Brasil no século XIX Brasil: Primeiro
Reinado O Período Regencial e as contestações ao poder central O Brasil do
Segundo Reinado: política e economia; A Lei de Terras e seus desdobramentos
na política do Segundo Reinado, Territórios e fronteiras: a Guerra do
Paraguai; Relatos de história oral e posse da terra por ex-escravos e a
Guerra do Paraguai. O escravismo no Brasil do século XIX: plantations e
revoltas de escravizados, abolicionismo e políticas migratórias no Brasil
Imperial; Trabalho escravo na atualidade; O trabalho escravo em diversas
regiões do Tocantins; Tráfico de Pessoas – Mercado de gente na atualidade
Políticas de extermínio do indígena durante o Império. Território indígena no
Tocantins – lutas locais A produção do imaginário nacional brasileiro:
cultura popular, representações visuais, letras e o Romantismo no Brasil.
História do Tocantins - Os Movimentos Separatistas. HISTÓRIA –
8º ANO - 4º BIMESTRE Configurações do mundo no
século XIX Nacionalismo, revoluções e as novas nações europeias Uma nova
ordem econômica: as demandas do capitalismo industrial e o lugar das
economias africanas e asiáticas nas dinâmicas globai Os Estados Unidos da
América e a América Latina no século XIX. O imperialismo europeu e a partilha
da África e da Ásia. Pensamento e cultura no século XIX: darwinismo e
racismo; O discurso civilizatório nas Américas, o silenciamento dos saberes
indígenas e as formas de integração e destruição de comunidades e povos
indígenas; Respeito e valorização do idoso; Processo de envelhecimento
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Metodologias:
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Ao professor em sala de aula • Problematização da
temática a partir de imagens, fotografias, vídeos, músicas, poemas, textos •
Exposição e explicação de conteúdo • Realizar síntese/resumo
conceitual/topificado do conteúdo exposto Propor ao aluno: • Questões
problemáticas que envolvam argumentos do texto ao assunto abordado • Produção
textual • Pesquisa de campo • Pesquisa bibliográfica • Intervenção teatral •
Responder no grupo questões formuladas a partir do texto em estudo • Debates
em sala de aula • Jure simulado
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Avaliação:
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Critérios de avaliação: Avaliação Bimestral será
composto pela somatória da nota 4,0 (quatro vírgula zero) referente a
atividades diversificadas; mais a nota 6,0(seis vírgula zero) resultante de
no mínimo 02 avaliações, totalizando nota final de 10,0 (dez vírgula zero)
pontos. Notas de Atividades: tarefas e em sala, provas ( descritivas,
objetivas e subjetivas), trabalhos ( individuais e em grupos dependendo do
período do ano letivo). Atividades de leitura compreensiva de textos,
seminários ( Os alunos apresentam para seus colegas de turma em sala de aula
os estudos realizados em grupo ou individualmente de textos, filmes,
pesquisas, entre outros), relatórios, debates ( em sala de aula, em grupos),
projeto de pesquisa bibliográfica (internet elivro didático), produção de
textos, palestra/Apresentação oral, o, atividades a partir de recursos
audiovisuais (vídeos), trabalho em grupo, questões discursivas e objetivas;
*Instrumentos de avaliação:Provas objetivas e subjetivas, notas de
Atividades: tarefas e em sala,provas ( descritivas, objetivas e subjetivas),
trabalhos ( individuais e em grupos dependendo do período do ano letivo),
Seminários, apresentações diversas * Recuperação de estudos: A recuperação de
estudos se dará da seguinte forma: I.Será proporcionado a todos os alunos de
forma concomitante a revisão dos conteúdos não assimilados no processo de
ensinoaprendizagem; II. Após as revisões dos conteúdos, o aluno será
submetido a uma nova avaliação com peso 10,0( dez vírgula zero), cujo
resultado será somado à nota anteriormente obtida e dividido por 2 (dois), desde
que o resultado dessa avaliação de recuperação superior à nota anteriormente
obtida. Recuperação paralela deve possibilitar ao aluno recuperar ou aprender
o conteúdo dado, para tanto é preciso repetir o conteúdo para que este aluno
possa ter a oportunidade de recuperar a aprendizagem
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Bibliografia:
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Boulos Junior, Alfredo História sociedade &
cidadania – Edição reformulada, 8º ano / Alfredo Boulos Junior. 2. ed. São
Paulo : FTD, 2012 Diretrizes Curriculares da Educação BásicaHistória Plano
Político Pedagógico
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Provas prontas de História, Sociologia, Filosofia, Geografia e Ensino Religioso.
quarta-feira, 1 de abril de 2020
PLANO DE CURSO HISTÓRIA 8º ANO 2020
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