COLÉGIO ESTADUAL JUSTINO DE ALMEIDA
PROJETO DE COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM
PROEFESSOR:
EDILSON LUIZ ROCHA
TAGUATINGA
AGOSTO /2019
SUMÁRIO
1-
INTRODUÇÃO.........................................................................3
2-
OBJETIVOS.............................................................................4
3-
JUSTIFICATIVA.......................................................................5
4- METODOLOGIA......................................................................6
6-
CRONOGRAMA.......................................................................7
7-
BIBLIOGRAFIA.........................................................................8
8-
ANEXOS..................................................................................9
1-INTRODUÇÃO
Proporcionar ao público do Ensino
Médio Noturno condições de acesso e permanência na escola, através de uma
estratégia pedagógica diferenciada que atenda as exigências da carga horária de
3.000 horas, sem prejuízos de aprendizagem dos conteúdos necessários para essa
etapa de ensino.
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2- OBJETIVOS
·
Propor
diretrizes que contemplem alternativas organizacionais diferenciadas de atendimento
ao Ensino Médio Noturno;
·
Possibilitar
estratégias para minimizar a evasão escolar no período noturno;
·
Adequar
o horário escolar à realidade do aluno trabalhador;
·
Ofertar
um currículo condizente com as especificidades do horário noturno;
·
Desenvolver
20% da carga horária total na modalidade projeto interdisciplinar e sua
culminância, por meio das atividades contidas nos Guias de Aprendizagem, em
pesquisas laboratoriais, feiras e outras atividades curriculares.
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3- JUSTIFICATIVA
A
proposta surge da necessidade de desenvolver diretrizes que contemplem alternativas
organizacionais diferenciadas, como a flexibilização curricular visando à
promoção de trajetórias escolares diferenciadas para os diferentes públicos do
ensino médio noturno. A proposição que ora se apresenta, adota um currículo que
oferece ao educando o ensino presencial acrescido de outras atividades
curriculares, o que permite ao educando perseguir trajetórias diferenciadas,
atendendo as suas disponibilidades e seus interesses.
Como
forma de orientação pedagógica que garanta a sustentação desse currículo
flexível, orienta-se um trabalho pautado nos interesses e necessidades dos
alunos apoiado nos Parâmetros Curriculares para o Ensino Médio e nas quatro
premissas apontadas pela UNESCO como eixos estruturais da educação na sociedade
contemporânea que é o aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a
conviver e aprender a ser.
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5- METODOLOGIA
Esta
proposta didática está orientada pela Matriz Curricular para o ENEM, dentro do
eixo "Matriz de Referência de Ciências Humanas e suas Tecnologias",
competência de área 2 - Compreender as transformações dos espaços geográficos
como produto das relações socioeconômicas e culturais de poder.
Para
o desenvolvimento desta competência será necessário propiciar aos estudantes
atividades que lhes possibilitem:
-
Conhecer a história do estado do Tocantins.
-
Entender a origem do nome deste estado.
-
Reconhecer os principais aspectos geográficos que caracterizam o estado do
Tocantins.
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6- CRONOGRAMA
MES/ETAPAS
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Mês/ano
Fevereiro
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Mês
Março
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Mês
Abril
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Mês
Maio
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Mês
Junho
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Mês
Julho
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Mês
Agosto
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Mês
Setembro
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Mês
Outubro
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Mês
Novembro
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Mês
Dezembro
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Identificar a localização geográfica-
TO
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Conhecer o hino do Estado do- TO
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Pesquisar os aspectos Históricos -
TO
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Pesquisar os aspectos Naturais -
TO
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Pesquisar os aspectos
Econômicos -
TO
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Pesquisar os aspectos
Culturais -
TO
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Desenhar e explicar a Bandeira do - TO.
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7-BIBLIOGRAFIA
BRASIL, “LEI n.º 9394, de 20.12.96, Estabelece as diretrizes e bases da
educação nacional”,in
Diário da União, ano CXXXIV, n. 248, 23.12.96.
Ensino Médio
Noturno: Democratização e diversidade/Coordenação nacional
Sandra Zákia Lian Sousa, Romualdo Luiz Portela de Oliveira, Valéria Virginia
Lopes. – Brasília:Ministério da Educação ,Secretaria de Educação Básica,2006.
Ensino Médio: mudanças e perspectivas/Márcia H.Kodoldt Cavalcante, rui Antônio de
Souza (org.) – Porto Alegre:EDIPUCRS,2010.
Parâmetros Curriculares Nacionais, 3º ed. Brasília, 2000.
PACHECO, J. A. Políticas
curriculares:
referenciais para análise. Porto Alegre(RS) :Artmed, 2003.
PROETTI
Amanda, Ronda Noturna. Revista Educação
– Edição 175 Novembro. 2011
8- ANEXOS
Questões:
Qual
é a origem do nome do estado do Tocantins?
Quais
são os fatos mais relevantes que se destacam na história de constituição do
estado do Tocantins?
Qual
é a atual capital do estado do Tocantins?
Qual
é a posição de Tocantins em relação aos outros estados brasileiros (considere
tamanho da área)?
Quais
estados fazem divisa com Tocantins?
Quantos
habitantes vivem atualmente em Tocantins?
Quais
são as principais características do relevo e do clima predominantes neste
estado?
Quais
são as principais características vegetação presente no estado de Tocantins?
Como
se caracteriza o povo do estado do Tocantins (origem, aspectos culturais, modo
de vida, dentre outros)?
Quais
são as principais características geográficas do estado do Tocantins?
Qual
o significado da bandeira de Tocantins (Figura 02)?
Hino
do estado do Tocantins
Letra: Liberato
Póvoa
Música: Abiezer
Alves da Rocha
O
sonho secular já se realizou
Mais um astro brilha dos céus aos confins
Este povo forte
Do sofrido Norte
Teve melhor sorte
Nasce Tocantins
Mais um astro brilha dos céus aos confins
Este povo forte
Do sofrido Norte
Teve melhor sorte
Nasce Tocantins
[Estribilho]
Levanta
altaneiro, contempla o futuro
Caminha seguro, persegue os teus fins
Por tua beleza, por tuas riquezas.
És o Tocantins!
Do bravo Ouvidor a saga não parou
Contra a oligarquia o povo se revoltou,
Somos brava gente,
Simples, mas valente,
Povo consciente.
Sem medo e temor.
Caminha seguro, persegue os teus fins
Por tua beleza, por tuas riquezas.
És o Tocantins!
Do bravo Ouvidor a saga não parou
Contra a oligarquia o povo se revoltou,
Somos brava gente,
Simples, mas valente,
Povo consciente.
Sem medo e temor.
[Estribilho]
De Segurado a Siqueira o ideal seguiu
Contra tudo e contra todos firme e forte
Contra a tirania
Da oligarquia,
O povo queria
Libertar o Norte!
[Estribilho]
Teus
rios, tuas matas, tua imensidão
Teu belo Araguaia lembra o paraíso.
Tua rica história
Guardo na memória,
Pela tua Glória
Morro, se preciso!
Teu belo Araguaia lembra o paraíso.
Tua rica história
Guardo na memória,
Pela tua Glória
Morro, se preciso!
[Estribilho]
Pulsa
no peito o orgulho da luta de Palma
Feita com a alma que a beleza irradia,
Vejo tua gente,
Tua alma xerente,
Teu povo valente,
Que venceu um dia!
Feita com a alma que a beleza irradia,
Vejo tua gente,
Tua alma xerente,
Teu povo valente,
Que venceu um dia!
-
Ouçam a música e, posteriormente, peça aos estudantes para se organizarem em
grupos de 4 a 5 pessoas, para conversarem entre seus pares sobre o que este
hino revela sobre o estado do Tocantins, em especial, relacionado aos aspectos:
Históricos;
Naturais;
Econômicos;
Culturais.
PCA
- Sociedades primitivas: Povos Indígenas do Brasil e do Tocantins ( pesquisa)
PCA
- Historia do Tocantins ( atividades)
PCA
- Identificar a localização geográfica- TO
PCA
- Conhecer o hino do Estado do- TO
PCA
- Pesquisar os aspectos Históricos –TO
PCA
- Pesquisar os aspectos Econômicos - TO
PCA
- Pesquisar os aspectos Culturais - TO
PCA
- Desenhar e explicar a Bandeira do - TO.
PCA-
História do Norte Goiano ( teste)
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