Prof° Edílson Rocha
Semana de Arte Moderna de
1922
Acontecimentos, artistas e
escritores envolvidos, ideias do movimento artístico, mudanças de rumo na
literatura e arte, Oswald de Andrade, Anita Malfatti, Manuel Bandeira,
modernismo, revistas Klaxon e Antropofágica.
Teatro Municipal de São Paulo: palco da Semana de Arte Moderna
Introdução
(o que foi)
A Semana de Arte Moderna ocorreu no Teatro
Municipal de São Paulo, em 1922, tendo como objetivo mostrar as novas
tendências artísticas que já vigoravam na Europa. Esta nova forma de expressão
não foi compreendida pela elite paulista, que era influenciada pelas formas
estéticas europeias mais conservadoras. O idealizador deste evento artístico e
cultural foi o pintor Di Cavalcanti.
Arte Moderna
Em um período repleto de agitações, os
intelectuais brasileiros se viram em um momento em que precisavam abandonar os
valores estéticos antigos, ainda muito apreciados em nosso país, para dar lugar
a um novo estilo completamente contrário, e do qual, não se sabia ao certo o
rumo a ser seguido.
No Brasil, o descontentamento com o estilo anterior
foi bem mais explorado no campo da literatura, com maior ênfase na poesia.
Entre os escritores modernistas destacam-se: Oswald de Andrade, Guilherme de
Almeida e Manuel Bandeira. Na pintura, destacou-se Anita Malfatti, que realizou
a primeira exposição modernista brasileira em 1917. Suas obras, influenciadas
pelo cubismo, expressionismo e futurismo, escandalizaram a sociedade da época. Monteiro Lobato não poupou críticas à
pintora, contudo, este episódio serviu como incentivo para a realização da
Semana de Arte Moderna.
Como foi?
A Semana, realizada entre 11 e 18 de fevereiro de
1922, foi a explosão de ideias inovadoras que aboliam por completo a perfeição estética
tão apreciada no século XIX. Os artistas brasileiros buscavam uma identidade
própria e a liberdade de expressão; com este propósito, experimentavam
diferentes caminhos sem definir nenhum padrão. Isto culminou com a
incompreensão e com a completa insatisfação de todos que foram assistir a este
novo movimento. Logo na abertura, Ronald de Carvalho, ao recitar o
poema Os Sapos, escrito por Manuel Bandeira, foi
desaprovado pela plateia através de muitas vaias e
gritos.
Embora tenha sido alvo de muitas críticas, a Semana de
Arte Moderna só foi adquirir sua real importância ao inserir suas ideias ao
longo do tempo. O movimento modernista continuou a expandir-se por divulgações
através da Revista Antropofágica e da Revista Klaxon, e também pelos seguintes
movimentos: Movimento Pau-Brasil, Grupo da Anta, Verde-Amarelismo e pelo
Movimento Antropofágico.
Todo novo movimento artístico é uma ruptura com os
padrões utilizados pelo anterior, isto vale para todas as formas de expressões,
sejam elas através da pintura, literatura, escultura, poesia, etc. Ocorre que
nem sempre o novo é bem aceito, isto foi bastante evidente no caso do
Modernismo, que, a princípio, chocou por fugir completamente da estética
europeia tradicional que influenciava os artistas brasileiros.
Curiosidades sobre a Semana
de Arte Moderna:
- Durante a leitura do poema "Os
Sapos", de Manuel Bandeira (leitura feita por Ronald de Carvalho), o
público presente no Teatro Municipal fez coro e atrapalhou a leitura, mostrando
desta forma a desaprovação.
- No dia 17 de fevereiro, Villa-Lobos fez uma
apresentação musical. Entrou no palco calçando num pé um sapato e em outro um
chinelo. O público vaiou, pois considerou a atitude futurista e desrespeitosa.
Depois, foi esclarecido que Villa-Lobos entrou desta forma, pois estava com um
calo no pé.
Questões:
1.
Relacione o objetivo principal da Semana de
Arte Moderna com a reação da elite paulista.
2.
O capitalismo crescia no Brasil,
consolidando a República e a elite paulista, esta totalmente influenciada pelos
padrões estéticos europeus mais tradicionais. Qual era a proposta dos modernistas em relação aos valores estéticos?
3.
Identifique os
principais artistas modernistas e suas
principais influencias.
4.
Explique a
busca dos artistas modernistas brasileiros.
5.
A Semana de Arte Moderna de 1922 foi uma
consequência do nacionalismo emergente da Primeira Guerra Mundial e também do
entusiasmo dos jovens intelectuais brasileiros pelas comemorações do Centenário
da Independência do Brasil.
Descreva o contexto
histórico da Semana de Arte Moderna (
valorização da cultura brasileira p. 28)
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