COLÉGIO
ESTADUAL________________________________
Taguatinga –
TO,................./ ................................/ ................
Aluno (a)..............................................................................................
Nº.............
Série/Ano: Ano
Turma:..................
Ensino:__________ Nota:______
Projeto de Complementação da
Aprendizagem Prof°
Edílson Luiz Rocha Valor:
História e Geografia do Tocantins
FATOS HISTÓRICOS
1. A
cidade escolhida como capital provisória do Estado foi:
a) Taquaruçu b) Porto Nacional c) Gurupi
d) Miracema do norte e) Paraíso do Tocantins
2.
Entre as cidades em Tocantins que surgiram pelo durante o ciclo de mineração do
ouro - século XVIII - destacam-se, EXCETO:
a) Natividade b) Arraias c) Monte do Carmo d) Gurupi e) Dianópolis
3.
Quantos municípios tinham instalados no Estado do Tocantins no ato de sua
criação? E quantos existem atualmente?
a) 60 e 120 b) 39 e 79 c) 79 e 139 d) 123 e 144 e) 60 e 139
4.
Qual das cidades abaixo relacionadas não tiveram destaque no processo de
mineração no Estado de Tocantins.
a) Pedro Afonso b) Arraias c) Almas d) Monte do Carmo e) Natividade
5.
Qual das cidades abaixo não tem a sua origem ligada ao ciclo da mineração:
a) Arraias b) Natividade c) Porto Nacional d) Conceição do Tocantins e) Tocantínia
6.
Principal riqueza de origem mineral explorada no Vale do Araguaia durante as
décadas de 30 a 50.
a) Ouro. b) Quartzo. c) Urânio. d) Areia Monazítica. e) Alumínio.
7.
Nos anos 50, a construção da Rodovia Belém Brasília (BR-153) trouxe uma série
de transformações para a região do Tocantins. Sobre a construção da rodovia, é
correto afirmar: V OU F
( )
A construção da Rodovia Belém-Brasília está relacionada à política nacional de
desenvolvimento, consolidada a partir da chamada “marcha para o oeste”.
( )
A partir da construção da Rodovia, a economia da região passa a sofrer um
impulso, o que se expressa no crescimento do setor bancário.
( )
Com a construção da Belém-Brasília diminui a circulação de mercadorias nos rios
da região. Várias linhas hidroviárias são desativadas, como por exemplo: Porto
Nacional-Lajeado; Tocantínia –Pedro Afonso Carolina.
( )
A construção da rodovia aumentou o fluxo migratório para a região.
8. “Constituindo
uma das áreas pioneiras no povoamento recente da fronteira nacional, o
território correspondente ao atual Estado do Tocantins apresentou profundas
transformações na organização do seu espaço geográfico a partir da década de
60.” (Figueiredo, 1989, p. 173 in Revista Brasileira de Geografia). Considerando o processo de organização
territorial do Estado do Tocantins, analise as alternativas abaixo: V OU F
( ) A
ocupação recente do espaço no qual se implantou o Estado ocorreu em função da
expansão das fronteiras agrícolas e da intervenção federal com a construção de
Brasília e da Rodovia Belém-Brasília.
( )
A rodovia BR 153 (Belém-Brasília) é fundamental para o desenvolvimento do
Estado, pois se constitui na principal via de escoamento da produção para
outros Estados.
( )
A modernização da produção agrícola no Estado do Tocantins ampliou a demanda
pela melhoria dos meios de escoamento da produção. Assim, a construção da
Ferrovia Norte-Sul é fundamental para o desenvolvimento econômico da região.
( )
As cidades de Gurupi e Araguaína representam os principais centros urbanos
regionais que estão situados ao longo da rodovia Belém-Brasília.
9.
Marque a alternativa que corresponde às cidades que surgiram a partir do
desenvolvimento da pecuária em Tocantins logo após a decadência da mineração,
no final do séc. XVIII e início do século XIX.
a) Lagoa da Confusão, Araguaína e Xambioá.
b) Araguaína, Xambioá e Gurupi
c) Porto Nacional, Gurupi e Araguaína.
d) Taguatinga, Lizarda, Ponte Alta do Bom
Jesus
e) Araguaína, Xambioá e Araguatins.
10.
Entre as alternativas abaixo, assinale aquela que melhor caracteriza
historicamente as seguintes cidades tocantinenses: Cristalândia, Pium, Formoso
do Araguaia e Xambioá.
a) A exploração do ouro
b) Criação extensiva do gado
c) A exploração do quartzo
d) Extrativismo da madeira
e) Extração do calcário
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