COLÉGIO
ESTADUAL________________________________
Taguatinga –
TO,................./ ................................/ ................
Aluno
(a)..............................................................................................
Nº.............
Série/Ano: Ano
Turma:..................
Ensino:__________ Nota:______
Disciplina: História
Prof°
Edílson Luiz Rocha Valor:
01 A Filosofia da Ciência é o ramo que
reflete e questiona a ciência e o saber científico.
A respeito do conceito de ciência da filosofia analise as assertivas abaixo.
I. Podemos dizer que o entendimento geral da ciência é o de uma área do
saber humano que se caracterize por buscar o conhecimento sistemático e seguro
a respeito dos fenômenos do mundo.
II. A função básica da filosofia da ciência é de explicar as teses do
senso comum e as formas que esse tipo de conhecimento altera a realidade com o
passar do tempo.
III. A Ciência se ocupa
de problemas específicos dos fenômenos naturais enquanto a filosofia se
encarrega de estudar os problemas gerais.
IV. A Ciência limita o
seu campo de estudo aos fenômenos religiosos e mitológicos - busca
classificá-los. Desta maneira está apta a formular enunciados generalizadores –
as leis científicas – que explicam estes mesmos fenômenos.
Assinale a ÚNICA alternativa que contém as
assertivas verdadeiras.
a) I, II, e III.
b) I e III.
c) III e IV.
d) II, III e IV.
e) n.d.a
02. Muitas vezes, a pesquisa científica gera mais
perguntas que respostas. Como observou o dramaturgo inglês Bernard Shaw: A
ciência nunca resolve um problema sem criar, pelo menos, dez outros.
Para que um fenômeno seja cientificamente aceito é
preciso que ele seja submetido ao método científico.
A respeito do método cientifico analise as assertivas abaixo.
I. A sistematização do
conhecimento científico tal como o definimos hoje surgiu com René Descartes
(1596-1650). Ele elaborou o método científico ou cartesiano. Esta metodologia
serviu para que os fenômenos naturais pudessem ser explicados com outra
linguagem que não a teológica.
II. Galileu Galilei (1564-1654), se pretende um
conhecimento específico e quantitativo. Em outras palavras, a ciência só
aceitaria aquilo que pode ser comprovado através das repetições das
experiências e dos cálculos matemáticos.
III. O método científico de modo infalível passa por
uma sequenciam ordenada e coerente de procedimentos: conclusão, hipótese e
enunciado.
IV. A Filosofia da Ciência surge como um ramo distinto
do saber no final do século 18 e se consolida no século 19. Estamos no contexto
da Revolução Industrial, das expedições científicas na América, na busca por
entender o funcionamento da natureza.
Assinale a ÚNICA alternativa que contém as
assertivas verdadeiras.
a) I, II, e III.
b) I e III.
c) III e IV.
d) II, III e IV.
e) n.d.a
03. Isaac Newton foi um cientista, filósofo,
físico, matemático, astrônomo, alquimista e teólogo inglês.Figura
multifacetada, foi um dos maiores cientistas da história. Deixou importantes
contribuições, principalmente na Física e na Matemática.
Sobre as contribuições de
Isaac Newton é FALSO afirmar que:
a) Seu método rigoroso de investigação experimental
associado a uma precisa descrição matemática, tornou-se um modelo de
metodologia de investigação para as ciências.
b) Famoso por sua "Lei da gravitação
universal", enunciou ainda as Leis do Movimento. Descreveu os fenômenos
óticos: cor dos corpos, natureza da luz, decomposição da luz.
c) Desenvolveu o cálculo diferencial e integral,
importante ferramenta matemática utilizada em diversa áreas do saber.
d) Foi ainda, o primeiro a construir um telescópio de
reflexão, em 1668.
e) Diz a lenda que Isaac Newton formulou a "Lei
da Gravitação Universal" ao ver uma pipa voar no céu.
04. Galileu Galilei foi um importante astrônomo,
físico e matemático italiano. Ele é considerado um marco da revolução
científica nas áreas da física e da astronomia. Os estudos de Galileu foram
fundamentais para o desenvolvimento da mecânica (movimento dos corpos) e a
descoberta sobre os planetas e os satélites.
A respeito de Galileu Galilei
é correto afirmar que:
a) Considerado um erudito pela Igreja Católica recebeu
a beatificação do santo papa.
b) Reafirmou a teoria do heliocentrismo.
c) Negou a teoria do geocentrismo.
d) Fundador da Ciência Moderna e Pai da Física
Matemática, uma de suas relevantes contribuições reside, propriamente, na
criação do método científico.
e) N.d.a
05. Sobre a finalidade da
hipótese científica é correto afirmar que:
a) As hipóteses científicas, em geral, são
as premissas dentro de uma determinada teoria, que podem ser validadas com
base em um método científico.
b) Contribui
para a formulação de novas hipóteses.
c) Após o cientista analisar o problema, ele propõe soluções
/hipóteses para resolver.
d) Será analisada através de testes que mostrarão se
esta estava correta.
e) Todas as alternativas estão corretas.
06. Há,
pelo m menos, quatro
tipos de conhecimento
que os seres
humanos fazem uso
para buscar compreender
a realidade: o
conhecimento empírico, o
conhecimento científico, o
conhecimento filosófico e
o conhecimento teológico.
Sobre "A produção da
vacina de prevenção ao vírus H1N1",
que tipo de conhecimento se produziu?
a) teológico
b) científico
c) senso comum
d) empírico
e) filosófico
07. (Uel/2010)
Leia o texto de Platão a seguir:
Logo, desde o nascimento, tanto os homens como os
animais têm o poder de captar as impressões que atingem a alma por intermédio
do corpo. Porém relacioná-las com a essência e considerar a sua utilidade, é o
que só com tempo, trabalho e estudo conseguem os raros a quem é dada semelhante
faculdade. Naquelas impressões, por conseguinte, não é que reside o
conhecimento, mas no raciocínio a seu respeito; é o único caminho, ao que
parece, para atingir a essência e a verdade; de outra forma é impossível.
(PLATÃO. Teeteto. Tradução de Carlos Alberto Nunes.
Belém: Universidade Federal do Pará, 1973. p. 80.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre a teoria
do conhecimento de Platão, considere as afirmativas a seguir:
I - Homens e animais podem confiar nas impressões que
recebem do mundo sensível, e assim atingem a verdade.
II - As impressões são comuns a homens e animais, mas
apenas os homens têm a capacidade de formar, a partir delas, o conhecimento.
III - As impressões não constituem o conhecimento
sensível, mas são consideradas como núcleo do conhecimento inteligível.
IV - O raciocínio a respeito das impressões constitui
a base para se chegar ao conhecimento verdadeiro.
Assinale a alternativa correta:
Assinale a ÚNICA alternativa que contém as
assertivas verdadeiras.
a) I, II, e III. b) I e III. c) III e IV.
d) II e IV. e) n.d.a
08. Sobre a epistemologia é
FALSO afirmar que:
a) propõe o estudo da origem, da estrutura, dos
métodos e, finalmente, da validade do conhecimento, estabelecendo relações
entre crença e conhecimento - a metafísica e a lógica.
b) É tarefa da epistemologia compreender se o ser
humano é capaz de atingir o conhecimento total e genuíno.
c) É também chamada de Filosofia da Ciência,
nasceu com Platão. O filósofo opunha a opinião ao conhecimento.
d) Para o grego Platão, a crença é apenas um ponto de
vista subjetivo e, por vezes, com poucas justificativas que a sustentem.
e) O conhecimento, por sua vez, é definido por Platão
como o conjunto de todas as informações teológicas que descrevem e explicam os mundos social e
natural.
9 - O Método
Dedutivo surgiu na Grécia antiga, com o silogismo do filósofo Aristóteles e
também foi desenvolvido por Descartes, Spinoza e Leibniz e progressivamente foi
sendo utilizado em muitos campos do saber. Contrapondo ao método dedutivo, há o
método indutivo.
Das
características e definições do método indutivo, marque a alternativa incorreta:
a- Não produz conhecimentos novos, suas conclusões são tiradas com base nos conhecimentos já existentes e que estavam implícitos.;
b- É um conceito utilizado em diversas áreas e que está relacionado com as distintas formas de raciocinar;
c- É um método baseado na indução, ou seja, numa operação mental que consiste em se estabelecer uma verdade universal ou uma referência geral;
d- É aquele que parte de questões particulares até chegar a conclusões generalizadas;
a- Não produz conhecimentos novos, suas conclusões são tiradas com base nos conhecimentos já existentes e que estavam implícitos.;
b- É um conceito utilizado em diversas áreas e que está relacionado com as distintas formas de raciocinar;
c- É um método baseado na indução, ou seja, numa operação mental que consiste em se estabelecer uma verdade universal ou uma referência geral;
d- É aquele que parte de questões particulares até chegar a conclusões generalizadas;
10 - Em relação ao ensino da filosofia, analise as afirmações:
I - O ensino da filosofia busca fazer com que aluno questione o que já é feito, o que já está pronto e moldado;
II - Incomoda o aluno, provocando dúvidas, para que ele possa pensar mais profundamente e romper com a ignorância que existe inata na personalidade humana;
I - O ensino da filosofia busca fazer com que aluno questione o que já é feito, o que já está pronto e moldado;
II - Incomoda o aluno, provocando dúvidas, para que ele possa pensar mais profundamente e romper com a ignorância que existe inata na personalidade humana;
São afirmações
corretas:
a- apena a I
b- apenas a II
c- ambas estão corretas
d- nenhuma das duas está correta
a- apena a I
b- apenas a II
c- ambas estão corretas
d- nenhuma das duas está correta
GABARITO
1.
B
2.
D
3.
E
4.
D
5.
E
6.
B
7.
D
8.
E
9.
A
10. B
11.
Nenhum comentário:
Postar um comentário