quarta-feira, 1 de abril de 2020

PROVA: INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DA HISTÓRIA 2020 02


COLÉGIO ESTADUAL________________________________
Taguatinga – TO,................./ ................................/ ................
Aluno (a).............................................................................................. Nº.............
Série/Ano: ...........         Turma:..................      Ensino:__________ Nota:______  
Disciplina: _______________  Prof°  Edílson Luiz Rocha   Valor:         

1. De acordo com a História tradicional, o fato que marca a passagem da Pré-História para a História é
a) o domínio do fogo.
b) a descoberta da agricultura.
c) a invenção da escrita.
d) o uso das pinturas rupestres.

2. História é a ciência que:
a) estuda os acidentes históricos e geográficos do planeta Terra;
b) se fundamenta unicamente em documentos escritos;
c) estuda os acontecimentos do passado dos homens, utilizando-se dos vestígios que a humanidade  deixou;
d) estuda os acontecimentos presentes para prever o futuro da humanidade;
e) estuda a causalidade dos fenômenos físicos e sociais com base no empirismo

3. Dentre as opções abaixo, qual delas apresenta apenas exemplos de fontes escritas?
a) Diários, jornais e leis. 
b) Pinturas, utensílios domésticos e certidões de nascimento.
c) Revistas, livros e vestimentas.
d) Brinquedos, documentos e móveis.
e) Cartões-postais, fósseis e lendas.

4. Vimos que para contar o tempo, o homem criou o calendário. Marque a opção incorreta:
a) Todos povos do planeta utilizam o mesmo calendário.
b) Em diferentes épocas as sociedades inventaram formas diferentes de medir e registrar a passagem do tempo.
c) A palavra calendário origina-se do latim calenda, nome dado pelos romanos ao primeiro dia do mês, que era o dia da cobrança dos impostos.
d) O calendário de Júlio César, com 365 dias e 6 horas, é bem próximo do ano solar com 365 dias, 5 horas e 49 minutos.

5. De acordo com a divisão tradicional da História, a evolução cronológica correta dos períodos históricos é:
a) Pré-História, Idade Antiga, Idade Contemporânea, Idade Média, e Idade Moderna.
b) Pré-História, Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea.
c) Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna, e Idade Contemporânea.
d) Idade Contemporânea, Idade Moderna, Idade Antiga e Idade Média.
e) Pré-História, Idade Contemporânea, Idade Moderna, Idade Média e Idade Antiga

5. A qual século pertencem as datas abaixo?
a)1789: 
b)1889: 
c) 2020.: 
d) 1300:
e) 1500:

6. Tendo em vista que a teoria Evolucionista é a mais aceita para a explicação da origem dos seres humanos, em qual das opções abaixo se encontra o nome do principal cientista que a defendia?
a)Leonardo da Vinci
b)Albert Einstein
c)Galileu Galilei
d)Nicolau Copérnico
e)Charles Darwin


07. ENEM 2010
Quem construiu a Tebas de sete portas? Nos livros estão nomes de reis. Arrastaram eles os blocos de pedra?
E a Babilônia várias vezes destruída. Quem a reconstruiu tantas vezes? Em que casas da Lima dourada moravam os construtores? Para onde foram os pedreiros, na noite em que a Muralha da China ficou pronta?
A grande Roma está cheia de arcos do triunfo. Quem os ergueu? Sobre quem triunfaram os césares?
                                                         BRECHT, B. Perguntas de um trabalhador que lê. Disponível em: http://recantodasletras.uol.com.br. Acesso em: 28 abr. 2010.

Partindo das reflexões de um trabalhador que lê um livro de História, o autor censura a memória construída sobre determinados monumentos e acontecimentos históricos.
A crítica refere-se ao fato de que
a) os agentes históricos de uma determinada sociedade deveriam ser aqueles que realizaram feitos heroicos ou grandiosos e, por isso, ficaram na memória.
b) a História deveria se preocupar em memorizar os nomes de reis ou dos governantes das civilizações que se desenvolveram ao longo do tempo.
c) grandes monumentos históricos foram construídos por trabalhadores, mas sua memória está vinculada aos governantes das sociedades que os construíram.
d) os trabalhadores consideram que a História é uma ciência de difícil compreensão, pois trata de sociedades antigas e distantes no tempo.
e) as civilizações citadas no texto, embora muito importantes, permanecem sem terem sido alvos de pesquisas históricas.

08 - De acordo com nossos estudos marque a alternativa que corresponda ao conceito da Ciência História:
a) Estuda as ações do homem no espaço sem se preocupar com o tempo
b) Estuda as ações do Homem no tempo, sem se preocupar com o espaço
c) Está relacionado a tudo o que o ser humano modifica
d) è toda tecnologia que o ser humano produz
e) Estuda as ações do Homem no tempo e no espaço

09. Leia o texto abaixo e marque a única opção CORRETA de acordo com o que se pede.
                                As novas fontes
A história nova ampliou o campo do documento histórico; ela substituiu a história [...] fundada essencialmente nos textos, no documento escrito, por uma história baseada numa multiplicação de documentos: escritos de todos os tipos, documentos figurados, produtos de escavações arqueológicas, documentos orais, etc. Uma estatística, uma curva de preços, uma fotografia, um filme ou, para um passado mais distante, um pólen fóssil, uma ferramenta, um ex-voto são, para a história nova, documentos de primeira ordem.
                                                     LE GOFF, Jaques. A história nova. São Paulo: Martins Fontes, 1990, p.28.
O historiador utiliza, em seu trabalho, fontes escritas, visuais, orais e sonoras.
São exemplos de fontes orais:
a) letras de músicas, poemas, contratos, documentos oficiais;
b) relatos escritos  que passam de uma pessoa a outra;
c) desenhos, esculturas, pinturas, fotografias;
d) músicas e ritmos próprios da cultura de um povo de uma determinada época.

10.                          Os idosos
“Envelhecer é uma grande vitória. Significa estar vivendo há muito tempo, já ter passado por várias experiências e testemunhado inúmeros acontecimentos. Conviver com os idosos é um privilégio, pois temos a possibilidade de partilhar toda essa memória, esse conhecimento acumulado sobre o mundo. Para a história, os idosos significam uma oportunidade única para recuperar informações sobre o passado. Mais do que isso, é a chance de preservar testemunhos e experiências de sujeitos que, em sua memória, nunca tiveram a oportunidade de registrar seu modo de vida, sua história”.
Ao trabalhar com o relato de pessoas idosas, o historiador estará utilizando uma fonte:
a) Oral
b) Textual
c) Visual
d) Mídia interativa






GABARITO INTRODUÇAO AOS ESTUDOS DA HISTORIA  

1.      C
2.      C
3.      A
4.      A
5.      B
6.      E
7.      C
8.      E
9.      D
10.  A


Nenhum comentário:

Postar um comentário

PLANO DE AULA BRASIL COLÔNIA