Ano / Período:
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6º ANO
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Turma(s):
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62.03/EF.VESP
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Eixo:
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ESPAÇO GEOGRÁFICO - MEIO AMBIENTE, PAISAGEM E
SOCIEDADE
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Disciplina(s):
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HISTÓRIA
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Conteudo:
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1º BIMESTRE O sujeito e seu lugar no mundo
Identidade sociocultural Os diferentes tipos de paisagens; As paisagens como
dimensões da identidade cultural; Paisagens locais; Noções de lugar. As
paisagens e seus povos originários Os diferentes lugares e paisagens rurais e
urbanas; As comunidades tradicionais do estado do Tocantins Conexões e
escalas Relações entre os componentes físico- -naturais Os planetas e seus
movimentos; Movimentos da Terra; Estações do ano; Tempo e clima; Massas de
ar. Ciclo hidrológico e seu escoamento nos ambientes rurais e urbanos As
principais características que constituem uma bacia hidrográfica; Bacias
hidrográficas - aspectos gerais; Bacias hidrográficas - Brasil; Redes
hidrográficas municipais; Bacia Hidrográfica - Tocantins Araguaia e sua
importância no contexto local e a ação antrópica;
2º BIMESTRE Conexões e escalas A interdependência do
clima, solo, relevo e as formações vegetais Solos do Brasil e do Tocantins;
Relevo brasileiro e tocantinense; Vegetação brasileira e tocantinense; Os
biomas do Brasil. Mundo do trabalho Transformações das paisagens naturais e
antrópicas. O trabalho humano na construção da paisagem e do espaço
geográfico; Geografia e o Espaço Geográfico. A interação humana com a
natureza a partir do surgimento das cidades; As mudanças que ocorreram com o
tempo na relação do ser humano com a natureza.
3º BIMESTRE Formas de representação e pensamento
espacial Fenômenos naturais e sociais representados de diferentes maneiras.
Escala cartográfica: importante elemento presente nos mapas; Escala gráfica e
escala numérica; Coordenadas geográficas; Paralelos e meridianos; Fusos
Horários; Estudo de projeções cartográficas; Mapas; Mapas temáticos;
Interpretação de mapas. Representação de elementos e estruturas da superfície
terrestre, através de blocos tridimensionais, blocos-diagramas e perfis
topográficos. Natureza, ambiente e qualidade de vida Biodiversidade e ciclo
hidrológico Estudo do solo; Manejo e preservação do solo; Os diferentes tipos
de agricultura no Estado do Tocantins; Utilização dos recursos hídricos em
áreas urbanas e rurais - Tocantins.
4º BIMESTRE Natureza, ambiente e qualidade de vida
As práticas humanas e as dinâmicas ambientais e climáticas. A biodiversidade
e as relações humanas em escala, local, regional, nacional e mundial. O uso
das bacias hidrográficas; A importância dessas bacias e qual seu impacto e
risco na atualidade; As principais hidrelétricas do Brasil e do Tocantins.
Atividades humanas e dinâmicas climática As vantagens e desvantagens das práticas
humanas em relação às dinâmicas climáticas; Como são formadas ilhas de calor
e quais as suas consequências
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Metodologias:
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Metodologias: Ao professor em sala de aula •
Problematização da temática a partir de imagens, fotografias, vídeos,
músicas, poemas, textos • Exposição e explicação de conteúdo • Realizar
síntese/resumo conceitual/topificado do conteúdo exposto Propor ao aluno: •
Questões problemáticas que envolvam argumentos do texto ao assunto abordado •
Produção textual • Pesquisa de campo • Pesquisa bibliográfica • Intervenção
teatral • Responder no grupo questões formuladas a partir do texto em estudo
• Debates em sala de aula • Júri simulado
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Avaliação:
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Avaliação: Critérios de avaliação: Avaliação
Bimestral será composto pela somatória da nota 4,0 (quatro vírgula zero)
referente a atividades diversificadas; mais a nota 6,0(seis vírgula zero)
resultante de no mínimo 02 avaliações, totalizando nota final de 10,0 (dez
vírgula zero) pontos. Notas de Atividades: tarefas e em sala, provas (
descritivas, objetivas e subjetivas), trabalhos ( individuais e em grupos
dependendo do período do ano letivo). Atividades de leitura compreensiva de
textos, seminários ( Os alunos apresentam para seus colegas de turma em sala
de aula os estudos realizados em grupo ou individualmente de textos, filmes,
pesquisas, entre outros), relatórios, debates ( em sala de aula, em grupos),
projeto de pesquisa bibliográfica (internet e livro didático), produção de
textos, palestra/Apresentação oral, o, atividades a partir de recursos
audiovisuais (vídeos), trabalho em grupo, questões discursivas e objetivas;
*Instrumentos de avaliação: Provas objetivas e subjetivas, notas de
Atividades: tarefas e em sala, provas ( descritivas, objetivas e subjetivas),
trabalhos ( individuais e em grupos dependendo do período do ano letivo),
Seminários, apresentações diversas * Recuperação de estudos: A recuperação de
estudos se dará da seguinte forma: I. Será proporcionado a todos os alunos de
forma concomitante a revisão dos conteúdos não assimilados no processo de
ensinoaprendizagem; II. Após as revisões dos conteúdos, o aluno será
submetido a uma nova avaliação com peso 10,0( dez vírgula zero), cujo
resultado será somado à nota anteriormente obtida e dividido por 2 (dois),
desde que o resultado dessa avaliação de recuperação superior à nota
anteriormente obtida. Recuperação paralela deve possibilitar ao aluno
recuperar ou aprender o conteúdo dado, para tanto é preciso repetir o
conteúdo para que este aluno possa ter a oportunidade de recuperar a
aprendizage
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Provas prontas de História, Sociologia, Filosofia, Geografia e Ensino Religioso.
quarta-feira, 1 de abril de 2020
PLANO DE CURSO 6° ANO GEOGRAFIA 2020
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