quarta-feira, 1 de abril de 2020

TEXTOS COM ATIVIDADES: INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DA HISTÓRIA 02


Introdução ao Estudos Históricos: AULA 02

1. CONCEITO DE HISTÓRIA:- História é a ciência que estuda a mudança. - História é vida, é movimento, é transformação.  - a História estuda a vida humana através do tempo: estuda o que os homens fizeram, pensaram ou sentiram enquanto seres sociais. - Processo de transformação onde todos os homens são agentes das constantes mudanças que ocorrem: processo histórico.

2. O TERMO HISTÓRIA:- os gregos foram os primeiros a utilizá-lo: histor, originalmente, significava aquele que apreende pelo olhar, aquele que sabe, o testemunho, aquele que testemunhou com seus próprios olhos os acontecimentos. - “História” (“his” + “oren”) significava apreender pelo olhar aquilo que se sucede dinamicamente, ou seja, testemunhar os acontecimentos, a realidade.
- por influência de Heródoto, que deu o título de Histórias ao resultado de suas pesquisas acerca das Guerras Médicas, o termo assumiu o sentido particular de busca do conhecimento das coisas humanas, do saber histórico. - História passou a significar a busca, a pesquisa e também os resultados compilados na obra histórica.
3.  SENTIDOS DA PALAVRA HISTÓRIA:- realidade histórica: conjunto dos fenômenos pelos quais se manifestou, se manifesta ou se manifestará a vida da humanidade Ò a realidade objetiva do movimento do mundo e das coisas. - conhecimento histórico: a observação subjetiva da realidade pelo historiador.
- obra histórica: o registro da observação da realidade feita pelo historiador  num relato escrito.
4. O AGENTE DA HISTÓRIA: - O Homem ( ser humano)  é o agente fazedor da História
5. CULTURA: - Cultura é a maneira de manifestar vida de um grupo humano. - é o conjunto das diversas formas naturais e espirituais com que os indivíduos de um grupo convivem, nas quais atuam e se comunicam e cuja experiência coletiva pode ser transmitida através de vias simbólicas para a geração seguinte. - o Homem produz cultura: produz objetos e ideias de acordo com suas necessidades de sobrevivência.
6. FONTES HISTÓRICAS: + vestígios (documento) que permitem a reconstituição do passado.
- arqueológicos: restos de animais, utensílios, fósseis, ruínas de templos, palácios e túmulos, esculturas, pinturas, cerâmicas, moedas, medalhas, armas, etc.
- escritos: códigos, decretos, tratados, constituições, leis, editais, relatórios, registros civis, memórias, crônicas, etc.
- orais: tradições, lendas, mitos, fábulas, narrações poéticas, canções populares, etc.
7. FATO HISTÓRICO: - o fato histórico é o objeto de estudo da História.- é singular, irreversível e de repercussão social.
8. CIÊNCIAS AUXILIARES DA HISTÓRIA: - Economia: estuda os meios de produção, distribuição, consumo e circulação da riqueza. - Sociologia: estuda o homem em sociedade. - Geografia: estuda a superfície da terra no seu aspecto físico e humano. - Antropologia: estuda o homem no aspecto biológico e cultural.  - Arqueologia: estuda as culturas extintas. - Paleontologia: estuda os fósseis. - Cronologia: localização dos fatos no tempo. - Paleografia: escritos antigos em materiais leves. - Epigrafia: escritos antigos em materiais pesados. - Heráldica: brasões, escudos e insígnias. - Numismática: moedas.
9. PARA QUE SERVE A HISTÓRIA?- para dar consciências aos homens do seu poder de transformar a realidade.                                          https://www.algosobre.com.br/historia/introducao-ao-estudos-historicos.html
Questões: 1. Dê uma definição do que você entendeu do termo História  2. Explique o significado da palavra História para os gregos. 3. Quem é o cientista da História? 4. Quem é o agente da História? 5. Caracterize o termo Cultura. 6. O que são fontes históricas? 7. Dê exemplos de elementos culturais da sociedade de Taguatinga. 8. Cite algumas fontes históricas. 9. O que é um fato histórico? 10. Identifique as ciências auxiliares da História. 11. Na sua opinião, para que serve a História?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PLANO DE AULA BRASIL COLÔNIA