quarta-feira, 1 de abril de 2020

PLANO DE TRABALHO HISTÓRIA 2019 1° ANO


SECRETARIA DA JUVENTUDE E ESPORTE DO TOCANTINS
DIRETORIA REGIONAL DE ENSINO DIANOPOLIS
TAGUATINGA – TO
PLANO DE TRABALHO HISTÓRIA
ENSINO MÉDIO
2019

1° ANO DO ENSINO MÉDIO 1° BIMESTRE

CONTEÚDOS

UNIDADE 01 A HISTÓRIA ANTES DA ESCRITA

CAPÍTULO 01: FORMAÇAO DA HUMANIDADE

ü  Introdução ao Estudo da História:
ü  A História antes da escrita
ü  Big Bag
ü  Idades da Terra
ü  Origem das espécies
ü  A descoberta do fogo
ü  Glaciações
ü  Dinossauros
ü  Hominídeos
ü  Arqueólogos 
ü  O Surgimento do humano
ü  Homo sapiens
ü  Pré-história
ü  O período Paleolítico e a importância do fogo.
ü  O período Neolítico
ü  A Idade dos Metais

CAPÍTULO 02: CONTINENTE AMERICANO

ü  A Pré-história sul-americana, brasileira e regional.
ü  O povoamento do continente.
ü  Descobertas arqueológicas.
ü  Sítios arqueológicos
ü  América povoada por africanos.
ü  A cultura dos sambaquis.
ü  Os registros rupestres
ü  São Raimundo Nonato.

UNIDADE 02 : DO ORIENTE PRÓXIMO AO MEDITERRÃNEO – AS SOCIEDADES ANTIGAS.

CAPÍTULO 03: SOCIEDADE DO ORIENTE PRÓXIMO

ü  Sociedades hidráulicas: uma base comum.
ü  Faraó, pirâmides e camponeses no Egito.
ü  A escrita foi uma dádiva do Egito Antigo.
ü  As pirâmides egípcias
ü  Despotismo oriental
ü  Deuses e faraós
ü  Babilônicos e assírios: a mesopotâmia.
ü  A escrita cuneiforme.
ü  A Babilônia  de Hamurabi
ü  As leis da Babilônia.
ü  Expansão assíria.
ü  Babilônia dos caldeus.
ü  O Império Persa.
ü  O monoteísmo dos hebreus.
ü  No tempo de Moises.
ü  A Bíblia e a História.
ü  O reino hebreu.
ü  O reino dividido.
ü  Navegadores do Oriente no mediterrâneo: os fenícios.
ü  O livro dos Mortos. 
ü  Povos indígenas do Tocantins.

HABILIDADES

Analisar processos histórico-sociais aplicando conhecimentos de várias áreas do saber

Identificar características e conceitos relacionados às várias temporalidades históricas

Reconhecer a diversidade dos processos históricos e das experiências humanas

Reconhecer a importância de submeter à crítica o conceito de Pré-história, com base na crítica ao viés eurocêntrico e à delimitação pela ausência da escrita

Reconhecer a importância da escrita para o desenvolvimento histórico da humanidade, identificando seus diferentes suportes

Identificar as diferentes linguagens das fontes históricas, para a compreensão de fenômenos histórico-sociais

Reconhecer o papel dos diferentes meios de comunicação na construção do conhecimento histórico

Estabelecer relações espaciais e temporais, relativas ao surgimento da humanidade e ao povoamento de diferentes espaços geográficos

Analisar os processos de formação das instituições sociais e políticas, a partir de diferentes formas de regulamentação das sociedades ao longo da história

Comparar diferentes explicações para fatos e processos histórico-sociais

Relacionar sociedade e natureza, analisando suas interações na organização das sociedades

Identificar as principais características do processo histórico de constituição da Cidade, analisando sua importância e significados ao longo do tempo.

Identificar as diversidades geocronológicas das produções culturais

Conhecer, dominar e usar palavras–chave na resolução de exercícios dissertativos.

Ler e interpretar textos orais, escritos, vídeos, gráficos e utilizar diferentes representações (mapas, tabelas, gráficos, ícones)

Organizar registros individuais e em grupo dos temas debatidos em sala de aula.

Valorizar a discussão e a troca de ideias como forma de crescimento intelectual, amadurecimento psicológico e prática de estudo.

Ter uma atitude colaborativa e ativa diante do conhecimento.

Desenvolver a capacidade de comunicar-se e produzir textos adequados.

Apresentar suas ideias com coerência, trocando-as e criando conceitos e saberes coletivamente.
Ser tolerante e respeitar a opinião dos colegas.

Valorizar a participação política de maneira positiva, participativa e democrática.

Conhecer, valorizar e proteger o patrimônio histórico.

Estabelecer relações de ruptura e continuidade em relação às lutas sociais ocorridas durante a história romana.


1° ANO DO ENSINO MÉDIO 2° BIMESTRE

CONTEÚDOS

UNIDADE 02 : DO ORIENTE PRÓXIMO AO MEDITERRÃNEO – AS SOCIEDADES ANTIGAS.

CAPÍTULO 04: SOCIEDADES DA GRÉCIA ANTIGA

ü  Entre o Minotauro e a Guerra de Troia.
ü  A civilização cretense.
ü  Tempos homéricos.
ü  A cidade grega e a escravidão antiga.
ü  A colonização grega e a expansão comercial.
ü  O exemplo de Atenas: democracia antiga.
ü  Tempos de democracia: cidadania – as mulheres gregas.
ü  As Guerras Médicas e o Império Ateniense.
ü  Esparta: aristocracia guerreira.
ü  Guerreiros espartanos
ü  O mundo helenístico: mescla entre o Ocidente e o Oriente.
ü  O domínio macedônico.
ü  O significado do helenismo.
ü  Invenções gregas: o teatro, a filosofia.
ü  Os jogos olímpicos.
ü  Alguns deuses do Olimpo.
ü  A Academia de Platão.

CAPÍTULO 05:  A FORMAÇAO DO IMPÉRIO ROMANO

ü  Fundação de Roma.
ü  A origem histórica
ü  A Formação da República patrícia.
ü  O patriarcalismo na Roma Antiga.
ü  Tempos da República 
ü  Patrícios versus plebeus.
ü  As Guerras Púnicas.
ü  O Direito Romano.
ü  Escravidão e rebelião.
ü  A crise agrária e os irmãos Graco.
ü  A construção de um império.
ü  No tempo de César.
ü  A pax romana.
ü  Os sucessores de Augusto.
ü  Mare nostrum: o poder do império Romano.
ü  O cristianismo entre o messias e os mártires.
ü  Os primeiros cristãos.
ü  A crise do Império Romano do Ocidente.
ü  A divisão do Império Romano.
ü  Os gladiadores.
ü        
  

HABILIDADES

 Analisar os processos de formação histórica das instituições sociais, políticas e econômicas, relacionando-os às práticas dos diferentes grupos e agentes sociais

Identificar os principais traços da organização política das sociedades, reconhecendo opapel das leis em sua estruturação e organização

Identificar os instrumentos para ordenar os eventos históricos, relacionando-os a fatores econômicos, políticos e culturais

Identificar, a partir de mapas, fenômenos e fatos histórico-sociais, considerando suas dimensões temporais e espaciais

Confrontar formas de interações culturais, sociais e econômicas em diferentes contextos históricos

Identificar os significados históricos das relações de poder entre as nações e as civilizações ao longo da história

Valorizar a diversidade do patrimônio cultural e artístico, identificando suas manifestações e representações em diferentes sociedades

Analisar as práticas e o pensamento democrático grego

Identificar a historicidade das interpretações históricas

Identificar, nas manifestações atuais de religião e religiosidade, os processos históricos de sua constituição

Reconhecer as formas históricas das sociedades como resultado das relações de poder entre as nações

Identificar as principais características do sistema de trabalho na Idade Média europeia

Identificar as características do Império Bizantino e do mundo árabe na Idade Média

Classificar cronologicamente os principais períodos que dividem a história das sociedades ocidentais

Reconhecer os principais elementos conformadores das relações sociais nos ambientes cotidianos














1° ANO DO ENSINO MÉDIO 3° BIMESTRE

CONTEÚDOS

A civilização romana e as migrações bárbaras
Império Bizantino e o mundo árabe
Os Francos e o Império de Carlos Magno
Sociedade Feudal
Características sociais, econômicas, políticas e culturais


HABILIDADES

Analisar, a partir de textos, os processos de transformação histórica, identificando suas principais características econômicas, políticas e sociais

Reconhecer a dinâmica da organização dos movimentos sociais, relacionando-os às transformações do contexto histórico

Reconhecer fenômenos e fatos histórico-sociais a partir da análise comparada de mapas,considerando suas dimensões temporais e espaciais

Identificar as principais características do processo histórico de constituição, transformação e uso dos espaços urbanos

Comparar diferentes pontos de vista sobre situações de natureza histórico-cultural, identificando os pressupostos de cada interpretação e analisando a validade dos argumentos utilizados

Identificar as principais causas e características dos movimentos de migração que caracterizaram o processo histórico de ocupação territorial

Identificar fenômenos e fatos histórico-sociais em suas dimensões espaciais e temporais

Identificar e valorizar a diversidade do patrimônio cultural, reconhecendo suas manifestações e inter-relações em diferentes sociedades

Reconhecer a importância do patrimônio étnico-cultural para a preservação da memória e
da identidade dos variados grupos sociais

Desenvolver a compreensão dos elementos socioculturais que constituem as identidades, a partir do estudo das questões de alteridade

Reconhecer a importância de valorizar a diversidade nas práticas de religião e religiosidade dos indivíduos e grupos sociais



1° ANO DO ENSINO MÉDIO 4° BIMESTRE

CONTEÚDOS

Renascimento comercial e urbano e formação das monarquias nacionais
Expansão europeia nos séculos XV e XVI
Características econômicas, políticas, culturais e religiosas
Sociedades africanas da região subsaariana até o século XV
A vida na América antes da conquista europeia
As sociedades maia, inca e asteca


HABILIDADES

Interpretar processos de transformação histórica, a partir da construção e aplicação de conceitos de diversas áreas do conhecimento

Analisar as formas de circulação da cultura em diferentes momentos da história

Analisar processos sociais utilizando conhecimentos históricos e geográficos

Reconhecer e valorizar a diversidade dos patrimônios étnico-culturais e artísticos de diferentes sociedades

Identificar propostas que reconheçam a importância do patrimônio étnico-cultural e artístico para a preservação das memórias e das identidades nacionais

Compreender a gênese e a transformação das diferentes organizações territoriais e os múltiplos fatores que nelas intervêm como produtos das relações de poder

Identificar os principais objetivos e características do processo de expansão e conquista desenvolvido pelos europeus a partir dos séculos XV-XVI

Identificar, a partir de documentos de variada espécie, as principais características das sociedades pré-colombianas (maias, astecas e incas)

Reconhecer a importância do estudo das questões de alteridade para compreender as relações de caráter histórico-cultural

Reconhecer as formas atuais das sociedades como resultado das lutas pelo poder entre as nações

Reconhecer e valorizar a diversidade dos patrimônios étnico-culturais e artísticos, identificando-a em suas manifestações e representações ao longo da história

Reconhecer a importância da cultura material para a construção do conhecimento histórico




METODOLOGIA DAS AULAS (como serão as nossas aulas)

Identificação de conhecimento prévio através de debate coletivo mediado pelo professor

Estudo mediado através de livros/ apostilas – Estudo Dirigido.

Análise e leitura coletiva de imagens e mapas com recursos multimídias.

Resolução de atividades em grupo.

Aulas Híbridas: aula invertida; seminário relâmpago; rotação em estações.

Aprendizagem sistêmica e colaborativa: dupla dinâmica; decolar/aterrissar; troca cronometrada; roda viva do conhecimento.

Análise de vídeos relacionados ao conteúdo.

Estudo do meio

AVALIAÇÃO (como serão avaliados)
A1 – Avaliação individual e escrita.
A2 – Trabalho em grupo e escrito a partir do estudo do meio em parceria com a disciplina de Geografia.
A3 – Avaliação Objetiva em conjunto com as demais disciplinas.
A4 – Trabalho individual e escrito com diversas atividades do livro didático e apostilas de atividades com documentos.
P1 – Avaliação de Processo – avaliação individual em relação à participação e postura do aluno.
T1 – Avaliação Bimestral – conteúdo cumulativo segundo calendário oficial da escola.

LEGENDA DOS TIPOS DE AVALIAÇÕES
TGI = TRABALHO EM GRUPO E INDIVIDUAL
FPI = FECHAMENTO DE PROVA INDIVIDUAL
ETI = ENTREGA DE TRABALHO INDIVIDUAL
FTI = FECHAMENTO DE TRABALHO INDIVIDUAL
ETG = ENTREGA DE TRABALHO EM GRUPO
FTG = FECHAMENTO DE TRABALHO EM GRUPO
RF = RESULTADO FINAL
F = FECHAMENTO
AT = ATIVIDADES
I = INDIVIDUAL
G = GRUPO
PI = PROVA INDIVIDUAL
S = SEMINÁRIO
P – PARTICIPAÇÃO
LEGENDA DA NATUREZA DAS AVALIAÇÕES
A1, A2, A3,.... = AVALIAÇÃO CONTÍNUA
P = NOTA DE PROCESSO (ASPECTOS COMPORTAMENTAIS AVALIADOS)
B = AVALIAÇÃO BIMESTRAL
PO = PROVA OBJETIVA

BIBLIOGRAFIA
São Paulo (Estado) Secretaria da Educação.Currículo do Estado de São Paulo: Ciências Humanas e suas tecnologias / Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; coordenação de área,Paulo Miceli . – 1. ed. atual. – São Paulo : SE, 2012. 152 p.

Tocantins ( Estado) Secretaria de Educação, Juventude e Esportes: Ciências Humanas e sua tecnologias / Documento Referência para Elaboração dos Planos de Ensino – 2017 – Palmas – TO.

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