quarta-feira, 1 de abril de 2020

PLANO DE CURSO HISTÓRIA 8º ANO 2020

Ano / Período:
8º ANO
Turma(s):
82.03/EF.VESP
Eixo:
RELAÇÕES SOCIAIS, MEMÓRIA, IMAGINÁRIO E IDEOLOGIA
Disciplina(s):
HISTÓRIA
Conteudo:
HISTÓRIA –

8º ANO - 1º BIMESTRE O mundo contemporâneo: o Antigo Regime em crise; A questão do iluminismo e da ilustração. Respeito e valorização do idoso. Processo de envelhecimento; As revoluções inglesas e os princípios do liberalismo; Revolução Industrial e seus impactos na produção e circulação de povos, produtos e culturas; Revolução Francesa e seus desdobramentos Os processos de independência nas Américas Rebeliões na América portuguesa: as conjurações mineira e baiana HISTÓRIA –

8º ANO- 2º BIMESTRE Independência dos Estados Unidos da América. Independências na América espanhola. A revolução dos escravizados em São Domingo e seus múltiplos significados e desdobramentos: o caso do Haiti. Os caminhos até a independência do Brasil. HISTÓRIA –

8º ANO- 3º BIMESTRE Os processos de independência nas Américas A tutela da população indígena, a escravidão dos negros e a tutela dos egressos da escravidão. O Brasil no século XIX Brasil: Primeiro Reinado O Período Regencial e as contestações ao poder central O Brasil do Segundo Reinado: política e economia; A Lei de Terras e seus desdobramentos na política do Segundo Reinado, Territórios e fronteiras: a Guerra do Paraguai; Relatos de história oral e posse da terra por ex-escravos e a Guerra do Paraguai. O escravismo no Brasil do século XIX: plantations e revoltas de escravizados, abolicionismo e políticas migratórias no Brasil Imperial; Trabalho escravo na atualidade; O trabalho escravo em diversas regiões do Tocantins; Tráfico de Pessoas – Mercado de gente na atualidade Políticas de extermínio do indígena durante o Império. Território indígena no Tocantins – lutas locais A produção do imaginário nacional brasileiro: cultura popular, representações visuais, letras e o Romantismo no Brasil. História do Tocantins - Os Movimentos Separatistas. HISTÓRIA –

8º ANO - 4º BIMESTRE Configurações do mundo no século XIX Nacionalismo, revoluções e as novas nações europeias Uma nova ordem econômica: as demandas do capitalismo industrial e o lugar das economias africanas e asiáticas nas dinâmicas globai Os Estados Unidos da América e a América Latina no século XIX. O imperialismo europeu e a partilha da África e da Ásia. Pensamento e cultura no século XIX: darwinismo e racismo; O discurso civilizatório nas Américas, o silenciamento dos saberes indígenas e as formas de integração e destruição de comunidades e povos indígenas; Respeito e valorização do idoso; Processo de envelhecimento
Metodologias:
Ao professor em sala de aula • Problematização da temática a partir de imagens, fotografias, vídeos, músicas, poemas, textos • Exposição e explicação de conteúdo • Realizar síntese/resumo conceitual/topificado do conteúdo exposto Propor ao aluno: • Questões problemáticas que envolvam argumentos do texto ao assunto abordado • Produção textual • Pesquisa de campo • Pesquisa bibliográfica • Intervenção teatral • Responder no grupo questões formuladas a partir do texto em estudo • Debates em sala de aula • Jure simulado
Avaliação:
Critérios de avaliação: Avaliação Bimestral será composto pela somatória da nota 4,0 (quatro vírgula zero) referente a atividades diversificadas; mais a nota 6,0(seis vírgula zero) resultante de no mínimo 02 avaliações, totalizando nota final de 10,0 (dez vírgula zero) pontos. Notas de Atividades: tarefas e em sala, provas ( descritivas, objetivas e subjetivas), trabalhos ( individuais e em grupos dependendo do período do ano letivo). Atividades de leitura compreensiva de textos, seminários ( Os alunos apresentam para seus colegas de turma em sala de aula os estudos realizados em grupo ou individualmente de textos, filmes, pesquisas, entre outros), relatórios, debates ( em sala de aula, em grupos), projeto de pesquisa bibliográfica (internet elivro didático), produção de textos, palestra/Apresentação oral, o, atividades a partir de recursos audiovisuais (vídeos), trabalho em grupo, questões discursivas e objetivas; *Instrumentos de avaliação:Provas objetivas e subjetivas, notas de Atividades: tarefas e em sala,provas ( descritivas, objetivas e subjetivas), trabalhos ( individuais e em grupos dependendo do período do ano letivo), Seminários, apresentações diversas * Recuperação de estudos: A recuperação de estudos se dará da seguinte forma: I.Será proporcionado a todos os alunos de forma concomitante a revisão dos conteúdos não assimilados no processo de ensinoaprendizagem; II. Após as revisões dos conteúdos, o aluno será submetido a uma nova avaliação com peso 10,0( dez vírgula zero), cujo resultado será somado à nota anteriormente obtida e dividido por 2 (dois), desde que o resultado dessa avaliação de recuperação superior à nota anteriormente obtida. Recuperação paralela deve possibilitar ao aluno recuperar ou aprender o conteúdo dado, para tanto é preciso repetir o conteúdo para que este aluno possa ter a oportunidade de recuperar a aprendizagem
Bibliografia:
Boulos Junior, Alfredo História sociedade & cidadania – Edição reformulada, 8º ano / Alfredo Boulos Junior. 2. ed. São Paulo : FTD, 2012 Diretrizes Curriculares da Educação BásicaHistória Plano Político Pedagógico



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