SECRETARIA
DA JUVENTUDE E ESPORTE DO TOCANTINS
DIRETORIA
REGIONAL DE ENSINO DIANOPOLIS
TAGUATINGA
– TO
PLANO
DE TRABALHO HISTÓRIA
ENSINO
MÉDIO
2019
1° ANO DO ENSINO MÉDIO 1° BIMESTRE
CONTEÚDOS
UNIDADE 01 A HISTÓRIA ANTES DA ESCRITA
CAPÍTULO 01: FORMAÇAO DA HUMANIDADE
ü Introdução ao Estudo da História:
ü A História antes da escrita
ü Big Bag
ü Idades da Terra
ü Origem das espécies
ü A descoberta do fogo
ü Glaciações
ü Dinossauros
ü Hominídeos
ü Arqueólogos
ü O Surgimento do humano
ü Homo sapiens
ü Pré-história
ü O período Paleolítico e a importância do
fogo.
ü O período Neolítico
ü A Idade dos Metais
CAPÍTULO 02: CONTINENTE AMERICANO
ü A Pré-história sul-americana, brasileira e
regional.
ü O povoamento do continente.
ü Descobertas arqueológicas.
ü Sítios arqueológicos
ü América povoada por africanos.
ü A cultura dos sambaquis.
ü Os registros rupestres
ü São Raimundo Nonato.
UNIDADE 02 : DO ORIENTE PRÓXIMO AO MEDITERRÃNEO – AS
SOCIEDADES ANTIGAS.
CAPÍTULO 03: SOCIEDADE DO ORIENTE PRÓXIMO
ü Sociedades hidráulicas: uma base comum.
ü Faraó, pirâmides e camponeses no Egito.
ü A escrita foi uma dádiva do Egito Antigo.
ü As pirâmides egípcias
ü Despotismo oriental
ü Deuses e faraós
ü Babilônicos e assírios: a mesopotâmia.
ü A escrita cuneiforme.
ü A Babilônia
de Hamurabi
ü As leis da Babilônia.
ü Expansão assíria.
ü Babilônia dos caldeus.
ü O Império Persa.
ü O monoteísmo dos hebreus.
ü No tempo de Moises.
ü A Bíblia e a História.
ü O reino hebreu.
ü O reino dividido.
ü Navegadores do Oriente no mediterrâneo: os
fenícios.
ü O livro dos Mortos.
ü Povos indígenas do Tocantins.
HABILIDADES
Analisar processos
histórico-sociais aplicando conhecimentos de várias áreas do saber
Identificar
características e conceitos relacionados às várias temporalidades históricas
Reconhecer a
diversidade dos processos históricos e das experiências humanas
Reconhecer a
importância de submeter à crítica o conceito de Pré-história, com base na
crítica ao viés eurocêntrico e à delimitação pela ausência da escrita
Reconhecer a
importância da escrita para o desenvolvimento histórico da humanidade,
identificando seus diferentes suportes
Identificar as
diferentes linguagens das fontes históricas, para a compreensão de fenômenos
histórico-sociais
Reconhecer o papel
dos diferentes meios de comunicação na construção do conhecimento histórico
Estabelecer
relações espaciais e temporais, relativas ao surgimento da humanidade e ao
povoamento de diferentes espaços geográficos
Analisar os
processos de formação das instituições sociais e políticas, a partir de
diferentes formas de regulamentação das sociedades ao longo da história
Comparar
diferentes explicações para fatos e processos histórico-sociais
Relacionar
sociedade e natureza, analisando suas interações na organização das sociedades
Identificar as
principais características do processo histórico de constituição da Cidade,
analisando sua importância e significados ao longo do tempo.
Identificar as
diversidades geocronológicas das produções culturais
Conhecer, dominar
e usar palavras–chave na resolução de exercícios dissertativos.
Ler e interpretar
textos orais, escritos, vídeos, gráficos e utilizar diferentes representações
(mapas, tabelas, gráficos, ícones)
Organizar
registros individuais e em grupo dos temas debatidos em sala de aula.
Valorizar a
discussão e a troca de ideias como forma de crescimento intelectual,
amadurecimento psicológico e prática de estudo.
Ter uma atitude
colaborativa e ativa diante do conhecimento.
Desenvolver a
capacidade de comunicar-se e produzir textos adequados.
Apresentar suas
ideias com coerência, trocando-as e criando conceitos e saberes coletivamente.
Ser tolerante e
respeitar a opinião dos colegas.
Valorizar a
participação política de maneira positiva, participativa e democrática.
Conhecer,
valorizar e proteger o patrimônio histórico.
Estabelecer
relações de ruptura e continuidade em relação às lutas sociais ocorridas
durante a história romana.
1° ANO DO ENSINO MÉDIO 2° BIMESTRE
CONTEÚDOS
UNIDADE 02 : DO ORIENTE PRÓXIMO AO MEDITERRÃNEO – AS
SOCIEDADES ANTIGAS.
CAPÍTULO 04: SOCIEDADES DA GRÉCIA ANTIGA
ü Entre o Minotauro e a Guerra de Troia.
ü A civilização cretense.
ü Tempos homéricos.
ü A cidade grega e a escravidão antiga.
ü A colonização grega e a expansão comercial.
ü O exemplo de Atenas: democracia antiga.
ü Tempos de democracia: cidadania – as
mulheres gregas.
ü As Guerras Médicas e o Império Ateniense.
ü Esparta: aristocracia guerreira.
ü Guerreiros espartanos
ü O mundo helenístico: mescla entre o
Ocidente e o Oriente.
ü O domínio macedônico.
ü O significado do helenismo.
ü Invenções gregas: o teatro, a filosofia.
ü Os jogos olímpicos.
ü Alguns deuses do Olimpo.
ü A Academia de Platão.
CAPÍTULO 05: A FORMAÇAO DO IMPÉRIO ROMANO
ü Fundação de Roma.
ü A origem histórica
ü A Formação da República patrícia.
ü O patriarcalismo na Roma Antiga.
ü Tempos da República
ü Patrícios versus plebeus.
ü As Guerras Púnicas.
ü O Direito Romano.
ü Escravidão e rebelião.
ü A crise agrária e os irmãos Graco.
ü A construção de um império.
ü No tempo de César.
ü A pax romana.
ü Os sucessores de Augusto.
ü Mare nostrum: o poder do império Romano.
ü O cristianismo entre o messias e os
mártires.
ü Os primeiros cristãos.
ü A crise do Império Romano do Ocidente.
ü A divisão do Império Romano.
ü Os gladiadores.
ü
HABILIDADES
Analisar os processos de formação histórica
das instituições sociais, políticas e econômicas, relacionando-os às práticas
dos diferentes grupos e agentes sociais
Identificar os
principais traços da organização política das sociedades, reconhecendo opapel
das leis em sua estruturação e organização
Identificar os
instrumentos para ordenar os eventos históricos, relacionando-os a fatores
econômicos, políticos e culturais
Identificar, a
partir de mapas, fenômenos e fatos histórico-sociais, considerando suas
dimensões temporais e espaciais
Confrontar formas
de interações culturais, sociais e econômicas em diferentes contextos
históricos
Identificar os significados
históricos das relações de poder entre as nações e as civilizações ao longo da
história
Valorizar a
diversidade do patrimônio cultural e artístico, identificando suas
manifestações e representações em diferentes sociedades
Analisar as práticas
e o pensamento democrático grego
Identificar a
historicidade das interpretações históricas
Identificar, nas
manifestações atuais de religião e religiosidade, os processos históricos de
sua constituição
Reconhecer as
formas históricas das sociedades como resultado das relações de poder entre as
nações
Identificar as
principais características do sistema de trabalho na Idade Média europeia
Identificar as
características do Império Bizantino e do mundo árabe na Idade Média
Classificar cronologicamente
os principais períodos que dividem a história das sociedades ocidentais
Reconhecer os
principais elementos conformadores das relações sociais nos ambientes
cotidianos
1° ANO DO ENSINO MÉDIO 3° BIMESTRE
CONTEÚDOS
A civilização
romana e as migrações bárbaras
Império Bizantino
e o mundo árabe
Os Francos e o
Império de Carlos Magno
Sociedade Feudal
Características
sociais, econômicas, políticas e culturais
HABILIDADES
Analisar, a partir
de textos, os processos de transformação histórica, identificando suas
principais características econômicas, políticas e sociais
Reconhecer a
dinâmica da organização dos movimentos sociais, relacionando-os às
transformações do contexto histórico
Reconhecer
fenômenos e fatos histórico-sociais a partir da análise comparada de
mapas,considerando suas dimensões temporais e espaciais
Identificar as
principais características do processo histórico de constituição, transformação
e uso dos espaços urbanos
Comparar
diferentes pontos de vista sobre situações de natureza histórico-cultural,
identificando os pressupostos de cada interpretação e analisando a validade dos
argumentos utilizados
Identificar as
principais causas e características dos movimentos de migração que
caracterizaram o processo histórico de ocupação territorial
Identificar
fenômenos e fatos histórico-sociais em suas dimensões espaciais e temporais
Identificar e
valorizar a diversidade do patrimônio cultural, reconhecendo suas manifestações
e inter-relações em diferentes sociedades
Reconhecer a
importância do patrimônio étnico-cultural para a preservação da memória e
da identidade dos
variados grupos sociais
Desenvolver a
compreensão dos elementos socioculturais que constituem as identidades, a
partir do estudo das questões de alteridade
Reconhecer a
importância de valorizar a diversidade nas práticas de religião e religiosidade
dos indivíduos e grupos sociais
1° ANO DO ENSINO MÉDIO 4° BIMESTRE
CONTEÚDOS
Renascimento
comercial e urbano e formação das monarquias nacionais
Expansão europeia
nos séculos XV e XVI
Características
econômicas, políticas, culturais e religiosas
Sociedades africanas
da região subsaariana até o século XV
A vida na América
antes da conquista europeia
As sociedades
maia, inca e asteca
HABILIDADES
Interpretar
processos de transformação histórica, a partir da construção e aplicação de
conceitos de diversas áreas do conhecimento
Analisar as formas
de circulação da cultura em diferentes momentos da história
Analisar processos
sociais utilizando conhecimentos históricos e geográficos
Reconhecer e
valorizar a diversidade dos patrimônios étnico-culturais e artísticos de
diferentes sociedades
Identificar
propostas que reconheçam a importância do patrimônio étnico-cultural e
artístico para a preservação das memórias e das identidades nacionais
Compreender a
gênese e a transformação das diferentes organizações territoriais e os
múltiplos fatores que nelas intervêm como produtos das relações de poder
Identificar os
principais objetivos e características do processo de expansão e conquista
desenvolvido pelos europeus a partir dos séculos XV-XVI
Identificar, a
partir de documentos de variada espécie, as principais características das
sociedades pré-colombianas (maias, astecas e incas)
Reconhecer a
importância do estudo das questões de alteridade para compreender as relações
de caráter histórico-cultural
Reconhecer as
formas atuais das sociedades como resultado das lutas pelo poder entre as
nações
Reconhecer e
valorizar a diversidade dos patrimônios étnico-culturais e artísticos,
identificando-a em suas manifestações e representações ao longo da história
Reconhecer a
importância da cultura material para a construção do conhecimento histórico
METODOLOGIA DAS AULAS (como serão as nossas aulas)
Identificação de
conhecimento prévio através de debate coletivo mediado pelo professor
Estudo mediado
através de livros/ apostilas – Estudo Dirigido.
Análise e leitura
coletiva de imagens e mapas com recursos multimídias.
Resolução de
atividades em grupo.
Aulas Híbridas:
aula invertida; seminário relâmpago; rotação em estações.
Aprendizagem
sistêmica e colaborativa: dupla dinâmica; decolar/aterrissar; troca
cronometrada; roda viva do conhecimento.
Análise de vídeos
relacionados ao conteúdo.
Estudo do meio
AVALIAÇÃO (como serão avaliados)
A1 – Avaliação
individual e escrita.
A2 – Trabalho em
grupo e escrito a partir do estudo do meio em parceria com a disciplina de
Geografia.
A3 – Avaliação
Objetiva em conjunto com as demais disciplinas.
A4 – Trabalho
individual e escrito com diversas atividades do livro didático e apostilas de
atividades com documentos.
P1 – Avaliação de
Processo – avaliação individual em relação à participação e postura do aluno.
T1 – Avaliação Bimestral
– conteúdo cumulativo segundo calendário oficial da escola.
LEGENDA DOS TIPOS DE AVALIAÇÕES
TGI
= TRABALHO EM GRUPO E INDIVIDUAL
FPI
= FECHAMENTO DE PROVA INDIVIDUAL
ETI
= ENTREGA DE TRABALHO INDIVIDUAL
FTI
= FECHAMENTO DE TRABALHO INDIVIDUAL
ETG
= ENTREGA DE TRABALHO EM GRUPO
FTG
= FECHAMENTO DE TRABALHO EM GRUPO
RF
= RESULTADO FINAL
F
= FECHAMENTO
AT
= ATIVIDADES
I
= INDIVIDUAL
G
= GRUPO
PI
= PROVA INDIVIDUAL
S
= SEMINÁRIO
P – PARTICIPAÇÃO
LEGENDA DA NATUREZA DAS AVALIAÇÕES
A1, A2, A3,.... = AVALIAÇÃO CONTÍNUA
P
= NOTA DE PROCESSO (ASPECTOS COMPORTAMENTAIS AVALIADOS)
B
= AVALIAÇÃO BIMESTRAL
PO
= PROVA OBJETIVA
BIBLIOGRAFIA
São Paulo (Estado)
Secretaria da Educação.Currículo do Estado de São Paulo: Ciências Humanas e
suas tecnologias / Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini;
coordenação de área,Paulo Miceli . – 1. ed. atual. – São Paulo : SE, 2012. 152
p.
Tocantins
( Estado) Secretaria de Educação, Juventude e Esportes: Ciências Humanas e sua
tecnologias / Documento Referência para Elaboração dos Planos de Ensino – 2017
– Palmas – TO.
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