PLANEJAMENTO ANUAL DE FILOSOFIA -2020
BIMESTRAL : 1;2;3 ANO DO ENSINO MÉDIO
1.
IDENTIFICAÇÃO
Escola: E.E. Justino de Almeida –
Taguatinga - TO
Disciplina: Filosofia
Professor: Edilson luiz Rocha
Telefone: 63-981011396
Email: edluro@hotmail.com
Ano: 2020
Séries: 1°; 2° e 3° do Ensino Médio.
1.1
Conteúdos Curriculares: 1° ANO DO ENSINO MÉDIO
1.
CONTEÚDOS DO 1º BIMESTRE:
I- Introdução à filosofia:
a) Introdução
à filosofia: origem, etimologia e conceito;
b) Atitudes
filosóficas;
c) Reflexão
filosófica;
d) Mitologia
grega;
e) Narrativas
mitológicas: o mito.
f) Mitos
da época clássica grega;
g) Mitos
e razão.
h) A
filosofia pré- socrática: - Os primeiros filósofos naturalistas: a busca
da arché: Escola Jônica; Escola Pitagórica; Escola
Eleática; Escola Atomista.
1.1
OBJETIVO GERAL: O objetivo principal da
filosofia no 1° bimestre é proporcionar a compreensão e exploração das principais
obras e momentos da História da Filosofia como lugares privilegiados de
discussão de questões filosóficas que, recorrentes, mantêm-se contemporâneas e
passíveis de enfrentamentos diferenciados.
1. 2
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
1º. Compreender e
explorar as principais obras e momentos da História da Filosofia, a partir dos
filósofos pré-socráticos, como os lugares onde ocorriam as discussões das
questões filosóficas, que se mantêm contemporâneas e passíveis de novas
interpretações.
2º. Explorar a existência
de relações entre a Filosofia pré-socrática e socrática e a vida cotidiana, de
modo que problemas correntes como o do sofrimento e da felicidade, da justiça e
da violência, da certeza e do erro, possam ser reconhecidos como passíveis de
abordagem filosófica;
3º. Relacionar conhecimentos
filosóficos socráticos e diferentes conteúdos e modos discursivos das diversas
áreas do conhecimento, e em outras produções culturais através da produção de
conceitos.
1.3
Objetivos dos conteúdos do 1° Bimestre:
Compreender a filosofia como um pensar
reflexivo crítico;
· Distinguir as
principais questões que nortearam o surgimento da filosofia na Grécia;
· Discutir as
diferentes concepções a cerca do surgimento da filosofia;
· Diferenciar o
pensamento mítico do pensamento filosófico;
· Debater
sobre a existência do mito enquanto uma forma primeira de explicação da
realidade;
Destacar os principais filósofos de
suas teorias do Período Pré-Socrático fase naturalista da
filosofia: Escola Jônica, Escola Pitagórica, Escola Eleática; Escola
Atomista.
Ler e interpretar textos dos
filosóficos pré-socráticos de modo significativo;
2.
CONTEÚDOS DO 2º BIMESTRE
II- A filosofia Socrática (clássica)
a) Democracia
ateniense - O debate em praça pública: A Ágora; Pólis; Lócus;
b) A
filosofia de Sócrates: a dialética; virtude; maiêutica; parto das ideias;
c) A
filosofia dos Sofistas: a retórica; Arete; oratória;
d) A filosofia
de Platão: Teoria das Ideias, Mundo Sensível e mundo inteligível; Mito da
Caverna;
e) A
filosofia de Aristóteles: as quatro causas para a existência das coisas;
ética; ato potência; substância.
2.1
OBJETIVO GERAL: Identificar o entrelaçamento
da Filosofia Grega com as questões políticas, pedagógicas, epistemológicas,
etc., no contexto grego do seu surgimento.
2.2
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
1º. Articular teorias
filosóficas e o tratamento de temas e problemas científicos, tecnológicos
éticos e políticos, socioculturais com as vivências pessoais;
2º. Contextualizar conhecimentos
filosóficos, tanto no plano de sua origem específica quanto em outros planos: o
pessoal, o entorno sociopolítico, histórico e cultural; a sociedade
científico-tecnológica;
3º. Estimular no
aluno o desenvolvimento da capacidade de análise crítica dos fatos históricos
gregos e romanos, dos acontecimentos, da realidade como um todo;
4º. Incentivar o
aprofundamento teórico do aluno, como fator importante na reflexão filosófica e
religiosa diante do mundo e do exercício da cidadania.
2.3 Objetivos dos conteúdos do 2° Bimestre:
· Destacar novas
interpretações para a caverna de Platão;
· Apresentar a
Teoria de Sócrates e seus seguidos e as principais inovações filosóficas do
Período Socrático; fase antropológica e metafísica;
· Debater,
refletir, de forma a reconstruir os conceitos aprendidos no período socráticos,
e relacionar com o conhecimento nos dias atuais;
· Pontuar a
importância dos conhecimentos dos Filósofos sofistas.
3.
CONTEÚDOS DO 3º BIMESTRE
III-A Filosofia Pós-socrático
a) A
filosofia Helenística: Epicurismo; Estoicismo; Cinismo; Ceticismo;
Dogmatismo; Neoplatonismo;
b) O
pensamento Cristão: Período medieval - Filosofia e cristianismo;
Cristianismo; Fé versus razão;
c) A
filosofia Patrística: A matriz platônica de apoio à fé; Santo
Agostinho: Teoria da Iluminação Divina;
d) A filosofia
Escolástica: Junção das ideias de Aristóteles com
cristianismo; São Tomás de Aquino “Tomismo”.
3.1
OBJETIVO GERAL: Destacar a miscigenação da
filosofia Grega com a religião, resguardando-se abertura para diálogos com
matrizes de pensamento filosóficos e religiosos. Realizar a experiência do
pensar filosófico, diferenciando-o dos demais saberes religiosos, e descobrindo
sua presença implícita em conhecimentos adquiridos, mas não filosoficamente
problematizados.
3.2
OBJETIVO ESPECÍFICO:
1º. Destacar a
comunicação oral e escrita voltada à elaboração do conhecimento;
2º. Aprimorar habilidade
do diálogo que exige reconhecimento e respeito ao outro – o exercício da
alteridade;
3º. Estimular a
compreensão de conceitos filosóficos e a capacidade de aplicá-los em sua
reflexão crítica sobre as situações que vivencia;
4º. Analisar os
eixos temáticos da filosofia medieval, como fundamentos essenciais para a vida
religiosa, para as escolas e atividades profissionais educadores.
3.3 Objetivos dos conteúdos do 3°
trimestre:
Pontuar as características do Período
Helenístico, época histórica para os gregos, fase ética e cética;
Relacionar a Miscigenação da filosofia
Grega com a Filosofia Religiosa;
Destacar a Filosofia medieval,
desenvolvido na Europa durante o período da Idade Média.
3.
CONTEÚDOS DO 3º BIMESTRE
III-A Filosofia Pós-socrático
a) A
filosofia Helenística: Epicurismo; Estoicismo; Cinismo; Ceticismo;
Dogmatismo; Neoplatonismo;
b) O
pensamento Cristão: Período medieval - Filosofia e cristianismo;
Cristianismo; Fé versus razão;
c) A
filosofia Patrística: A matriz platônica de apoio à fé; Santo
Agostinho: Teoria da Iluminação Divina;
d) A filosofia
Escolástica: Junção das ideias de Aristóteles com
cristianismo; São Tomás de Aquino “Tomismo”.
3.1
OBJETIVO GERAL: Destacar a miscigenação da
filosofia Grega com a religião, resguardando-se abertura para diálogos com
matrizes de pensamento filosóficos e religiosos. Realizar a experiência do
pensar filosófico, diferenciando-o dos demais saberes religiosos, e descobrindo
sua presença implícita em conhecimentos adquiridos, mas não filosoficamente
problematizados.
3.2
OBJETIVO ESPECÍFICO:
1º. Destacar a
comunicação oral e escrita voltada à elaboração do conhecimento;
2º. Aprimorar habilidade
do diálogo que exige reconhecimento e respeito ao outro – o exercício da
alteridade;
3º. Estimular a
compreensão de conceitos filosóficos e a capacidade de aplicá-los em sua
reflexão crítica sobre as situações que vivencia;
4º. Analisar os
eixos temáticos da filosofia medieval, como fundamentos essenciais para a vida
religiosa, para as escolas e atividades profissionais educadores.
3.3 Objetivos dos conteúdos do 3° Bimestre:
Pontuar as características do Período
Helenístico, época histórica para os gregos, fase ética e
cética;
Relacionar a Miscigenação da filosofia
Grega com a Filosofia Religiosa;
Destacar a Filosofia medieval,
desenvolvido na Europa durante o período da Idade Média.
1.2
Conteúdos Curriculares: 2° ANO DO ENSINO MÉDIO
1-CONTEÚDOS 1º
BIMESTRE
I-A filosofia moderna:
a) A revalorização do ser
humano e da natureza, Renascimento;
b) Razão e experiência;
c) As bases da
ciência moderna: Francis Bacon, Galileu Galilei, Baruch Espinosa;
d) Grande racionalismo - O
conhecimento parte da razão: René Descartes;
e) Empirismo
britânico - O conhecimento parte da experiência; Processo de conhecer;
f) Thomas Hobbes;
John Locke; David Hume;
g) Iluminismo - A razão em
busca de liberdade; Características do Iluminismo;
h) Jean-Jacques Rousseau;
Immanuel Kant ;
i) Friedrich
Hegel - O idealismo absoluto;
j) Friedrich
Nietzsche: Vontade de potência; Apolíneo e dionisíaco; Genealogia da
moral, Niilismo.
1.1
OBJETIVO GERAL: Estimular a atitude de
respeito mútuo e o senso de razão, liberdade e responsabilidade na sociedade em
que vive considerando a escola como parte da vida do aluno. Desenvolver
procedimentos próprios do pensamento crítico: apreensão de conceitos,
argumentação e problematização.
1.2
OBJETIVO ESPECÍFICO:
1º. Incentivar os
estudantes a questionarem, a indagarem acerca dos conceitos filosóficos;
2º. Impulsionar o
desejo pelo conhecimento de forma espontânea e apaixonada;
3º. Incentivar o
aprofundamento teórico do aluno, como fator importante na reflexão filosófica
diante do mundo e do exercício da cidadania.
1.3
Objetivos dos conteúdos do 1° Bimestre:
· Destacar os
principais filósofos da filosofia Moderna;
· Apresentar os
conceitos criados pela Filosofia Contemporânea;
· Apresentar os
conhecimentos filosóficos desenvolvidos na Filosofia da Renascença e
Iluminismo;
· Apresentar a
concepção da razão na filosofia moderna.
2-CONTEÚDOS 2º BIMESTRE
II- Razão,
verdade e Lógica:
a) Os
vários sentidos da palavra razão;
b) A razão na
filosofia contemporânea;
c) A
razão: inata ou adquirida;
d) A atividade
racional e suas modalidades;
e) A
verdade: As concepções da verdade;
f) Ignorância
e verdade; A busca da verdade;
g) História:
O nascimento da lógica;
h) O estudo da
lógica.
a) Lógica
aristotélica: Elementos da lógica: silogismo; falácias, premissas;
i) Lógica
formal, Lógica material;
j) Princípio
de Identidade; não contradição; terceiro excluído;
k) Proposições
Contraditórias; Subalternas.
2.1
OBJETIVO GERAL: favorecer o estudo e o
exercício da filosófica contribui para que os estudantes, em seu processo de
educação integral, desenvolvam atitudes questionadoras, tais como reflexão,
análise crítica, investigação rigorosa e argumentação lógica.
2.2
OBJETIVO ESPECÍFICO:
1º. Conceituar as
concepções da verdade; Ignorância e verdade; a busca da verdade;
2º. Refletir sobre
os ensinamentos da Lógica Aristotélica para filosofia dentro do quadro
intelectual contemporâneo, tendo como ponto de partida os pensadores clássicos;
3º. Discutir as
ideias principais da Lógica Aristotélica, buscando nelas elementos que nos
permitem problematizar a lógica no dia-a-dia;
4º. Refletir,
discutir, sistematizar e subsidiar os alunos no sentido de que compreendam os
conceitos que envolvem os ensinamentos da Lógica.
2.3
Objetivos dos conteúdos do 2° Bimestre:
· Destacar os
vários sentidos da palavra Razão na filosofia;
· Diferenciar se
a razão é inata ou adquirida;
· Destacar a
atividade racional e suas modalidades;
· Pontuar a
Lógica aristotélica: formal e material;
· Expor as
Proposições Contraditórias, contrárias, Subalternas;
· Relatar os
Princípios de Identidade; de não contradição; do terceiro excluído;
· Apresentar os
elementos da lógica: silogismo; falácias, premissas.
3-CONTEÚDOS 3º
BIMESTRE
III- Estudo do Ser:
b) Metafísica,
Ontologia e Gnosiologia;
c) Metafísica
aristotélica;
d) Metafísica Ontológica:
estudo do ser;
e) O
movimento, os princípios lógicos e causas primeiras;
f) Metafísica Teológica:
cristã;
g) Metafísica Gnosiológica:
gnosticismo;
h) Metafísica
clássica ou moderna;
i) A
ontologia contemporânea;
j) A
nova ontologia: nem realismo nem idealismo;
k) Gnosiologia
versus epistemologia.
3.1OBJETIVO
GERAL: Compreender os conceitos da metafísica
e da ontológica (essência/existência, ideia/matéria, universal/particular,
etc.) e sua evolução ao longo da história da filosofia.
3.2
OBJETIVO ESPECÍFICO:
1º. Entender algumas
das implicações das teorias da metafísica e ontologia, sobre os demais
conhecimentos humanos;
2º. Avaliar a
sistematização das teorias apresentadas com relação ao Uno, ao Ser e ao Devir;
3º. Compreender os
fundamentos de algumas das principais teorias filosóficas sobre ontologia e
metafísica.
3.3
Objetivos dos conteúdos do 3° Bimestre:
· Expor os
conceitos da Metafísica e Ontológica;
· Descrever o
conceito de movimento, os princípios lógicos e causas primeiras;
· Apresentar a
Metafísica Teológica;
· Destacar a
Metafísica Gnosiológica: gnosticismo;
· Expor a
Metafísica clássica/ moderna;
· Apresentar a
ontologia contemporânea;
· Expor a
nova ontologia: nem realismo nem idealismo.
1.3
Conteúdos Curriculares: 3° ANO DO ENSINO MÉDIO
1-CONTEÚDOS 1º
BIMESTRE
I- EPISTEMOLOGIA: Teoria do Conhecimento
a) O que
o conhecimento inclui;
b) Tipos de
conhecimento: popular ou empírico-senso comum; religioso ou teológico;
filosófico e cientifico;
c) Ciência
na história; A atitude cientifica;
d) Diferenças
entre ciência antiga clássica e moderna;
e) Revoluções
científicas;
f) O
humano como objeto de investigação científica;
g) Os
campos de estudo das ciências humanas;
h) As
diferentes teorias humanísticas;
i) O
problema antropológico (Descartes, Hume, Kant, Hegel, Comte ou Freud).
1.1
OBJETIVO GERAL: proporcionar aos estudantes o
estudo crítico e ao debate das questões de que trata a
Epistemologia-conhecimento e articular conhecimentos filosóficos e diferentes
conteúdos e modos discursivos das diversas áreas do conhecimento, e em outras
produções culturais através da produção de conceitos.
1.2
OBJETIVO ESPECÍFICO:
1º. Proporcionar o
estudante a compreender os conceitos da teoria do conhecimento, método
científico, ciência e epistemologia;
2º. Despertar no
estudante a percepção da necessidade do exame crítico das teorias e práticas da
ciência com o senso comum;
3º. Apresentar a
evolução de traços humanísticos específicos de cada sociedade e a noção de
complexidade das sociedades modernas.
4º. Exercitar com
o estudante a reflexão filosófica acerca das questões da epistemologia da
filosofica;
5º. Identificar os
princípios básicos para o desenvolvimento do conhecimento filosófico e
cientifico, considerando a superação gradativa e permanente do senso comum à
consciência critica.
1.3
Objetivos dos conteúdos do 3° Bimestre:
· Descrever o
que é epistemologia;
· Expor como
se utiliza os diferentes tipos de conhecimento;
· Diferenciar os
Tipos de conhecimento;
· Destacar a
importância de conhecimento das Teorias clássicas filosóficas;
· Expor as
diferentes correntes humanísticas.
2-CONTEÚDOS 2º
BIMESTRE
II- O ser humano e a consciência
a) A questão
da natureza humana;
b) A
consciência; A formação do cérebro humano;
c) Evolução do
cérebro humano;
d) O
amadurecimento do ser humano;
e) Mente
racional e mente emocional;
f) Consciente,
inconsciente e pré-consciente;
g) Freud:
inconsciente pessoal; Ego, Superego e Id;
h) Jung:
inconsciente coletivo;
i) Durkheim:
consciência coletiva;
j) Consciência
e filosofia - Do senso comum à sabedoria.
2.1 OBJETIVO
GERAL: Proporcionar aos estudantes as
condições necessárias para identificar como é formada a Psique Humana,
considerando a importância da organização do pensamento, da racionalidade, bem
como sua realidade, rigorosidade e totalidade no tempo e espaço em que ele se
constituiu.
2.2
OBJETIVO ESPECÍFICO:
1º. Incentivar os
estudantes a questionarem, a indagarem acerca dos fenômenos filosóficos a fim
de adotarem uma atitude crítica diante da realidade;
2º. Refletir,
criticar e argumentar o conhecimento que se tem diante do mundo
perfeito/imperfeito e maravilhoso que vivemos;
3º. Expor a
busca constante do conhecimento da capacidade mental é um olhar para dentro de
nós mesmo, humanos sempre a procura de respostas;
4º. Destacar que
é fato notório ser o cérebro humano o órgão do pensamento, estudar
o cérebro humano era abrir a cabeça e olhar dentro si.
2.3
Objetivos dos conteúdos do 2° Bimestre:
· Destacar a
questão da natureza humana;
· Incentivar os
alunos ao estudo da psique humana;
· Apresentar conceitos
de Percepção, memória e imaginação, linguagem e pensamento;
· Apresentar os
teóricos que estudaram a consciência humana.
3-CONTEÚDOS 3º
BIMESTRE
III-A existência da ética;
a) A
consciência moral;
b) Juízos e
valores;
c) A
filosofia moral;
d) Os valores
éticos e morais;
e) Ética
e psicanálise; A liberdade;
f) As
concepções filosóficas de liberdade;
g) Platão
e a política;
h) A questão
da democracia ateniense;
i) O
Estado e a sociedade civil Grega e nos dias atuais;
j) Sociedade
civil e hegemonia.
3.1 OBJETIVO
GERAL: Compreender a política como problema de
organização das coletividades em várias escalas, da micropolítica ao estado,
descobrindo suas nuanças históricas e culturais, variedades de formas de
governo e injunções que presentemente oferecem a democracia como regime a
valorizar e aprimorar.
3.2
OBJETIVO ESPECÍFICO:
1º. Discutir sobre
a compreensão dos fatos da evolução da natureza humana, vida cultural, dos
processos culturais passados e presentes, e da evolução da ordem cultural até a
contemporaneidade;
2º. Propiciar ao
estudante subsídios para a reflexão e o posicionamento crítico em suas práticas
futuras, no seu dia-a-dia;
3º. Discutir os
diversos tipos de conhecimento, considerando à ética, moral; a política (juízos
de valores) como bases, a partir das quais o ser humano se constituiu
considerando a sua realidade material e imaterial.
3.3
Objetivos dos conteúdos do 3° bimestre:
· Apresentar
a história da política;
· Descrever
a como era a vida política;
· Conceituar
Política e poder;
· Destacar
a questão da democracia ateniense;
· Apresentar
conceitos de Ética, moral, valores e juízos.
· Debater
a concepção de Estado e a sociedade civil.
3-CONTEÚDOS 3º
BIMESTRE
III-A existência da ética;
a) A
consciência moral;
b) Juízos e
valores;
c) A
filosofia moral;
d) Os valores
éticos e morais;
e) Ética
e psicanálise; A liberdade;
f) As
concepções filosóficas de liberdade;
g) Platão
e a política;
h) A questão
da democracia ateniense;
i) O
Estado e a sociedade civil Grega e nos dias atuais;
j) Sociedade
civil e hegemonia.
3.1 OBJETIVO
GERAL: Compreender a política como problema de
organização das coletividades em várias escalas, da micropolítica ao estado,
descobrindo suas nuanças históricas e culturais, variedades de formas de
governo e injunções que presentemente oferecem a democracia como regime a
valorizar e aprimorar.
3.2
OBJETIVO ESPECÍFICO:
1º. Discutir sobre
a compreensão dos fatos da evolução da natureza humana, vida cultural, dos
processos culturais passados e presentes, e da evolução da ordem cultural até a
contemporaneidade;
2º. Propiciar ao
estudante subsídios para a reflexão e o posicionamento crítico em suas práticas
futuras, no seu dia-a-dia;
3º. Discutir os
diversos tipos de conhecimento, considerando à ética, moral; a política (juízos
de valores) como bases, a partir das quais o ser humano se constituiu
considerando a sua realidade material e imaterial.
3.3
Objetivos dos conteúdos do 3° bimestre:
· Apresentar
a história da política;
· Descrever
a como era a vida política;
· Conceituar
Política e poder;
· Destacar
a questão da democracia ateniense;
· Apresentar
conceitos de Ética, moral, valores e juízos.
· Debater
a concepção de Estado e a sociedade civil.
2. METODOLOGIA
2.1: Aula expositiva e
dialógica: O professor a partir do conteúdo proposto no plano de
ensino, associado com fatores sociais vivenciados pelos alunos no dia-a-dia,
estabelece uma dialética com os próprios, busca formas de solução e solicita
aos alunos que a partir do conhecimento que já tenham – experiência de vida -
escolham um ou mais caminhos de solução, a serem trabalhados com maior
profundidade durante a aula.
A disciplina de filosofia favorece o
desenvolvimento de reflexões, a análise e a investigações de modo a exercitar
as habilidades de raciocínio, através do diálogo e da pesquisa, suscitando o
questionamento, a argumentação e a construção de novos conhecimentos.
2.2: Recursos
didáticos: quadro-branco, internet; livro didático; apresentações de
vídeos, teatro, dramatização, filmes, estudo de campo e case; jornais,
gibis, revistas, música e gravuras.
2.3 Filmes: “O Nome da Rosa”; “Ágora”;
“livrai-nos do mal”; “Giordano. Bruno”; “Os Cavaleiros Templários”; “O físico”;
“Divertidamente”; “Avatar”.
3. AVALIAÇÃO
3.1 Critérios de avaliação
Atividades práticas e escritas,
apresentações orais, discussões, debates, leituras, registro de conteúdos no
caderno, onde serão considerados a criatividade, interesse, desempenho,
capacidade de argumentação, de análise crítica e domínio de conceitos. Também
será considerada a pontualidade; respeito e consideração (colegas, professores,
funcionários); assiduidade; participação efetiva em sala de aula; conservação e
cuidado (prédio; moveis, etc.); organização dos materiais e da sala.
3.2 Instrumentos de avaliação
a) Prova
individual e com consulta ao material didático;
b) Estudo
dirigido;
c) Resolução
de exercícios;
d) Mapa
conceitual;
e) Tarefas
domiciliar;
f) Pesquisas.
g) Textos,
tarefas, atividades no caderno.
h) Atividades
e provas adaptadas para os alunos da inclusão escolar.
4. AVALIAÇÃO REFERENCIADA NO PPP
A avaliação escolar Em conformidade com a
legislação vigente e o PPP desta UE, a avaliação do rendimento do aluno
será: contínua, cumulativa e inclusiva mediante verificação de
aprendizagem dos conhecimentos e do desenvolvimento de competências em
atividades de classe e extraclasse, incluídos os procedimentos próprios de
recuperação paralela.
Serão utilizados diversos
instrumentos para a verificação do desenvolvimento escolar, incluindo os
diversos registros indispensáveis ao acompanhamento do processo de ensino
aprendizagem.
4.1
Competências do professor: Para garantir um processo de avaliação, que
considere as necessidades de aprendizagem dos estudantes, é importante:
a) Registrar
com antecedência no professor on-line as datas das avaliações da aprendizagem;
b) Comunicar
antecipadamente aos estudantes as datas das avaliações da aprendizagem;
c) Prever
um momento para tirar dúvidas antes das avaliações de aprendizagem agendadas;
d) Retomada
dos conceitos/conteúdos não apropriados pelos estudantes com previsão de
recuperação paralela e registro;
e) Estipular
prazo não superior a 15 dias úteis para devolutiva das avaliações e
autocorreção;
f) Realizar
adaptações curriculares relacionadas aos objetivos de aprendizagem, adaptação
de conteúdos e metodologias, adaptação de materiais e adaptações do espaço
físico e organização do tempo para a avaliação, aos estudantes com deficiência,
Transtorno do Espectro Autista/TEA, Transtorno do Déficit de Atenção e
Hiperatividade/TDAH e Altas Habilidades/Superdotação, que atendem às
características individuais, valorizando e atentando para as potencialidades do
estudante, quando se fizer necessário.
4.2: Realizar no mínimo:
· Três
avaliações (1 prova e 2 trabalhos) para os componentes curriculares
com uma aula semanal;
· Quatros
avaliações (2 provas e 2 trabalhos) para os componentes curriculares
com duas aula semanal.
4.3 Registros de notas:
O registro do resultado da avaliação será
expresso de forma numérica, de 1 a 10, com fração de 0,5; Sempre que avaliação
do aluno resultar em número fracionado de 0,1 a 0,4 deverá ser arredondada para
0,5 e de 0,6 a 0,9, arredondado para um número inteiro
superior. Para atribuição da nota ou conceito, resultante da
avaliação das atividades de recuperação paralela, deverá ser utilizado o mesmo
peso da que originou a necessidade de recuperação, prevalecendo o resultado
maior obtido.
5.4 Instrumentos de Recuperação:
O instrumento de avaliação na recuperação
paralela deverá ser diferente do aplicado na avaliação anterior, a fim de
proporcionar oportunidade diferenciada de aprendizagem.
5.5 Aprovações ou reprovações:
Ter-se-ão com aprovados, os alunos que
obtiverem a média anual igual ou superior a seis (7) em todas as disciplinas.
Não será adotado exame final em nenhum ano ou série letiva.
· Para
efeito de cálculo do resultado de aprovação, deve-se aplicar a fórmula:
soma da média dos bimestres ÷ 4 >ou = 7 (sete).
· Ter-se-á
como reprovado o aluno que obtiver média final inferior a 7 (seis).
· O conselho
de classe tem sob sua responsabilidade o que orienta a resolução CEE
183/2013 no Art. 16 e na Portaria 186/2017 Art. 3º.
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ARANHA, Maria Lucia de
Arruda. FILOSOFANDO, INTRODUÇÃO À FILOSOFIA. Editora Moderna. São Paulo:
1993.
CHAUI, Marilena. Iniciação a
Filosofia. São Paulo: Editora Ática; 2017.
COTRIM, Gilberto; Mirna
Fernandes. Fundamentos de filosofia. Saraiva Educação Ltda., São
Paulo, 2016.
SAVIAN FILHO, Juvenal. Filosofia e
filosofias: existência e sentidos / Juvenal Savian Filho. Autêntica
Editora, Belo Horizonte, 2016.
BRASIL, Secretaria de
Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997.
CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Resolução nº
4, de 13 de julho de 2010. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a
Educação Básica.
SANTA CATARINA. Governo do Estado.
Secretaria de Estado da Educação. (Proposta curricular de Santa
Catarina:Formação integral na educação básica)/Estado de Santa Catarina,Secretaria
de Estado da Educação-,2014.
SANTA CATARINA, Orientação Curricular
com Foco no que Ensinar: Conceitos e Conteúdos para a educação
Básica (Documento Preliminar). Florianópolis/SC: SED, 2011.
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