quarta-feira, 1 de abril de 2020

PROJETO DE COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM - HISTÓRIA DO TOCANTINS




 COLÉGIO ESTADUAL JUSTINO DE ALMEIDA










 
PROJETO DE COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM








 

 



                                               PROEFESSOR: EDILSON LUIZ ROCHA

 












TAGUATINGA

AGOSTO /2019

 

















       SUMÁRIO



1- INTRODUÇÃO.........................................................................3

2- OBJETIVOS.............................................................................4

3- JUSTIFICATIVA.......................................................................5


4-  METODOLOGIA......................................................................6

6- CRONOGRAMA.......................................................................7

7- BIBLIOGRAFIA.........................................................................8

8- ANEXOS..................................................................................9









 1-INTRODUÇÃO              
         Proporcionar ao público do Ensino Médio Noturno condições de acesso e permanência na escola, através de uma estratégia pedagógica diferenciada que atenda as exigências da carga horária de 3.000 horas, sem prejuízos de aprendizagem dos conteúdos necessários para essa etapa de ensino.  







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2- OBJETIVOS                 
·         Propor diretrizes que contemplem alternativas organizacionais diferenciadas de atendimento ao Ensino Médio Noturno;
·         Possibilitar estratégias para minimizar a evasão escolar no período noturno;
·         Adequar o horário escolar à realidade do aluno trabalhador;
·         Ofertar um currículo condizente com as especificidades do horário noturno;
·         Desenvolver 20% da carga horária total na modalidade projeto interdisciplinar e sua culminância, por meio das atividades contidas nos Guias de Aprendizagem, em pesquisas laboratoriais, feiras e outras atividades curriculares.



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3- JUSTIFICATIVA       
A proposta surge da necessidade de desenvolver  diretrizes que contemplem alternativas organizacionais diferenciadas, como a flexibilização curricular visando à promoção de trajetórias escolares diferenciadas para os diferentes públicos do ensino médio noturno. A proposição que ora se apresenta, adota um currículo que oferece ao educando o ensino presencial acrescido de outras atividades curriculares, o que permite ao educando perseguir trajetórias diferenciadas, atendendo as suas disponibilidades e seus interesses.
Como forma de orientação pedagógica que garanta a sustentação desse currículo flexível, orienta-se um trabalho pautado nos interesses e necessidades dos alunos apoiado nos Parâmetros Curriculares para o Ensino Médio e nas quatro premissas apontadas pela UNESCO como eixos estruturais da educação na sociedade contemporânea que é o aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.

       










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         5- METODOLOGIA                 
Esta proposta didática está orientada pela Matriz Curricular para o ENEM, dentro do eixo "Matriz de Referência de Ciências Humanas e suas Tecnologias", competência de área 2 - Compreender as transformações dos espaços geográficos como produto das relações socioeconômicas e culturais de poder.

Para o desenvolvimento desta competência será necessário propiciar aos estudantes atividades que lhes possibilitem:

- Conhecer a história do estado do Tocantins.
- Entender a origem do nome deste estado.
- Reconhecer os principais aspectos geográficos que caracterizam o estado do Tocantins.



















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6- CRONOGRAMA  
MES/ETAPAS
Mês/ano
Fevereiro
Mês
Março  
Mês
Abril
Mês
Maio  
Mês
Junho  
Mês
Julho
Mês
Agosto
Mês
Setembro
Mês
Outubro
Mês
Novembro
Mês
Dezembro
Identificar a localização geográfica-
TO











Conhecer o hino do Estado do- TO











Pesquisar os aspectos Históricos -
TO












Pesquisar os aspectos Naturais -
TO












Pesquisar os aspectos
Econômicos -
TO












Pesquisar os aspectos
Culturais -
TO












Desenhar e explicar a Bandeira do - TO.




























































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7-BIBLIOGRAFIA 
BRASIL, “LEI n.º 9394, de 20.12.96, Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional”,in Diário da União, ano CXXXIV, n. 248, 23.12.96.

Ensino Médio Noturno: Democratização e diversidade/Coordenação nacional Sandra Zákia Lian Sousa, Romualdo Luiz Portela de Oliveira, Valéria Virginia Lopes. – Brasília:Ministério da Educação ,Secretaria de Educação Básica,2006.

Ensino Médio: mudanças e perspectivas/Márcia H.Kodoldt Cavalcante, rui Antônio de Souza (org.) – Porto Alegre:EDIPUCRS,2010.

Parâmetros Curriculares Nacionais, 3º  ed. Brasília, 2000.

PACHECO, J. A. Políticas curriculares: referenciais para análise. Porto Alegre(RS) :Artmed, 2003.

PROETTI Amanda, Ronda Noturna. Revista Educação – Edição 175 Novembro. 2011

























8- ANEXOS
Questões:

Qual é a origem do nome do estado do Tocantins?
Quais são os fatos mais relevantes que se destacam na história de constituição do estado do Tocantins?
Qual é a atual capital do estado do Tocantins?
Qual é a posição de Tocantins em relação aos outros estados brasileiros (considere tamanho da área)?
Quais estados fazem divisa com Tocantins?
Quantos habitantes vivem atualmente em Tocantins?
Quais são as principais características do relevo e do clima predominantes neste estado?
Quais são as principais características vegetação presente no estado de Tocantins?
Como se caracteriza o povo do estado do Tocantins (origem, aspectos culturais, modo de vida, dentre outros)?
Quais são as principais características geográficas do estado do Tocantins?
Qual o significado da bandeira de Tocantins (Figura 02)?
 

Hino do estado do Tocantins
Letra: Liberato Póvoa

Música: Abiezer Alves da Rocha

O sonho secular já se realizou
Mais um astro brilha dos céus aos confins
Este povo forte
Do sofrido Norte
Teve melhor sorte
Nasce Tocantins
[Estribilho]

Levanta altaneiro, contempla o futuro
Caminha seguro, persegue os teus fins
Por tua beleza, por tuas riquezas.
És o Tocantins!
Do bravo Ouvidor a saga não parou
Contra a oligarquia o povo se revoltou,
Somos brava gente,
Simples, mas valente,
Povo consciente.
Sem medo e temor.
[Estribilho]

De Segurado a Siqueira o ideal seguiu
Contra tudo e contra todos firme e forte
Contra a tirania
Da oligarquia,
O povo queria
Libertar o Norte!
[Estribilho]

Teus rios, tuas matas, tua imensidão
Teu belo Araguaia lembra o paraíso.
Tua rica história
Guardo na memória,
Pela tua Glória
Morro, se preciso!
[Estribilho]

Pulsa no peito o orgulho da luta de Palma
Feita com a alma que a beleza irradia,
Vejo tua gente,
Tua alma xerente,
Teu povo valente,
Que venceu um dia!

- Ouçam a música e, posteriormente, peça aos estudantes para se organizarem em grupos de 4 a 5 pessoas, para conversarem entre seus pares sobre o que este hino revela sobre o estado do Tocantins, em especial, relacionado aos aspectos:
Históricos;
Naturais;
Econômicos;
Culturais.




           
PCA - Sociedades primitivas: Povos Indígenas do Brasil e do Tocantins ( pesquisa)

PCA - Historia do Tocantins ( atividades)

PCA - Identificar a localização geográfica- TO

PCA - Conhecer o hino do Estado do- TO

PCA - Pesquisar os aspectos Históricos –TO

PCA - Pesquisar os aspectos Econômicos - TO

PCA - Pesquisar os aspectos Culturais - TO

PCA - Desenhar e explicar a Bandeira do - TO.

PCA- História do Norte Goiano ( teste)

                                                                          

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