quarta-feira, 1 de abril de 2020

PLANO DE CURSO 6° ANO GEOGRAFIA 2020

Ano / Período:
6º ANO
Turma(s):
62.03/EF.VESP
Eixo:
ESPAÇO GEOGRÁFICO - MEIO AMBIENTE, PAISAGEM E SOCIEDADE
Disciplina(s):
HISTÓRIA
Conteudo:

1º BIMESTRE O sujeito e seu lugar no mundo Identidade sociocultural Os diferentes tipos de paisagens; As paisagens como dimensões da identidade cultural; Paisagens locais; Noções de lugar. As paisagens e seus povos originários Os diferentes lugares e paisagens rurais e urbanas; As comunidades tradicionais do estado do Tocantins Conexões e escalas Relações entre os componentes físico- -naturais Os planetas e seus movimentos; Movimentos da Terra; Estações do ano; Tempo e clima; Massas de ar. Ciclo hidrológico e seu escoamento nos ambientes rurais e urbanos As principais características que constituem uma bacia hidrográfica; Bacias hidrográficas - aspectos gerais; Bacias hidrográficas - Brasil; Redes hidrográficas municipais; Bacia Hidrográfica - Tocantins Araguaia e sua importância no contexto local e a ação antrópica;

2º BIMESTRE Conexões e escalas A interdependência do clima, solo, relevo e as formações vegetais Solos do Brasil e do Tocantins; Relevo brasileiro e tocantinense; Vegetação brasileira e tocantinense; Os biomas do Brasil. Mundo do trabalho Transformações das paisagens naturais e antrópicas. O trabalho humano na construção da paisagem e do espaço geográfico; Geografia e o Espaço Geográfico. A interação humana com a natureza a partir do surgimento das cidades; As mudanças que ocorreram com o tempo na relação do ser humano com a natureza.

3º BIMESTRE Formas de representação e pensamento espacial Fenômenos naturais e sociais representados de diferentes maneiras. Escala cartográfica: importante elemento presente nos mapas; Escala gráfica e escala numérica; Coordenadas geográficas; Paralelos e meridianos; Fusos Horários; Estudo de projeções cartográficas; Mapas; Mapas temáticos; Interpretação de mapas. Representação de elementos e estruturas da superfície terrestre, através de blocos tridimensionais, blocos-diagramas e perfis topográficos. Natureza, ambiente e qualidade de vida Biodiversidade e ciclo hidrológico Estudo do solo; Manejo e preservação do solo; Os diferentes tipos de agricultura no Estado do Tocantins; Utilização dos recursos hídricos em áreas urbanas e rurais - Tocantins.

4º BIMESTRE Natureza, ambiente e qualidade de vida As práticas humanas e as dinâmicas ambientais e climáticas. A biodiversidade e as relações humanas em escala, local, regional, nacional e mundial. O uso das bacias hidrográficas; A importância dessas bacias e qual seu impacto e risco na atualidade; As principais hidrelétricas do Brasil e do Tocantins. Atividades humanas e dinâmicas climática As vantagens e desvantagens das práticas humanas em relação às dinâmicas climáticas; Como são formadas ilhas de calor e quais as suas consequências
Metodologias:
Metodologias: Ao professor em sala de aula • Problematização da temática a partir de imagens, fotografias, vídeos, músicas, poemas, textos • Exposição e explicação de conteúdo • Realizar síntese/resumo conceitual/topificado do conteúdo exposto Propor ao aluno: • Questões problemáticas que envolvam argumentos do texto ao assunto abordado • Produção textual • Pesquisa de campo • Pesquisa bibliográfica • Intervenção teatral • Responder no grupo questões formuladas a partir do texto em estudo • Debates em sala de aula • Júri simulado

Avaliação:
Avaliação: Critérios de avaliação: Avaliação Bimestral será composto pela somatória da nota 4,0 (quatro vírgula zero) referente a atividades diversificadas; mais a nota 6,0(seis vírgula zero) resultante de no mínimo 02 avaliações, totalizando nota final de 10,0 (dez vírgula zero) pontos. Notas de Atividades: tarefas e em sala, provas ( descritivas, objetivas e subjetivas), trabalhos ( individuais e em grupos dependendo do período do ano letivo). Atividades de leitura compreensiva de textos, seminários ( Os alunos apresentam para seus colegas de turma em sala de aula os estudos realizados em grupo ou individualmente de textos, filmes, pesquisas, entre outros), relatórios, debates ( em sala de aula, em grupos), projeto de pesquisa bibliográfica (internet e livro didático), produção de textos, palestra/Apresentação oral, o, atividades a partir de recursos audiovisuais (vídeos), trabalho em grupo, questões discursivas e objetivas; *Instrumentos de avaliação: Provas objetivas e subjetivas, notas de Atividades: tarefas e em sala, provas ( descritivas, objetivas e subjetivas), trabalhos ( individuais e em grupos dependendo do período do ano letivo), Seminários, apresentações diversas * Recuperação de estudos: A recuperação de estudos se dará da seguinte forma: I. Será proporcionado a todos os alunos de forma concomitante a revisão dos conteúdos não assimilados no processo de ensinoaprendizagem; II. Após as revisões dos conteúdos, o aluno será submetido a uma nova avaliação com peso 10,0( dez vírgula zero), cujo resultado será somado à nota anteriormente obtida e dividido por 2 (dois), desde que o resultado dessa avaliação de recuperação superior à nota anteriormente obtida. Recuperação paralela deve possibilitar ao aluno recuperar ou aprender o conteúdo dado, para tanto é preciso repetir o conteúdo para que este aluno possa ter a oportunidade de recuperar a aprendizage



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