quarta-feira, 1 de abril de 2020

PROVA PRÉ HISTÓRIA 2017


1. A Pré-História pode ser definida como:

A - O período em que os Dinossauros dominaram o planeta.
B - O período anterior ao surgimento da escrita.
C - O período que vai do surgimento da escrita até o início da civilização grega. 
D - O período em que o ser humano vivia em cavernas, caçava com pedaços de pedras e ossos e escrevia textos em blocos de pedras.

2. Qual das alternativas abaixo apresenta as principais características do período da Pré-História conhecido como Paleolítico?
A - Os homens praticavam a agricultura e domesticavam animais.
B - Os homens viviam em casas, organizadas em vilas, o poder ficava nas mãos de um chefe.
C - Os homens faziam artefatos (ferramentas, armas, utensílios domésticos) de ferro e construíam suas casas de madeira e argila.
D - Os homens habitavam cavernas, viviam da caça de animais e coleta de vegetais, usavam instrumentos feitos com ossos e pedras lascadas.

3. Qual das alternativas abaixo apresenta importantes características do período da Pré-História conhecido como Neolítico?
A - O ser humano vivia em cavernas, caçava com pedaços de pedras e ossos e escrevia textos em blocos de argila.
B - A religião estava bem desenvolvida e organizada, assim como o sistema político baseado na democracia.
C - Neste período ocorreu a sedentarização com a prática da agricultura e a domesticação de animais. 
D - Os seres humanos não falavam, apenas emitiam ruídos para se comunicarem. 

4. Qual das alternativas abaixo apresenta importantes características do período da Pré-História conhecido como Idade dos Metais?
A - O homem passou a cunhar moedas e desenvolveu um avançado sistema financeiro.
B - Na Idade dos Metais, os homens da Pré-História inventaram várias máquinas de ferro e bronze, fato que aumentou a produtividade de objetos manufaturados.
C - O desenvolvimento de técnicas de fundir e moldar metais (cobre, ferro e bronze) trouxe muitos avanços na vida cotidiana do homem pré-histórico.
D - Embora conhecessem as técnicas de fundição de metais, os homens deste período continuaram a fazer ferramentas de ossos e pedras lascadas.

5. No Paleolítico (Idade da Pedra Lascada) destacou-se a arte rupestre. Qual das alternativas abaixo explica o que era a arte rupestre?

A - A arte rupestre era composta por representações gráficas (desenhos, símbolos, sinais) feitas em paredes de cavernas ou pedras pelos homens do período Paleolítico.
B - Tipo de arte feita na Pré-história que se baseava na pintura de quadros e escultura em madeira.
C - Pinturas feitas com sangue de animais nas paredes das primeiras igrejas, que surgiram neste período.
D - Estilo artístico desenvolvido na Pré-História onde os artistas podiam expor suas obras de arte em pequenos museus e galerias de arte.
 6) (UFPE-1996) Na Pré-História encontramos fases do desenvolvimento humano. Qual a alternativa que apresenta características das atividades do homem na fase neolítica?
a) Os homens praticavam uma economia coletora de alimentos.
b) Os homens fabricavam seus instrumentos para obtenção de alimentos e abrigo.
c) Os homens aprenderam a controlar o fogo.
d) Os homens conheciam uma economia comercial e já praticavam os juros.
e) Os homens cultivavam plantas e domesticavam animais, tornando-se produtores de alimentos.

7) Faça uma analise do poema e marque corretamente:
“... o tempo é a minha matéria, o tempo presente, os homens presentes, a vida presente.” (Carlos Drummond de Andrade, Mãos Dadas, 1940)

a) Se o presente é o tempo do poeta, resta ao historiador somente o tempo passado.
b) A História ou o historiador estabelece o tempo do presente.
c) A História não estuda o passado. Ela estuda a vida do homem ao longo do tempo, comparando o presente com o passado, analisando permanências e rupturas, continuidades e descontinuidades, e buscando enriquecer sua experiência cultural e compreender a dinâmica construção das sociedades humanas.
d) A História estuda os grandes fatos e heróis do passado, busca reviver o período de acordo com os acontecimentos. O historiador deve, portanto, analisar bem as suas fontes escritas, já que esta, aproxima –se melhor dos acontecimentos da época.

8. (UFPE) História é a ciência que:
a) estuda os acidentes históricos e geográficos do planeta Terra;
b) se fundamenta unicamente em documentos escritos;
c) estuda os acontecimentos do passado dos homens, utilizando-se dos vestígios que a humanidade deixou;
d) estuda os acontecimentos presentes para prever o futuro da humanidade;
e) estuda a causalidade dos fenômenos físicos e sociais com base no empirismo.

9. (UFC) Analise o texto a seguir. "E repare o leitor como a língua portuguesa é engenhosa. Um contador de histórias é justamente o contrário do historiador, não sendo um historiador, afinal de contas, mais do que um contador de histórias. (...)"
Fonte: ASSIS, Machado de apud CHALHOUB, S. e PEREIRA, L.A. de M. (Org) A HISTÓRIA CONTADA. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1998, p.67.
Ante as novas tendências interpretativas da História, há uma diferença entre o contador de histórias e o historiador, de acordo com a qual é correto afirmar que:
a) a literatura torna-se inexpressiva ao historiador, que se fundamenta nos documentos manuscritos e impressos.
b) o contador de história recorre à ficção e o historiador envolve-se com o real, de acordo com a sua interpretação e as práticas sociais consideradas.
c) a interpretação do historiador, apesar de valorizar a diversidade de informações, deve limitar-se à do contador de histórias.
d) a história do cotidiano passou a ser depreciada pelos profissionais da História por menosprezar a análise social.
e) a autenticidade dos fatos históricos exclui a força da subjetividade, presente na reconstrução do passado.

10. A evolução cronológica correta dos períodos históricos é:
a) Pré-História, Idade Antiga, Idade Contemporânea, Idade Média, e Idade Moderna.
b) Pré-História, Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea.
c) Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna, e Idade Contemporânea.
d) Idade Contemporânea, Idade Moderna, Idade Antiga e Idade Média.
e) Pré-História , Idade Contemporânea, Idade Moderna, Idade Média e Idade Antiga.




Respostas das questões:
1. B | 2. D | 3. C | 4. C | 5. A 6. E 7. C . 8 c 9.b 10 b



Nenhum comentário:

Postar um comentário

PLANO DE AULA BRASIL COLÔNIA