COLÉGIO ESTADUAL________________________________
Taguatinga – TO,................./
................................/ ................
Aluno
(a)..............................................................................................
Nº.............
Série/Ano: ........... Turma:.................. Ensino:__________ Nota:______
Disciplina: _______________ Prof°
Edílson Luiz Rocha Valor:
1. De acordo com a
História tradicional, o fato que marca a passagem da Pré-História para a
História é
a) o domínio do
fogo.
b) a descoberta da
agricultura.
c) a invenção da
escrita.
d) o uso das
pinturas rupestres.
2. História é a ciência que:
a) estuda os acidentes históricos e geográficos do planeta Terra;
b) se fundamenta unicamente em documentos escritos;
c) estuda os acontecimentos do passado dos
homens, utilizando-se dos vestígios que a humanidade deixou;
d) estuda os acontecimentos presentes para prever o futuro da humanidade;
e) estuda a causalidade dos fenômenos físicos e sociais com base no
empirismo
3. Dentre as opções abaixo, qual delas apresenta apenas exemplos de fontes
escritas?
a) Diários, jornais e leis.
b) Pinturas, utensílios domésticos e certidões de nascimento.
c) Revistas, livros e vestimentas.
d) Brinquedos, documentos e móveis.
e) Cartões-postais, fósseis e lendas.
4. Vimos que para contar o tempo, o homem criou o calendário. Marque a
opção incorreta:
a) Todos povos do planeta utilizam o mesmo
calendário.
b) Em diferentes épocas as sociedades inventaram formas diferentes de medir
e registrar a passagem do tempo.
c) A palavra calendário origina-se do latim calenda, nome dado pelos
romanos ao primeiro dia do mês, que era o dia da cobrança dos impostos.
d) O calendário de Júlio César, com 365 dias e 6 horas, é bem próximo do
ano solar com 365 dias, 5 horas e 49 minutos.
5. De acordo com a divisão tradicional da História, a evolução cronológica
correta dos períodos históricos é:
a) Pré-História, Idade Antiga, Idade Contemporânea, Idade Média, e Idade Moderna.
b) Pré-História, Idade Antiga, Idade Média, Idade
Moderna e Idade Contemporânea.
c) Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna, e Idade Contemporânea.
d) Idade Contemporânea, Idade Moderna, Idade Antiga e Idade Média.
e) Pré-História, Idade Contemporânea, Idade Moderna, Idade Média e Idade
Antiga
5. A qual século pertencem as datas abaixo?
a)1789:
b)1889:
c) 2020.:
d) 1300:
e) 1500:
6. Tendo em vista que a teoria Evolucionista é a mais aceita para a
explicação da origem dos seres humanos, em qual das opções abaixo se encontra o
nome do principal cientista que a defendia?
a)Leonardo da Vinci
b)Albert Einstein
c)Galileu Galilei
d)Nicolau Copérnico
e)Charles Darwin
07. ENEM 2010
Quem construiu a
Tebas de sete portas? Nos livros estão nomes de reis. Arrastaram eles os blocos
de pedra?
E a Babilônia várias vezes destruída. Quem a reconstruiu tantas vezes? Em que casas da Lima dourada moravam os construtores? Para onde foram os pedreiros, na noite em que a Muralha da China ficou pronta?
A grande Roma está cheia de arcos do triunfo. Quem os ergueu? Sobre quem triunfaram os césares?
E a Babilônia várias vezes destruída. Quem a reconstruiu tantas vezes? Em que casas da Lima dourada moravam os construtores? Para onde foram os pedreiros, na noite em que a Muralha da China ficou pronta?
A grande Roma está cheia de arcos do triunfo. Quem os ergueu? Sobre quem triunfaram os césares?
BRECHT, B. Perguntas de um trabalhador que lê. Disponível em:
http://recantodasletras.uol.com.br. Acesso em: 28 abr. 2010.
Partindo das
reflexões de um trabalhador que lê um livro de História, o autor censura a
memória construída sobre determinados monumentos e acontecimentos históricos.
A crítica refere-se ao fato de que
A crítica refere-se ao fato de que
a) os agentes
históricos de uma determinada sociedade deveriam ser aqueles que realizaram
feitos heroicos ou grandiosos e, por isso, ficaram na memória.
b) a História
deveria se preocupar em memorizar os nomes de reis ou dos governantes das
civilizações que se desenvolveram ao longo do tempo.
c) grandes
monumentos históricos foram construídos por trabalhadores, mas sua memória está
vinculada aos governantes das sociedades que os construíram.
d) os
trabalhadores consideram que a História é uma ciência de difícil compreensão,
pois trata de sociedades antigas e distantes no tempo.
e) as civilizações
citadas no texto, embora muito importantes, permanecem sem terem sido alvos de
pesquisas históricas.
08 - De acordo com
nossos estudos marque a alternativa que corresponda ao conceito da Ciência
História:
a) Estuda as ações
do homem no espaço sem se preocupar com o tempo
b) Estuda as ações
do Homem no tempo, sem se preocupar com o espaço
c) Está
relacionado a tudo o que o ser humano modifica
d) è toda
tecnologia que o ser humano produz
e) Estuda as ações
do Homem no tempo e no espaço
09. Leia o texto
abaixo e marque a única opção CORRETA de acordo com o que se pede.
As novas fontes
A história nova
ampliou o campo do documento histórico; ela substituiu a história [...] fundada
essencialmente nos textos, no documento escrito, por uma história baseada numa
multiplicação de documentos: escritos de todos os tipos, documentos figurados, produtos
de escavações arqueológicas, documentos orais, etc. Uma estatística, uma curva
de preços, uma fotografia, um filme ou, para um passado mais distante, um pólen
fóssil, uma ferramenta, um ex-voto são, para a história nova, documentos de
primeira ordem.
LE GOFF, Jaques. A história nova. São Paulo: Martins Fontes, 1990, p.28.
O historiador
utiliza, em seu trabalho, fontes escritas, visuais, orais e sonoras.
São exemplos de
fontes orais:
a) letras de
músicas, poemas, contratos, documentos oficiais;
b) relatos
escritos que passam de uma pessoa a
outra;
c) desenhos,
esculturas, pinturas, fotografias;
d) músicas e
ritmos próprios da cultura de um povo de uma determinada época.
10. Os idosos
10. Os idosos
“Envelhecer é uma
grande vitória. Significa estar vivendo há muito tempo, já ter passado por
várias experiências e testemunhado inúmeros acontecimentos. Conviver com os
idosos é um privilégio, pois temos a possibilidade de partilhar toda essa
memória, esse conhecimento acumulado sobre o mundo. Para a história, os idosos
significam uma oportunidade única para recuperar informações sobre o passado.
Mais do que isso, é a chance de preservar testemunhos e experiências de
sujeitos que, em sua memória, nunca tiveram a oportunidade de registrar seu
modo de vida, sua história”.
Ao trabalhar com o
relato de pessoas idosas, o historiador estará utilizando uma fonte:
a) Oral
b) Textual
c) Visual
d) Mídia
interativa
GABARITO INTRODUÇAO
AOS ESTUDOS DA HISTORIA
1.
C
2.
C
3.
A
4.
A
5.
B
6.
E
7.
C
8.
E
9.
D
10. A
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