quarta-feira, 1 de abril de 2020

PROVA REVOLUÇÃO AMERICANA 2020


 Escola:______________________________________________________
Taguatinga – TO,................./ ................................/ ................
Aluno (a).............................................................................................. Nº.............
Série/Ano: ...........         Turma:..................      Ensino:__________ Nota:______  
Disciplina: _______________  Prof°  Edílson Luiz Rocha   Valor:      

1) Leis britânicas acirraram as divergências entre colonos americanos e a coroa inglesa, provocando a luta pela independência. Dentre os objetivos dessas leis destacam-se:
a) aumentar a receita real, impedir o contrabando e o comércio inter-colonial e recuperar a Companhia das Índias Orientais.
b) aumentar o consumo de chá e açúcar na colônia, obrigar o uso de selos nas correspondências e aumentar as exportações da colônia.
c) abolir a escravidão nas colônias, separar juridicamente as treze colônias e ajudar a Pensilvânia a anexar terras no Oeste.
d) recuperar a Companhia das Índias Ocidentais, abrir o porto de Boston às nações amigas e aumentar as importações da colônia.
e) pagar indenizações à França, devido à derrota inglesa na Guerra dos 7 Anos, revogar os Atos Townsehend e favorecer os produtores locais de açúcar.

2. Qual das alternativas abaixo apresenta importantes causas da Independência dos EUA (1776)?
a) Comércio das colônias americanas com outros países e a proibição da prática da agricultura.
b) O poder que a Inglaterra (metrópole) exercia sobre sua colônia, através da fiscalização, altas taxas e impostos e leis que tiravam a liberdade dos habitantes.
c) Proibição das práticas religiosas nas colônias americanas.
d) Relações comercias entre Inglaterra e França que não eram aprovadas pelos habitantes das colônias americanas.

3.  No século XVIII, nas tensões entre Inglaterra e França, ocupou um lugar privilegiado a questão dos domínios coloniais, o que se pode verificar pela Guerra dos Sete Anos (1756 - 1763), durante a qual:
a) se consolida o poder britânico sobre a América do Norte com a vitória, em Quebec, sobre os franceses e pela ampliação da fronteira oeste com a conquista do México.
b) os dois estados lutam pelo domínio da América do Norte e onde os franceses são derrotados, perdendo parte do Canadá, especialmente Quebec, que, entretanto, mantém a cultura e a língua francesa.
c) os dois estados disputam suas possessões na América e na Índia, luta que termina com o Tratado de Paris (1763), que concedia à Inglaterra a posse da Índia, Canadá, Senegal, parte da Louisiânia e das Antilhas.
d) a Inglaterra incorpora a Escócia e transforma-se em Grã-Bretanha, consolidando também seu domínio sobre a Irlanda, enquanto a França entra num processo agudo de crise econômica que acentua a decadência da sociedade do Antigo Regime.
e) a França adquire a região das Antilhas dos espanhóis e amplia seu domínio sobre a Ásia, assumindo o controle da região do sudeste asiático.

4.  Dentre os motivos da independência americana, destacam-se:
a) a Guerra dos Sete Anos, a política monopolista da Grã-Bretanha e a influência das ideias liberais iluministas.
b) a Guerra dos Setes Anos, a política liberal da Grã-Bretanha e a influência das ideias liberais iluministas.
c) a Guerra dos Setes Anos, a política monopolista da Grã-Bretanha, a independência do Brasil e a influência do fisiocratismo americano.
d) a Guerra dos Sete Anos, a política monopolista da Grã-Bretanha, a aliança com os indígenas da costa oeste americana e a influência das ideias monopolistas francesas.
e) a Guerra das Duas Rosas, a política monopolista da Grã-Bretanha, a independência do Brasil e a influência da Revolução Francesa.

5. Qual das alternativas abaixo apresenta três leis criadas pela Inglaterra e aplicadas nas colônias americanas, que geraram forte descontentamento entre os colonos e influenciaram no processo de Independências dos EUA?
a) Lei da Água, Lei do Café e Lei do Trabalho Escravo.
b) Lei do Milho, Lei do Algodão e Lei da Soja.
c) Lei da Indústria, Lei dos Sapatos e Lei dos Tecidos.
d) Lei do Chá, Lei do Selo e Lei do Açúcar






6) Em 1776, após uma série de conflitos, parcela expressiva das sociedades das Treze Colônias se articulou no sentido de romper com o domínio inglês. Considerando-se esse processo, bem como seus desdobramentos, é CORRETO afirmar que ele se:
a) notabilizou pela consolidação do latifúndio, o que atendia aos interesses das elites religiosas, que se apropriaram de grandes glebas de terras.
b) caracterizou, desde o início, pela intransigente defesa da escravidão por parte dos americanos, no que eram contraditados pelos interesses ingleses.
c) configurou como uma primeira tentativa de instalação de um regime socialista anticolonial, o que contrariava seriamente os interesses dos comerciantes.
d) destacou pela repercussão internacional alcançada, tornando-se uma referência, na prática, para outras colônias americanas.
e) Não se destacou no contexto internacional, tendo repercussão apenas dentro do território dos EUA.

7) Qual foi o principal documento elaborado no contexto da Independência dos Estados Unidos e quem foi seu redator?
a) Declaração de Independência dos Estados Unidos da América redigida por Thomas Jefferson.
b) Declaração de Independência dos Estados Unidos da América redigida por George Washington.
c) Constituição dos Estados Unidos da América, redigida por Thomas Jefferson.
d) Lei Federal das Treze Colônias, redigida por Abraham Lincoln.

8. Qual das alternativas abaixo apresenta uma importante característica do processo de Independência dos EUA?
a) O processo de independência foi pacífico, pois a Inglaterra reconheceu de imediato (em 1776) a independência dos EUA.
b) A Inglaterra não aceitou a independência das colônias americanas. Houve a Guerra de Independência, que ocorreu entre 1776 e 1783, foi vencida pelos Estados Unidos com o apoio da França e da Espanha.
c) Para evitar a independência de suas colônias norte-americanas, a Inglaterra contou com o apoio militar da Espanha, França e Holanda.
d) A Independência dos Estados Unidos não recebeu nenhuma influência do Iluminismo.

09. Sobre a Independência dos Estados Unidos da América, assinale a alternativa correta:
a) A origem do movimento da independência deve ser encontrada no desenvolvimento uniforme das Treze Colônias Inglesas.
b) O crescimento do comércio triangular, praticado pelas colônias de povoamento situadas no Sul, gerou atritos com a metrópole.
c) O Segundo Congresso Continental de Filadélfia decretou a separação dos Estados Unidos, através da Declaração de Independência redigida por Thomas Jefferson.
d) A política de conciliação adotada pela Inglaterra retardou o processo de independência da Treze Colônias Inglesas.
e) A França e a Espanha apoiaram a Inglaterra durante a Guerra de Independência.

10. (FGV-SP) A conquista colonial inglesa resultou no estabelecimento de três áreas com características diversas na América do Norte. Com relação às chamadas “colônias do sul” é correto afirmar que:
a) baseava-se, sobretudo, na economia familiar e desenvolveu uma ampla rede de relações comerciais com as novas colônias do Norte e com o Caribe.
b) baseava-se numa forma de servidão temporária que submetia os colonos pobres a um conjunto de obrigações em relação aos grandes proprietários de terras.
c) baseava-se numa economia escravista voltada principalmente para o mercado externo de produtos, como o tabaco e o algodão.
d) consolidou-se como o primeiro grande polo industrial da América com a transferência de diversos produtores de tecidos vindos da região de Manchester.
e) caracterizou-se pelo emprego de mão de obra assalariada e pela presença da grande propriedade agrícola monocultora.












1 – E 2 – b 3.b 4. A 5- d 6 – d 7. A – 8 –b . 9 – c 10 – c

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